Bem no meu caso a minha mota é mais um "híbrido", ou seja, uma mistura das duas vertentes.Mas posso-te dizer a minha opinião.- a roda alta sem duvida que te dá melhor segurança a curvar, a manobrar e a contornar obstáculos, coisa que com uma maxiscooter tens mais dificuldade.- tens motores de caixa o que também te ajuda bastante na segurança (travagem) da mota, embora a minha ex SW quando desacelarava ela perdia muita rotação, numa mota tens de reduzir mudanças o que te dá um controlo melhor da velocidade e gestão da mesma.Agora:- perdes em espaço de arrumo, mas que podes minimizar com top-cases nas motas- perdes em consumos de combustível, no caso da minha até é bastante atraente e é menor do que tinha na SW, mas na generalidade é maior o consumo do que nas maxi- perdes na protecção aerodinâmica, pernas e pés, tronco, nas maxis é muito melhor e para quem anda todo ano (verão e inverno), a maxi é uma solução melhor. Aqui a minha faz muito bem esse papel.- se tiveres uma mota de caixa, tens de estar sempre a meter mudanças, e no dia a dia em cidade, isso dá-te cabo do pulso esquerdo (embraiagem) de estares sempre a apertar. Na minha resolvo isso porque tem sistema automático. Nas maxi não tens esse problema.Em conclusão acho que a mota ideal para cidade é sem duvida a maxi, para estrada é a mota.Um abraço
Ó Salgueiro... vais mudar de mota??
Paulo e o conforto para quem faz 100km diários?Aconselhas na nc 700 a caixa automatica?
Bem... há aqui afirmações completamente falsas. Vejamos:- Consumos: mentira que as motos de caixa consomem mais que as scooters. Muito pelo contrário. Com a caixa controlas as rotações e com o variador não. A 100km/h por exemplo a que rotação vai a scooter e a moto de caixa?Claro que temos de comparar motos com potencias semelhantes. Só para terem uma ideia, na Nacional 2 abastecemos sempre todos juntos e a minha moto gastava sempre menos 2 ou 3 euros que a SW400. E tem mais força. - Força sobre os braços: Mentira. Mais uma vez temos de comparar coisas complaráveis. A minha NC tem uma posição vertical como a scooter e isso não acontece. Não podemos comparar scooters com nakeds ou motos de pista. Comparemos mais ou menos com algo semelhante. - Posição da coluna: Mentira. Vou mais direito na minha moto que ia na Majesty. E mais uma coisa: Nas scooters levamos o peso do corpo todo sobre os rins, coisa que não acontece nas motos. Na travagem sim, o peso na moto é mais forte, mas por outro lado temos a caixa que ajuda a trazvar melhor. - Proteção aerodinamica: Claro que a scooter tem mais, mas eu não sinto assim tanta diferença desde que coloquei o vidro alto e o deflector de pernas. Mas há uma coisa que não se falou: os efeitos do vento sentem-se muito mais na scooter pois faz vela e a moto não. - comportamento: sim, as scooters têm um bom comportamento, mas... não tem nada a ver com as motos. cada macaco no seu galho. Resumindo:Não se deve comparar motos e scooters muito menos sem se saber...Não se trata de ser melhor nem pior. São diferentes e o que serve para mim pode ser desinteressante a outra pessoa. Vejam primeiro o que vão fazer com a moto e depois decidam. O que eu achoA scooter tem vantagens em trajectos curtos em cidade. Em tudo o resto perde. Quanto à chuva, mais um mito. Só os sapatos sofrem um pouco mais e acrecitem que não é assim tanto...