Autor Tópico: Descanso Lateral...  (Lida 21808 vezes)

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Descanso Lateral...
« em: 20 de Maio de 2010, 00:07 »
Olá a todos!
Desde que tenho a Maxi, nunca me habituei ao facto do descanso lateral quando colocado “parar” o motor.
Reconheço que é uma vantagem em segurança, mas do meu ponto de vista é um incómodo … 
Quem tem este sistema desactivado e qual foi a razão?
Já algum de vós teve alguma má experiência, onde inadvertidamente alguém por desconhecimento rodou o acelerador e a scooter rolou e foi ao chão?  _Zang_
Cumps,

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Descanso Lateral...
« Responder #1 em: 20 de Maio de 2010, 00:09 »
Tenho ideia que a Cristina fez uma alteração do género na JoyRide...a ver se ela passa por aqui!

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Descanso Lateral...
« Responder #2 em: 20 de Maio de 2010, 00:27 »
Pois fiz, mas façam como eu digo, não façam como eu fiz porque é perigoso!! _careta_

A minha recolhia o descanso assim que perdia o contacto com o chão, e como já sabia que isso era garantia de muitos tombos, o jeitoso do meu marido fez um pequeno brico para anular essa recolha automática do descanso lateral.

Porém, esse incómodo não existe por acaso, e actualmente todas vêm com esse sistema, ou com o de desligar automaticamente o motor como as vossas.

Arrancar com o descanso por recolher, é no mínimo um grande susto muito perigoso  _confuso_ e eu já ponderei instalar um sistema como têm as vossas para desligar quando coloco o descanso, e só ainda não o fizemos por falta de oportunidade.

Finalmente, não se esqueçam que mais dia menos dia estão aí as inspecções, e duvido que essas modificações passem  _Rolley_

Na da minha filha não deixei alterar apesar de ela insistir, e não recomendo a ninguém  _polb_

ZeLuz

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #3 em: 20 de Maio de 2010, 01:01 »
Desde que tenho a Maxi, nunca me habituei ao facto do descanso lateral quando colocado “parar” o motor.

Eu também não me habituei e demoro sempre uns segundos até perceber que tenho a maxi no descanso lateral... mas isso é só porque em 20 vezes que a estaciono, 19 são no descanso central...  _Rolley_

Para quem a estaciona maioritariamente no lateral acredito que seja um inconveniente, já que não podemos simplesmente dar à chave e esperar que aqueça um pouco. Retirar o corte, não acho uma boa opção em termos de segurança...

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #4 em: 20 de Maio de 2010, 11:13 »
Eu por «descanso» utilizo sempre o descanso lateral, não para parar o motor, isso é um erro grave segundo o book, mas para prevenir que ao sair de cima da mota para colocar o central por alguma razão a mota caia... é mais uma segurança... felizmente que esta menina não tem esse sistema de recolha automática... é tacão mesmo... à moda antiga...

gonçalves

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #5 em: 20 de Maio de 2010, 14:07 »
ok eu sei que não tenho uma scooter  scooter_  e a minha moto é de mudanças mas eu consigo por a moto a trabalhar com ela no descanço lateral e se por acaso me esquecer de o recolher assim que engrenar a primeira ela para de imediato. ora vejam la se isso da para adaptar numa de caixa automatica como as vossas pois trata-se de uma segurança tipo interruptor montado no descanço. :-\ :-\

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Descanso Lateral...
« Responder #6 em: 20 de Maio de 2010, 20:24 »
Olá a todos!
Antes de ler as msg’s deste tópico vim da minha garagem acabadinho de “desligar” o dito sistema.  Já reparei que estou um bocado “contra corrente”  _pensador_
Foi super fácil de fazer o trabalho, ou seja, não foi necessário cortar nenhum fio nem desligar qualquer ficha… muito simples meus amigos. Neste modelo da Kymco, basta uma chave 10 e retirar um pequeno interruptor rotativo associado ao descanso lateral e mais nada! Com uma abraçadeira plástica fixei-o ao chassis e no dia que for necessário recolocá-lo são só cinco minutos. _careta_
Eu uso a scooter para me deslocar para o trabalho e em cada viagem que faço, necessito de “desmontar” no mínimo 4 vezes ou seja, multiplicado por 4 dará se as contas não me falham 16 vezes.  Já imaginaram dar ao motor de arranque 16 vezes para fazer 18km? _polb_
Além do tempo que se perde a colocar a scooter no cavalete central para evitar parar o motor, também existe no meu entendimento um desgaste e fadiga mecânica de todo o material em geral.
Eu sei que é um risco que tenho de correr, agora exponencialmente maior porque o meu filho mais velho está a tirar a carta A e B e será mais um utilizador.  _conv_
Como diz o Miguel de Obidos, o uso do descanso lateral é fundamental para a segurança e comodidade do “entra e sai”. Nas motos convencionais e pela experiência, ninguém faz este tipo de procedimento sem o descanso lateral no chão. Recordo-me um dia que fui com mais dois amigos dar um passeio pela Lousã e a um deles o descanso lateral ficou inoperacional… nem imaginam a dificuldade que ele tinha em montar e desmontar da mota (BMW R1200RT), tinha que um de nós o ajudar a segurar a dita.
Para terminar, espero não colocar uma msg em que o conteúdo seria a lamentar um “azar” por causa desta alteração. O tempo dirá…
Um abraço,

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Descanso Lateral...
« Responder #7 em: 20 de Maio de 2010, 22:29 »
DIN, depois de uns sustos, criei uma rotina para nunca esquecer o descanso quando arranco, e tem resultado: toco com a perna na "patilha" que acciona o descanso para o sentir recolhido, e só depois arranco. É como checkar o cinto de segurança no carro  _pol_

PS: ainda hojem quando passo por um polícia de maxi, verifico sempre... que não levo cinto de segurança  _lool_

Jose Antunes

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #8 em: 20 de Maio de 2010, 22:45 »
Bem eu axo k o sistema de desligar o motor com o descanso lateral,para mim é uma segurança,pelo menos nao me eskesso de o recolher! eu ja tive motorizada e posso vos dizer k fui algumas vezes ao chao por essa causa!

por isso nao vou alterar!!

Macanudo

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #9 em: 20 de Maio de 2010, 23:48 »
Eu "desviei" o interruptor do descanço lateral, se vierem as inspeções perco 5 minutos para o colocar no local e depois da inspeção mais 5 minutos para "desviar" novamente.

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Descanso Lateral...
« Responder #10 em: 20 de Maio de 2010, 23:58 »
A minha opinião sobre o assunto:
Desligar o interruptor de corte de corrente, do descanso lateral, só concordo se montarem um mecanismo que nesta situação (descanso lateral em serviço), tenha uma indicação luminosa bem visível, ou Sonora.
Segurança em 1º lugar

P. S. - Bem que me dava jeito a anulação desta protecção, quando paro a máquina para abrir o portão da garagem, mas prefiro como está.
« Última modificação: 20 de Maio de 2010, 23:59 por kota »
Membro CPM nº5

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Descanso Lateral...
« Responder #11 em: 21 de Maio de 2010, 23:57 »
Percebo perfeitamente que não dê muito jeito... mas já tive mota sem o sistema e acho que é muito melhor ter.
Na minha não sairá... O Companheiro Gonçalves é que tem razão: o ideal seria o sistema de algumas motas de caixa... só se engrenar a 1ª é que desliga a mota...
 scooter_


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Descanso Lateral...
« Responder #12 em: 22 de Maio de 2010, 10:07 »
Muitas vezes também me apetecia tirar este sistema, mas ao final, se pesarmos os prós e os contras...

Consigo habituar-me a ter o sistema e a segurança não tem preço...

A minha segue igual...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Descanso Lateral...
« Responder #13 em: 22 de Maio de 2010, 23:12 »
Boas a todos!
Não deixando morrer o assunto, lembrei-me de um sistema de segurança que tinha uma moto 4 do meu irmão (Polaris) que era; quando se engrenava a marcha-a-trás, o motor sempre que se acelerava "engasgava-se" obrigando a manobra a fazer-se devagar. Ora este sistema poderia ser desenvolvido para as maxis, ou seja, quando se colocava o descanso lateral ficava a trabalhar ao ralentim e ao mínimo toque no acelerador o motor desligava-se. Pensem nisso senhores construtores!

Tormentinha

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #14 em: 23 de Maio de 2010, 01:12 »
Boas.

A peugeot satelis gama 2010 já introduziu uma centralina que alem de controlar a gestão do motor tambem gere o descanso lateral.segundo a informação na soloScooter quando temos a scooter parqueada com o DESCANSO LATERAL podemos colocar o motor em funcionamento e de seguida vestir o casaco,colocar as luvas e como é obvio o capacete.pois a centralina detecta o DESCANSO LATERAL acionado e corta as rotaçoes do motor ás 2000rpm.
 _palmas_

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Descanso Lateral...
« Responder #15 em: 23 de Maio de 2010, 22:57 »
Boas!
Ora aí está uma solução prática à "francesa"... _pol_

Um abraço,

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Descanso Lateral...
« Responder #16 em: 10 de Junho de 2010, 12:45 »
Boas!
Já lá vão quase 2.000km e o descanso lateral sem o interruptor de "corte" continua a funcionar ás mil maravilhas. Penso que já "interiorizei" o procedimento... _rir_
Já que o tema do tópico é o descanso lateral deixo aqui um aviso à navegação; quem é proprietário deste modelo da Kymco, ou venha a sê-lo, muito cuidado com este "acessório de estacionamento", é muito falso (não sei se nas outras é igual) e se não se tem o cuidado de reverificar o equilibrio da scooter, o mais que pode acontecer é ir ao chão... _polb_
Eu um dia deste, ao estacionar para abrir o portão da garagem, depois de colocar o descanso lateral, dou o primeiro passo e por instinto ainda a consigo aparar o tombo... _confuso_ fiquei com "ela" nos braços  _lool_. Falta-lhe um "TRAVÃO DE MÃO" !!!!!!!!!!!!!!!!  _Zang_
Abraços,

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Descanso Lateral...
« Responder #17 em: 10 de Junho de 2010, 12:54 »
Nem mais DIN.  _palmas_

Infelizmente já presenciei a queda de uma downtown por causa do descanso.

Foi no regresso do passeio a Óbidos. Paramos para decidir qual o itenerário a tomar, o companheiro Jordax puxa o descanso lateral e quando desmonta da maxi pumba. A maxi cai mesmo ali...  _martelada_

Foi o batismo. Só sofreu uns pequenos arranhões.

Aos possuidores da Downtown, MUITO CUIDADO COM ESSE DESCANSO!!!

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Descanso Lateral...
« Responder #18 em: 25 de Junho de 2010, 16:42 »
Já lá vão quase 2 anos desde que anulei o sistema, até à data nunca arranquei com a mota com o descanso lateral aberto.

Então ainda me falta mais de um ano, pois ainda ontem tentei  _confuso_  a sorte é que arranco sempre devagarinho, e ouvi logo o barulho senão  _martelada_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Descanso Lateral...
« Responder #19 em: 25 de Junho de 2010, 20:48 »
Viva!

Na minha GTS já desliguei a ficha que liga ao sensor...  _lool_ _lool_

O pior foi quando rodeia a chave e carreguei no start... não pegava  _Zang_

Toca a desmontar tudo, outra vez, e ligar novamente o sensor...  _martelada_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 397
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: Descanso Lateral...
« Responder #20 em: 25 de Junho de 2010, 21:05 »
Viva!
Na minha GTS já desliguei a ficha que liga ao sensor...  _lool_ _lool_
O pior foi quando rodeia a chave e carreguei no start... não pegava  _Zang_
Toca a desmontar tudo, outra vez, e ligar novamente o sensor...  _martelada_

Abraço ;)

Não basta desligar a ficha, há que fazer um "shunt".
Membro CPM nº5

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #21 em: 25 de Junho de 2010, 21:19 »
Boas.

A peugeot satelis gama 2010 já introduziu uma centralina que alem de controlar a gestão do motor tambem gere o descanso lateral.segundo a informação na soloScooter quando temos a scooter parqueada com o DESCANSO LATERAL podemos colocar o motor em funcionamento e de seguida vestir o casaco,colocar as luvas e como é obvio o capacete.pois a centralina detecta o DESCANSO LATERAL acionado e corta as rotaçoes do motor ás 2000rpm.
 _palmas_

Gama de 2010.... não... isso já existia antes nas versões de topo (Executive) a minha por exemplo tem esse sistema.
Agora provavelmente é de série em todas as versões.  scooter_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Descanso Lateral...
« Responder #22 em: 25 de Junho de 2010, 21:59 »
Não basta desligar a ficha, há que fazer um "shunt".

Viva!

Pensei nessa solução mas o desligar o sensor já me fazia alguma comichão... Como não funcionou à primeira deixei esta ideia de parte.  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Somedevil

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 87
  • Localidade: Caldas da Rainha
  • Marca: Vespa
  • Modelo: Vespa GTS 300 Super
Re: Descanso Lateral...
« Responder #23 em: 22 de Março de 2014, 15:46 »
Desenterrando o tópico:

- Para a Honda SW-T, o acto de se eliminar o corta-corrente no descaso lateral é fácil de fazer?

Quando tinha a Piaggio X-Evo 400 fiz esse "brico", muito simplesmente rodando o sensor junto ao descaso de modo a não tocar no mesmo...

Sei que é menos seguro, mas sinceramente incomoda-me que não possa ter o motor a trabalhar com a scooter no descanso central. Sem este corte, o motor pode ir aquecendo enquanto se prepara a viagem...

Vespa GTS 300' 09

nribeiro

  • Visitante
Re: Descanso Lateral...
« Responder #24 em: 22 de Março de 2014, 16:52 »
Fiz ontem na minha PCX sem desmontar nada e em 5 minutos.
Basicamente comecei antes de ontem mas devido a um stress voltei a colocar tudo de volta mas ontem voltei á carga e reparei que não era preciso desmontar nada na mota.
Dá um grande jeito mas á noite ia esquecendo o descanso para baixo. Sorte que lhe bati com o pé quando arranquei. Loool