Autor Tópico: Dúvida Mp3  (Lida 9540 vezes)

Alexandra

  • Visitante
Dúvida Mp3
« em: 07 de Outubro de 2012, 11:12 »
Bom dia pessoal. Sei que para os verdadeiros amantes esta coisa das três rodas nem é moto; tal como vos disse na, só com carta de carro e sem muita experiência a mp3 250 cc foi má boa escolha. Há alguém com que me possa esclarecer? Como sabem a moto permite a paragem e o arranque com as rodas frontais "trancadas"; quando arrancamos, ao acelerar as, rodas desbloqueiam para uma condução muito mais dinâmica e aqui reside o problema!! Ao destrancar as rodas a moto dá uma "guinada" muito pouco aconselhável e segura; é mesmo assim ou a minha estará com algum problema. Para já a forma de ultrapassar é mesmo andar sempre c as rodas destrancadas funcionando como uma duas rodas. Há alguém que possa dizer algo? Obrigada

Offline Lone Wolf

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2011
  • Mensagens: 846
  • Localidade: Amadora City
  • Com civismo cabemos lá todos...
  • Marca: Honda
  • Modelo: SD04
Re: Dúvida Mp3
« Responder #1 em: 07 de Outubro de 2012, 11:37 »
Bom dia,

Antes demais julgo que não seria má ideia passares nas apresentações e deixar a tua :P, para sabermos um pouco mais sobre ti  ;)

Relativamente à MP3, em minha opinião é uma excelente máquina e muito versátil, talvez um pouco pesada em curva para quem não tem muito experiência mas com outras valências muitos boas, espero que te dê muitos e bons km's  scooter_

Relativamente à questão do hidráulico há vários factores a ter em conta, se ligares o hidráulico quando estas a parar e a mota ficar ligeiramente inclinada para um dos lados quando arrancares ela vai sair descompensada e aí sentirás um solavanco para o lado, logo o meu conselho é que pares primeiro colocando os pés no chão e aí sim ligar o hidráulico se o tempo de espera o justificar.

Espero ter ajudado  _pol_
O bom-senso é o ultimo dos sensos...
Sendo que a coerência é por vezes incoerente...

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Dúvida Mp3
« Responder #2 em: 07 de Outubro de 2012, 11:47 »
o NB já disse tudo, a Mp3 tem que estar sempre direita para poderes activar o sistema de bloqueio (pelo menos enquanto não tens experiência)

quando quiseres fazer manobras em parado, activa o bloqueio e assim nunca terás surpresas desagradáveis _pol_

com piso molhado atenção ao rodar o punho, sempre com suavidade, pois a traseira pode ultrapassar a frente!! :)) :))

nneves2

  • Visitante
Re: Dúvida Mp3
« Responder #3 em: 07 de Outubro de 2012, 11:50 »
Eu tenho uma MP3 e o companheiro NB disse tudo.

Ao fim de algum tempo consegues trancar a menina sempre direita. No entanto ao inicio eh normal que fique com alguma inclinação, o que provoca essas saidas para um dos lados que podem ser perigosas.

Não precisas de a trancar quando ela para, abaixo dos 5 KMs salvo erro ela tranca. Assim que tiveres a percepção exata da velocidade em que a podes trancar, é só ir reduzindo a velocidade progressivamente e depois trancar. É bastante simples de usar, mas requer habituação.

Atenção também que se a trancares em andamento, e depois apanhares um desnível, como a suspensão já está trancada ela não compensa isso, e inclina. Enfim, vários pequenos detalhes que depois de dominados tornam a MP3 bastante fácil de usar.

Alexandra

  • Visitante
Re: Dúvida Mp3
« Responder #4 em: 07 de Outubro de 2012, 11:57 »
o NB já disse tudo, a Mp3 tem que estar sempre direita para poderes activar o sistema de bloqueio (pelo menos enquanto não tens experiência)

quando quiseres fazer manobras em parado, activa o bloqueio e assim nunca terás surpresas desagradáveis _pol_

com piso molhado atenção ao rodar o punho, sempre com suavidade, pois a traseira pode ultrapassar a frente!! :)) :))

Ups, Medooooo!! Visão do inferno....
Obrigada

Alexandra

  • Visitante
Re: Dúvida Mp3
« Responder #5 em: 07 de Outubro de 2012, 12:01 »
Eu tenho uma MP3 e o companheiro NB disse tudo.

Ao fim de algum tempo consegues trancar a menina sempre direita. No entanto ao inicio eh normal que fique com alguma inclinação, o que provoca essas saidas para um dos lados que podem ser perigosas.

Não precisas de a trancar quando ela para, abaixo dos 5 KMs salvo erro ela tranca. Assim que tiveres a percepção exata da velocidade em que a podes trancar, é só ir reduzindo a velocidade progressivamente e depois trancar. É bastante simples de usar, mas requer habituação.

Atenção também que se a trancares em andamento, e depois apanhares um desnível, como a suspensão já está trancada ela não compensa isso, e inclina. Enfim, vários pequenos detalhes que depois de dominados tornam a MP3 bastante fácil de usar.

Obrigada. O meu medo é que estivesse com algum problema. Como vos disse só tranco as rodas quando parada; no entanto, mesmo em superfícies planas (garagem) ao acelerar e destrancar em movimento foge sempre bastante!! Tenho que continuar os treinos :)

Alexandra

  • Visitante
Re: Dúvida Mp3
« Responder #6 em: 07 de Outubro de 2012, 12:08 »
Bom dia,

Antes demais julgo que não seria má ideia passares nas apresentações e deixar a tua :P, para sabermos um pouco mais sobre ti  ;)

Relativamente à MP3, em minha opinião é uma excelente máquina e muito versátil, talvez um pouco pesada em curva para quem não tem muito experiência mas com outras valências muitos boas, espero que te dê muitos e bons km's  scooter_

Relativamente à questão do hidráulico há vários factores a ter em conta, se ligares o hidráulico quando estas a parar e a mota ficar ligeiramente inclinada para um dos lados quando arrancares ela vai sair descompensada e aí sentirás um solavanco para o lado, logo o meu conselho é que pares primeiro colocando os pés no chão e aí sim ligar o hidráulico se o tempo de espera o justificar.

Espero ter ajudado  _pol_

Bom dia. Não percebo o que aconteceu já tinha escrito a resposta com o respectivo agradecimento e não aparece... :(
Obrigada NB. É exactamente o que acontece, um belo solavanco para o lado... O que eu tenho feito é andar sempre sem usar essa coisa do "hidráulico". Como disseste só uso se estiver mais tempo parada para não estar a suportar o peso da moto mas desativo antes de arrancar.
Quanto à apresentação fiz no tópico respectivo a semana passada. Estarei a fazer algo de errado? Deveria ter escrito na sequência da apresentação e não abrir outro tópico?
Mais uma vez obrigada pela vossa ajuda. :)

Alexandra

  • Visitante
Re: Dúvida Mp3
« Responder #7 em: 07 de Outubro de 2012, 12:14 »
Eu tenho uma MP3 e o companheiro NB disse tudo.

Ao fim de algum tempo consegues trancar a menina sempre direita. No entanto ao inicio eh normal que fique com alguma inclinação, o que provoca essas saidas para um dos lados que podem ser perigosas.

Não precisas de a trancar quando ela para, abaixo dos 5 KMs salvo erro ela tranca. Assim que tiveres a percepção exata da velocidade em que a podes trancar, é só ir reduzindo a velocidade progressivamente e depois trancar. É bastante simples de usar, mas requer habituação.

Atenção também que se a trancares em andamento, e depois apanhares um desnível, como a suspensão já está trancada ela não compensa isso, e inclina. Enfim, vários pequenos detalhes que depois de dominados tornam a MP3 bastante fácil de usar.

Sem querer abusar, já que és a única pessoa que "conheço" com mp3 tens alguma solução para a segurança (anti-roubo)? Não há Tostoes para seguros que cubram danos próprios +roubos+... Este ano já fiquei sem um carro :(
A mala da tua fecha bem?
Obrigada

nneves2

  • Visitante
Re: Dúvida Mp3
« Responder #8 em: 07 de Outubro de 2012, 12:22 »
A minha mala fecha bem.
Anti-roubo, não coloquei nada. Mas a minha está durante o dia na garagem do escritório, e à noite na garagem em casa. As poucas paragens na rua fica como veio de origem. Sem nenhum acessório de tranca, alarme ou outra coisa qualquer.
De resto como a deixo maioritariamente em parques de motas, espero que tentem primeiro roubar as top cases que são mais fáceis de abrir. >:D

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Dúvida Mp3
« Responder #9 em: 07 de Outubro de 2012, 14:57 »
na Mp3 que temos, usamos o cadeado de disco e tranca direcção!

Fazes muito bem usá-la como se de uma 2 rodas fosse, mas tens que aproveitar as vantagens das 3 rodas, por exemplo estacionar na garagem (bloqueias com ela a direito antes de iniciar a manobra e podes estar em pé a empurrá-la que nunca cai) _convivio_ não esqueças de desligar a moto!

..."mesmo em superfícies planas (garagem) ao acelerar e destrancar em movimento foge sempre bastante!! Tenho que continuar os treinos ...

primeiro tens que treinar a arrancar com ela sem bloqueios, será que arrancas sem desviar a direcção para o lado? só depois de fazeres esse exercicio bem é que podes começar a praticar a arrancar com o bloqueio!!!

Alexandra

  • Visitante
Re: Dúvida Mp3
« Responder #10 em: 10 de Outubro de 2012, 17:47 »

"primeiro tens que treinar a arrancar com ela sem bloqueios, será que arrancas sem desviar a direcção para o lado?"

Sim, arranco com a preocupação de estar bem direita na tentativa de evitar o tal "desvio". Isto quando o bloqueio está activo, claro; quando não está a essa preocupação não existe. Apesar de não estar a tirar partido desta potencialidade em "trânsito" quando paro é fantástica para o estacionamento e a colocação do descanso. O arranque... Vamos curtir as "quase duas rodas"!!! :)

Obrigada