Autor Tópico: Forza 300 2013  (Lida 312398 vezes)

joaosa

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #525 em: 21 de Janeiro de 2015, 10:13 »
Obrigado. Vou consultar preços de amortecedores


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #526 em: 28 de Janeiro de 2015, 13:34 »
Concentrações Forzista's pelo Mundo.  _pol_






Cabral

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #527 em: 23 de Fevereiro de 2015, 19:16 »
Boa tarde. Não sei se é off topic levantar aqui estas questões, mas penso que não face ao que já li para trás.

Bem adquiri uma Honda forza usada, de 2013, com abs, há pouco tempo, com 4800 kms, na Santogal, e além de ter tido logo problemas durante o primeiro dia, já que começou a perder gasolina e teve de voltar à oficina, onde instalaram nova bomba de gasolina, vibra bastante entre os 110 e os 120, na zona dos pés e do banco, o amortecedor do banco não o segura e tem um guiador que dança, se o soltarmos, aos 60 kms hora.

Enfim, a minha pcx portou-se bem melhor.. O que mais incomoda é a vibração entre os 110 e os 120, já que é extamente na faixa de velocidades de cruzeiro ideal. Quanto ao banco, na Santogal não me falaram em nada, até pensei que fosse mesmo assim e a vibração do guiador, a tal história do feitio... todas fazem..

A verdade é que andei com a de serviço e realmente o guiador desta também dança se o soltarmos. Mas não vibrava, ou vibrava menos aos 120, que a minha...

Além disso experimentei o ABS numa garagem de cimento polido e senti o pneu da frente bloquear...?????

Gosto da suavidade e conforto, do espaço, mas estou a encontrar muitos problemas para uma Honda !!!!!!!

"Gostava da opinião e experiências pessoais de pessoas que tenham motos iguais há mais tempo que eu.

Obrigado


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #528 em: 23 de Fevereiro de 2015, 21:00 »
Olá companheiro e bem vindo ao CPM.  :Convivio:

A situação que relatas relativamente à vibração é em tudo idêntica à de outro companheiro que aqui manifestou igualmente os mesmos sintomas.

Segundo o mesmo, terá sido já na segunda oficina oficial onde se deslocou, que detectaram a ovalização do pneu Dunlop ScootSmart.
Tenho conhecimento que as unidades mais recentes não revelam já esse sintoma...quem sabe por esta marca de pneumáticos ter sido já avisada do efeito provocado e rectificado a situação na produção. Sendo a tua de 2013, presumo que tenha sido das primeiras unidades.

Verifica essa situação da ovalização do pneu com um mecânico experiente.

Quanto ao ter pingado gasolina nessa scooter usada e que te deste conta pouco depois, parece-me uma falha grave desse concessionário, pois apesar de ser scooter de serviço/test-ride durante todo este tempo e mesmo com os abusos a que normalmente são sujeitas estas unidades, isto não diminui a responsabilidade de te venderem uma scooter já reparada da situação que certamente lhes surgiu ou foi provocada antes da venda.

Para terminar, o pequeno amortecedor do banco é passar no concessionário e substituir...sem espinhas.  _pol_

Boas voltas e novamente bem vindo ao CPM.  _convivio_



EDIT: Reparei agora que era usada...mas não de serviço, o que não os iliba de terem de vender uma scooter sem o problema, que já se verificaria de certeza antes...
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 21:10 por Sapiens21 »

Cabral

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #529 em: 23 de Fevereiro de 2015, 21:20 »
Sapiens, obrigado pela resposta.

A questão da ovalização do pneu explica a vibração muito breve, que consiste no guiador literalmente a mexer-se, na casa dos 60 à hora e que desaparece rapidamente quando se passa essa velocidade. No entanto a vibração entre os 110 e os 120 terá outro motivo, que me parece estar mais ligado à vibração de um motor monocilíndrico numa determinada faixa de rotação e os apoios ou fixações desse motor.

A mota que comprei não era de serviço, mas usada e estava a perder combustivel porque no recall que a marca fez para o o-ring da bomba de gasolina, o mesmo ficou mal colocado e acabou por fazer rachar a bomba em si.

Referi a de serviço porque andei com uma enquanto a minha estava  a ser reparada e também essa tinha um guiador dançante, mas não vibrava a 110 ou 120, pelo menos tanto, digamos.

Esqueci de referir que a minha tem um vidro givi alto, não o airflow, mas o outro modelo.

Cumprimentos

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Forza 300 2013
« Responder #530 em: 24 de Fevereiro de 2015, 10:51 »
Viva,

No que se refere ao guiador eu na minha não noto nada e foi das primeiras a sair pois é de agosto de 2013, já quanto ao amortecedor do banco é realmente u, problema que ainda não se encontra resolvido, mas que a honda substitui sem problemas, hoje deixei a minha na Motorway em Campolide e referi que o amortecedor do banco está outra vez a padecer do mesmo problema, já é o segundo, e fui informado que estão a dialogar com a Honda no Japão precisamente para que les resolvam o problema definitivamente.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #531 em: 05 de Maio de 2016, 13:26 »
No passado mês de Abril (há poucos dias portanto), a revista Espanhola - Motociclismo.es - realizou um teste à Forza NSS300 a qual, apesar de ser um projecto anunciado em final de 2012 e lançado no mercado na primeira metade de 2013, parece continuar a mostrar qualidades que mesmo hoje a fizeram merecer o título e sub-título com que a revista iniciou a descrição do seu teste: "Honda Forza 300, el scooter más completo - El Honda Forza 300 es uno de los mejores scooter que he probado, y posiblemente sea uno de los mejores vehículos para la ciudad."


http://www.motociclismo.es/pruebas/scooter/articulo/honda-forza-300-scooter-completo

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Forza 300 2013
« Responder #532 em: 05 de Maio de 2016, 13:51 »
  Sim e não para mim a Forza 300 é mais mista citadina/autoestrada enquanto a PCX e agora a Forza 125 são verdadeiras citadinas, auto estrada não é para elas tive uma pcx desde a data que sairam no mercado por isso estou bastante familiarizado com ela. A Forza 300 acaba por ser um luxo para andar apenas na cidade.

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #533 em: 05 de Maio de 2016, 14:03 »
As "dificuldades" de adaptação ao modelo, chamemos-lhe assim, que tenho tido no uso diário da minha FORZA há quase 2 anos são bem conhecidos por alguns de vocês e estão no meu DB, no entanto, continuo a achar que fiz o melhor investimento atendendo ao preço que pude usufruir (ABS ao preço da versão "simples").

Recomendo esta maxi para uso citadino? Sim e não.
Sim no caso de conduzirmos com pendura e/ou em vias rápidas onde é necessário um pouco mais de "pulso" para acompanhar o trânsito que flui ou para a realização de uma ultrapassagem mais "à vontade".

O espaço de arrumação, acessibilidade (chegar ao chão), o consumo (já consegui 3.1 - que me lembre - mas rodo nos 3.7/3.9) e os intervalos de manutenção da mesma: 1 ano ou 12.000 kms, são atributos que prezo muito nesta maquina.

EDIT: continuo a achar que o modelo vendido com o vidro curto é absurdo atendendo às pretensões "turísticas" da máquina. Bem... não turísticas, mas sim para dar umas voltas... porque para "maxiscooter turística" não encontramos nada (recente/novo) na linha da Honda.


« Última modificação: 05 de Maio de 2016, 14:08 por JViegas »

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Forza 300 2013
« Responder #534 em: 05 de Maio de 2016, 17:01 »
Viva,

Sou um aficionado da Forza 300 que na minha modesta opinião é uma máquina boa para quem faz cidade e esporadicamente estrada ou mesmo auto estrada, pois se na cidade cumpre muito bem e tem uns cavalitos extra para alguma situação mais apertada, também se comporta muito bem fora da cidade dado que se viaja muito bem entre os 100/120 kms/h.

Um abraço
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

domingues

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #535 em: 19 de Maio de 2016, 03:48 »
A minha está com quase 19500 € e à excepção da correia ter partido aos 13000 e trocada na garantia nada a apontar. Troquei o pneu da frente por um B03PRO aos 19000 e ando com o givi AF1123 regulável em altura,  os punhos aquecidos e o belo do meu moto-rádio e 5 * mesmo a 2. Agora em Junho se tudo correr bem vou até Marrocos com ela a 2 e acho que vai ser uma bela viagem.

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #536 em: 19 de Maio de 2016, 10:22 »
A minha está com quase 19500 € e à excepção da correia ter partido aos 13000 e trocada na garantia nada a apontar. Troquei o pneu da frente por um B03PRO aos 19000 e ando com o givi AF1123 regulável em altura,  os punhos aquecidos e o belo do meu moto-rádio e 5 * mesmo a 2. Agora em Junho se tudo correr bem vou até Marrocos com ela a 2 e acho que vai ser uma bela viagem.

Domingues
Sei que por vezes é difícil manter um DB atualizado. Mas essa viagem a Marrocos espero que seja relatada em pormenor.
Sabemos de muito pouco sobre as FORZAS 300 do nosso CPM e ganharíamos todos com a partilha de informação (a qual tu estás a contribuir bem como o furianix no sue DB com os seus vídeos e as dicas de outros proprietários de SH300).
É uma entreajuda fantástica para que conheçamos melhor esta máquina tão pouco conhecida neste fórum...

domingues

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #537 em: 21 de Maio de 2016, 03:37 »
Vamos ver como corre mas acho que vai correr bem. Dia 19 de Junho arrancamos e chegamos cá dia 26. Até lá boas curvas

FARMOBOY83

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #538 em: 21 de Maio de 2016, 16:59 »
Motos com ssta cilindrada a com transmissão por variador são sem duvida alguma o veículo ideal para as deslocações diárias e esporadicamente umas tiradas em autoestrada. Em cidade não dão hipótese a nenhum outro veículo tendo em conta a agilidade, arranque, conforto e facilidade de condução. Continuo apenas a dizer que a nível de suspensão traseira, as scooters no geral são destruidoras de colunas e nem com melhores amortecedores as coisas lá vão pelo que os fabricantes já podiam ter encontrado melhores soluções. Quanto a viajar a Marrocos com a forza...levem bastantes filtros de ar porque se em cidade só duram 6000km, com o pó do deserto devem durar 600.

Pedro

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #539 em: 27 de Agosto de 2016, 23:04 »
Boa noite amigos

Alguém sabe de alguma Honda forza acidentada que queira vender para peças??
Obrigado

Abraços e boas curvas.

 scooter_