1- Identificamos o disco, pode variar, dois ou um dependendo do modelo da mota, a GTS, tem 1. Nas 250 e 300, tem dois sistemas(dois jogos de pastilhas no mesmo disco), o combinado, e o da frente. Eu como uso só o travão da frente e raramente o combinado, as pastilhas do travão da frente serão as que estão gastas, existindo assim diferenças significativas no desgaste entre as pastilhas que actuam com o travão da frente e as que actuam com o sistema combinado de travagem (CBS).
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg851.imageshack.us%2Fimg851%2F3838%2F002ej.jpg&hash=130607ad8995abfbe8480b58ee7e27ca997a8618)
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nunompires at 2011-04-21
2-Identificamos os parafusos a retirar, para podermos retirar a maxila de travagem do disco. Neste caso são dois parafusos, da maxila, e um parafuso (chave de estrelas), do sensor do velocímetro. (parafusos identificados a vermelho)
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg825.imageshack.us%2Fimg825%2F6466%2F003ipd.jpg&hash=ef2382e5af6f4a9b9ed00fc8e0bab30d51169765)
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2- Pega-se no roquete.
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg861.imageshack.us%2Fimg861%2F893%2F004xde.jpg&hash=ed54bf4c87b18067520d467a6d58364a971a9646)
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3- Retira-se os parafusos e o sensor do velocímetro, que é magnético (nesta imagem estou a retirar o sensor do velocímetro)
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg859.imageshack.us%2Fimg859%2F2409%2F006iwd.jpg&hash=53abf08620512a98860d7f4a2d33fb961b5c780d)
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4- Para retirar a maxila basta puxar para for a, depois retiramos a tampa de plástico, (depende dos modelos, também pode ser de metal), que protege as pastilhas, os pernos . Identificada a vermelho.
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg576.imageshack.us%2Fimg576%2F9615%2Fp1010036wf.jpg&hash=af4f967015809bc51f5a42f72101b06996048659)
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5- Diferença entre os dois jogos de pastilhas, um o menos gasto quase novo, sistema combinado de travagem, o outro gasto, sistema de travagem do travão da frente. Os concessionários normalmente trocam os dois jogos, eu troco so o gasto, porque trocar os dois e,,,, mandar dinheiro para o lixo….
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg534.imageshack.us%2Fimg534%2F3706%2F008wx.jpg&hash=bcac26a34230e9cfde7864f4fcfc891b7d2828f8)
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6- Depois com uma chave de fendas, fazemos de alavanca nas pastilhas, para obrigar a abrir os êmbolos. Isto porque os êmbolos vão-se adaptando ao desgaste das pastilhas, e vão fechado, como vamos introduzir pastilhas novas, as novas tem mais espessura que as pastilhas antigas e já gastas, então temos que arranjar espaço, senão depois não conseguimos introduzir a maxila com as pastilhas novas no local, ou seja não passa no disco (espaço entre as duas pastilhas em que vai trabalhar o disco, fica demasiado estreito para o disco entrar. Com uma chave de fendas e sempre antes de retirar as pastilhas, fazemos de alavanca até as pastilhas recolherem todas.
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg690.imageshack.us%2Fimg690%2F2719%2F010io.jpg&hash=4817c950bab59fc2ca99dcb49c8ac329456a2aaf)
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7- Agora vamos retirar as molas que seguram os ferros onde as pastilhas encaixam. Atenção, guardem tanto as molas e os ferros num sitio, caixinha, outra coisa qualquer, é muito fácil, perder-lhes o rasto…. Para retirar as molas usei um alicate de pontas, mas também se consegue retirar com a ponta de uma chave de fendas. Cuidado, segurem a mola com uma mão e com a outra o alicate, não va ela saltar e perdemos o rasto a dita cuja….
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg695.imageshack.us%2Fimg695%2F1143%2F012wub.jpg&hash=0b0865cad640f2fab6660357c0850dac455e0687)
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nunompires at 2011-04-21
8- Depois de retirar as molas, e depois de bem guardadas, vamos retirar os Pernos( ferros). Podemos usar o punho da chave de fendas para bater no ferro, (sinalizado a vermelho) até este sair um bocadinho e depois retiramos o restante com uma alicate de pontas, ou mesmo um alicate convencional. Tomar atenção as patilhas que estão encaixadas nas orelhas das pastilhas que a sua função e fazer com que as pastilhas não dancem dentro da maxila, o cuidado que temos que ter é a sua posição antes de desmontar, para depois montar-mos na mesma posição, (esta identificada a amarelo).
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg219.imageshack.us%2Fimg219%2F6712%2F015qx.jpg&hash=d5682533b4cacc3e0dcec651aabc4ba89d4839b3)
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Aqui a vermelho, depois de ja ter montado o jogo novo de pastilhas, só um claro, lol
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg204.imageshack.us%2Fimg204%2F696%2F019da.jpg&hash=ca1b73f16de5ecda72a9730b5c35dbe0979c9dfa)
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nunompires at 2011-04-21
A sequencia de montagem.
Simples.
Mete-se as pastilhas lá dentro com a parte sem ferodo virada para os êmbolos, (um de cada lado e opostos, depois mete-se as patilhas identificadas a azul, encaixadas, nas pastilhas identificado a branco, existe uma parte que encaixa nas orelhas das pastilhas e que vai garantir que as pastilhas não dancem A branco). Depois enfia-se os Pernos ( ferrinhos) que vão passar dentro dos buracos das pastilhas, vermelho.
1- Pastilhas dentro da maxila, depois patilhas, encaixadas na orelha, das pastilhas, depois perno (ferro), seguidamente molas que fixam os pernos, as tais que se perdem facilmente e por ultimo as tampas de plastico, faladas em cima no ponto 4-
Estes aqui desta imagem:
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg269.imageshack.us%2Fimg269%2F4246%2F016ab.jpg&hash=f8b7084b0205d5295d75d0fdc1d2e20a0cbe1dd9)
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Seta vermelha, buraco onde os Pernos ( ferros) vão enfiar nas pastilhas, a branco sitio onde as patilhas de ferro identificadas a azul vai encaixar na orelha para as pastilhas não dançarem dentro da maxila.
9- Depois com algum jeitinho e paciência metemos a maxila novamente no disco, aqui temos que com os dedos da mão abrir as pastilhas, a quem meta entre as pastilhas para fazer força e elas não se fechem, papel, que posteriormente depois de encaixarem no disco retiram o mesmo, isto porque as pastilhas não dançam para cima nem para baixo, mas afastam-se do embolo, pois estão livres. Depois de tudo encaixado metemos os parafusos que seguram a maxila, com uma chave dino métrica, (quem não tem chave dino métrica pode usar uma chave normal, aperta-se bem, mas não demasiado!!!!!,4 a 5 quilos chega bem, na rosca dos parafusos usamos cola fixa pernos, isto porque com as vibrações os parafusos tendem a desenroscar-se e depois, se a maxila se solta e acidente na certeza. Eu como já não tinha cola fixa pernos usei cola UHU, serve o efeito e também prende a rosca.
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg151.imageshack.us%2Fimg151%2F5489%2F022lp.jpg&hash=dcfadfd70cdba7cb80ee475d065752c99310a32e)
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10- Depois montamos o sensor de velocidade e apertamos o ditto.
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg52.imageshack.us%2Fimg52%2F628%2F025dw.jpg&hash=cc2ad2abb934f29401db7c5b69ef219822352348)
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E Já esta tudo só de salientar uma coisa, quando na montagem das pastilhas metermos as molas, atenção as molas devem ficar viradas para o disco e não para fora, isto porque assim não ficam visíveis nem fáceis de retirar, é que pode haver alguma alma, parva que nos retire as molas dos pernos (ferrinhos), e depois eles saem e temos acidente….identificado a vermelho, as molas.
![](https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg228.imageshack.us%2Fimg228%2F8648%2F013uq.jpg&hash=ef8310725c7ec1680543602b17b86148731ee24f)
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nunompires at 2011-04-21
Por ultimo, convém saber, ao inicio, 200, 300 km o travão vai travar mal, isto porque a pastilha e nova e o disco e velho, logo a pastilha tem que acamar ao disco, e podem surgir alguns ruídos quando não estamos a travar, isto deve-se a pastilha ainda não estar acamada e roçar nalguns pontos do disco. Bons trabalhos
Abraço