Parabéns pela menina que tens na garagem Quero ver essa fotos e com essa bichinha vinda cá a baixo conhecer o pessoal ....que dizes?Temos o almoço do CPM...Abraço e boas curvas
É uma ideia a pensar....Vamos a ver.. já agora, quando é??
Qto a esta de circular de luzes médias ligadas no enlatado, certo dia na à frente do CC Vasco da Gama estando parado num semáforo, fui abordado por agente da PSP a informar-me que tinha as luzes ligadas. Gentilmente respondi que sim, que estavam ligadas e que sempre q circulava na via pública por norma andavam ligadas. A resposta foi um Ah de espanto e siga caminho.
desculpem o off topicMas fui comercial mt tempo e desde as sete da matina quando pegava no carro até á noite sempre andava de luzes ligadas...alias o carro nem desligava o motor..andava com a segunda chave e deixava quando visitava um cliente o carro a trabalhar por causa do a/c no verão ,fiz milhares de kms..posso dar a titulo e exemplo(1997) que trabalhei numa firma em que me entregaram um carro com 700kms e ao fim de 6 meses despedi-me e o mesmo tinha 79 mil e tal e nunca fui chamado atenção pela de circular com a luzes ligadas...e na altura andava mesmo a "rasgar pano" o dia todo e a minha maneira de me "defender" era assim,luzes ligadas!Ainda hoje se fizer uma viagem maior ou quado vou de férias, as luzes do enlatado vão ligadas...se é de lei ou não,no enlatado não sei ao certo,mas sempre circulo assim e até hoje nem uma chamada de atenção por parte das autoridades...Pra terminar acho que quando chove todos sem expeção deveriam utilizar as luzes e deveria ser mesmo obrigatório em caso de chuva em qq via publica.E por aqui termino Agora neste topico só se for off topics....... Adoro!!!!
Eu comecei sábado, só me falta ir buscar o atestado médico para poder marcar exame..acho que durante este mês acabo.. Embora a senhora da escola tenha-me dito que está um bocado atrasado..A ver vamos..AbraçoDia 27....ou então no evento dos templários em Março um pouco mais a Norte....mas só mesmo um pouco Mas ai já há tempo para ter a respectiva carta...ou não?
Quem é que consegue arranjar a Lei onde diz se, é ou nao obrigatorio, ter ou nao ter luzes ligadas nas Motos/Maxis, de que cilindradas, ou maximo de lux's autorizados etc ????Ontem no L&C o Carlos Lebre diz que as novas Maxym's podem somente andar com os Le's ligados pq pertencem a uma XPTO norma, etc etc .....Quem está devidamente informado, e se de facto sabe os Artigos correctos com essas normas, que avance...... Gostava de dar uma olhada nessas normas Embora prefira andar sempre de luzes ligadas da Maxi, seja noite ou dia De Enlatado....sou cumpridor ao maximo.....se acho que tenho de ser visto ligo luzes, mas nao sou daqueles que ligo a luz de nevoeiro quando esta nevoeiro, LIGO SOMENTE QUANDO NAO CONSIGO MESMO VER O DA FRENTE PELO MENOS A 100m. Passo-me com esses gajos de luzes de nevoeiro ligadas so pq ha umas nuvenzitas baixas.Boas curvas
"3 - Sempre que, nos termos do artigo 61.º, seja obrigatório o uso de dispositivo de iluminação, os velocípedes só podem circular com utilização dos dispositivos que, para o efeito, forem fixados em regulamento.
Ate ai tudo bem.....Mas o que sao luzes de cruzamento?Que intensidade tem de ter?Ha possibilidade de as meter em todas as cilindradas? Ou sao as que vem de origem?Os led´s sao considerados luzes de cruzamento?Basicamente Cito o ponto 3- Mas que regulamento afinal?A policia nem sequer o conhece...houve alguem (nao vou confirmar quem) que ate alertou um companheiro nosso abordando-o dizendo que trazia as luzes acesas ....mas ele nao sabe que sao obrigadas a usar ??Tanta gente diz que disse, fala so pelo que houve, mas ninguem ainda me mostrou o que é efectivamente obrigatorio usar...o que sao afinal luzes de cruzamento...medios ? led's ? minimos pq sao vistos a 100m ? Enfim....Ha uns Engenheiros que decidem, uns Advogados que remetem as Leis, mas na realidade nem sabem o que é um Veiculo de 2 rodas nem os perigos que elas representam na estrada ....!!Enfim...estamos em portugal a seguir muitas normas de outros paises que juntas nao tem sequer nexo ....temos de cá andar com isto!Andem o melhor iluminados e vistos possiveis (continua a ser a minha opiniao)Boas curvas
Amigo Axe.. Acho que há aí muita confusão...Mencionou o ponto 3, mas sabe o que é um velocipede? É uma bicicleta.. Não confunda com motociclo...Quanto ás perguntas que fez sobre o que são luzes de cruzamento e outras, pessoalmente, acho que é muito grave não saber isso..
Sou muita burro ....nao sei o que é um velocipede , com ou sem motor Felizmente há os "Saboes" Companheiro, Nao me apetece ir ler regulamentos do que é considerado ou nao um velocipede, e pelo que parece, eles proprios tem de ter 1 luz branca de presença colocada na frente com uma distancia do chao, entre 35cm e 1,5m. luz essa que tem de estar virada para a frente e que tem de ser visivel pelo menos a 100m de distancia minima.O que eu quis fazer com o meu topico anterior, era precisamente que houve-se alguém que mete-se aqui os Regulamentos, Leis, Artigos e tudo o que fosse possivel, para que as pessoas ficassem informadas efectivamente do que se esta a falar!!Que os Led's nao sao considerados luzes de cruzamento, mas somente os medios como diz no Artgº 60 alinea b) que diz:Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 mMas somente as Motas (Motociclos, para quem nao saiba) é obrigatorio, precisamente pq nao somos vistos por vezes a menos de 30m de distancia. (penso eu)Eu pedi informaçao, nao por nao saber que é preciso andar de medios, mas sim para que quem anda nisto a pouco tempo saiba que É MESMO OBRIGATORIO ANDAR DE MEDIOS LIGADOS ...... e nao com led'sInformaçao essa que foi postada pelo Saboga, e muito bem !!Espero que com o Topico as pessoas fiquem bem elucidadas com esta questao de Luzes!! (foi o meu intuito)Sempre com medios (luzes de cruzamentos) ligadas......Boas curvas
Companheiro André, por mim também andava só com os Leds ligados de dia, penso que não seja por termos o médio ligado que a nossa segurança ou visibilidade aumenta, senão andavamos de colete e leds pirilampos à volta do corpo e da mota , a diferença está no tipo de condução que praticamos e eu pessoalmente pratico uma condução defensiva, distância de segurança, velocidade moderada nas localidades ( para conseguir parar nas passadeiras em caso de algum peão vir a dormir ), etc. pois para mim o importante é chegar ao destino, nem que seja 5 minutos mais tarde Boas curvas
Eu uso tudo o que a lei obriga e só me falta arranjar um colete reflector todo catita para vestir por cima do casaco.
Companheiro André, por mim também andava só com os Leds ligados de dia, penso que não seja por termos o médio ligado que a nossa segurança ou visibilidade aumenta..."
".....a diferença está no tipo de condução que praticamos e eu pessoalmente pratico uma condução defensiva, distância de segurança, velocidade moderada nas localidades ( para conseguir parar nas passadeiras em caso de algum peão vir a dormir ), etc. pois para mim o importante é chegar ao destino, nem que seja 5 minutos mais tarde Boas curvas