Autor Tópico: Variadores J. Costa  (Lida 63753 vezes)

RCEu

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #50 em: 14 de Maio de 2012, 10:11 »
Bom dia a todos:

No seguimento deste meu post, gostaria de deixar aqui o desenvolvimento da situação e portanto hoje, tal como sugerido pela oficina, andei sem o variador para ver se o problema era mesmo do variador.
O problema mantém-se, pelo que o defeito não está no variador... menos mal, por um lado.

Agora resta descobrir o que está a originar este problema na scooter.


Bom, apesar de o nosso moderador Branco ter pedido algum cuidado na forma como este tópico é abordado, e porque pouco entendo de fóruns, sendo mais leitor do que comentador, vou arriscar e deixar aqui postado o que me aconteceu.


Esta semana a minha X-MAX 250 começou a ter um comportamento estranho. A forma como consigo descrever este comportamento é o seguinte: Para os que tinham as motos antigas, recordam-se quando a moto entrava na reserva e tínhamos de virar a torneira de combustível mesmo em andamento? A moto começava a parar e de repente disparava e continuava a andar normalmente.


Ou seja, eu acelero, mas a scooter começa a perder andamento e parece que está a ser travada com o motor. De repente tudo isto passa e como o punho está enrolado na tentativa de não perder velocidade, a scooter dispara novamente para as velocidades superiores.


Estive na oficina e disseram que podia ser do variador. Retiraram-no e pediram para andar uns dias assim e vermos se era mesmo do variador.


Quando vi o variador desmontado fiquei muito desanimado com o que vi... apesar de estar em garantia e na oficina se terem prontificado a resolver o problema, constatei que os pesos estavam bastante danificados. O tal veio central estava intacto e o variador com um aspecto novinho. Mas os roletos (ou pesos) bastante danificados.


Esta situação não me satisfaz mesmo nada, porque como já aqui disse noutro local, o comportamento da minha scooter é totalmente diferente.


Sendo eu uma pessoa na casa dos 140Kg. a scooter já vai quase no limite total de peso admitido e por isso, a subir e a ultrapassar, a diferença de comportamento da scooter sem o variador é completamente diferente. Estou por exemplo a falar de velocidades em subida na ordem de menos 30 Km/h.


No entanto, tal como já disse, o local onde coloquei o variador é para mim de absoluta confiança e tenho a certeza que me vão resolver o problema dos pesos, independentemente de o problema da scooter fazer o tal poço ser ou não do variador.


Desde já apresento as minhas desculpas, se de algum modo fugi ao tema ou se não deveria ter aqui colocado este post depois de o moderador ter feito a advertência.


Abraços a todos

AMDista

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #51 em: 15 de Maio de 2012, 08:19 »

Esta semana a minha X-MAX 250 começou a ter um comportamento estranho. A forma como consigo descrever este comportamento é o seguinte: Para os que tinham as motos antigas, recordam-se quando a moto entrava na reserva e tínhamos de virar a torneira de combustível mesmo em andamento? A moto começava a parar e de repente disparava e continuava a andar normalmente.


Ou seja, eu acelero, mas a scooter começa a perder andamento e parece que está a ser travada com o motor. De repente tudo isto passa e como o punho está enrolado na tentativa de não perder velocidade, a scooter dispara novamente para as velocidades superiores.


Estive na oficina e disseram que podia ser do variador. Retiraram-no e pediram para andar uns dias assim e vermos se era mesmo do variador.


Quando vi o variador desmontado fiquei muito desanimado com o que vi... apesar de estar em garantia e na oficina se terem prontificado a resolver o problema, constatei que os pesos estavam bastante danificados. O tal veio central estava intacto e o variador com um aspecto novinho. Mas os roletos (ou pesos) bastante danificados.


Esta situação não me satisfaz mesmo nada, porque como já aqui disse noutro local, o comportamento da minha scooter é totalmente diferente.


Sendo eu uma pessoa na casa dos 140Kg. a scooter já vai quase no limite total de peso admitido e por isso, a subir e a ultrapassar, a diferença de comportamento da scooter sem o variador é completamente diferente. Estou por exemplo a falar de velocidades em subida na ordem de menos 30 Km/h.


No entanto, tal como já disse, o local onde coloquei o variador é para mim de absoluta confiança e tenho a certeza que me vão resolver o problema dos pesos, independentemente de o problema da scooter fazer o tal poço ser ou não do variador.


Desde já apresento as minhas desculpas, se de algum modo fugi ao tema ou se não deveria ter aqui colocado este post depois de o moderador ter feito a advertência.


Abraços a todos

Bom dia a todos.

Não me parece ser problema de variador, pode ser a nivel da injecção. Já agora, que combustivel usas normalmente? Espero que nao seja gasolina "lowcost".

Os "roletes" gastam-se mais com uma utilização mais intensiva de arranques, acelerações e desacelerações, visto que abrem e fecham mais vezes e dado o teu peso poderá ser normal haver um desgaste maior dessas peças. Abraço  _pt_

n0t

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #52 em: 15 de Maio de 2012, 09:42 »
Qual é o problema da gasolina low cost?  _Rolley_

RCEu

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #53 em: 15 de Maio de 2012, 13:45 »
Bom dia a todos.

Não me parece ser problema de variador, pode ser a nivel da injecção. Já agora, que combustivel usas normalmente? Espero que nao seja gasolina "lowcost".

Os "roletes" gastam-se mais com uma utilização mais intensiva de arranques, acelerações e desacelerações, visto que abrem e fecham mais vezes e dado o teu peso poderá ser normal haver um desgaste maior dessas peças. Abraço  _pt_

Na 6ª feira atestei até com 98 da Galp. Praticamente nunca uso as low cost porque já vi uma colega ter problemas no carro. De vez em quando é que uso no carro... e é gasóleo. Eu também achei que não deveria ser do variador. Vamos a ver o que diz o mecânico. Depois logo deixo cá o comentário a esta situação toda.

Abraços

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Variadores J. Costa
« Responder #54 em: 15 de Maio de 2012, 14:29 »
Boa tarde,

Eu atestei uma vez com 98 da Galp e ela não gostou, começou a não querer pegar e engasgava-se, após ter conseguido gastar quase o depósito todo, atestei novamente com 95 e nunca mais deu problemas.

 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

RCEu

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #55 em: 15 de Maio de 2012, 15:06 »
Nunca tive esse problema com o tipo de combustível. Aliás, de acordo com o mecânico onde vou, uma vez que essa gasolina é mais pura, poderá ajudar a manter o sistema de carburação mais limpo.


Mas também me aconselhou a fazer isto apenas de vez em quando. É o que faço


AMDista

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #56 em: 16 de Maio de 2012, 08:25 »
Mas ja agora? tiveste mais alguma vez esse comportamento na maxi? Pode ter sido algum comportamento pontual que poderá nao voltar a repetir-se, hehe.

Eu sou como os espanhois, não acredito em bruxas, mas que as há, há.  _lol_



Eu nao tenho nada contra os combustiveis low cost, mas ja tive problemas em dois carros meus por causa disso (ente outras coisas engraçadas como fazer menos kms com o mesmo dinheiro com combustiveis de 12 centimos mais baratos, estranho não?)
 scooter_

miguel alonso

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #57 em: 06 de Junho de 2012, 19:51 »
Tenho varios colegas que meteram este variador e ficaram cheios de problemas nas motos a longo prazo.

Nao vou arriscar

Yah, deve ser ai do vosso sitio.

O Hawai deve de ter um clima muito salgadiço. _Rolley_

miguel alonso

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #58 em: 06 de Junho de 2012, 21:02 »
Meu caro, voce acredita se quiser, nem todos podemos gostar do mesmo.

Tenho colegas com problemas, dai estar de pé atrás

Carissimo, e que tal uma apresentação? como entretanto já retirou a localidade no seu perfil e tudo. _reg_ _pensador_

E já agora poderia enumerar aqui, os problemas que os seus colegas tiveram nas suas maquinas!!!!

Wane

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #59 em: 06 de Junho de 2012, 21:04 »
Estou agora mesmo a ler o diario de bordo da Sym GTS 125 evo do Miguel Alonso, que tal se portou com o variador J. Costa ao longo do tempo?

So mais uma questao, a performance do variador sera diferente numa sym gts 125 EVO de carburador?

jam

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #60 em: 06 de Junho de 2012, 22:49 »
Tenho varios colegas que meteram este variador e ficaram cheios de problemas nas motos a longo prazo.

Nao vou arriscar

Sábado passado, dia 2 Junho de 2012 fui a Vigo com mais 30 scooters.
Dessas 30 scooters 17 tinham variador J Costa e como conheço todas essas pessoas sei que nunca nenhum teve qualquer tipo de problema com o variador ou causado pelo variador,
Cá em casa vamos na 4º scooter com variador j Costa, o único problema que houve foi uma das scooters que não resistiu ao embate numa camioneta.

Provavelmente o amigo conhece mais gente do que eu e por infelicidade todos os que conhece têm problemas com o J Costa.

jmatias

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #61 em: 06 de Junho de 2012, 22:55 »
Há quase 2 anos que montei um variador jcosta na minha majesty e até agora, 15 000 km feitos ainda não tive qualquer problema.

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Variadores J. Costa
« Responder #62 em: 07 de Junho de 2012, 00:07 »
+ de 25000kms com JCosta e está como novo _pol_


RCEu

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #63 em: 07 de Junho de 2012, 21:54 »
Em relação a este tópico que aqui deixei, tenho a dizer o seguinte:


aparentemente o variador da minha scooter, apesar de ter os roletes um pouco gastos não estava a provocar a avaria _pensador_ . Não obstante, tive oportunidade de constatar que estava uma caixa com variadores para devolver ao fornecedor pois estes tinham efectivamente defeito.


A minha scooter continuou a manifestar o defeito e ficou no mecânico para ver se conseguiam descobrir o que era, pois o defeito nem sempre se manifestava e estava comprovado que não era do variador, que foi desmontado para se fazer a experiência.


Da minha parte o problema ficou resolvido, porque troquei a minha scooter por uma XCITING 500  _lool_


O que posso dizer em relação à troca que fiz é apenas isto  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_
« Última modificação: 07 de Junho de 2012, 21:57 por RCEu »

Offline moore3

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 139
  • Localidade: Évora
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: T max 500
Re: Variadores J. Costa
« Responder #64 em: 07 de Junho de 2012, 21:58 »
Em relação a este tópico que aqui deixei, tenho a dizer o seguinte:


aparentemente o variador da minha scooter, apesar de ter os roletes um pouco gastos não estava a provocar a avaria _pensador_ . Não obstante, tive oportunidade de constatar que estava uma caixa com variadores para devolver ao fornecedor pois estes tinham efectivamente defeito.


A minha scooter continuou a manifestar o defeito e ficou no mecânico para ver se conseguiam descobrir o que era, pois o defeito nem sempre se manifestava e estava comprovado que não era do variador, que foi desmontado para se fazer a experiência.


Da minha parte o problema ficou resolvido, porque troquei a minha scooter por uma XCITING 500  _lool_


O que posso dizer em relação à troca que fiz é apenas isto  _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_ _lool_


Tenho material para a Xciting que lhe poderá interessar...

pjvreis

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #65 em: 25 de Novembro de 2012, 16:10 »
Tenho uma muito má experiência com o variador J.Costa para a minha Xciting 400...partiu-se todo aos 4600 kms...não fosse eu ter parado poderia ter causado danos mais graves  _policia_

E agora adivinhem...coloquei o variador de origem com roletes Dr. Pulley e não é que a mota ficou ainda melhor  _lool_

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Variadores J. Costa
« Responder #66 em: 25 de Novembro de 2012, 21:52 »
Tmax 500 JCosta Evo 2R + de 35000kms impecável  _pol_

darioglv

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #67 em: 18 de Julho de 2013, 13:06 »
mais info : no meu db pagina 7
« Última modificação: 18 de Julho de 2013, 13:18 por Saboga »

Busas

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #68 em: 18 de Julho de 2013, 13:43 »
Metade do sucesso de um J. Costa ou outro variador está na montagem... _Rolley_ _pol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Variadores J. Costa
« Responder #69 em: 18 de Julho de 2013, 21:31 »
Metade do sucesso de um J. Costa ou outro variador está na montagem... _Rolley_ _pol_
Ah pois e se metade de quem os vende nao quizesse so despachar...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Variadores J. Costa
« Responder #70 em: 21 de Julho de 2013, 08:09 »
Ja agora um a parte tenho visto videos da pcx com jcosta e com malossi e o segundo parece mais rapido e melhor a recuperar,o que dizem ?
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Marco46

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #71 em: 12 de Outubro de 2013, 19:57 »


Viva caros companheiros,

Eu estou indeciso qual dos três meto na minha, Se Polini, se Massoli, se JCosta. Depois não sei se vem tudo completo, se tenho de comprar roletes da Dr pulley à parte, correia de transmissao, se bem que a minha está com 4150Kms, mas vou por tudo nas maos do meu mecânico que ele saberá o melhor para mim.

Dicas ai meus caros, vantagens  _pol_ e desvantagens  _thumbdown_

Para já o JCosta é o mais caro e o Polini o mais barato.


Cumpts a todos

 _convivio_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4345
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Variadores J. Costa
« Responder #72 em: 13 de Outubro de 2013, 14:34 »
Poe malossi pelos videos que ja vi e o mais equilibrado e tras td ,tenho ouvido comentarios menos bons dos jcosta mas isso n conta.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

RCEu

  • Visitante
Re: Variadores J. Costa
« Responder #73 em: 14 de Outubro de 2013, 07:41 »
Companheiro:


Já tive uma scooter onde coloquei J.Costa. O resultado foi excelente, até o variador se avariar.


Conheço quem tenha Malossi e os resultados são fantásticos. Mas creio que a correia também deve ser trocada, por causa do desgaste que o variador provoca na correia que está montada.


Mas ficas com a máquina diferente.

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Re: Variadores J. Costa
« Responder #74 em: 14 de Outubro de 2013, 10:57 »
Companheiro:
Já tive uma scooter onde coloquei J.Costa. O resultado foi excelente, até o variador se avariar.

Conheço quem tenha Malossi e os resultados são fantásticos. Mas creio que a correia também deve ser trocada, por causa do desgaste que o variador provoca na correia que está montada.

Se procurarmos pela net fora o que não faltam são histórias de Jcosta's avariados por 1001 motivos diferentes... as tantas as intruções de montagem deles deviam ser mais claras :P

O que provoca o desgaste prematuro da correia nem é tanto o variador em si, mas a mola de contraste que costuma vir com o variador. Ao ser mais dura coloca mais tensão na correia, mas nem sempre é necessário montá-la, ou vem com o kit.