Autor Tópico: Forza 300 2013  (Lida 314151 vezes)

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #500 em: 09 de Janeiro de 2015, 11:10 »
Mex:
Relativamente à minha FORZA, não noto qualquer desgaste anormal dos pneus (precisarei no entanto de ir verificar a pressão dos mesmos) e ainda hoje me lembrei deste assunto e experimentei largar as mãos do volante (por alguns segundos) e não senti a direção a tremer.

Há alguns dias para cá tenho andado a fazer uma outra estrada para o meu trabalho em que o alcatrão é melhor, ou seja, tem menos buracos e não sinto qualquer vibração na direção.

Eu não percebo nada de motos/scooters, no entanto se a vibração não foi resolvida com a correcta pressão e calibragem do pneu e antes de afirmar que é feitio, deveria, na minha opinião ser colocado um pneu novo para em definitivo retirar qualquer duvida relativamente ao pneu.

Do que tenho lido pela internet não encontro qualquer referência à vibração da direção nesta scooter.

Na minha opinião:
Ir a um outro stand da marca e pedir uma segunda opinião e após resposta, caso não vá ao encontro do que estás à espera de ouvir, ou caso se mantenha a versão do "feitio", faz uma exposição por escrito junto da Honda Portugal, para se tentar apurar o que realmente se passa com a scooter.

EDIT: apenas dar nota que a aquando da substituíção da bomba de gasolina da minha maxi tanto a Honda Portugal, nas suas respostas ao que lhes coloquei relativamente ao assunto, tanto o stand onde a bomba foi substituída, fui bem atendido e esclarecido.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2015, 11:14 por JViegas »

Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Forza 300 2013
« Responder #501 em: 09 de Janeiro de 2015, 15:07 »
  De uma experiancia que um amigo teve com uma SYM acontecia que a baixa velocidade tinha vibrações mas a velocidades maiores desaparecia. Mais tarde descobriu que o pneu estava ovalizado talvez travagens bruscas ou falta de um peso. O que podes fazer é no descanso alguem segurar a mota e acelerar um pouco enquanto outro coloca um lapiz proximo do piso do pneu comecar a riscar o pneu se existir um traco descontinuo o pneu deve estar oval. Nos casos mais graves ate pode ser enpeno do eixo da roda ou ovalizacao do casquilho mas estamos a falar em situacoes mais extremas.
  Posso estar enganado mas deves ter ido ha mesma oficina e o mesmo eng  que ja fui com a minha lol.
  Agora a minha não tem esse feitio, vai a outra oficina Honda falam muito bem de uma de Sintra ou cascais pelo menos por aquilo que leio no forum. Eu vou sempre a Evora prefiro fazer muitos mais km e ser MUITO mais bem atendido até os espanhois vão lá com as Hondas tipo camiões lol.

Mex

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #502 em: 10 de Janeiro de 2015, 01:28 »
Pois bem meus caros desde já agradeço a atenção dada por todos vós bem como a vossa solidariedade prestada a este meu caso em especial. Mais uma vez aqui fica a prova dada da camaradagem que caracteriza este clube. Agora falando mais especificamente do caso, quando pensava que o tal "xerife" da SANTOGAL de ALFRAGIDE (sim,repito SANTOGAL (ALFRAGIDE))
não podia ser mais infeliz heis que o mesmo teve uma capacidade tremenda de por os pés pelas mãos e sabe-se mais lá o que senão reparem : durante a tarde dirigi-me à MOTORWAY e expus os sintomas como atrás vos tinha referido. O rapaz da assistência técnica foi 5*, ou seja, prestou-se a ouvir-me e depois, atendendo à sua vasta experiência, não só deu o seu contributo como fez questão de perguntar a um mecânico (que ele próprio referiu ser o mais indicado para aferir sobre o caso exposto) qual a sua opinião e, tal como em cima mencionaram, o problema pode muito bem estar relacionado com o pneu na medida em que, só pelo tacto do mecânico bem como do meu, deu para ter a percepção de que o pneu está efectivamente ovalizado e como tal na inspecção dos 12 mil vão se debruçar mais sobre esse pormenor para saber se o problema pode OU NÃO ser consequência desse mesmo pormenor. Depois de este diagnóstico disse então ao mecânico que a mesma iria fazer lá a respectiva revisão dos 12 mil e, mais uma vez demonstrando a sua atenção ao caso, o rapaz da assistência questionou-me se a mesma já tinha sido alertada para o recall da substituição da bomba de gasolina sendo a minha resposta "a minha não está abrangida porque na SANTOGAL (o tal xerife) verificou no sistema que a mesma não estava contemplada para a substituição" ao qual ele me diz "mas a sua mota é de fevereiro de 2014, acho muito estranho não estar abrangida.Deixe-me só verificar...". Passados uns instantes vira o monitor para poder ver e OBVIAMENTE a mota está abrangida para o tal recall. Fiquei possesso e com a folha impressa na MOTORWAY que dá conta da substituição ao abrigo da garantia dirigi-me à SANTOGAL e questionei o tal xerife cujo a sua resposta foi " eu apenas lhe dei a indicação que o sistema me disse" ao qual contra argumentei "mas sendo assim se fosse para cuspir o que o computador lhe diz colocavam máquinas e não pessoas atenderem os clientes pessoas essas que não tem a capacidade critica de perceber se o que o sistema lhes dá é uma indicação definitiva ou se pode eventualmente ser alvo de alterações. O vosso sistema ter lacunas é compreensível agora terem pessoas coniventes com tais lacunas é gravíssimo fazendo com que tenha de colocar a mota noutra oficina oficial da Honda" . E o "xerife" com toda a sua "legitimidade" alega de sua vontade e passo a citar claramente o que ele cuspiu daquela boca para fora "Desejo-lhe as maiores felicidades nessa outra oficina". E agora deixo ao vosso critério e imaginação qual o tipo de resposta que este xerife merece,ou melhor, qual a medida disciplinar que este xerife da Honda devia de ser alvo. A minha resposta foi " Depois desse seu desejo tenho a certeza que não está a dignificar a marca que todos os dias lhe paga o ordenado e garanto-lhe que acabou de dar literalmente um pontapé em todos os clientes que lhe pagam o ordenado ao final de todos os meses portanto se está farto do atendimento ao cliente ou se não tem capacidade para tal seja humilde e dê lugar a quem melhor desempenho terá." E assim me despedi com a certeza que na SANTOGAL ALFRAGIDE assistência técnica em motas que eu tenha JAMAIS. Ah na revisão dos 12 mil ficou também indicada a substituição da mola que supostamente deveria sustentar o banco independentemente do grau de inclinação.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Forza 300 2013
« Responder #503 em: 10 de Janeiro de 2015, 02:03 »
Pegás-te bem o gajo,  _palmas_ _palmas_ Eu nunca gostei muito da Santogal, mais sobre a
área automóvel.
Comigo passou-se um caso de quando comprei a minha, (em Lisboa), trazia a tampa do porta luvas com empeno nas laterais, alertei para o caso dizendo que resolviam na revisão dos mil kms.
Chegado o momento da entrega da mota pareceu-me estar resolvido, mas no próprio dia acabou por aparecer o defeito. Eles devem ter dado um aquecimento à tampa para parecer que levou a tampa nova,  _Zang_
No dia seguinte fui à MotoBelas e lá verificaram a tampa dizendo que não havia problema que íam acionar a garantia. E assim fizeram, sempre que havia um problema, ía logo para a garantia e assim fiquei cliente.
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #504 em: 10 de Janeiro de 2015, 19:10 »
Companheiro Mex,

Antes de mais dou-te os parabéns pela forma como aqui expuseste esta questão que te tem estado a afligir na condução.

Tal como eu te tinha referido numa reposta que postei no dia 03/12/2014, o problema estaria no pneu....e pelo relato que aqui fazes após a constatação experiente do mecânico, será mesmo a ovalização do pneu a responsável pela vibração.

Se por um lado fico satisfeito por ser "apenas" uma questão com o pneu e não uma situação bem mais complicada como seria um problema estrutural ou mecânico, por outro lado fiquei decepcionado pelo tratamento que tiveste no primeiro concessionário onde te dirigiste (...que terá sido onde a compraste?) e que não só se mostrou deficitário na resolução ou identificação da vibração sentida no guiador, como acabou por ter algum tipo de actuação que te levou a não querer pôr novamente lá os pés.

Felizmente foste bem atendido no 2ª concessionário oficial onde foste o qual, com a atenção e experiência demonstrada, parece ter ganho um cliente.  _pol_
Venha de lá a revisão dos 12.000Kms...  scooter_

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #505 em: 12 de Janeiro de 2015, 11:06 »
Obrigado pela partilha, pois é importantissimo termos conhecimento destas situações.

Ainda bem que o problema foi identificado e que é "apenas" do pneu.

Relativamente à bomba de gasolina, penso que não deverias andar com a maxi sem que seja efetuada a substituíção da mesma, pois de acordo com o recall da Honda, a maxi pode ter problemas, ou seja, deixar de funcionar em andamento, pelo que a acontecer é perigoso.

Boa sorte e vai atualizando.

novais

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #506 em: 12 de Janeiro de 2015, 20:51 »
Há uns anos tive vários problemas na oficina de Alfragide da Santogal, nomeadamente com o Chefe da oficina, penso que um tal Sr. Machado, se não me falha a memória...

Acho é que devias ter escrito várias vezes no livro de reclamações...

Boa sorte na resolućao do problema

speed78

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #507 em: 14 de Janeiro de 2015, 10:31 »
Essas desculpas são de deixar qualquer de boca aberta lol é de lamentar!! Seja na Santogal ou em outro lado qualquer, isso de não é "defeito, é Feitoi" agora parece que pegou "moda" usam isso pra tudo como se toda gente fosse acreditar e aceitar!! Muito bem resolvida a tua situação e fica aqui um alerta para todos nós.
Esses gajos não aprendem e esquecem que hoje a internet, nomeadamente os foruns, podem dar cabo de uma reputação!
Eu comprei lá a minha s-wing125cc, tb não gostei do atendimento, achei-os arrogantes!
Ainda bem que existem outros concessionários e uns, muito bons e com bons profissionais.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #508 em: 14 de Janeiro de 2015, 10:40 »
Ainda bem que existem outros concessionários e uns, muito bons e com bons profissionais.

Felizmente...felizmente ainda vão existindo, espalhados pelo país, alguns concessionários com seriedade e profissionais competentes.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2015, 10:50 por Sapiens21 »

Offline pteodoro

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Portimão
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300 Abs
Re: Forza 300 2013
« Responder #509 em: 14 de Janeiro de 2015, 19:47 »
Boa noite. Pois a minha, como já relatei em anteriores posts, também treme a baixas velocidades, caso tire as mãos. Já fui a um concessionário Honda e a resposta foi de que era do tipo de borracha e que outras motas também o faziam. Já recebi a comunicação da Honda para ir substituir a bomba de gasolina, tendo já accionado a garantia, noutro momento, para a bomba de óleo, penso eu, pois andava a perder óleo. Igualmente o amortecedor do banco vai ter de ser substituído.

Portanto, pudesse eu ter de volta a minha PCX, onde com 2600 euros nunca tive qualquer problema em 8000km que fiz.

Nesta espécie de mota vou com menos de 1000.

Vergonha.
DT 50 LC (0 - não me lembro quantos km)
PCX 0-6000 km
Forza 300 0 - ... km

Offline António Ferreira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2012
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Évora
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA 250 X
Re: Forza 300 2013
« Responder #510 em: 14 de Janeiro de 2015, 21:52 »
A minha tem 1400Km e também já foram substituídos o amortecedor do banco e a bomba de gasolina
A Honda deteta e assume as deficiências enquanto outras marcas não as  assumem ou não detetam e esperam pelo final da garantia para depois as termos que pagar
Também depende dos Concessionários alguns arranjam desculpas para tudo e tentam evitar as garantias
No meu caso Motodiana em Évora a garantia é logo acionada sem qualquer contestação
Depois de verificada a anomalia a resposta é: não está em condições faz-se já a garantia

Offline TG

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 80
  • Localidade: EVORA
  • Marca: HONDA
  • Modelo: ADV 350
Re: Forza 300 2013
« Responder #511 em: 15 de Janeiro de 2015, 00:02 »
Após tantos testemunhos bons e menos bons acerca da Forza 300, não quis deixar de apresentar a minha experiência visto ser o proprietário de uma.
Adquirida no final de Julho de 2014, esta FORZA 300 ABS está neste momento com 5.000 Kms.
Problemas, apenas a substituição do interruptor de stop do travão traseiro, resolvido prontamente pela Motodiana, pois a substituição da bomba de gasolina não posso considerar problema, pois ainda nada se falava sobre o assunto e já a Motodiana me tinha posto ao corrente desta necessidade.
Quanto ás trepidações, a nível de direcção ainda nunca notei nada. Quanto à trepidação do motor quando mais ou menos nas 4.000 rotações, o que noto é uma pequena vibração quando nessas rotações a aceleração é apenas para manter e não para acelerar ou reduzir a velocidade. Parece-me que se fica a dever apenas ao facto do motor estar a funcionar sem desenvolver esforço. Sendo só um cilindro a vibração aparece. Nada que incomode.
Por tudo isto até agora 100% satisfeito.
Após 4 scooters honda a única reparação a fazer foi o referido interruptor de stop e até agora todas juntas percorreram cerca de 80.000 Kms.
Espero que as avarias continuem como até agora e por isso aconselho não só a marca como também o concessionário MOTODIANA, em Évora.

Abraços
TG
Honda SH 125 - 18000 Kms;Honda Swing 125 - 38000 ks;Honda Forza 300 - 42000 kms; Honda Integra 750 - 30000 kms; Honda ADV 350.

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #512 em: 15 de Janeiro de 2015, 09:18 »
Olá a todos.
Bem vamos lá por partes.

1º Existem proprietários de FORZA's que estão a sentir a trepitadação na direção da maxi a baixas velocidades. É um facto.
2º Estão a obter respostas de que é "normal", que é "feitio", que outros modelos apresentam os mesmos sintomas. É uma realidade.
3º Outros companheiros, como eu, ainda não sentiram ou não sentem a trepidação/vibração na direção da maxi. O problema, chamemos-lhe assim, aparece apenas em alguns modelos ou não está a ser devidamente reconhecido (no meu caso).

E porque sou muito verde neste mundo das duas rodas, confesso que tenho medo. Medo de estar a andar num veículo que poderá estar a apresentar sintomas que eu não estou a reconhecer.
(estou a aguardar a marcação de um dia para ir ao stand e substituir o amortecedor do banco e irei relatar esta situação).

Já experimentei largar a direção por breves segundos, no entanto, até à data não senti qualquer vibração na direção ou provavelmente não tive o tempo suficiente para me aperceber de qualquer vibração e como quero dissipar todas as dúvidas que tenho a respeito deste problema, pedia o favor aos companheiros que estão a ter este problema, que me indiquem em que velocidades/rotações do motor vocês testam/verificaram o problema na máquina?
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2015, 09:18 por JViegas »

Offline pteodoro

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 49
  • Localidade: Portimão
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300 Abs
Re: Forza 300 2013
« Responder #513 em: 15 de Janeiro de 2015, 10:54 »
Boas. O problema das vibrações no motor verifica-se aprox às 4500 rpm, sendo que só se nota se se mantiver a esta rotação. Se acelerarmos sem parar nesse ponto nem se nota nada.

A tremideira da direcção verifica-se se tirarmos as mãos a baixa velocidade (40-60 + ou -). Não se trata de uma vibração mas sim de uma tremideira como se fossemos às guinadas muito rápidas, movimento este acompanhado pela roda da frente.

Notas: No concessionário a que vou sempre se mostraram muito receptivos a accionar a garantia (banco, bomba de óleo e bomba de gasolina), não tendo neste ponto nada a assinalar. Em relação às tremideiras, dizem-me que é normal, mas eu acho que não, pois mesmo que saíssem assim de fábrica (que não acredito) este problema deveria verificar-se em todos os modelos.

Até haver evolução esperemos que não haja quedas por estes motivos (e nem por outros)

Abraço a todos.
DT 50 LC (0 - não me lembro quantos km)
PCX 0-6000 km
Forza 300 0 - ... km

S800

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #514 em: 15 de Janeiro de 2015, 11:45 »
Não conheço o caso específico da Forza 300, mas essa vibração a que se referem (wobble) pode aparecer e ser difícil de eliminar, não significa necessariamente que a scooter seja de má qualidade.

Sobre wobble , neste caso nas Vespa GT(S) (200, 250 e 300), podem ver aqui uma explicação detalhada bem feita que pode ajudar a fazer alguma luz na vossa discussão:
http://modernvespa.com/forum/wiki-wobble

 _convivio_

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #515 em: 15 de Janeiro de 2015, 13:43 »
Não conheço o caso específico da Forza 300, mas essa vibração a que se referem (wobble) pode aparecer e ser difícil de eliminar, não significa necessariamente que a scooter seja de má qualidade.

Sobre wobble , neste caso nas Vespa GT(S) (200, 250 e 300), podem ver aqui uma explicação detalhada bem feita que pode ajudar a fazer alguma luz na vossa discussão:
http://modernvespa.com/forum/wiki-wobble

 _convivio_

Obrigado companheiro. Vou ler atentamente.

EDIT:

Depois da leitura do topido do fórum que o companheiro S800 aqui colocou, e traduzindo “grotescamente” o que ali se fala, permitam-me que lance alguma luz sobre o tema:

Wobble ou oscilação de acordo com o tradutor do Google, deve-se a alguns fatores, que em conjugação podem desencadear a oscilação em diversas scooters, das quais a Forza se enquadra.

Os fatores são:
1- Rasto do pneu;
2- Peso do condutor;
3- A carga transportada na topcase;
4- A calibração dos amortecedores ou tipo de amortecedor usado;
5- A pressão do pneu;
6- Peso insuficiente nos punhos/direção;
7- O alinhamento da roda da frente com a de trás.

Depois de algum texto elucidativo, o autor do tópico refere que se podem fazer algumas alterações/correcções para eliminar ou minimizar esta oscilação da direção:

a) Posição de condução: experimentar sentar mais à frente ou atrás na scooter;
b) Experimentar uma pressão maior nos pneus para além da recomendada pelo fabricante;
c) É sabido que com algumas topcases, os pesos nos punhos na direção devem ser alterados por forma a equilibrar todo o conjunto;
d) Verificar se a equilibragem das rodas deve estar correta;
e) Considerar pneus de outra marca ou modelo;
f) Emagrecer (como se fosse fácil), pois parece que este problema  se sente nos condutores mais pesados

No tópico deste fórum

http://www.shcooter.com/forum/viewtopic.php?f=12&t=2251&start=0

Um proprietário de uma FORZA, em 2013, referiu por lá a existência de uma vibração da direção a 50kms hora.
Obteve diversas respostas, desde da forma com a suspensão está montada neste modelo até ao tipo de borracha dos pneus que estão montados na FORZA.

No entanto destaco uma aspeto que me “saltou” à vista:
6 meses depois o mesmo user veio ao tópico informar que mudou o pneu traseiro da sua FORZA, com a colocação dos CityGrip da Michillen que parece que levam dois diferentes tipos de borracha no meio e nas extremidades do pneu, ao contrário dos Dunlop que equipam as FORZA.

Afinal o desgaste anormal dos pneus da FORZA que os companheiros têm vindo a referir poderá já ser sintoma do tipo de pneu que está montado na maxi.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2015, 14:20 por JViegas »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #516 em: 16 de Janeiro de 2015, 00:00 »
Pelo resumo muito bom que aqui deixas companheiro JViegas e apesar de não seres um dos que sente vibração incómoda na condução, ressalta um dado gravitacional neste tema...os pneus.

Se por um lado os mesmos se revelam suficientemente seguros e inspiradores de confiança (....e nestas palavras fiz um apanhado maioritário dos relatos dos utilizadores deste modelo de pneu), por outro lado e em algumas unidades - é bom salientar que não em todas - a ovalização dos mesmos ou o desgaste prematuro pode e leva mesmo a crer que sejam porventura os causadores da tal vibração aqui em tema.

Há quem sinta vibração e há quem não sinta absolutamente nada.
Há quem tenha os pneus nas "lonas" ao fim de 7.000Kms e quem, com o mesmo modelo - ScootSmart - os tenha capazes de duplicar esse número.

Quanto a isto e porque me parece de facto o correcto, o proprietário do modelo que revele esses sintomas deverá passar pelo concessionário oficial e tentar dissipar as suas dúvidas junto da experiência dos mecânicos. Mas pelo que li e até pelo relato e experiência junto do concessionário onde se deslocou e aqui partilhada pelo companheiro Mex, estou mesmo inclinado para os pneus.

--------------------------------

Já agora aproveito para partilhar uma foto de uma concentração de Forzista's na Tailândia, local que tem uma forte "adoração" por alterações, tunings e upgrades às suas máquinas.  _pol_



E parece que gostam muito das brancas...não sei...dizem que são as que andam mais.  _Rolley_

joaosa

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #517 em: 19 de Janeiro de 2015, 16:06 »
Boas,

deixem-me lançar outro tópico sobre a Forza 300 ...

Sou só eu que acho a suspensão traseira excessivamente dura? Claro que as rodas pequenas juntamente com os amortecedores curtos e rijos não ajudam.
Já experimentei várias afinações da pré-carga e não sinto diferenças significativas.
Já alguém experimentou outros amortecedores? Há alguma maneira conhecida de amaciar a maxi?


Abraços

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #518 em: 19 de Janeiro de 2015, 17:47 »
Já alguém experimentou outros amortecedores? Há alguma maneira conhecida de amaciar a maxi?

Sei de quem alterou a espessura do óleo (quase sempre na frente) e notou melhorias.  _pol_
Pede um conselho no teu concessionário, companheiro.  :)


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #519 em: 19 de Janeiro de 2015, 18:37 »
Mas também existe a hipótese de recorreres ao after market, nomeadamente aos conhecidos e reconhecidos entre a malta dos fóruns da Forza, como o YSS.

Em páginas anteriores tens locais de compra e fotos dos mesmos montados. _pol_


Offline furianix

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 182
  • Marca: HONDA
  • Modelo: FORZA
Re: Forza 300 2013
« Responder #520 em: 19 de Janeiro de 2015, 21:25 »
 Realmente é um pouco dura de suspensão, quando alterei o meu banco não quis por gel no banco mas secalhar se fosse hoje tinha colocado, no teu caso penso que fica mais economico meter gel no banco talvez resolva no teu caso eu secalhar mais uns tempos e coloco gel.

JViegas

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #521 em: 20 de Janeiro de 2015, 09:25 »
Sim se calhar o gel, pois os amortecedores indicados pelo companheiro Sapiens21 são carissimas. Se repararmos nas imagens que por aqui estão, poderemos reparar que quase todas ou todas as maxis foram alvo de troca de amortecedores.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Forza 300 2013
« Responder #522 em: 20 de Janeiro de 2015, 13:20 »
Sim, até poderá ser um valor que retrai um pouco..aceito, mas não me parece excessivo.

Numa pesquisa rápida e sem procurar preços, encontrei os amortecedores YSS a qualquer coisa como €178, aqui: BIZERZ BITS


S800

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #523 em: 20 de Janeiro de 2015, 14:15 »
Obrigado companheiro. Vou ler atentamente.

EDIT:

Depois da leitura do topido do fórum que o companheiro S800 aqui colocou, e traduzindo “grotescamente” o que ali se fala, permitam-me que lance alguma luz sobre o tema:

Wobble ou oscilação de acordo com o tradutor do Google, deve-se a alguns fatores, que em conjugação podem desencadear a oscilação em diversas scooters, das quais a Forza se enquadra.

Os fatores são:
1- Rasto do pneu;
2- Peso do condutor;
3- A carga transportada na topcase;
4- A calibração dos amortecedores ou tipo de amortecedor usado;
5- A pressão do pneu;
6- Peso insuficiente nos punhos/direção;
7- O alinhamento da roda da frente com a de trás.

Depois de algum texto elucidativo, o autor do tópico refere que se podem fazer algumas alterações/correcções para eliminar ou minimizar esta oscilação da direção:

a) Posição de condução: experimentar sentar mais à frente ou atrás na scooter;
b) Experimentar uma pressão maior nos pneus para além da recomendada pelo fabricante;
c) É sabido que com algumas topcases, os pesos nos punhos na direção devem ser alterados por forma a equilibrar todo o conjunto;
d) Verificar se a equilibragem das rodas deve estar correta;
e) Considerar pneus de outra marca ou modelo;
f) Emagrecer (como se fosse fácil), pois parece que este problema  se sente nos condutores mais pesados

(...)

Volto a frisar que não conheço pessoalmente o caso da Forza.

Chamo especial atenção para a top case. Quanto à topcase posso falar sobre a minha experiência na CN 250. Não alterando os punhos de origem, se colocar a topcase sem outras alterações fico imediatamente com wobble abaixo de 50/40kms/h, em desaceleração, sem mãos no guiador . Se retirar a topcase, e nas mesmas exactas circunstâncias, desaparece de imediato.

A minha sugestão é que vão alterando uma coisa de cada vez, tentando replicar as condições, para conseguirem chegar a conclusões. Se fizerem tudo ao mesmo tempo, acabam por não perceber o que resolve o vosso problema concreto. Cada caso é um caso.
 _convivio_

S800

  • Visitante
Re: Forza 300 2013
« Responder #524 em: 20 de Janeiro de 2015, 14:20 »
No universo Vespa (bem sei que são diferentes), os YSS são geralmente bem cotados, com uma boa relação custo/performance. No topo da escala habitualmente encontram-se os Bitubo, mas são muito caros, e mesmo no set up mais macio são bastante duros.