Autor Tópico: Segurança pcx  (Lida 13999 vezes)

Carlosgomes

  • Visitante
Segurança pcx
« em: 30 de Outubro de 2012, 00:01 »
Olá a todos!

Comprei a minha pcx à relativamente pouco tempo, mais precisamente em 07/2012. A minha escolha foi influenciada essencialmente pelo seu baixo consumo anunciado e porque achei bastante boa, a relação qualidade/preço :), o sistema stop & go e a sua travagem combinada, foram sem dúvida factores de peso na minha decisão.

Neste momento tenho dúvidas na escolha que fiz, à medida que vou somando kms, somo também algumas questões que passo a partilhar: acho a suspensão demasiado rija e com pendura torna-se mesmo desconfortável em piso mais irregular; em piso molhado, os pneus não dão qualquer segurança, mesmo conduzindo com cuidado e a baixa velocidade; o sistema de travagem combinado, na minha opinião, torna-se perigoso em tempo de chuva.

Agora pergunto, o comportamento da minha pcx é normal e está enquadrado com o comum das maxicooters? Existe alguém que sinta o que eu descrevi? Ou será apenas a falta de mais uns bons kms para me habituar?  :P

Cumprimentos,
Carlos Gomes

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Segurança pcx
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2012, 00:41 »
Olá.
Tive uma PCX dois anos pelo que acho que consigo ajudar.
Suspensão: Podes sempre resolver a questão com  cerca de 250€. Montas uns amortecedores da YSS e ficas com uma moto nova em conforto e em segurança.
Pneus: Nunca tive problemas com os meus (IRC) mas a verdade é se andei uma vez com piso molhado foi muito. Em seco achei que cumpriam mas também nunca fiz curvas onde raspasse fosse o que fosse. Sei de muita gente que curva até raspar o descanso central no chão. Se andas à chuva, aposta nuns pneus Michelin ou Pirelli (eu iria por estes). Em breve está previsto existirem também da Dunlop.
Travagem combinada: Ao contrario do que tu dizes, tal potencializa a travagem e segurança da mesma. Mas começa sempre por usares a manete esquerda de modo a actuar o travão de trás e assim baixar a traseira (se bem que também actua um pitão dos 3 da pinça dianteira) e logo de seguida o da manete direita, que só actua à frente. Verás que a moto além de travar mais e mais depressa terá uma travagem muito melhor controlada e eficaz pois ao fazeres a traseira baixar há menos transferência de peso para a frente e melhor aderência do pneu traseiro. Claro que com uns pneus superiores ainda notarás mais
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

epr

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2012, 08:56 »
Os IRC são maus no piso molhado. Muda para michelin ou pirelli e ficarás satisfeito (custa-te entre 125 a 150 euros para os 2 pneus)

Em relação à suspensão é um facto que há muitas reclamações. É um dos defeitos da scooter. Resolve-se bem metendo uns amortecedores novos como o colega acima disse mas sai muito caro. O que muita gente faz (eu também fiz) é meter umas anilhas nos amortecedores. Não custa mais de 20 euros fazer isto e tem deixado muita gente satisfeita.
Fica assim
http://img96.imageshack.us/img96/7851/pcx005.jpg

Fernando barata

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2012, 11:30 »
Tive uma PCX durante um ano, logo das primeiras há cerca de 2 anos, e mandei um grande trambolhão ao fim de uns meses, despachei-a de seguida, nunca mais me senti confiante nela, não gostei, e devo a grande parte do que refere o Carlos Gomes. Travagem combinada (é um pau de dois bicos), agora ando com travões independentes na minha actual scooter, e acho muito mais dependente da nossa capacidade de dosear a travagem - logo melhor, os pneus; na altura havia apenas os IRC - maus, muito maus com humidade ou chuva, a suspensão; um verdadeiro quebra costas, para o passageiro nem falar! _Zang_

Mas milagres não há: a PCX é uma scooter que faz muito bem a entrada nos 125 cc, é fantástica em cidade, pequena, leve, é mesmo muito económica e é imbatível em termos de preço, pelo que não se pode pedir mais, mais mesmo, só mudando de cilindrada, ou optando por uma scooter mais bem equipada, mas mais cara e menos económica.

Com as mudanças que falam de pneus e de suspensão talvez melhore, mas  somando os euros todos, porventura, já se chega a uma Sym GTS ou outra....a PCX é um produto comercial que resulta muito bem se ficarmos pelo valor da compra, upgrades nesta scooter, tendo em conta o mundo de possibilidades nas 125 cc e nas cilindradas logo acima, valerão a pena?

Abraço e curvas... das boas! _pol_

Carlosgomes

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2012, 13:34 »
Obrigado pela V/ ajuda!

Neste momento, não está nos meus planos a troca de scooter, pelo menos nos próximos dois anos. A questão das anilhas nos amortecedores parece-me bem, se melhora significativamente o comportamento e tem o preço aproximado de 20,00€, acho que sim! Agora a questão: uma vez que eu penso (não sei se estou certo) que as anilhas são para reduzir o curso dos amortecedores, terão estes um tempo de vida bastante mais curto?

Em relação aos pneus, acho que vou então substitui-los logo que tenha oportunidade para (quero apostar mais na minha segurança), tenho a perfeita noção que o comportamento de uma scooter é totalmente diferente em piso molhado, mas, acho que desta forma também é exagero!!!  :o

Vamos Falando, cumprimentos a todos.

Carlos Gomes

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Segurança pcx
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2012, 13:37 »
Tive uma PCX durante um ano, logo das primeiras há cerca de 2 anos, e mandei um grande trambolhão ao fim de uns meses, despachei-a de seguida, nunca mais me senti confiante nela, não gostei, e devo a grande parte do que refere o Carlos Gomes. Travagem combinada (é um pau de dois bicos), agora ando com travões independentes na minha actual scooter, e acho muito mais dependente da nossa capacidade de dosear a travagem - logo melhor, os pneus; na altura havia apenas os IRC - maus, muito maus com humidade ou chuva, a suspensão; um verdadeiro quebra costas, para o passageiro nem falar! _Zang_

Mas milagres não há: a PCX é uma scooter que faz muito bem a entrada nos 125 cc, é fantástica em cidade, pequena, leve, é mesmo muito económica e é imbatível em termos de preço, pelo que não se pode pedir mais, mais mesmo, só mudando de cilindrada, ou optando por uma scooter mais bem equipada, mas mais cara e menos económica.

Com as mudanças que falam de pneus e de suspensão talvez melhore, mas  somando os euros todos, porventura, já se chega a uma Sym GTS ou outra....a PCX é um produto comercial que resulta muito bem se ficarmos pelo valor da compra, upgrades nesta scooter, tendo em conta o mundo de possibilidades nas 125 cc e nas cilindradas logo acima, valerão a pena?

Abraço e curvas... das boas! _pol_

Olá.
Em relação à travagem continuo a pensar que é uma mais valia ser combinada. Unico problema que esta travagem tinha nos primeiros modelos é que travássemos com que travão fosse ativava ambos o que em manobras apertadas e baixa velocidade era por vezes complicado principalmente em motos maiores. Hoje em dia apenas quando travamos com o traseiro, ambos são activados sendo apenas o da frente ligeiramente solicitado. Se não fosse mais seguro a Honda não teria mantido e evoluído tal sistema muitíssimas motos mesmo de gama alta e muito menos a concorrência seguiria o mesmo conforme vem a acontecer.
Dizes que investir na PCX não compensa mas isso penso que tem mais a ver com o que pretendemos, isto é, mesmo com o investimento e preço de aquisição já dava para comprar, por exemplo, uma Sym GTS, que adianta tal se procuramos uma moto ágil, económica, leve e com rápidas acelerações para usar essencialmente em  cidade?

Parece que o muitos dizem da minha SH300...com o valor dela compravas outra coisa....mas eu quis algo para 95% de cidade, bastante agil e com consumos simpáticos...e é o que tenho, uma 300 que parece uma 125cc em todos campos. Não presta para AE, é verdade mas para isso tenho uma V-Strom 650...Leva pouca coisa...verdade apesar de consegui trazer um saco de 15kg de ração no meio das pernas...se precisar de mais...vai o carro.
Apenas vendi a PCX por querer algo que andasse um pouco mais e fizesse melhor a IC19 fora da hora de ponta porque senão ainda a teria e faria os referidos investimentos.
Nosso mal muitas vezes é não sabermos definir o que realmente querermos/precisamos.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Segurança pcx
« Responder #6 em: 30 de Outubro de 2012, 13:42 »
Obrigado pela V/ ajuda!

Neste momento, não está nos meus planos a troca de scooter, pelo menos nos próximos dois anos. A questão das anilhas nos amortecedores parece-me bem, se melhora significativamente o comportamento e tem o preço aproximado de 20,00€, acho que sim! Agora a questão: uma vez que eu penso (não sei se estou certo) que as anilhas são para reduzir o curso dos amortecedores, terão estes um tempo de vida bastante mais curto?

Em relação aos pneus, acho que vou então substitui-los logo que tenha oportunidade para (quero apostar mais na minha segurança), tenho a perfeita noção que o comportamento de uma scooter é totalmente diferente em piso molhado, mas, acho que desta forma também é exagero!!!  :o

Vamos Falando, cumprimentos a todos.

Carlos Gomes

O objectivo das anilhas é comprimir a mola (o que nas maiorias das motos é possível regular...a pré-carga). E com isso não reduzes o curso....alias o amortecedor até ficará mais esticado pois a mola irá "empurra-lo". Não te afetará nada na duração dos mesmo. Apenas no caso de uma pessoa muito leve ficaria mais rija a suspensão algo que na PCX não se perde nada.
Uns amortecedores custam cerca de 250€...sei que custa mas vale bem o investimento, quer em segurança quer em conforto principalmente se andas muito com pendura. Quem os pôs não se arrepende nada.
Caso queiras posso-te dar um link de um site alemão com bons preços para os modelos medios/altos de amortecedor e mola.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

epr

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #7 em: 30 de Outubro de 2012, 14:04 »
O objectivo das anilhas é comprimir a mola (o que nas maiorias das motos é possível regular...a pré-carga). E com isso não reduzes o curso....alias o amortecedor até ficará mais esticado pois a mola irá "empurra-lo". Não te afetará nada na duração dos mesmo. Apenas no caso de uma pessoa muito leve ficaria mais rija a suspensão algo que na PCX não se perde nada.
Uns amortecedores custam cerca de 250€...sei que custa mas vale bem o investimento, quer em segurança quer em conforto principalmente se andas muito com pendura. Quem os pôs não se arrepende nada.
Caso queiras posso-te dar um link de um site alemão com bons preços para os modelos medios/altos de amortecedor e mola.
Um abraço,

Só para acrescentar, o amortecedor da pcx não existe. Está lá para efeitar. A unica coisa que funciona são as molas. Na desmontagem dos mesmos para colocar a anilha verifica-se que o amortecedor não tem força nenhuma. Estes amortecedores são uma bela porcaria e o que me surpreende mais é já ter saido uma segunda versão da pcx e manterem o mesmo amortecedor.
As anilhas ajudam a evitar levar tanta pancada na costas e dão alguma segurança extra mas como é obvio não é a mesma coisa que levar uns novos como dever ser.





« Última modificação: 30 de Outubro de 2012, 14:05 por epr »

anarosa

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #8 em: 30 de Outubro de 2012, 15:45 »
Ola Carlos

Tenho uma PCX ha mais de dois anos.
Esta so com quase 8 mil km, mas estou super satisfeita.

Posso dizer que ainda ontem andei á chuva com ela e o comportamento é sempre positivo.

A um de abril, fiz 300 km em passeio com um grupo, metade dos quais debaixo de chuve forte e viemos sempre na ordem dos 90 km/hora.

Em agosto fui com o pessoal aqui do CPM a Espanha e foram 600 km impecaveis. Claro que o corpo fica cansado de tanto km num dia, mas, a julgar por certos comentarios que vi aqui no CPM, eu estava mesmo muito bem.
À verdade que não ando com pendura. Pode ser ai a diferença.

A minha tem sido assitida na BRR motos aqui no barreiro. ira agora fazer a revisão dos 8 mil. Não lhe alterei nada e estou satisfeita.

Penso que deves deslocar-te onde a compras-te e pedir a opinião do que pode fazer.
Por vezes pode ser coisas até simples!

Eu qualquer duvida que tenho falo com eles e estou super satisfeita.

Até breve e boas Curvas

Carlosgomes

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #9 em: 30 de Outubro de 2012, 23:16 »
Pois, acredito que nem todos tenhamos a mesma opinião mas, tendo em conta que não é para mim uma estreia em duas rodas e embora tenha a noção que não sou nem quero ser nenhum "expert" na matéia, acho que devo fazer algo para melhorar o comportamento da minha pcx... não quero desfazer-me dela, até por que existem outros factores que já foram aqui mencionados, pelos quais eu estou muito satisfeito!  scooter_

Carlos Gomes

jl39idade

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #10 em: 07 de Novembro de 2012, 22:00 »
Pessoal a minha Honda Pcx tem mais de 25000km e posso dizer isto.

1 - Os pneus ainda são os de origem.

2 - Continua a gastar menos de 2,5 litros aos 100km.

3 - Tirando as mudanças de óleos e filtro do ar... mais nada foi mudado.

4 - Se calhar quando fizer os 28000km lhe mude a correia do variador...

5 - Todos os dias faz cerca de 80km.

6 - Faz como sempre fez os 80km a 90kmh...

Fala-se de muita coisa, menos do que se deve falar... a Pcx não é uma moto 1000cc, tem apenas 125cm3 e como tal esta limitada a muita coisa.

Dentro das scooter's é a mais fiável. Não nos podemos esquecer que a Honda não coloca nada no mercado que lhes possa dar dores de cabeça e estragar o bom nome.

Offline pgomes78

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2012
  • Mensagens: 714
  • Localidade: Agualva-Cacém
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH 300i ABS 2012
Re: Segurança pcx
« Responder #11 em: 07 de Novembro de 2012, 23:56 »
Pessoal a minha Honda Pcx tem mais de 25000km e posso dizer isto.

1 - Os pneus ainda são os de origem.

2 - Continua a gastar menos de 2,5 litros aos 100km.

3 - Tirando as mudanças de óleos e filtro do ar... mais nada foi mudado.

4 - Se calhar quando fizer os 28000km lhe mude a correia do variador...

5 - Todos os dias faz cerca de 80km.

6 - Faz como sempre fez os 80km a 90kmh...

Fala-se de muita coisa, menos do que se deve falar... a Pcx não é uma moto 1000cc, tem apenas 125cm3 e como tal esta limitada a muita coisa.

Dentro das scooter's é a mais fiável. Não nos podemos esquecer que a Honda não coloca nada no mercado que lhes possa dar dores de cabeça e estragar o bom nome.

Olá.
Não colocando a PCX em questão a nível de fiabilidade, a Honda tem/teve já modelos mais e menos problemáticos como todas as marcas, especialmente as japoneses. Que tenha índices superiores também não duvido. Mas que há PCXs que já tiveram problemas também o há.
A correia já fez uns belos quilómetros e neste momento, a meu ver arriscaste a ficar no caminho pela mesma poder partir, mas também é algo que não é grave.
Quanto aos consumos é de esperar que se mantenham durante a vida útil do motor desde que seja feita uma correcta manutenção.
Os pneus é normal, se tiveres uma condução cuidadosa, sendo os mesmos dures, irão durar. Os IRC são durinhos!!
Em relação ao que aqui se fala, infelizmente a PCX não presta. A sua suspensão traseira é muitíssimo fraca o que além de provocar desde logo falta de conforto (com as batidas a ser totalmente transmitidas às costas) também provoca falta de segurança...passa a andar bem numa zona com desníveis e a sensação é que segues em mar alto. Se tal um dia acontecer em curva mais acentuada, depois falamos.
Agora que a mesma cumpre minimamente...cumpre especialmente se tivermos em conta as suas virtudes e defeitos.
Mas é lamentável a Honda não colocar melhores amortecedores na moto. Falamos de 250€ de custo de venda ao público, logo comprados aos milhares custará menos de metade....e se acrescentassem tal valor à preço final da moto, não deixariam de a vender e os clientes agradeceriam.
Um abraço,
Pedro Gomes

Honda SH 300 abs 2012
Suzuki DL 650 v-strom abs 2010

Jorge Amaral

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #12 em: 16 de Novembro de 2012, 16:12 »
Olá!
Nunca andei de moto e sou um leigo nesta matéria. Encomendei uma Honda PCX, mas ainda estou à espera dela. A minha questão é relativamente aos pneus da PCX, é possível por uns mais largos, e se trará benefícios em termos de segurança? (não sei se a pergunta faz sentido). Valerá a pena trocar os pneus que a PCX tráz, para aumentar a segurança tanto em piso seco como molhado? Quais os pneus que me aconcelham, em relação a qualidade/preço, e no que diz respeito ao melhor pneu? Já ouvi falar que a Michelim, Pireli ou os Bridgestone Hoop, são marcas conceituadas, mas solicitava a vossa ajuda nesta tomada de decisão.
Obrigado!
Abraço
(Jorge Amaral)

davidz

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #13 em: 18 de Novembro de 2012, 22:26 »
Jorge não se podem colocar pneus mais largos.

Os de origem em piso molhado são maus, mas mais lá para a frente. Como são rijos duram mais tempo. Eu troquei o meu traseiro agora aos 24 mil por uns michelin posso dizer que estou super satisfeito. Assim que puder ponho um michelin à frente. No entanto vão durar menos do que os originais. Concluindo michelin são mais seguros, principalmente no piso molhado, os IRC são menos seguros mas mais duradouros.

Cumps

epr

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #14 em: 18 de Novembro de 2012, 23:08 »
Jorge não se podem colocar pneus mais largos.

Os de origem em piso molhado são maus, mas mais lá para a frente. Como são rijos duram mais tempo. Eu troquei o meu traseiro agora aos 24 mil por uns michelin posso dizer que estou super satisfeito. Assim que puder ponho um michelin à frente. No entanto vão durar menos do que os originais. Concluindo michelin são mais seguros, principalmente no piso molhado, os IRC são menos seguros mas mais duradouros.

Cumps

Olha que não. Os michelin andam a durar mais tempo que os IRC. Tb pensei no mesmo mas a verdade é que estão a durar mais.

Jorge Amaral

  • Visitante
Re: Segurança pcx
« Responder #15 em: 19 de Novembro de 2012, 00:04 »
Muito obrigado pela ajuda, fiquei bastante esclarecido!
Abraço