Nem todos concordamos ou fazemos o que esta escrito no que vem no manual.
Normalmente o que vem no manual é para que nao haja nenhum problema inicial com o motor para que a marca nao se tenha de responsabilizar por danos ou defeitos que existem ou podem existir !!
Seja so ou com pendura tens de nunca tentar esforçar o motor, isto é, aquilo que te disseram de "ouvir o motor"
Nao é bem ouvir mas é mais sentir, quer sentir pelo esforço que esta a fazer no vibrar, quer no roncar da Maxi quando esta em esforço (por assim dizer)
Ou seja.....
A subir tentar nao passar as tais 7.000 ou 7.500 rotaçoes, pois se estas a subir ja esta um pouco em esforço, e apetece acelerar para chegar ao topo mais rapido, nao deves abusar nunca pelo menos ate aos 750km. Depois disso podes ir abusando sempre sentindo se esta a exagerar ou nao! (SEJA SO OU COM PENDURA)
Se for a descer, ai a conversa é outra, pois o esforço é minimo ate pelo menos as 8000 Rpm podes ir esticando um pouco as rotaçoes gradualmente mas sempre nao abusando. Se passares 10 x na mesma descida por dia, abusa 2 ou 3 vezes, nada de exageros sencivelmente ate aos tais 700, 750km feitos, e ir sempre aumentando devagar as rotaçoes e velocidades.
Eu fiz sempre as minhas Rodagens com 2 pessoas, e acreditem ou nao nao foi so 1 nem 2 vezes e sempre tive a sensaçao que tinha mais força que os outros, que quando assim nao aconteceu foi diferente. (pode ser mania, mas nada prova o contrario para mim)
Para mim tbm nao ha limites nem coisas tao rigorosas, as coisas tem de ser feitas devagar e progressivamente, para mim nunca andei tao devagar como diziam e nunca me dei mal ate hoje!
Se pelo menos ja passas-te a fasquia dos 500km podes ir aumentando progressivamente sem problemas (se tiveres esta na garantia) do genero: a cada 100km aumentar 5kmh na velocidade, isso deve dar mais 500 ou 600rpm a mais por cada 100km e nao é grave.
Foi so a minha opiniao e nunca fui nem sou de ser tao rigoroso como as marcas indicam para beneficio deles !!
Ahhh, nunca andar mais que +- 10min seguidos com o punho enrolado no maximo, ir largando para que as rotaçoes baixem e entao depois enrolar novamente progressivamente. se estiver no maximo sentes bem !! desenrolas para nao estragar.
Sao motores pequenos mas preparados para grandes rotaçoes!!
Espero ter ajudado com o meu opinanço
Boas curvas