Autor Tópico: Forza 300 2013  (Lida 312715 vezes)

Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #325 em: 27 de Maio de 2014, 22:29 »
  A Forza parece ser uma boa máquina, amanha em principio vou testar a menina, só me sentei em cima de uma no stand e gostei do feeling dela, entretanto já testei a kavasaki j300 e a sym 300, a sym é porreira sem duvidas a kava tem força mas acho mais apertada do que a minha pcx. Quanto a consumos da Forza espero mesmo que ande abaixo dos 3.5 a minha pcx no meu circuito anda nos 2.7 por isso não queria andar muito a cima dos 3.5

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Re: Forza 300 2013
« Responder #326 em: 28 de Maio de 2014, 00:28 »
A velocidades estabilizadas em torno dos 90/100Km/h, podes ter a certeza que consegues esses consumos.

Mas se a vontade de acelerar se apoderar de ti, vai ser difícil ver esses valores no Computador de Bordo.  _Rolley_  :)

Muita cidade também acaba por estragar um pouco as médias (se bem que isso é comum a todos os modelos independentemente da marca), pelo que é em estrada e em torno das velocidades de cruzeiro acima indicadas, que o motor da Forza NSS300 dá o melhor de si, complementando com uma suavidade e conforto de muito bom nível.

Offline Jorge Valente

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« Responder #327 em: 28 de Maio de 2014, 08:24 »
Viva,

Eu posso falar por mim e em cidade nunca fiz médias mais baixas que os 3.5 L e para isso tenho que andar com calma, já em estrada o que é raro fazer fiz 2.9 L a velocidades estabilizadas a rondar os 90 kms/h, se andar sem preocupações e a despachar-me no trânsito vai para os 3.9 L.

Um abraço,
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Pdiniz

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Re: Forza 300 2013
« Responder #328 em: 28 de Maio de 2014, 09:02 »
Viva,

O meu tipo de condução, relativamente rápido e a tentar tirar algum prazer da máquina , não me permite fazer consumos de 3,5L. Se a minha preocupação fossem os consumos teria continuado com a PCX,  que mesmo assim roçava os 2,9L. Na Forza a média situa-se nos 4,1 L, sendo que quase todos os dias faço um pequeno percurso em AE levando a rapariga aos 140 Kmh. Está média baixou cerca de 0,2 L desde a colocação do filtro DNA.

Offline Jorge Valente

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« Responder #329 em: 28 de Maio de 2014, 09:34 »
Viva Pdiniz,

Bem a velocidades de 140 kms/h as médias vão seguramente por aí acima, se formos só aos 120 kms/h então já são mais comedidas, no entanto eu também normalmente ando nas médias dos 3.9 L pois gosto de aproveitar o prazer que tiro de andar com  a minha scooter que ainda por cima tem bons arranques...

Um abraço,
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Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #330 em: 28 de Maio de 2014, 14:56 »
Uiiu essas médias ja me assustam um pouco a sym 300 faz medias abaixo dos 3.5
 Hoje tive a me informar na honda sobre a correia que se muda aos 24000, custa  100€ mais iva e pelo que tenho lido a da sym muda se aos 15000 e é bem mais cara...
Quanto ao vidro é mesmo alto!!! Penso que era da honda o que eu vi.
Ja agora tenho visto uma cinza perto de picoas é de alguém do cpm?
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, 14:58 por furianix »

Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #331 em: 31 de Maio de 2014, 07:56 »
Bom também ando bastante indeciso se faço este upgrade ainda são uns trocos, a FORZA tem defeitos é verdade e entre eles o vidro e a suspensão mas ao ler este tópico tive logo um dejavu foi exactamente o que me disseram ou li sobre a PCX quando a comprei!!! sobre o vidro comprei um da GIVI e resolveu o problema a suspensão não fiz nada... a suspensão com o tempo melhorou e secalhar o meu rabo também "melhorou".  Já li que se pode afinar a suspensão menos mal em comparação há PCX que não se pode fazer muito.
   No ultimo ano fui transferido para Lisboa e tive de começar a fazer mais 10km de auto estrada no circuito que faço, comecei logo a notar as fraquezas da PCX auto estrada não é para ela, basta estar atrasado e lá vou com ela prego a fundo... o que vai desgastar muito mais rapidamente a PCX obviamente. No ultimo ano já tive de começar a repor óleo mais frequentemente porque será!!!
   Eu adoro a minha PCX mas acho que ela já  deve estar a rogar-me uma praga.
   Foi então que começei a ver upgrades e acabei por chegar há FORZA, continua com o mesmo estilo da PCX mas com mais alma já poderei circular a 100kmh 120kmh sem grande esforço mecânico. Descobri vantagens na correia 24.000km e nas mudas de óleo 6000km comparado com as outras marcas como a Sym 300 abs 15.000 correia e 3000 oleo peço menos é o que dizem as oficinas da SYM.
   A FORZA já tem vantagem de viagens um pouco mais compridas e com 2 pessoas em cima, na PCX 2 pessoas e 60km já é complicado como tenho 1.82 fico apertado senão agarrado ao volante.
   Esta semana por sorte descobri um rapaz impecável estafeta com uma PCX, eu lhe disse então gosta da PCX e ele respondeu me MARAVILHADO  e respondeu me logo 120.000km sem grandes chatiçes!!!!   nem acreditei fui ver e estavam lá mesmo esses km.  Depois perguntei epa estou a pensar vender a minha e comprar a FORZA o que ele me respondeu para o dia a dia para o trabalho com auto estrada amigo compre vai poupar o motor tem mais conforto e quando precisar tem lá a energia para as ultrapassagens e para dias que esteja mais atrasado e claro HONDA é HONDA não vá em cantigas.
  Também me disse logo que ele enquanto estafeta tem de pensar em custos e como faz 200km por dia se vier a trocar então seria pela PCX 150. Ele diz que faz 2.1 de médias com o variador, oleo especial misturado no oleo do motor, roletes, arranques e desacelera lentamente antes de paragens.
   Quanto ao imposto de circulação aumenta para uma fortuna 8€ ano comparado com os 5€ da PCX. Sim ainda tive a ver a Honda NC750 e assustei me logo 56€ ano de imposto mais os consumos upa upa seguro na casa dos 180€ no fundo exagero de custos e mecânica para o que preciso para o dia a dia   
   Resumindo cheguei há conclusão que tenho a mota errada para o meu dia a dia pelo menos neste momento da minha vida diária.
   Quanto há FORZA o que me preocupa obviamente é os consumos não vai ser fácil passar dos meus 2.7 para algo tipo 3.7  ou mais...  apanhei um rapaz que em Lisboa marcava 4.9 no mostrador dele   mas que fora baixava para 3.3 3.5 ufaaaa mas qual é a PCX que faz 2.5 vá dentro de Lisboa? muito dificilmente a minha dentro não deve fazer menos de 3.3 mas pelo que tenho lido garantidamente vou gastar mais 1 litro por cada 100km mais é que me dá uma coisa...
    Quanto as manutenções assim que puder fujo da garantia e faço eu as mudas se for de 6000 em 6000 faço bastantes menos que das que fiz com a PCX 4000 em 4000  dentro da garantia. Já agora pergunto no manual diz muda de oleo aos 6000 ou aos 12.000? se disser aos 12.000 mudo eu aos 6000 e não me podem cortar a garantia.
    Correia nova na Honda falam em 90€ mais iva na PCX anda nos 40 ou 50 é o preço a pagar por ser "quase" uma 300.
    Agora pergunto ao pessoal compro ou não compro a FORZA? aaa ainda não fiz o test drive apenas me sentei nela e senti o bicho adormecido mas pelo que contam se gosto da PCX esta não é "muito" diferente mas para melhor.
« Última modificação: 31 de Maio de 2014, 09:22 por furianix »

Pdiniz

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Re: Forza 300 2013
« Responder #332 em: 31 de Maio de 2014, 10:22 »
Boas furianix,

Depois de 6.000 kms realizados na PCX e quase 6.000 na Forza a minha opinião é que são modelos que se inserem em patamares e segmentos diferentes. Efectivamente, a diferença na condução diária é muita, mas mesmo muita! A estabilidade, a sensibilidade aos ventos laterais e a travagem é muito superior na Forza, o motor proporciona um prazer, uma agradabilidade de condução e uma disponibilidade de regime que não existe na PCX. Há uma semanas fiz mais de 500 km, quase sempre em AE, sempre a rolar entre os 120 kmh e os 150 kmh, com extremo conforto e segurança ( consumos de 4,4l !!!) algo impensável numa 125 cc. Obviamente que a PCX, que eu adorei, tem muitas virtudes,já conhecidas, mas penso que o upgrade que pretendes fazer é natural, recomendável e penso que ficas muito bem servido, na minha opinião, com a melhor opção na relação preco qualidade fiabilidade e custo manutenção do segmento.

Pdiniz

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Re: Forza 300 2013
« Responder #333 em: 31 de Maio de 2014, 10:55 »
Esqueci-me de mencionar que regulei os amortecedores para o nível 1 o que melhorou  o conforto em piso mais irregular sem perder eficácia em curva, embora em curvas apertadas a velocidade mais elevada a traseira tenha tendência a ceder mais um pouco, mas nada de relevante nem perigoso.

Abç

Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #334 em: 31 de Maio de 2014, 23:01 »
andas quase sempre "no prego"??  scooter_
No livro diz mesmo que o óleo é mudado de 6000 em 6000 ou diz 12 em 12? se disser 12 em 12 ninguém me obriga a ir há Honda antes sem perder a garantia _pensador_
« Última modificação: 08 de Junho de 2014, 09:05 por interceptor »

Offline Paulo Silveiro

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Re: Forza 300 2013
« Responder #335 em: 01 de Junho de 2014, 18:34 »
Compra a forza, é das 300/400 mais fiáveis e económicas, existem outras mais vistosas e que andam mais, mas já li que algumas também vêm com alguns pequenos problemas.....
 ;)
A honda continua a ser das marcas mais fiáveis e no que respeita ao conforto, a forza não fica atrás das outras.
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Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #336 em: 01 de Junho de 2014, 19:42 »
  As Sym e outras marcas também têem boas máquinas mas depois de ouvir um ex condutor de uma Sym ter exprimentado a Forza a dizer epá a Forza sente se muita qualidade quando nos sentamos nela compra a Forza que é porreira _pol_
  No livro de manutenções o óleo é mudado de 6000 em 6000 ou diz 12 em 12?

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Re: Forza 300 2013
« Responder #337 em: 01 de Junho de 2014, 20:25 »
Até um pouco contra o meu próprio conhecimento....a nova Forza NSS300 tem mudanças de óleo a cada 12.000Kms ou 1 ano (o que se fizer primeiro).   _pol_

Por acaso acho que no concessionário Motodiana me tinham falado disso, mas devo ter feito confusão pois julgava ser a cada 6.000kms como no caso da minha. Afinal o óleo Honda aguenta 12.000Kms......brutal.  _palmas_

Porque não gosto de falar das coisas sem as provar, aqui está o Manual do Proprietário.

Vejam a página 46...tem indicação da mudança em milhas e kilometros:
https://docs.google.com/file/d/0BwmYWlzMWkPhdlJESGpVbVhvNk0/edit?pli=1

Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #338 em: 01 de Junho de 2014, 20:36 »
  Epá isto faz ficar a Forza anos de luz em poupanças em revisões comparado com outras marcas  _lool_  agora secalhar as oficinas podem é aconselhar a mudar antes e talvez até mais correcto mas ai até nós podemos mudar sem perder a garantia  _pensador_
  Também já me disseram que o óleo começa a ter melhores performances depois de X km, acho que já li isso algures _pensador_

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Re: Forza 300 2013
« Responder #339 em: 01 de Junho de 2014, 20:45 »
Pelo menos nos states a PCX e a Forza são campeãs de vendas, por cá não encontro como ficou o 1 trimestre de 2014

http://motorscooterguide.net/index.html

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Re: Forza 300 2013
« Responder #340 em: 01 de Junho de 2014, 20:45 »
.....agora secalhar as oficinas podem é aconselhar a mudar antes...

Sim, é bem possível que haja esse "aconselhamento" por parte dos concessionários para a mudança se operar antes, mas neste caso como prevalece o que se fizer antes (12.000Kms ou 1 ano), julgo que não há grandes dúvidas.

Atenção que o tipo muito específico de óleo utilizado é extremamente importante para se conseguir este nível de kilometragens.
A Honda tem utilizado desde à cerca de 2 anos...óleo Honda (produzido por outra marca, mas seguindo as indicações precisas do fabricante japonesa)!  Antes era da Repsol e desde que mudaram, os planos de mudança de óleo foram alargados.

Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #341 em: 01 de Junho de 2014, 21:03 »
Antes era da Repsol e desde que mudaram, os planos de mudança de óleo foram alargados.

Xiuu não lhes digas isso a Forza tem é um granda motor  _careta_ _lol_ _lol_

jfa

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Re: Forza 300 2013
« Responder #342 em: 01 de Junho de 2014, 21:58 »
boas

sem duvida a Forza tem é um granda motor  _Rolley_

 _pt_   scooter_

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Re: Forza 300 2013
« Responder #343 em: 03 de Junho de 2014, 13:59 »
Lá fora (...bem longe de cá), gostam de fazer umas alterações às Forza's 300.  ;)








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Re: Forza 300 2013
« Responder #344 em: 03 de Junho de 2014, 14:33 »




Estas estão muito giras. Alterações qb...
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Re: Forza 300 2013
« Responder #345 em: 25 de Junho de 2014, 13:26 »
Até me custa ver este tipo de coisas..... _martelada_

Tiveram tão bom gosto a decorá-la e depois sujeitam-na a estes trabalhos forçados....não há condições!!   _martelada_  _martelada_




-----------------------------

Mas para não ficarmos com aquela imagem na cabeça, trouxe aqui umas coisinhas com muito boa pinta! _pol_

Nice!  _palmas_







VTRR

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Re: Forza 300 2013
« Responder #346 em: 25 de Junho de 2014, 13:43 »
Qual a razão de colocarem a roda traseira "mais para trás"??


Offline furianix

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Re: Forza 300 2013
« Responder #347 em: 25 de Junho de 2014, 15:58 »
  Parece me que fica ainda mais perto do chão  _pensador_ talvez de mais velocidade, e a suspensão por ser melhor deve completar melhor o conjunto conforto velocidade.
  Entretanto hoje de Lisboa-Évora Évora-Lisboa fiz 2.98 _lool_ mas em cidade no deposito anterior fiz 3.7 >:(

scooteraddict

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Re: Forza 300 2013
« Responder #348 em: 25 de Junho de 2014, 17:29 »
Até me custa ver este tipo de coisas..... _martelada_

Tiveram tão bom gosto a decorá-la e depois sujeitam-na a estes trabalhos forçados....não há condições!!   _martelada_  _martelada_




Hum!... _pensador_
Não tenhas pena que os caixotes devem ser muito leves. A scooter está no descanso central mas a roda de trás continua no ar ;)

Offline santos466

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Re: Forza 300 2013
« Responder #349 em: 26 de Junho de 2014, 16:48 »
Qual a razão de colocarem a roda traseira "mais para trás"??

Noutras motos essa alteração serve para dar mais 'apoio' , mais estabilidade. Se os motores estiverem alterados poderia ser essa razão, pois se estão mais longas ficam menos nervosas a conduzir. E pelas mesmas razões ficam menos àgeis.

Poderá ser só estilo também! Lol

Em motos maiores faz um pesquisa por motos de drift e dragster. Umas que se vêm muito são as Hayabusa para fazerem provas de arranque, levam nitro ou/e turbo e ficam boas para as rectas! Em curva....hummm bastante menos boas! Aahaha
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz