Autor Tópico: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição  (Lida 14531 vezes)

Fated

  • Visitante
Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« em: 09 de Janeiro de 2013, 17:06 »
Pois é... Quando comprei a Nexus o antigo dono só a tinha entregue com uma chave no stand e quando a comprei pedi ao stand para fazer uma chave nova, eles mandaram vir uma da Gilera, só que cortaram mal, e nunca funcionou... na altura reclamei, mas como me chateei com o stand por outros motivos, acabei por não ficar com outra cópia funcional, e hoje aconteceu o que não podia ter acontecido, a chave partiu a meio dentro da Ignição, ficou na parte da direcção destrancada mas com a moto desligada, ou seja está na garagem do meu trabalho que é no -4... Já tentei tirar a metade que está lá dentro mas está complicado, amanhã devo trazer umas ferramentas a ver se consigo... Alguém aqui já substituiu canhão e chaves da moto? É caro? Se eu conseguir remover a metade talvez consiga mandar fazer uma nova... também tenho o código das chaves (uma placa com um numero), não sei se serve para alguma coisa... Agora fica lá até arranjar solução e ando com a Transalp... Bem foi só um desabafo, mas a dica é, tenham sempre uma cópia funcional da chave, não arrisquem como eu.

Abraço.

rodrigues1

  • Visitante
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2013, 17:30 »
Já me safei com um caso parecido, ia levar o cão á rua e quem ficou na rua fui eu,  _lol_ já tinha dado uma volta á chave para fechar a porta, quando o cão com a pressa deu um esticão na trela e parti a chave.

Isto já foi á uns 20 anos, ainda morava num andar em que a fechadura era normal com chave de dentes só de um lado.

Contactei a Chaves do Areeiro e prontificaram-se a resolver o problema, e bem  _pol_ só tive de me identificar e arranjar testemunhas em como morava lá, essa parte foi fácil porque os vizinhos estavam em casa.

Pode ser que te safem sem ser preciso mudar o canhão  _pol_



« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 08:37 por rodrigues1 »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:18 »
Sim comapanheiro, se tens o código das chaves, ou a placa com o número, é meio caminho andado para teres a situação safa, porque eles podem enviar isso para a fábrica e mandar fazer uma.

Sei disto porque a minha Forza X, apesar de não ter chaves (não precisa, é com cartão electrónico), fez-se acompanhar na altura da compra, da mesma chapa com o número, por forma a que, como me explicaram, poderem enviar para a fábrica a referencia e enviarem a substituição especificamente para ela.

... também tenho o código das chaves (uma placa com um numero), não sei se serve para alguma coisa...

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #3 em: 09 de Janeiro de 2013, 18:32 »
Olá.
Se for que nem a Vespa que tive (ET4 150) uma vez que são motos do mesmo grupo, logo com partilha muito grade de componentes, terás de comprar a chaves na marca que trás o chip.
A codificação é feita pela própria moto seguindo uns determinados passos.
Em relação a cortar a chave, penso que a chaves do areeiro consegue fazê-lo a partir do canhão original. Possivelmente também consegue cortar a partir dos dois bocados que tens (ou terás  :)))
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline emanuelp

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 490
  • Localidade: Oeiras
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #4 em: 09 de Janeiro de 2013, 19:46 »
Ai Joel, Joel... essas Gileras...  _careta_

Lamento o sucedido mas como já foi postado o código já é meio caminho andado.

E no teu caso como tens a Transalp suponho que não vás sofrer do síndroma do apeamento.

Avisa se precisares de algo.

Grande abraço.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2013, 21:45 por emanuelp »
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline poliveira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Óbidos
  • Marca: Honda
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #5 em: 09 de Janeiro de 2013, 19:55 »
Já me aconteceu o mesmo companheiro.
Tens o código e meio problema resolvido.
A parte mais difícil esta em tirar a metade da chave; se não tiver por onde agarrar terá que ser alaguem da  chaves do Areeiro e com experiência nesta situação, porque nem todos conseguem - e preciso muita habilidade e experiência.
Se não conseguirem resta a oficina da marca para tirarem e desmontarem o canhão.

Abraços,
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

Fated

  • Visitante
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #6 em: 09 de Janeiro de 2013, 22:24 »
Amanhã vou testar umas dicas que vi na net para retirar o bocado de chave que lá ficou, se conseguir fico mais descançado.
Emanuel... vou ficar mesmo apeado, a Transalp estava sem bateria, a bateria que comprei nova... queima o fusivel de 30A de protecção da bateria... tenho de ver o que se passa ou se é defeito da bateria... até lá ando de Jazz... :/

interceptor

  • Visitante
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #7 em: 09 de Janeiro de 2013, 22:57 »
Utiliza um íman que tenha bastante força.

Fated

  • Visitante
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #8 em: 09 de Janeiro de 2013, 23:05 »
Isso foi logo uma das minha primeiras ideias, desmontei um disco avariado que tem um íman forte... conclusão o material daquela chave é bronze ou outro parecido... o íman não serve de nada!

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #9 em: 09 de Janeiro de 2013, 23:27 »
Boas.
Companheiro,não sei se conheces mas,experimenta aqui:

HTC- Assistência Técnica a Veículos Motorizados Unipessoal Lda
Rua Paz Lote 234-cv, Pedrenais
2620-353 RAMADA

Telefone 219 570 540 / 93 994 27 15

O Sr.chama-se Hugo.
Não perdes nada em expor a tua situação
Cump.tos
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, 22:02 por Carlujo »
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #10 em: 10 de Janeiro de 2013, 00:45 »
"........ a Transalp estava sem bateria, a bateria que comprei nova... queima o fusivel de 30A de protecção da bateria... tenho de ver o que se passa......

Uma das situaçoes que, prata dos maços de cigarros desenrasca ......


Falando agora da chave / canhao .....

É preciso paciencia e perícia...... pinça, agulhas com ponta dobrada e com cuidado, pode ser que te safes.
Desmontar o canhao e bater com ele virado para baixo ate conseguir fazer deslizar a chave partida, tbm é soluçao.....

Alerto-te de uma coisa.....nao te enerves, senao nao consegues nada  _Rolley_

Fazer outra chave nova, basta o codigo que tem a tal chapita, como ja te disseram.

Boa sorte  _pol_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #11 em: 10 de Janeiro de 2013, 01:21 »
Volto a dizer que na Vespa não funcionava assim. Era vendida uma chave com lamina e chip virgem. A lamina tinha de ser cortada a partir de uma chave velha e o chip e codificado com uma serie de passos a partir da moto. Isto é, a centralina da moto é que codifica a chave!
Aliás a minha Sh diz no manual que em caso de se perder uma das chaves deve-se imediatamente pedir outra mas em caso de se perder as duas terá-se de meter kit de canhão, fechaduras e chaves. Já na PCX novamente a lamina vinha virgem e apenas o iman  de abertura do canhão tinha de ser especifico. Penso que cada marca e modelo será um caso!
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

rodrigues1

  • Visitante
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #12 em: 10 de Janeiro de 2013, 08:58 »
Experimenta esta dica de um profissional, não me disse qual era a cola especial que usam por motivos que até compreendo  _Rolley_

Se ainda tens a outra metade da chave, compra uma super cola para metais ( não vás aos Chineses ) numa boa loja têm.

Coloca uma gota com cuidado na metade que ficou de fora e tenta unir com a outra metade que ficou no canhão, evita por muita cola para não colar ao canhão, esperas uns segundos e depois dás um sprayzada com  WD-40 e tenta retirar com menos força possível.

Sei que existe essa cola que até ajuda a tirar parafusos partidos.

Cuidado, não deixes cair cola nos dedos, de preferência usa luvas de plástico descartáveis.


Fated

  • Visitante
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #13 em: 10 de Janeiro de 2013, 16:03 »
Programar a chave já fiz no passado, para já o problema passa mesmo por retirar o resto da chave, a cola já tinha pensado, mas não pode ser na ponta da chave porque o outro bocado entrou mais para dentro e os dois bocados já não se tocam... teria de com algo mais comprido. Vou testar o truque da serra muito fina, é daquelas laminas muito finas, ao se colocar e puchar os dentes pucham a chave... O que me chateia lá mais é aquele bocado de metal que abre e fecha quando de mete a chave no canhão... Mais daqui a pouco vou tentar de novo. Obrigado a todos pelas dicas.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #14 em: 10 de Janeiro de 2013, 20:02 »
Aguardamos então que essa medida que agora relataste dê resultado. E atenção com a serra para não riscares o cromado exterior...é só o interior!  ;D

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #15 em: 10 de Janeiro de 2013, 20:07 »

A serra vai prender e vai la ficar  _martelada_ é pior a emenda que o soneto  _Rolley_

Cuidado...... _Rolley_

Retirem o canhao (desmancha-se por baixo) e fazem a coisa melhor....

Ha canhoes que ate tem uma fissura em baixo que da para meter um "arame" e empurrar a chave para cima  _Rolley_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Fated

  • Visitante
Re: Inédito - Metade da chave dentro do canhão de ignição
« Responder #16 em: 10 de Janeiro de 2013, 21:21 »
Não a serra não ficou lá mas também não tirou o bocado de chave, pois pelo que vi com uma lanterna, não está direita... já comecei a desmontar a carenagem para retirar o canhão... o problema é que está no trabalho... e nunca tenho tempo para ela, e no fim do dia quero é vir para casa... Provavelmente vou chamar um reboque e levar ela para casa, e trato do resto em casa.
A Transalp já respira de novo... :D