Autor Tópico: Rodagem DT125  (Lida 5655 vezes)

Paulo Ferreira

  • Visitante
Rodagem DT125
« em: 13 de Agosto de 2012, 21:21 »
Ola companheiros,

alguem me pode dizer como é feita uma boa rodagem numa Kymco DT 125??? é que eu ja estou farto de ouvir tanta coisa...
e visto que existem tantos companheiros com estas meninas no CPM... podem me dar uma ajuda???

Obrigado

Paulo

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Rodagem DT125
« Responder #1 em: 13 de Agosto de 2012, 21:39 »
Ola companheiros,

alguem me pode dizer como é feita uma boa rodagem numa Kymco DT 125??? é que eu ja estou farto de ouvir tanta coisa...
e visto que existem tantos companheiros com estas meninas no CPM... podem me dar uma ajuda???

Obrigado

Paulo


Boas

Porque não começares a partilhar aquilo que já estás farto de ouvir a respeito da rodagem? Nada melhor que comprender as tuas dúvidas.

Um abraço e boas curvas
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Paulo Ferreira

  • Visitante
Re: Rodagem DT125
« Responder #2 em: 14 de Agosto de 2012, 14:56 »
Boa tarde,

o que foi dito no stand foi para que ouvi-se o motor, quando estivesse em esforço para desacelarar ( baixar as rotações ), e que de resto andar a vontade.

o que tenho lido é que não se deve passar as 7000 rpm, e não andar muito tempo com o motor na mesma rotação e ir variando as rotações, e andar entre os 80km e os 100kms!

gostava de saber como fizeram nas vossas...

um abraço


Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Rodagem DT125
« Responder #3 em: 14 de Agosto de 2012, 15:03 »
Boa tarde Companheiro,
a título de curiosodade, qual foi o concessionário onde compraste?
A indicação de "ouvir" o motor não terá muita lógica numa mota com conta-rotações.

A rodagem da minha:
Até aos 1.000 km envitar andar com pendura.
Tentar não ultrapassar as 7.000 rpm até aos 500 km, e as 8.000 rpm após os 500 km.
Após os 500 km "esticar" um pouco pouco mais por breves momentos para ir libertanto o motor. Por exemplo, a descer tentar chegar às 9.000 rpm/9.500rpm.
Não manter por muito tempo o mesmo regime de motor, variar o máximo possível para "acamar2 devidamente.

Após os 1.000 km e a primeira revisão (que eu fiz antes do 900 km, pois já não tinha paciência _Rolley_) liberdade total.

Isto foi o que fiz e passados 16 meses e 19.000 km não tenho nada a apontar, apenas não dá 140 km/h, mas isto já não sei se será defeito ou caracteristica de se tratar de um motor com 125 cc e um conjunto de 176 kg, sem o dono em cima.

Abraço

VS

 scooter_
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Rodagem DT125
« Responder #4 em: 15 de Agosto de 2012, 00:17 »
Nem todos concordamos ou fazemos o que esta escrito no que vem no manual.

Normalmente o que vem no manual é para que nao haja nenhum problema inicial com o motor para que a marca nao se tenha de responsabilizar por danos ou defeitos que existem ou podem existir !!

Seja so ou com pendura tens de nunca tentar esforçar o motor, isto é, aquilo que te disseram de "ouvir o motor"
Nao é bem ouvir mas é mais sentir, quer sentir pelo esforço que esta a fazer no vibrar, quer no roncar da Maxi quando esta em esforço (por assim dizer)

Ou seja.....

A subir tentar nao passar as tais 7.000 ou 7.500 rotaçoes, pois se estas a subir ja esta um pouco em esforço, e apetece acelerar para chegar ao topo mais rapido, nao deves abusar nunca pelo menos ate aos 750km. Depois disso podes ir abusando sempre sentindo se esta a exagerar ou nao! (SEJA SO OU COM PENDURA)

Se for a descer, ai a conversa é outra, pois o esforço é minimo ate pelo menos as 8000 Rpm podes ir esticando um pouco as rotaçoes gradualmente mas sempre nao abusando. Se passares 10 x na mesma descida por dia, abusa 2 ou 3 vezes, nada de exageros sencivelmente ate aos tais 700, 750km feitos, e ir sempre aumentando devagar as rotaçoes e velocidades.

Eu fiz sempre as minhas Rodagens com 2 pessoas, e acreditem ou nao nao foi so 1 nem 2 vezes e sempre tive a sensaçao que tinha mais força que os outros, que quando assim nao aconteceu foi diferente. (pode ser mania, mas nada prova o contrario para mim)

Para mim tbm nao ha limites nem coisas tao rigorosas, as coisas tem de ser feitas devagar e progressivamente, para mim nunca andei tao devagar como diziam e nunca me dei mal ate hoje!

Se pelo menos ja passas-te a fasquia dos 500km podes ir aumentando progressivamente sem problemas (se tiveres esta na garantia) do genero: a cada 100km aumentar 5kmh na velocidade, isso deve dar mais 500 ou 600rpm a mais por cada 100km e nao é grave.

Foi so a minha opiniao e nunca fui nem sou de ser tao rigoroso como as marcas indicam para beneficio deles !!

Ahhh, nunca andar mais que +- 10min seguidos com o punho enrolado no maximo, ir largando para que as rotaçoes baixem e entao depois enrolar novamente progressivamente. se estiver no maximo sentes bem !! desenrolas para nao estragar.
Sao motores pequenos mas preparados para grandes rotaçoes!!

Espero ter ajudado com o meu opinanço

Boas curvas
« Última modificação: 15 de Agosto de 2012, 00:22 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Francisco

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: sintra
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown
Re: Rodagem DT125
« Responder #5 em: 15 de Agosto de 2012, 01:31 »
Boas Amigos

  _confuso_  Eu só fiz 200 km como manda o livro, a partir dai foi senpre a fundo.

Está na garantia se tiver que partir que seja já.  _reg_
   
E até ao momento com 8541 km  tá 5 *****  _lool_ _pol_ 

Bom mas isto sou eu.  >:D 

  scooter_ Abraços e Boas Curvas
Vive ao maximo, Gasta o minimo.