Geral > Segurança

Manual do Bom Pendura

(1/8) > >>

cristina:
A pedido de algumas famílias algarvias  ;) aqui vai:

Não é original, mas desconheço quem foi o autor, e como está espalhado por quase todos os fóruns e blogues de motociclismo e mototurismo (este foi tirado do Motonline), não deve haver problema com direitos de Autor.

Eu li e aprendi muito, quando comecei a andar á pendura, e com algum humor aqui vai:

..::: MANUAL DO BOM PENDURA :::..

Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a pendura.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância,sobretudo se a experiência de pendura é pouca: O PENDURA É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada,vamos então às regras, para recortar, plastificar e agrafar nas costas do blusão do condutor (Heheheheh).

1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do condutor. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o condutor é de perna curta, ou se a moto está carregada.

2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário 'engrenar' a marcha-atrás.

3. Em andamento, evitar movimento bruscos, do género de olhar para trás, no final das rectas e dizer:"Olha que já não vejo nenhuma moto!"

4. O pendura é o tesoureiro da equipa no que toca ao pagamento de portagens. Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.

5. Igualmente, é o navegador da equipa.

6. O pendura pode ajudar nas curvas, espreitando sempre por dentro e apoiando-se, fortemente, em ambas as peseiras. A transferência de peso para as peseiras torna a moto mais manobrável.

7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas peseiras quando a moto circula,devagar, entre o trânsito.

8. Idem,quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no sítio onde a espinha muda de nome.

9. Não adormecer,sobretudo em percursos sinuosos, ou de piso irregular.

10. Nas travagens e arranques deve apoiar-se nas pegas e não no condutor.

11. Nas paragens não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só desequilibra.

12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação. Se o condutor não for muito 'largo',apoiar-se no depósito.

13. O pendura está, rigorosamente, proibido de olhar para o conta quilómetros e expressar a sua aprovação com apertos de joelhos, punhadas nas costas, etc, etc...

14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.

15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.

16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete, os óculos ou o penteado.

17. O Pendura deve estar tão bem equipado como o condutor (luvas,botas, capacete, etc);

18. O Pendura deve-se ajeitar na moto quando esta está ainda estacionada, antes de iniciar a marcha; mexer-se, virar-se para trás, acenar ou qualquer outro tipo de movimento constante podem desequilibrar o conjunto, e, no mínimo, atrapalhar a concentração do condutor; um aconchego ao iniciar o trajeto, tudo bem, mas ter bichos carpinteiros durante a viagem toda não dá...

19. É preciso ter consciência de que "moto+condutor" formam um único corpo; ao fazer parte do conjunto, é preciso estar "integrado", ou seja, participar na condução, avisando o condutor de factores importantes que possam ter passados despercebidos;

20. O Pendura deve estar atento ao trajeto, especialmente às ruas, lombas, valetas, esquinas, peões... tudo isso pode mudar de repente e originar uma travagem brusca, desequilibrando a moto.

Resenha de vários autores com o contributo dos membros CPM.
A. Monge da Silva, Moto Clube da Costa do Sol
in Motojornal: http://forum.motonline.pt/forum_posts.asp?TID=4716

Ferro:
Excelente Cristina!!


proponho que este manual seja acrescentado pelas experiências dos (as) penduras do CPM e depois se torne tópico fixo.


 8)

Paulo Varela:
Concordo com o Ferro...
E vou colocar, se não te importas, no Fórum 125cc...

ahlagos:
Obrigado Cristina! Eu e a pendura agradecemos.....

big_waves:
Obrigado cris tenho de por a minha pendura a ler isto  _pol_  _pol_

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa