Autor Tópico: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...  (Lida 34326 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« em: 02 de Fevereiro de 2013, 22:29 »


Em França, desde o dia 1 de janeiro de 2013 passou a ser obrigatório o uso de material refletor no equipamento/vestuário dos motociclistas.
O equipamento pode ser refletor "em uma ou mais partes", mas sempre deve sempre "ter uma área total de pelo menos 150 cm2". Quem não cumprir está sujeito a multa de 68 € e uma retirada de dois pontos da carta de condução.

Seguindo a perspetiva de que é importante ver e ser visto, concordo absolutamente com esta decisão. Como sabem, desde sempre que gosto de estar visível para todos os utentes da via... penso que é muito mais seguro ser visto na estrada do que passar despercebido. Nunca percebi a obcessão por preto de alguns motociclistas... :-?

Seria, seguramente, uma mais valia se esta lei também fosse aprovada por cá...

Fonte: http://www.moto-net.com/breve.php?RefBreve=4514


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #1 em: 02 de Fevereiro de 2013, 22:34 »
Hum... _pensador_ querem ver que tenho mesmo de ir comprar o MACNA Concrete Night Eye que foi hoje abordado em tópico http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=13996.msg189036;topicseen#new

É que esse é todo ele reflector durante a noite, passando despercebido à noite.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #2 em: 02 de Fevereiro de 2013, 22:35 »
 _palmas_ Por acaso subscrevo tudo o que dizes, e até o nosso pessoal já me identifica pelo colete,  _lol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Milharada

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 183
  • Localidade: Almada
  • rodas a rodar sem precauços
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra /burgman 650
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #3 em: 02 de Fevereiro de 2013, 22:59 »
Eu não gosto , mas e apenas uma questão de gosto e de não estar habituado.
Mas sei que e fundamental sermos vistos. por isso estou inteiramente de acordo. _pol_
Daelim S3 de Set 2011 a Set 2012
Honda SW 400 desde Set 2012 e 2021 suzuki burman, honda integra

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #4 em: 02 de Fevereiro de 2013, 22:59 »
Hum... _pensador_ querem ver que tenho mesmo de ir comprar o MACNA Concrete Night Eye que foi hoje abordado em tópico http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=13996.msg189036;topicseen#new

É que esse é todo ele reflector durante a noite, passando despercebido à noite.

Passando despercebido de DIA (querias tu dizer)  _Rolley_

Eu acho e concordo que todos devemos estar bem visives, sem duvida nenhuma, e quanto mais melhor, sem ferir a visibilidade dos outros claro! .....MAS DE NOITE !!

Essa Lei Francesa foi aprovada em que moldes ???
Andar com reflectores de dia e de noite ??
Eu continuo a achar(nao passa de uma opiniao pessoal minha) que de dia o reflector nao faz patavina nenhuma, com o sol por de tras (amanhecer/por do sol) quanto mais escuro melhor!!!

De noite sim, quanto mais reluzente melhor (dentro dos parametros)  _pol_

Aquele casaco da MACNA  _pensador_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #5 em: 02 de Fevereiro de 2013, 23:12 »
Tens razão _AXE_ era mesmo isso....passando despercebido durante o dia.  _pol_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #6 em: 12 de Fevereiro de 2013, 12:04 »
Se não conseguem ver as luzes da tua mota, de certeza não irão ver seja o que for, nem que te pintes de ouro!

E se apanhares amelias, com um único médio aceso como já apanhei, vais reflectir que luz?


Isto são daquelas leis que vem para desculpar os que precisam de uma ida ao oftalmologista. _lol_

Se querem mais segurança, retirem a carta a certas amelias, cortem as mãozinha a quem anda sempre com o telemóvel no ouvido, e baixem os preços dos óculos, ou façam um rastreio nacional.

abraço
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2013, 12:07 por nunompires »
[/URL]

Offline Ludgero Antão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 101
  • Localidade: Faro
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 I (2016)
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #7 em: 12 de Fevereiro de 2013, 19:13 »
Se não conseguem ver as luzes da tua mota, de certeza não irão ver seja o que for, nem que te pintes de ouro!

E se apanhares amelias, com um único médio aceso como já apanhei, vais reflectir que luz?


Isto são daquelas leis que vem para desculpar os que precisam de uma ida ao oftalmologista. _lol_

Se querem mais segurança, retirem a carta a certas amelias, cortem as mãozinha a quem anda sempre com o telemóvel no ouvido, e baixem os preços dos óculos, ou façam um rastreio nacional.

abraço

 APOIADO.
QUEM FALA ASSIM, NÃO É GAGO !

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #8 em: 12 de Fevereiro de 2013, 20:53 »
Também sou critico desta medida!!

Era o que faltava!! Agora a falta de visão de alguns tem de ser paga por outros?

Daqui nada estamos obrigados a ter leds à camionista para nos verem melhor!!
Ou um pirilampo de reboque na moto!!

Eu concordo com a segurança e visibilidade. E de noite até convém andar com isto.

Mas deve ser facultativo!! Eu posso não querer andar aí armado em pirilampo.
Acendo as luzes, tenho reflectores nos blusões qb. Os outros que abram os olhos, modere a sua linguagem.
Eu faço a minha parte!

Andar de moto é muito mais que um transporte! É um modo de vida e sobretudo de liberdade!
Não coloquem restrições destas, por favor.

Quem quer aumentar a sua segurança, que o faça porque quer...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #9 em: 16 de Fevereiro de 2013, 23:06 »
como se diz na minha terra .. o que é demais nao é de menos ...


acho excesso .. qualquer dias parecemos uma arvore de natal .. isso é giro .. mas.. eu andar com um casaco de moto e outro para poder trabalhar .. bem acabarei por ter de andar de enlatado ...

vou ali ja volto

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #10 em: 17 de Fevereiro de 2013, 10:25 »
A segurança nunca é demais. Não se compadece de tendências estéticas, nem de interesses pessoais. Se fossemos por aí, também estariam aqui a dizer que o capacete devia ser facultativo...

Como é óbvio é impossivel cortar maozinhas a quem usa telemóvel ou obrigar as pessoas que têm falta de visão a usar óculos... Mas já pensaram que alguns acidentes acontecem simplesmente porque não fomos vistos por pessoas de enlatados que eram condutores normais e conscienciosos?
Nos carros também é obrigatório o uso de cintos de segurança à frente e atrás, entre outros sistemas de segurança que as motas não possuem. Não é só nas motas que é necessário possuir equipamento de segurança.

Desculpem a minha sinceridade mas vocês parecem "gajas" a falar de sapatos de salto alto, quando se referem a estética da mota e das roupas (equipamentos) de proteção... Acham que segurança tem alguma coisa a ver com estética? Ainda se fosse falta de funcionalidade ou extremo desconforto... agora estética?? Se formos a pensar só em estética, onde iriamos parar??? >:D >:D
Para terminar deixo uma questão: querem ir ao Hospital do Alcoitão perguntar aos companheiros que tiveram acidentes de mota e que ficaram com lesões graves para a vida, se eles preferem estar visíveis na estrada seja de que maneira for (faróis, roupas, leds...) ou se preferem fazer fisioterapia de recuperação de fraturas ou neurológica? O que acham que eles vão responder?
A segurança é um direito não é um dever. Se as pessoas pensassem bem neste tema nem sequer seria necessário haver leis a obrigar o uso de equipamentos de segurança. Em Londres quase todos os motociclistas usam equipamento refletor muito evidente... mas não sei se é obrigatório por lei:


Nós por cá discutimos estética... >:D >:D


Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #11 em: 17 de Fevereiro de 2013, 10:31 »
Acendo as luzes, tenho reflectores nos blusões qb. Os outros que abram os olhos, modere a sua linguagem.
Eu faço a minha parte!

A tua mota agora tem pára-choques? Na minha o pará-choques sou eu... se eu estiver estendido no chão depois de um acidente com um enlatado, achas que serve de alguma coisa estar a gritar com o condutor de um enlatado: EU FIZ A MINHA PARTE? Tira-te as dores, os problemas crónicos? A preocupação e a instabilidade que crias na tua família e amigos? Resolve-te os problemas?


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #12 em: 17 de Fevereiro de 2013, 11:48 »
A tua mota agora tem pára-choques? Na minha o pará-choques sou eu... se eu estiver estendido no chão depois de um acidente com um enlatado, achas que serve de alguma coisa estar a gritar com o condutor de um enlatado: EU FIZ A MINHA PARTE? Tira-te as dores, os problemas crónicos? A preocupação e a instabilidade que crias na tua família e amigos? Resolve-te os problemas?

Não estou a dizer que não tens razão! De facto a segurança é importante!
O que eu quero dizer é que, por mais que faças, podes levar com um carro em cima!
Seja de moto ou de carro!
Sim, faço a minha parte, no que respeita a tudo. Não ando sem luvas nem blusão apropriado e faço condução preventiva na moto, etc...
Agora se pensarmos bem nestas questões, mais vale deixar a moto em casa.
Ou melhor, nem sair de casa!
Espera! E os tremores de terra? E os meteoritos?
Possa... não consigo fugir de tudo!

Aqui o que eu quis dizer é: nem 8 nem 80. Quem quiser andar com pneus à cintura para as quedas e luzes pirilampo para visibilidade que o faça! Mas por opção e não obrigação!!
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2013, 11:49 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #13 em: 17 de Fevereiro de 2013, 12:10 »
Mas por acaso viste alguma regra a pôr a motas como árvores de natal? Eu não sou a favor de exageros.

A lei francesa vai obrigar à utilização de um refletor de  150 cm2 (equivalente a um quadrado de 10x15cms) ou seja cerca de uma folha A5 (metade de A4) em todo o equipamento. Achas que é exagerado? Eu até acho que podia ter ido um pouco mais além...

Amigo, se algum dia eu tiver um acidente que não seja por culpa ou responsabilidade minha. Pelo menos vou poder dizer à minha filha que eu fiz o que podia para evitar o acidente...

Sismos e meteoritos não dependem da minha atuação. Mas no que de depender da minha atuação, farei tudo o que for possível/razoável para evitar acidentes. Não me parece que as leis que temos são exageradas, pois podíamos fazer ainda um pouco mais pela segurança sem entrar em exageros...


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #14 em: 17 de Fevereiro de 2013, 12:19 »
Não acho muito. Não acho que deva ser obrigatório, só isso.
Hoje em dia há diversos materiais reflectores que nem se notam!

Então, se é prevenção, sugiro que:

- não uses capacetes jet ou modulares (integral que é mais seguro em caso de azar)
- esquece as calças e calçado sem proteções (tens de renovar o guarda roupa)
- não passes entre-carros (e lá se vai a vantagem na ponte e nos engarrafamentos)
- não andes de moto à chuva (prevenção pois é mais perigoso)

Por esse ponto de vista da prevenção, só por estas duas ultimas, não vale a pena andar de moto... Repara bem o que faz o excesso de zelo:
Demoras imenso tempo a equipar/desequipar (não podes usar a roupa de moto no trabalho, certo), não tens vantagem no transito pois vais respeitar as filas de transito, etc... pronto, ganhas no estacionamento...

Meu, para isto ando de carro que até tem Ar Condicionado.

Volto a dizer: tudo em equilíbrio! Nem 8 nem 80.

Just my 2 cents...
« Última modificação: 17 de Fevereiro de 2013, 12:20 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #15 em: 17 de Fevereiro de 2013, 12:26 »
O que descreves entra no exagero.

Não sou a favor de exageros. Mas penso que no caso da segurança, uma boa parte dos motociclistas, podia fazer um pouco mais.

E já te esqueceste que estavas a falar de estética no primeiro post que colocaste? Agora já falas de segurança! Parabéns! Já subiste uns pontinhos na escala da assertividade >:D  _lol_


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #16 em: 17 de Fevereiro de 2013, 12:41 »
No meu post não mencionei tal palavra (estética)!! Mas tem os tais exageros, sim!

Refere muito mais do resto, mas se queres que eu também fale sobre esse tema não há problema. Eu acho que, como em tudo na vida, a estética tem também uma quota parte.

Ou não escolheste a moto que tens também pela estética? E a roupa? E o capacete? Etc, etc...

Atenção que utilizei varias vezes a palavra "também" para que não fales em assertividade...  _careta_
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


hlw

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #17 em: 17 de Fevereiro de 2013, 13:49 »
Boas!

Este tema parece-me bem interessante.
Concordo, em parte, com muito do que aqui foi escrito.

É bom estarmos visíveis.
Mas será que termos 150cm2 de roupa reflectora no corpo fará a diferença entre sermos vistos ou não?
Já agora, uma folha a5 cortada em tiras e espalhadas pelo casaco, calças e carolo já não será essa dimensão? Se assim for não fará grande diferença estética.
 Será que quem não "vê" passará a "ver" ??
Não estou a insinuar que não existe, mas gostaria mesmo de ver uma análise estatística para tentar compreender se existe uma diminuição assinalável nos acidentes que envolvam motociclos.


Um abraço

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #18 em: 17 de Fevereiro de 2013, 18:53 »
Este tópico foi objecto de intervenção por parte da moderação, tendo resultado, nesse âmbito,  a exclusão de algumas mensagens que não se continham dentro do espírito ou matéria debatida no tópico e/ou consubstanciavam violação de vários pontos do termo de aceitação de registo.Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande Clube.Muito obrigado.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #19 em: 19 de Fevereiro de 2013, 13:33 »
Eu continuo a dizer. Se não conseguem ver as luzes da minha mota, não vão de certeza ver o material reflector!

Alias, sou tão casmurro que peço que me digam e exemplifiquem onde um colete reflecte mais e é mais visível que as luzes da minha mota!
è que para mim nem a anos de distancia!

Se alguém não vê as luzes da minha mota, muito menos verá o material reflector!
E não é preciso ser-se muito inteligente para entender isto!

É tão simples como dizer. Se alguém não vê o teu médio aceso, conseguirá ver o teu mínimo?
Não são os coletes que vão diminuir os acidentes. É a consciência dos automobilistas, dos motards.
E continuo a achar que não devemos ser um Pais de copias, se já se faz lá fora é porque é bom!
Existe muita coisa que se faz lá fora, que foram autênticos fiascos.  Faz-me  lembrar a lei da legalização  das drogas leves, foi uma delas, e que a uns bons anos nos queriam impingir. Pois como já se usava lá fora era bom!
Alias esta conversa lembra-me uma que tive a dias. Um colega que é trabalhador da RL dizia-me que os autocarros agora andam com com os médios acesos de dia para aumentar a segurança , serem vistos.................... mas queixava-se que os mesmos não tinham sofagem e que ele condutor de noite com o autocarro cheio ficava muitas vezes sem ver a estrada.......................... caricato não é?
Pois mais caricato foi eu lhe ter perguntado! mas andam com os médios acesos a quanto tempo?

Ele respondeu a mais de um ano.

POis, conclusão, eu vejo os autocarros, e nunca reparei que vinham com os médios acesos de dia,....... porque será?

Aprendam com os erros dos outros, não queiram viver os mesmos erros!


No fim, concordo, isto é mesmo conversas de gajas, porque estão sempre a espera que se não conseguimos reparar no seu vestido novo, tenhamos conseguido reparar na sua nova cor de verniz de unhas!


Abraço

« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 13:41 por nunompires »
[/URL]

rodrigues1

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #20 em: 19 de Fevereiro de 2013, 19:56 »
Nãp pretendo contradizer nem concordar com ninguém, se me permitem vou apenas dar a minha opinião.
 
É raríssimo, e ainda bem, andar em Lisboa de noite, e das poucas vezes vezes que andei fiquei admirado pela quantidade de Motards que circulam vestidos de preto do Capacete aos pés.

Enquanto subia a Av. Forças Armadas tive de travar de repente quando tardiamente me apercebi de um Motard parado á minha frente na bicha e porquê? porque a mota estava por trás das luzes do lado esquerdo do veículo á minha frente confundindo as luzes da mota com o do veículo, Mota preta e vestido todo de preto e como sabem aquela Avenida tem uma iluminação fraca.

Se levasse algo refletor de certeza que o teria visto melhor independentemente da posição das luzes, até uma fita refletora no capacete seria o suficiente para se destacar da quantidade de luzes vermelhas que se deparam á nossa frente e quase todas á mesma altura.

Pessoalmente concordo com algo mais que nos destaque do emaralhado de luzes traseiras.

Considero-me um condutor atento e concentrado e no entanto ia batendo num companheiro precisamente devido á ausência de algo mais além das luzes de presença, porque só temos uma luz e se estivermos na mesma linha de visão das luzes de um carro parado á nossa frente, simplesmente desaparecemos.

Ia de enlatado.



« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2013, 20:07 por rodrigues1 »

Offline Armelão

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jun 2010
  • Mensagens: 160
  • Localidade: Quinta do Anjo
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #21 em: 19 de Fevereiro de 2013, 21:54 »
Já agora aproveito para "lembrar"que já foi obrigatório usar tiras reflectoras no capacete e depois deixou de ser,na minha opinião,para andar de mota não é preciso andar "mascarado"e mais...vestimos um colete reflector e depois conduzimos como verdadeiros loucos no meio dos carros,nas bermas das auto-estradas etc....eu quando avisto um colete reflector ao longe já não sei do que se trata,um motociclista?um agente de autoridade?o sr. do reboque?um almeida?ou apenas alguem que está avariado?afinal onde está a segurança se quando avisto algo parecido com isto perco tempo a tentar perceber do que se trata?afinal,qualquer dia andamos todos iguais.
Rui Armelão

Spyder70

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #22 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:41 »
Pois eu sou daqueles que uso diariamente (à noite) quando saio do trabalho um colete refletor, comprado na RODAVENTURA - http://www.rodaventura.pt/index.php?route=product/product&path=48&product_id=76

A minha scooter é preto mate, o blusão é preto e o capacete também.

 _convivio_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #23 em: 19 de Fevereiro de 2013, 22:43 »
Citar
Já agora aproveito para "lembrar"que já foi obrigatório usar tiras reflectoras no capacete e depois deixou de ser,na minha opinião,para andar de mota não é preciso andar "mascarado"e mais...vestimos um colete reflector e depois conduzimos como verdadeiros loucos no meio dos carros,nas bermas das auto-estradas etc....eu quando avisto um colete reflector ao longe já não sei do que se trata,um motociclista?um agente de autoridade?o sr. do reboque?um almeida?ou apenas alguem que está avariado?afinal onde está a segurança se quando avisto algo parecido com isto perco tempo a tentar perceber do que se trata?afinal,qualquer dia andamos todos iguais.

Não interessa do que se trata, o principal é que viste porque te chamou a atenção, seria melhor passar por cima e depois ir ver o que era, porque não viste?

E que dirias depois ? desculpe mas não o vi porque estava ás escuras.

Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Refletores obrigatórios em Portugal? Em França já é...
« Responder #24 em: 19 de Fevereiro de 2013, 23:04 »
Acho que o companheiro nunompires já disse tudo...

E fez-me lembrar uns anos a tras que fomos obrigados a andar no capacete com duas faixas reflectoras e nas rodas 2 bolachas reflectoras em cada roda,se não levamos multa _policia_.....confesso que na altura com 17/18 anos cheguei a fugir a policia para não ser multado por causa das ditas bolachas nas rodas que me recusei a colocar,mas no capacete coloquei as ditas fitas.
Mas tambem nessa altura a lei veio derivado as motas que circulavam na altura...recordo-me de amigos meus de casal boss e outras não terem luzes e pedirem para eu ir á frente porque andavam sem luz á frente ou vice versa...desde que andassem e o maximo que podiam era o suficiente....o restante era pormenores (pelo menoscom o pessoal que eu andava e mod aqui na zona).

As motas de hoje são completamente diferentes,e para mim não é um reflector no pneu que vai fazer a diferença....mas já disse e volto a dizer sem qq problema,sou dos que não tenho problemas de ligar os maximos e os 4 piscas para andar no meio dos enlatados.

Abraços