Bom, apesar de o nosso moderador Branco ter pedido algum cuidado na forma como este tópico é abordado, e porque pouco entendo de fóruns, sendo mais leitor do que comentador, vou arriscar e deixar aqui postado o que me aconteceu.Esta semana a minha X-MAX 250 começou a ter um comportamento estranho. A forma como consigo descrever este comportamento é o seguinte: Para os que tinham as motos antigas, recordam-se quando a moto entrava na reserva e tínhamos de virar a torneira de combustível mesmo em andamento? A moto começava a parar e de repente disparava e continuava a andar normalmente.Ou seja, eu acelero, mas a scooter começa a perder andamento e parece que está a ser travada com o motor. De repente tudo isto passa e como o punho está enrolado na tentativa de não perder velocidade, a scooter dispara novamente para as velocidades superiores.Estive na oficina e disseram que podia ser do variador. Retiraram-no e pediram para andar uns dias assim e vermos se era mesmo do variador. Quando vi o variador desmontado fiquei muito desanimado com o que vi... apesar de estar em garantia e na oficina se terem prontificado a resolver o problema, constatei que os pesos estavam bastante danificados. O tal veio central estava intacto e o variador com um aspecto novinho. Mas os roletos (ou pesos) bastante danificados.Esta situação não me satisfaz mesmo nada, porque como já aqui disse noutro local, o comportamento da minha scooter é totalmente diferente.Sendo eu uma pessoa na casa dos 140Kg. a scooter já vai quase no limite total de peso admitido e por isso, a subir e a ultrapassar, a diferença de comportamento da scooter sem o variador é completamente diferente. Estou por exemplo a falar de velocidades em subida na ordem de menos 30 Km/h. No entanto, tal como já disse, o local onde coloquei o variador é para mim de absoluta confiança e tenho a certeza que me vão resolver o problema dos pesos, independentemente de o problema da scooter fazer o tal poço ser ou não do variador.Desde já apresento as minhas desculpas, se de algum modo fugi ao tema ou se não deveria ter aqui colocado este post depois de o moderador ter feito a advertência.Abraços a todos
Esta semana a minha X-MAX 250 começou a ter um comportamento estranho. A forma como consigo descrever este comportamento é o seguinte: Para os que tinham as motos antigas, recordam-se quando a moto entrava na reserva e tínhamos de virar a torneira de combustível mesmo em andamento? A moto começava a parar e de repente disparava e continuava a andar normalmente.Ou seja, eu acelero, mas a scooter começa a perder andamento e parece que está a ser travada com o motor. De repente tudo isto passa e como o punho está enrolado na tentativa de não perder velocidade, a scooter dispara novamente para as velocidades superiores.Estive na oficina e disseram que podia ser do variador. Retiraram-no e pediram para andar uns dias assim e vermos se era mesmo do variador. Quando vi o variador desmontado fiquei muito desanimado com o que vi... apesar de estar em garantia e na oficina se terem prontificado a resolver o problema, constatei que os pesos estavam bastante danificados. O tal veio central estava intacto e o variador com um aspecto novinho. Mas os roletos (ou pesos) bastante danificados.Esta situação não me satisfaz mesmo nada, porque como já aqui disse noutro local, o comportamento da minha scooter é totalmente diferente.Sendo eu uma pessoa na casa dos 140Kg. a scooter já vai quase no limite total de peso admitido e por isso, a subir e a ultrapassar, a diferença de comportamento da scooter sem o variador é completamente diferente. Estou por exemplo a falar de velocidades em subida na ordem de menos 30 Km/h. No entanto, tal como já disse, o local onde coloquei o variador é para mim de absoluta confiança e tenho a certeza que me vão resolver o problema dos pesos, independentemente de o problema da scooter fazer o tal poço ser ou não do variador.Desde já apresento as minhas desculpas, se de algum modo fugi ao tema ou se não deveria ter aqui colocado este post depois de o moderador ter feito a advertência.Abraços a todos
Bom dia a todos.Não me parece ser problema de variador, pode ser a nivel da injecção. Já agora, que combustivel usas normalmente? Espero que nao seja gasolina "lowcost".Os "roletes" gastam-se mais com uma utilização mais intensiva de arranques, acelerações e desacelerações, visto que abrem e fecham mais vezes e dado o teu peso poderá ser normal haver um desgaste maior dessas peças. Abraço
Tenho varios colegas que meteram este variador e ficaram cheios de problemas nas motos a longo prazo.Nao vou arriscar
Meu caro, voce acredita se quiser, nem todos podemos gostar do mesmo. Tenho colegas com problemas, dai estar de pé atrás
Em relação a este tópico que aqui deixei, tenho a dizer o seguinte: aparentemente o variador da minha scooter, apesar de ter os roletes um pouco gastos não estava a provocar a avaria . Não obstante, tive oportunidade de constatar que estava uma caixa com variadores para devolver ao fornecedor pois estes tinham efectivamente defeito.A minha scooter continuou a manifestar o defeito e ficou no mecânico para ver se conseguiam descobrir o que era, pois o defeito nem sempre se manifestava e estava comprovado que não era do variador, que foi desmontado para se fazer a experiência.Da minha parte o problema ficou resolvido, porque troquei a minha scooter por uma XCITING 500 O que posso dizer em relação à troca que fiz é apenas isto
Metade do sucesso de um J. Costa ou outro variador está na montagem...
Companheiro:Já tive uma scooter onde coloquei J.Costa. O resultado foi excelente, até o variador se avariar.Conheço quem tenha Malossi e os resultados são fantásticos. Mas creio que a correia também deve ser trocada, por causa do desgaste que o variador provoca na correia que está montada.