GUI650, não sei se reparaste quando efectuaste a inscrição no CPM, mas existe uma cláusula que especifica com muita clareza a obrigatoriedade de, relativamente a todos os comparadores de Burgmans 650 (2013) terem de efectuar aqui neste fórum, um detalhado e criterioso Diário de Bordo, pleno de informação e fotografias com fartura.Já quanto ao ZeZe, sei que não a comprará mas fará gentilmente o favor de nos postar aqui uma extensa e imparcial apreciação do seu test-drive.O repto está feito GUI650. O não cumprimento desta cláusula poderá ter implicações graves no normal funcionamento do fórum.... [/quoteSapiens21, está combinado. Assim eu tenha tempo para isso, que por vezes é muito muito reduzido e não quero ser punido
O mais bonito de toda esta conversa que graça neste tópico é que, apesar de haver aqui opiniões fortes e relativamente às quais se verifica que são contrárias em alguns pontos (não todos, mas uma parte), não deixa de imperar bom senso, respeito e até se nota o cuidado no expressar de opinião.Sempre apreciei a escrita do Zé e agora o Guilherme, membro mais recente, é também ele uma mais valia para este clube. É bom tê-los connosco e podermos ler as vossas opiniões.*********************Voltando ao tópico antes que o que escreva seja declarado off-topic.. Vou contar-vos em breves linhas o que acho da Burgman e agora é a valer. Começando pelo menos bom...sim, porque coisas más é impossível apontá-las:- A Burgman podia e devia ter ido mais longe no design, ainda que seja consensual que é agradável sem ser espectacular. Eu gosto e já o manifestei por diversas vezes, no entanto sinto que podia ter ido mais longe...opção que se compreende pela legião de fãs que tem este modelo;- Os comandos são praticamente idênticos aos do modelo anterior. Não que isso seja mau de todo, mas ainda assim deveria notar-se uma evolução neste campo. Aqui custa-me um pouco a entender a opção, mas efectivamente a sua ergonomia parece tornar-se intuitiva com o passar do tempo e habituação;- O design colocado na cobertura do painel de instrumentos parece-me simples, mas em demasia...um rectângulo muito simples. Já a instrumentação foi um salto qualitativo face à anterior de informação digital em tons laranja.E agora começa o bom, mesmo bom.- O consumo foi reduzido em 15% faze à geração anterior, o que é importante não só para as emissões e consequente cumprimento das directivas comunitárias, como também consegue propagar pelo consumidor a ideia real de grande melhoria na eficiência;- O sistema de transmissão sofreu melhoria (o que já não era nada fácil) no que concerne a redução do atrito das peça móveis, fazendo com que a suavidade seja algo que marca o condutor e lhe faz sentir que está aos comandos de uma Burgman logo ao primeiro contacto. Será porventura daquele tipo de modelos que, se eventualmente vendassem os olhos aos condutor, ele saberia nos primeiros metros o que estava a conduzir;- O motor foi também alvo de atenção por parte dos técnicos da Suzuki e, sabendo-se já que a unidade é sensivelmente a mesma que a anterior, também ela foi devidamente preparada para conduzir a versão 2013 para o sucesso. Os testes confirmam um motor voluntarioso sem ser ultra-rápido, mas que é mais que suficiente para o comum dos mortais e com um binário bem distribuído em que será notório que foi feito para a descontração do condutor em detrimento da busca pela adrenalina. A fialibilidade, essa, não tem qualquer discussão....são unidades feitas para devorar kms atrás de Kms sem problemas;- O conforto. Bem, aqui tive de colocar um ponto final de imediato pois esta é uma área em que a casa de Hamamatsu é especialista e por mais que outras marcas se esforcem por igualar a Burgman, o segredo desse conforto imperial parece continuar por desvendar. É de facto espantoso percorrer os fóruns e ler as descrições dos seus proprietários desde os modelos mais antigos.Cada qual compra a maxi que lhe agrada e cada um vê preferências num ou noutro aspecto, pelo que a escolha é algo muito próprio, muito pessoal....mas há sempre pormenores que fazem a diferença.
Sempre adorei a Burgman, entao desde que tive a oportunidade de me sentar na de 2013 ai fiquei mesmo apaixonado...a mota e fantastica...Na minha opiniao so existe um grande contra estas motos que e o facto de na minha opiniao pedirem tanto dinheiro por elas novas.Penso que valores na ordem dos 10000 € sao muito elevados em comparacao por exemplo com uma deuville ou uma cbf 1000 que custam o mesmo.Acho que os valores pedidos pela honda ou piaggio sao mais aceitaveis...na ordem dos 7 e 8 mil. Quer queiramos quer nao as scooters nao tem o mesmo comportamento em termos de ciclistica que tem uma mota como uma cbf,ou vstrom...etc...As marcas deveriam repensar estes valores...