Autor Tópico: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley  (Lida 160712 vezes)

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #200 em: 19 de Fevereiro de 2015, 00:19 »
Bom, deixa ca dar um update à coisa.

Ja deixei de estar apeado e a minha bicha ja tem 1500 km. Acabei de encomendar os roletes, e estou com vontade de os instalar assim que chegarem. Algum conselho especial para que nao mos montem ao contrario? ;-)

Já agora, estou bastante satisfeito c a mota, noto apenas aquela falta de power a ultrapassar, mesmo rodando punho (normal numa 125). Mas espero ter mais uma forcinha extra depois dos roletes instalados e espero n ter stresses com a instalacao, q vamos la ver como corre.

Manhas

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #201 em: 19 de Fevereiro de 2015, 09:31 »
Bom, deixa ca dar um update à coisa.

Ja deixei de estar apeado e a minha bicha ja tem 1500 km. Acabei de encomendar os roletes, e estou com vontade de os instalar assim que chegarem. Algum conselho especial para que nao mos montem ao contrario? ;-)


Em caso de dúvida, dá uma vista de olhos neste video de modo a não confundires a posição de instalação dos roletes.

Nuno23

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #202 em: 20 de Março de 2015, 12:12 »
boas malta com os roletes Dr. Pulley quais sao as principais diferenças a mota fica com mais força ou nem por isso? ja ouvi falar bem mas tb ja me dizeram que nao se sente diferença nenhuma e para estar a gastar dinheiro por gastar nao vale a pena

cumps e boas curvas

Marco46

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #203 em: 20 de Março de 2015, 18:42 »


diferença notas sempre, mas não no vareador de stock. Depois tens incompatibilidades como eu tive. Vareador Malossi com Dr Pulley. Por duas vezes fiquei sem potencia. A partir dai troquei os Pulley Pelos HT Roll da Malossi e nunca mais tive problemas.

A correia tb faz diferença. Para quem nao sabe, 1 milimetro de desgaste na correia, perde-se 5 a 10kms.



saudações

 _convivio_

Nuno23

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #204 em: 20 de Março de 2015, 19:00 »
Mas Eu tenho o vareador de origem então Com esses roletes não se nota nada?

TMaxer

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #205 em: 20 de Março de 2015, 19:19 »
Nota-se diferenca... com 8,5 ficas com mais arranque e em velocidade de ponta, o motor vai com menos rotacao

Basta leres os primeiros posts do Rollkage... ele explica tudo  _pol_


http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12485.msg160783#msg160783

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #206 em: 29 de Março de 2015, 16:24 »
Obrigado Manhas pelo vídeo!

Bom, não consegui aguardar pela revisão dos 5000 e fui instalar os roletes aos 1800 km.  ;)

Portanto já agora deixo aqui o feedback. Instalei os roletes só e apenas. Sem o akaprovic, nem o filtro BMC. O filtro estou a considera-lo mas o escape não. Isto principalmente por causa do preço. O akaprovic encarece a mota ao nível dela ficar no preço da 250, não se justifica, não pela melhoria em si, mas acho a relação performance-preço má. Opinião pessoal, gosto do barulho, mas é... caro!

Portanto as mudanças que sinto na mota são só mesmo causadas pelos roletes, tudo o resto é de origem.

Digo já que não é uma mudança do outro mundo, nem se fica com uma performance ao nível da 250. Parece que tenho um pouco mais e motor, sim, mas aí comparavel com uma 150/175, não mais.

No entanto, a relação performance-preço da mudança é boa! Os roletes + sliders custaram 45€ (nao me lembro do preço ao certo) e a instalação é cerca de 1h de mao de obra (deve andar pelos 30€) e portanto estamos a falar de um investimento de cerca de 70€.

Agora em relação à instalação. Instalei no Botas em Sesimbra e tive muito cuidado para comunicar a importancia da posição correcta dos roletes, já que estes não são redondos. Chateei ao ponto do dono do stand me deixar falar com o mecanico e ir lá com a mota "despida" confirmar que os roletes estavam mesmo bem posicionados. _corado_ Os sliders foi pacífico, é instalar na posição normal.

A reacção do dono do stand foi "sim, ganha qualquer coisinha isto, mas isto é o que lhe venderam" mas o q é certo é q foi dar uma volta c a maxi para a testar e confirmou o aumento de aceleração. Deixou-me ir experimenta-la antes de pagar para verificar que estava tudo ok. E estava, realmente. Os roletes estavam bem montados.

Digo já que o meu feel é que 8,5 é mesmo a gramagem certa. Se se alterar a gramagem, ou se fica com ganhos de aceleração bons e se perde top speed, com o motor a chegar as 9000-10000 rpm com mais facilidade (muito pouco saudável) ou entao fica-se com mais top speed, que só se consegue ter a descer, e bem, para perder aceleração! Nenhuma destas opções faz sentido.

Em relacao à performance, nota-se principalmente um aumento do ruido da mota, q espero q seja normal. Vibra mais, faz mais barulho, parece ter um motor maior. Não noto mais força a alta velocidade, e o top speed em plano ficou quase na mesma. Ainda n fiz a rodagem dos roletes mas acredito q tenha ganho 3-4 kmh em plano, no máximo (quase nada). Mas passo a descrever conforme a velocidade.

0-40 kmh - Arranque mais potente, mais ruidoso (n é desagradável). Nota-se muito a diferença. Isto pq ela arrancava as 7000 rpm (maximo) e agora manda-se logo pras 8000 e picos. Muito fixe!

40-70 kmh - Ainda se nota mais disponbilidade para acelerar, mas a diferença no comportamento começa a reduzir. Rpms um pouco mais elevadas q antigamente, acelera um pouco mais quando solicitada (punho no máximo).

70-100 kmh- Aqui a mota tem a mesma força que antigamente, n noto mudança nenhuma. Apenas chega a estas velocidades mais rapidamente.

100-130 kmh- Mais uma vez não noto diferença nenhuma na força da moto. Continua a depender da inclinação da estrada para acelerar ou não, mesmo com punho no máximo. Continua a só chegar aos 130 a descer, e bem. No entanto há uma diminuição nas rpm, o que faz com que me deixe de preocupar com o corte. Isto torna a condução em AE mais agradável e descontraída! Basicamente é punho no máximo e siga. Além de ser mais saudável para o motor. Aos 130 estou nas 9000-9250 rpm vs 10000 certinhos antes dos roletes. 

Portanto, o comportamento das rpm fica diferente. Independentemente da velocidade, parece q ela estabiliza por volta das 8000-8500 rpm, só atingindo mais a descer.

N noto qualquer diferença nos consumos mas ainda só fiz 200 km c os roletes, portanto ainda estao na rodagem. Vamos ver. Neste momento continuo a ter o meu consumo de 3,1. Faço Almada-Lisboa a horas mortas diariamente (11h-21h) e não consigo não ter o punho no máximo uma boa parte do tempo.

E pronto, é isto. Quero agradecer a disponibilidade do |R|olLKaGe! durante todo este post, q já dura há tempo. Recomendo a instalação dos roletes pelas mudanças da performance e, principalmente, pelo preço. ;)

Deixo apenas uma questão. Quantos km's é q é suposto eles durarem com a sua forma irregular?  ::)
« Última modificação: 29 de Março de 2015, 17:25 por letmegetsome »

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #207 em: 02 de Abril de 2015, 00:28 »
Updates dps de uma viagem:
- top speed confirmado em plano, quase igual (118 vs 115).
- top speed em descida (prolongada) a 139 sem cortar (10000 rpm).
- melhorias na aceleracao ate aos 100 km/h, deve ter a ver c a rodagem dos roletes.
- continua a morrer dps dos 100.
- consumo a 3.2 l/100

Ja me habituei ao novo som da mota. N quero outra coisa!!!  scooter_

Marco46

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #208 em: 02 de Abril de 2015, 01:26 »


Entao mas so com roletes querias melhoramentos de outro Mundo?  E ela morrer depois dos 100??? epa estranho pois a partir dai ela deveria de ganhar outra alma. os roletes de maior peso sao para vel. de ponta. _Rolley_

e tambem nao compreendo o som que ouves agora, face ao que antes ouvias, se continuas com o mesmo escape.

Por norma com os kits vareador completos vêm sempre qual o peso certo para cada tipo de modelo de scooter, mas como compraste so os rollers, tambem nao te consigo precisar!  _pensador_

Mas se estas satisfeito com pouco é o que interessa. muda é esse filtro ASAP.


saudações

 _convivio_

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #209 em: 03 de Abril de 2015, 03:58 »
Sim, estou satisfeito, por 70 mocas a melhoria de performance é super cool.  _lool_ Sim faz um som diferente a acelerar. Nao, nao mudei o escape. O peso dos roletes esta certo para a scooter, e disse o pq no meu post.

Pois, pode ser suposto ela ganhar força aos 100, mas o q é certo é q n sinto nada.

Queria so ter mais alguma informacao sobre a durabilidade dos roletes. Se supostamente os normais duram 18.000 km os Dr pulley podem ficar 20.000? 30.000? É ir vendo nao? Sei q o RolLeKage! os tinha já com 15.000 km e sem problemas...

|R|olLKaGe!

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #210 em: 24 de Abril de 2015, 08:03 »
Companheiros, tenho andado um pouco afastado do Forum, mais por motivos de trabalho, mas é muito bom ver e ouvir que está tudo optimo aqui por estes lados  _palmas_

A minha menina vai fazer a revisão dos 36000km para a semana  _lool_ e vai levar a correia nova tambem. Em relação aos roletes, desde os 24000 que não os vejo, mas em termos de performance e andamento continua tudo exactamente na mesma, pelo que deduzo que estejam na mesma  ;D

No entanto para a semana, tiro fotos dos roletes que estão em uso, para comparar com uns novos que tenho ainda por montar ehehe.

Caso seja preciso vou meter um conjunto novo, mas sinceramente parece-me que não vai ser mesmo necessário  :)

Em relação ao que li aqui nos ultimos topicos, pois é companheiros, os Dr. Pulley melhoram bastante, mas não queiram milagres vindo de um monocilidrico de 125cc com transmissão por variador...

Se quiserem mudanças mais drasticas têm de ir para um variador completo, mas lá está, ai nesse caso a festa não se fica por 30 e poucos €€€'s  ;)

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #211 em: 04 de Maio de 2015, 03:49 »
Bom tenho q declarar q fiz a maluquice de mandar vir os pulley de 8g pra instalar na minha menina.  Pelo que estive a ler estimo q as RPM aumentem cerca de 1000 e, como em autoestrada vou quase sempre a 9000, dá pra por sem antecipar mto o corte.

O peak power deste modelo é as 9000 rpm e deixei praticamente de conseguir chegar e estar lá...

Dps digo como corre.

E ver se mais gente se mete nisto dos roletes. _convivio_

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #212 em: 13 de Junho de 2015, 19:31 »
Amigos,

Roletes de 8g instalados!!  _lool_

Não consegui esperar pela revisão dos 5000, aproveitei o feriado em Lisboa e fui lá hoje.

A instalação dos roletes (mão de obra) não foi cobrada (JB Motos em Sesimbra).

Aspectos positivos:
- A relação velocidade - RPM está na quase mesma!!!! Não corta mais cedo!
- A 135 está nas 9500 RPM  _lool_
- No arranque a fundo chega as 8500 rpm, mas depois mantém e sobe muito devagar até cerca de 9000 rpm e daí só passa a grandes velocidades e a descer. Regra geral não passa das 9000 rpm;
- 0-60km/h melhorado e muito mais rápido do que com roletes de origem,
- A aceleração dá muito jeito quando é preciso acelerar depressa quando se entra numa AE ou via rápida, nesse aspecto a diferença é brutal;
- Perde um pouquinho menos de velocidade nas subidas;
- Motor com som mais grave;
- Consumos praticamente inalterados (do pouco que vi).

Aspectos negativos:
- Top speed praticamente igual, continua a haver aquele excesso de relação final, mesmo com os roletes de 8g;
- Aceleração a partir dos 100 km/h muito lenta, tal e qual como de origem.

Globalmente estou satisfeito. Já dá pra aguentar uns aninhos antes de passar a um motor maior  _convivio_
« Última modificação: 13 de Junho de 2015, 19:38 por letmegetsome »

interceptor

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #213 em: 13 de Junho de 2015, 19:54 »
E o arranque é feito nas mesmas rotações que antigamente?

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #214 em: 13 de Junho de 2015, 22:35 »
Nao, o arranque é muito diferente.

Rpm a fundo no arranque:
Roletes originais: max 7000 RPM
Roletes de 8,5g: max 8000 RPM
Roletes de 8g: max 8500 RPM

Recomendo os roletes de 8g em vez dos de 8,5 já que melhora o arranque e força da mota, e nao se perde top speed nenhum mesmo. Nunca pensei. _confuso_

Se a x max 250 funcionar do mesmo modo q a 125, podem apostar numa reducao de 20% do peso dos roletes sem medo. Mas só vendo.
« Última modificação: 13 de Junho de 2015, 22:41 por letmegetsome »

Offline netorod

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2015
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Matosinhos
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 125
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #215 em: 15 de Junho de 2015, 19:46 »
Boas!

Sou novo neste fórum, mas tenho acompanhado este artigo e acabei de substituir a correia da minha XMAX 125 (2012), aproveitando para instalar os roletos Dr Pulley de 8,5 g.

Noto uma aceleração mais constante e um ruido de trabalhar do motor mais grave, o problema é que fiquei sem potência no arranque, o que me cria algumas dificuldades no transito citadino.

Alguém teve já este problema? Será da correia ser nova? _martelada_

Estou um pouco desiludido e a pensar em meter roletos originais.

Obrigado pela ajuda que possam prestar!

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4360
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #216 em: 15 de Junho de 2015, 19:54 »
Companheiro,estão bem montados???

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline netorod

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2015
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Matosinhos
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 125
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #217 em: 15 de Junho de 2015, 20:16 »
Companheiro,estão bem montados???

Marco Neves

Pois,
Eu não vi, mas avisei na oficina e até tive o cuidado de imprimir fotografias e instruções em Português para que não houvesse dúvidas.

Da oficina (concessionário da marca) dizem-me que pode ser a correia a "acamar" e que com os Km's vai melhorar, mas também fico com a impressão que não conhecem os roletos Dr Pulley. _pensador_


letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #218 em: 15 de Junho de 2015, 21:12 »
Não é de todo normal. O arranque da minha é potentissimo.

Pede para abrir e verifica por ti mesmo a posicao dos roletes.

Offline netorod

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2015
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Matosinhos
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 125
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #219 em: 16 de Junho de 2015, 18:58 »
Não é de todo normal. O arranque da minha é potentissimo.

Pede para abrir e verifica por ti mesmo a posicao dos roletes.

Obrigado pela opinião.
Vou ver se trato eu mesmo de abrir a caixa e ver se estão bem montados. Só espero que a abertura e desmontagem do variador não tenha truques pois não sou mecânico.

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4360
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #220 em: 16 de Junho de 2015, 19:48 »
Não tem truques ,mas ,para tirar o variador convém ter uma pistola pneumática ,tipo a dos pneus e assim e muito mais fácil

Marco Neves

casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

letmegetsome

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #221 em: 16 de Junho de 2015, 23:53 »
Eu abriria na oficina companheiro... Menos trabalho e responsabilidade.

Offline twin-pt

  • Assembleia Consultiva
  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 2950
  • Localidade: Alcabideche - Cascais
  • Scooter por opção...
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV 750
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #222 em: 17 de Junho de 2015, 08:48 »
Concordo com os companheiros! O variador tem apertos específicos que convém ter em atenção, e que necessitam de chave especial. Faz numa oficina em que tenhas confiança ou na que te montou, e no caso da primeira opção, depois leva a factura e o relatório à segunda para lhe pedires o valor...
João Mestre/twin-pt
X-ADV 750 MY2017 (RC95)

Manhas

  • Visitante
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #223 em: 17 de Junho de 2015, 21:21 »
De modo a não haver dúvidas, mostra este video ao mecânico:

Offline netorod

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2015
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Matosinhos
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMAX 125
Re: Yamaha X-Max 125 - Roletes Dr.Pulley
« Responder #224 em: 21 de Junho de 2015, 11:34 »
Ontem desmontei tudo, para chegar à conclusão que sem chaves de impacto não consigo desaparafusar a porca do variador.
Frustração >:(

Deu no entanto para verificar que a oficina que montou os Dr Pulley nem sequer limpou a camara onde corre a correia (que foi substituída), que deixaram cheia de pó de borracha e resíduos... _Zang_

Nas férias vou ver se arranjo umas chaves de impacto.