emanuelpO rácio de travão do CBS não se sabe, mas sente-se.Quando travas só com o travão de trás (mesmo com o CBS) sentes a suspensão de trás a baixar certo ? Ainda que ao mesmo tempo sintas que a roda da frente está tambem a travar ligeiramente...O teste que podes fazer é travares com o travão de trás apenas, e tentares sentir quanta força tens de aplicar na manete, para que a suspensão se sinta baixar atrás, sem fazer baixar a da frente... logo depois, se travares só com o da frente, o suficiente para sentires quanta força tens de aplicar na manete para fazeres baixar a suspensão á frente, quando voltares a travar só com o de trás com o CBS, dá para teres uma ideia da força que o travão está a aplicar na roda de trás VS a força que o CBS aplica na roda da frente, pois sabes quanta força fizeste para a suspensão á frente baixar
Eu coloco aqui uma pergunta de quem não percebe nada de mecanica, não são as duas manetes a fazer CBS? Ou seja, se travo com a manete direita, faz travagem 75% á frente e 25% atrás e se for na menete de travão esquerda, faz o inverso, não é assim?
Estou a perceber o que dizes companheiro, embora não consiga experimentar só o travão traseiro, visto que ou uso combinado ou uso só o da frente (manete esquerda e direita, respectivamente).Quando apanhar a estrada sequinha vou fazer uns testes de travagem e por as impressões no meu DB.Agradeço o esclarecimento. Eu, com toda a minha inocência, sempre pensei que a ideia do CBS fosse aplicar o rácio ideal automaticamente numa só manete.Abraços.
A manete direita é só o travão da frente companheiro.A esquerda é o CBS.
Após ler todos os posts e dormir sobre o assunto concluí algo que julgo ser o correcto (corrijam-me se não for).......Isto foi o que concluí com os neurónios que tenho vindo a cultivar ao longo dos anos.