Autor Tópico: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'  (Lida 19362 vezes)

LWillow

  • Visitante
Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« em: 12 de Julho de 2012, 12:53 »
Como tenho constatado que últimamente alguns proprietários de maxiscooters se passaram para ' o outro lado' , isto é, trocaram as suas maxiscooters por 'motas de roda alta' , gostaria de debater o tema acerca das diferenças de condução entre estes 2 diferentes tipos e motociclo :
- Que principais 'dificuldades' se encontra na adaptação para o novo estilo de condução  e que 'táctica' é normal usar para ultrapassar esse primeiro impacto ?
- 0 que normalmente se tem a sensação de se ter 'perdido' e 'ganho' com a mudança de uma maxiscooter para uma mota 'normal' ? 
etc,
etc,

Desde já os meus agradecimentos pela participação.  _convivio_

lferro

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #1 em: 12 de Julho de 2012, 14:06 »
Bem no meu caso a minha mota é mais um "híbrido", ou seja, uma mistura das duas vertentes.
Mas posso-te dizer a minha opinião.

- a roda alta sem duvida que te dá melhor segurança a curvar, a manobrar e a contornar obstáculos, coisa que com uma maxiscooter tens mais dificuldade.

- tens motores de caixa o que também te ajuda bastante na segurança (travagem) da mota, embora a minha ex SW quando desacelarava ela perdia muita rotação, numa mota tens de reduzir mudanças o que te dá um controlo melhor da velocidade e gestão da mesma.

Agora:
- perdes em espaço de arrumo, mas que podes minimizar com top-cases nas motas

- perdes em consumos de combustível, no caso da minha até é bastante atraente e é menor do que tinha na SW, mas na generalidade é maior o consumo do que nas maxi

- perdes na protecção aerodinâmica, pernas e pés, tronco, nas maxis é muito melhor e para quem anda todo ano (verão e inverno), a maxi é uma solução melhor. Aqui a minha faz muito bem esse papel.

- se tiveres uma mota de caixa, tens de estar sempre a meter mudanças, e no dia a dia em cidade, isso dá-te cabo do pulso esquerdo (embraiagem) de estares sempre a apertar. Na minha resolvo isso porque tem sistema automático. Nas maxi não tens esse problema.

Em conclusão acho que a mota ideal para cidade é sem duvida a maxi, para estrada é a mota.

Um abraço
 

LWillow

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #2 em: 12 de Julho de 2012, 17:26 »
Bem no meu caso a minha mota é mais um "híbrido", ou seja, uma mistura das duas vertentes.
Mas posso-te dizer a minha opinião.

- a roda alta sem duvida que te dá melhor segurança a curvar, a manobrar e a contornar obstáculos, coisa que com uma maxiscooter tens mais dificuldade.

- tens motores de caixa o que também te ajuda bastante na segurança (travagem) da mota, embora a minha ex SW quando desacelarava ela perdia muita rotação, numa mota tens de reduzir mudanças o que te dá um controlo melhor da velocidade e gestão da mesma.

Agora:
- perdes em espaço de arrumo, mas que podes minimizar com top-cases nas motas

- perdes em consumos de combustível, no caso da minha até é bastante atraente e é menor do que tinha na SW, mas na generalidade é maior o consumo do que nas maxi

- perdes na protecção aerodinâmica, pernas e pés, tronco, nas maxis é muito melhor e para quem anda todo ano (verão e inverno), a maxi é uma solução melhor. Aqui a minha faz muito bem esse papel.

- se tiveres uma mota de caixa, tens de estar sempre a meter mudanças, e no dia a dia em cidade, isso dá-te cabo do pulso esquerdo (embraiagem) de estares sempre a apertar. Na minha resolvo isso porque tem sistema automático. Nas maxi não tens esse problema.

Em conclusão acho que a mota ideal para cidade é sem duvida a maxi, para estrada é a mota.

Um abraço

Obrigado LFerro !  _pol_ Sintetizaste o essencial da tua experiência! mas ... agora em relação a certos pormenores :
1 - A diferente posição de condução : mencionas o aspecto da maior e menor 'defesa' relativamente ao vento e chuva mas ... relativamente à posição  de condução 'propriamente dita ' ?? ( isto é, Nas motas tradicionais, a posição mais 'erguida' e 'direita' com o depósito na frente do condutor Vs. Nas maxiscooters, uma posição mais 'sentada'  e sem nada entre o condutor e o volante )
2- O maior peso (ou diferente distribuição do peso ) de uma mota tradicional Vs. uma Maxiscooter e as repercussões (ou não) desse aspecto
3- Já vi alguns companheiros passarem directamente das 125 c.c. para 'motões' de 700 c.c. ( e ás vezes até mais ). É assim tão 'fácil' ou aconselhável uma mudança destas ??
« Última modificação: 12 de Julho de 2012, 17:41 por LWillow »

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #3 em: 12 de Julho de 2012, 17:35 »
Ora bem, o que perdes:
O espaço de arrumação.
A protecção aerodinâmica, especial nos pés.

O que ganhas:
Muito, mas mesmo muito mais segurança no «pisar» da estrada, as rodas pequenas são mesmo uma  _Zang_
O centro de gravidade é muito mais baixo e sofre menos o ataque do vento lateral.
Ganhas uma mota entre as pernas em vez de te sentares num sofá...
O estilo, isto não meu caso... andar de Harley é andar de Harley.... pronto.


O que muda:
As mudanças, é só um hábito, com o tempo já nem dás por isso, é tão prático como acelerar e é muito mais fácil de mandar na mota, especialmente em recuperações. Ok... em cidade pode dar mais trabalho... OK... pontos de embraiagem a subir...

A questão da aerodinâmica é uma falsa questão, não sinto que tenha perdido nada levar com o ar no corpo, basta ter um vidro, na verdade até gosto, só nos pés é que se nota mais a falta do estrado, em especial em dias frios em que a humidade entra pelas calças.

E como dizia um amigo meu para um scootista: Nunca vais saber o que é ter o sapato esquerdo sujo e riscado do selector de velocidades.

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #4 em: 12 de Julho de 2012, 17:53 »
A adaptação é super-fácil. Apenas os primeiros Pontos de Embraiagem nas subidas foram complicados. Como me disse o Companheiro big_waves: 1 semana e está tudo ultrapassado

No meu caso ganhei:

- Prazer de condução (não há nada como a caixa)
- Maior controlo da moto
- Melhor posição de condução (por incrível que pareça é verdade)
- Mais motor
- Mais segurança (a moto entre-pernas é mais segura)
- Consumos
- Manutenção mais barata e espaçada
- Menos efeito do vento
- Mais conforto para pendura

O que perdi:
- Um pouco de espaço (a minha tem a vantagem de ter o depósito para o capacete)
- Os sapatos apanham mais chuva (a questão do calçado riscado da caixa resolve-se com um acessório que custa 5 euros)

São conceitos diferentes. Eu não faço cidade pura, pelo que o automático não me compensa... a questão da chuva é uma falsa questão. Apenas os sapatos se sujam ligeiramente mais (não é assim tanto, acreditem) e nada que cera de abelha não resolva.
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Offline M.Careca

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2011
  • Mensagens: 551
  • Localidade: Cascais
  • Marca: Apeado
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #5 em: 12 de Julho de 2012, 23:53 »
Este topico é excelente e muito bem pensado _pol_,pois o pessoal anda a subir de patamares e é sempre bom perceber o prós e contras _pensador_,pois penso tambem dar o salto um dia destes e quero comparar com este universo de companheiros as suas experiencias e ter um ou dois que me reveja e que faça a minha propria comparação pessoal scooter_......(Já me foi dito por uma companheira do forum......"tens cara de ferro!!"""!...""não sei porque vejo-te com um ferro!!!!"""...(sim Cristina,mas não foste a primeira!... _pensador_ _lol_).....e devo confeçar que estive á beira de comprar uma DTR125 e graças a deus que não o fiz,apareceu o negocio da SYM e até este momento complementa e cumpre tudo e a finalidade do meu regresso ás duas rodas  _pol_ _palmas_ _pt_ scooter_


Agora tambem no reverso,tenho reparado que alguns das ultimas apresentaçãoes (mes ,mes e meio)houve quem fizesse o contrário que tinha ou já teve ferro e maquinão e voltar ás "aceleras" _lool_ _lol_  scooter_ _pt_ditas maxis scooters(que tando adoro) scooter_...acho que tambem era interessante perceber o porque da alteração e as tais diferenças.

PS: Devo confessar que neste momento se pudesse dar o salto era para uma maxi(maxsym 400) ,mas não há dia que sinta falta do regresso as mudanças de caixa _martelada_... _lol_

Abraço
MARCO CARECA

LWillow

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #6 em: 13 de Julho de 2012, 20:53 »
Ó Salgueiro... vais mudar de mota??  _Rolley_ _Rolley_
 >:D

Para já, não ! e esta semana até investi mais uns 'aéreos' na Burgman instalando-lhe uma viseira da Givi mas ... ' I have a Dream'  _Rolley_  e tenho uma ideia fixa/determinada relativamente à mota que muito provavelmente virei a adquirir (Triumph Bonneville  _lool_ _lool_ )  .
Por enquanto a Burgman 400 'enche-me as medidas'  _corado_ ( é uma moto ' do caraças'  _pol_ ) e só começarei sériamente a pensar 'desfazer-me' dela quando decidir que irei passar a ser 'motociclista de fim-de-semana'  e que só tirarei a moto  da garagem quase exclusivamente para passear ( o que se calhar também será coisa para acontecer dentro de um par de anos ) . 
Entretanto, gosto de 'amadurecer' ideias e este tópico é mais pela curiosidade do feedback  das  'experiências externas' .
Um abraço  _convivio_ !

Offline eduardomeneses

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jan 2011
  • Mensagens: 64
  • Localidade: Abrantes
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #7 em: 13 de Julho de 2012, 21:07 »
A minha é uma MAXSYM 400i.
A relação preço/qualidade é muito boa e portanto é uma boa aquisição.
Diferenças: imaginem um carro automático e um carro de caixa manual.
É totalmente diferente. Conforto, prazer de condução, etc......., na maxiscooter.
Na mota de caixa: preocupação em mudar de velocidade, posição de condução(tu vais com o corpo assente em cima dos braços praticamente), esforço sobre a coluna, etc. e a travagem  é totalmente diferente e mais cómoda na MAXI.
Eu também gosto das outras, mas no que se refere à parte desportiva. Mas não me  venham dizer que as MAXI são más. Não são.

Cumps

n0t

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #8 em: 14 de Julho de 2012, 08:54 »
Os camaradas da NC700X, o que têm a dizer sobre conduzir no inverno com chuva?

Mota vs Scooter?

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #9 em: 14 de Julho de 2012, 14:23 »
Bem... há aqui afirmações completamente falsas. Vejamos:

- Consumos: mentira que as motos de caixa consomem mais que as scooters. Muito pelo contrário. Com a caixa controlas as rotações e com o variador não. A 100km/h por exemplo a que rotação vai a scooter e a moto de caixa?Claro que temos de comparar motos com potencias semelhantes. Só para terem uma ideia, na Nacional 2 abastecemos sempre todos juntos e a minha moto gastava sempre menos 2 ou 3 euros que a SW400. E tem mais força.

- Força sobre os braços: Mentira. Mais uma vez temos de comparar coisas complaráveis. A minha NC tem uma posição vertical como a scooter e isso não acontece. Não podemos comparar scooters com nakeds ou motos de pista. Comparemos mais ou menos com algo semelhante.

- Posição da coluna: Mentira. Vou mais direito na minha moto que ia na Majesty. E mais uma coisa: Nas scooters levamos o peso do corpo todo sobre os rins, coisa que não acontece nas motos. Na travagem sim, o peso na moto é mais forte, mas por outro lado temos a caixa que ajuda a trazvar melhor.

- Proteção aerodinamica: Claro que a scooter tem mais, mas eu não sinto assim tanta diferença desde que coloquei o vidro alto e o deflector de pernas. Mas há uma coisa que não se falou: os efeitos do vento sentem-se muito mais na scooter pois faz vela e a moto não.

- comportamento: sim, as scooters têm um bom comportamento, mas... não tem nada a ver com as motos. cada macaco no seu galho.

Resumindo:
Não se deve comparar motos e scooters muito menos sem se saber...
Não se trata de ser melhor nem pior. São diferentes e o que serve para mim pode ser desinteressante a outra pessoa. Vejam primeiro o que vão fazer com a moto e depois decidam.
O que eu acho
A scooter tem vantagens em trajectos curtos em cidade. Em tudo o resto perde.

Quanto à chuva, mais um mito. Só os sapatos sofrem um pouco mais e acrecitem que não é assim tanto...
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 14:28 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Fanning

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2012, 22:29 »
Paulo e o conforto para quem faz 100km diários?

Aconselhas na nc 700 a caixa automatica?

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2012, 22:59 »
Paulo e o conforto para quem faz 100km diários?

Aconselhas na nc 700 a caixa automatica?

Completamente confortável... na N2 fiz 450 km num dia...

Quanto à caixa DCT, se fizeres cidade sim, mas sinceramente perdes "pica", a meu ver...

Eu quis uma mota de caixa e não um misto, ams reconheço qualidades na caixa automática...
« Última modificação: 14 de Julho de 2012, 23:00 por Paulo Varela »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


miguel de obidos

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #12 em: 16 de Julho de 2012, 11:06 »
O Paulo tem razão. As scooters gastam mais e têm um comportamento duvidoso... tive à pouco tempo uma experiência complicada com um T-max, emprestei a Harley a um amigo scootard (que por acaso está aqui inscrito mas é dos que só lê). E numa rotunda ia-me espetando porque sai mais de largo e apanhei gravilha... é a grande diferença que faz uns centímetros a mais no diâmetro da roda...
No caso da tua Paulo, a posição dos pés já vai suficientemente alta, na minha, estão mais próximos do chão e apanho muito mais água que vem da roda da frente... é das coisas típicas das Harleys.
Coisa boa que se consegue ter em muitas motas é a facilidade com que ajustas o guiador por forma a encontrares uma posição confortável.
Eu na minha tenho as costas direitas, os pés na posição que quero, tenho dois bancos (um para o estilo outro para viajar). Já fiz 800km num dia sem grandes queixas, ao contrário do que se diz as HD são muito confortáveis.
Carga... bem... tenda, saco de cama, roupa, sapatos, etc... estes meninos levam tudo... e vão levar quinta-feira direitos a Faro...



Baco

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #13 em: 16 de Julho de 2012, 11:24 »
Bem... há aqui afirmações completamente falsas. Vejamos:

- Consumos: mentira que as motos de caixa consomem mais que as scooters. Muito pelo contrário. Com a caixa controlas as rotações e com o variador não. A 100km/h por exemplo a que rotação vai a scooter e a moto de caixa?Claro que temos de comparar motos com potencias semelhantes. Só para terem uma ideia, na Nacional 2 abastecemos sempre todos juntos e a minha moto gastava sempre menos 2 ou 3 euros que a SW400. E tem mais força.

- Força sobre os braços: Mentira. Mais uma vez temos de comparar coisas complaráveis. A minha NC tem uma posição vertical como a scooter e isso não acontece. Não podemos comparar scooters com nakeds ou motos de pista. Comparemos mais ou menos com algo semelhante.

- Posição da coluna: Mentira. Vou mais direito na minha moto que ia na Majesty. E mais uma coisa: Nas scooters levamos o peso do corpo todo sobre os rins, coisa que não acontece nas motos. Na travagem sim, o peso na moto é mais forte, mas por outro lado temos a caixa que ajuda a trazvar melhor.

- Proteção aerodinamica: Claro que a scooter tem mais, mas eu não sinto assim tanta diferença desde que coloquei o vidro alto e o deflector de pernas. Mas há uma coisa que não se falou: os efeitos do vento sentem-se muito mais na scooter pois faz vela e a moto não.

- comportamento: sim, as scooters têm um bom comportamento, mas... não tem nada a ver com as motos. cada macaco no seu galho.

Resumindo:
Não se deve comparar motos e scooters muito menos sem se saber...
Não se trata de ser melhor nem pior. São diferentes e o que serve para mim pode ser desinteressante a outra pessoa. Vejam primeiro o que vão fazer com a moto e depois decidam.
O que eu acho
A scooter tem vantagens em trajectos curtos em cidade. Em tudo o resto perde.

Quanto à chuva, mais um mito. Só os sapatos sofrem um pouco mais e acrecitem que não é assim tanto...

 _pol_ _pol_
Concordo plenamente.
Cada macaco no seu galho.
As Scooters têm as suas vantagens, mas as motas também têm muitas e no que respeita à condução, ganham em praticamente tudo. Posição de condução inclusive. (claro que, como o Paulo disse e bem, não podemos comparar uma mota dita "de pista").
Já andei de mota e agora ando de maxi scooter e encontro-me ali no meio das vantagens de umas e de outras. Talvez, para mim, até fosse mais vantajoso ter uma mota (faço mais estrada do que cidade e gosto de conduzir), mas agora estou na fase das Scooters e estou a desfrutar do momento.

ze_marmelo

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #14 em: 27 de Julho de 2012, 14:18 »
Eu sou daqueles que passei de uma 125 com 12cv para uma 600 com 98cv  :))

Em relação aos prós e contras a minha opinião é a seguinte:

Consumos: Na 125 fazia 3.5L/100 e na 600 ando a fazer entre os 4.8 e os 5, tendo em conta as performances das duas motas e na 600 abusando um bocadinho em termos de velocidade ( 170/180  _Rolley_ ) chega-se à conclusão de que a 125 é mais gulosa.

Condução: De inicio os arranques e os pontos de embraiagem em subida às vezes corriam-me mal, mas agora já estão controlados, e é mesmo uma questão de hábito.

Posição de condução: Aqui não noto grandes diferenças, vou confortável na FZ6 como ia na Sym.

Protecção: Aqui é onde a Fz6 perde, vou muito menos protegido da chuva do que ia na Sym, e o mesmo se passa em relação ao vento frontal que apanho na AE, em relação aos ventos laterais na Vasco da gama acho que seria o contrário ( nunca lá passei com a Sym ).

De resto como já foi dito, temos muito mais controlo numa moto de caixa do que numa scooter e para o trajecto que eu faço ( praticamente 60km diários em AE ) acho que fico muito mais bem servido com a de caixa.



SatCat

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #15 em: 27 de Julho de 2012, 15:06 »
Eu tenho uma 150cc há muito pouco tempo, mas já tive a percepção de que as motas de caixa são mais seguras e fáceis de controlar. Também me apercebi de todas as vezes em que conduzi uma 500cc que a posição na mota dá muito mais segurança, o ter a mota entre as pernas. Mas realmente dá cabo da coluna e dos pulsos.
Portanto, depende dos nossos perfis! :)

Neste momento o meu perfil é a scooter...;)

S800

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #16 em: 27 de Julho de 2012, 16:09 »
No essencial as diferenças não são abissais, tudo depende do que cada um pretende em cada momento.

Num uso quase 100% citadino, uma scooter automática é imbatível. Num uso quase 100% em estrada uma moto tem outros encantos e potencial.

O meu percurso com motos iniciou-se com 50cc, depois já tive várias cilindradas, 125cc » 550 » 1200cc. E da 1200 voltei à 50cc _lool_ » 200cc » 250cc, 300cc, e agora não saio das scooters porque já não me atrai a velocidade, a potência. E nem sequer faço um uso citadino digno de registo, não uso as scooters diariamente, uso-as mais para viajar.  _martelada_

Claro que não convém passar de uma 125 para uma 1300 de 300kg e 170cv, isso é senso comum. Agora, de uma 125 para uma NC700, que é uma moto calmíssima, não vejo grande problema. Seria maior o salto, por ex., de uma PCX para, por exemplo, uma 125 2T dos anos 90, como as NSR125, ou Kawasaki AR 125 2T como eu fiz vindo de uma 50cc.




Fated

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #17 em: 31 de Julho de 2012, 15:37 »
Também já tive várias motos (50cc->600cc->125cc->250cc/600cc), e neste momento tenho duas: Uma Gilera Nexus 250cc e uma Honda Transalp 600cc, diferenças... primeiro não se pode comparar as minhas duas motos porque além de terem 13 anos de diferença entre elas são de cilindradas muito diferentes, em relação ao que aqui se disse concordo com o Paulo, é possivel se fazer melhores consumos numa moto de caixa do que uma automática, isso só não acontece muitas vezes porque na realidade o pessoal gosta de sentir a moto e puxa por ela (falo de mim pelo menos), a questão da segurança e apesar de eu ter uma scooter que é excelente a curvar, as motos (não scooters) aqui ganham.... talvez pela distribuição de peso, com o vento a estabilidade numa moto também é maior (comparando motos do mesmo peso). Eu que faço cidade todos os dias prefiro a Nexus, a caixa automática faz toda a diferença... E com chuva também prefiro a scooter. Para passear, brincar, etc.. prefiro a Transalp. Vou acabar por vender a Transalp porque apesar de gostar dela, ando muito pouco com ela, no fim de semana é só carro pois a minha mulher não quer andar de moto e durante a semana é só Nexus pois gasta quase metade do que a Transalp gasta e pelas razões que mencionei anteriormente, por fim mas que já nada têm a ver com o tema... Para já vendo a 600cc e mantenho-me com a 249cc que não necessita de ir à inspecção... Não quero andar a encher os bolsos de mais ninguém...

zedavespa

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #18 em: 21 de Agosto de 2012, 13:30 »
Boas

Começou tudo com uma Burgman 400, seguiu-se uma Deaville 700 (4 anos) e agora SW T600. Regressei às sccoters e não me parece que volte a optar por mota porque não suporto fazer 500/600Km quase sem mexer as pernas e com os braços desde as mãos até aos pulsos tudo massacrado.As motas são monótonas no que respeita à posição de condução e no pára arranca são uma valente seca, para não dizer que a altura ao solo é maior e logo menos segura em todas as situações em que precisamos de colocar o pé no chão. Em cidade está sempre a acontecer ou mesmo em certas situações, um pé num sítio mais escorregadio e estás logo no chão porque a mota cai para cim de nós de maior altura logo traz"mais peso". Ok, meter mudanças ajuda no controlo da mota mas isso acontece em locais onde temos que travar e reduzir a velocidade diversas vezes, logo, onde a velocidade não é muita (menos em pista)e aí, por esse motivo, a travagem chega. Concordo em vantagem nas Serras muito a descer em que a caixa alivia as travagens, (único meio de parar a aut.), mas não se pode ter tudo e o que faço é nessas situaçõeas andar mais devagar e a ascooter também abranda porque a cxa é aut. mas não deixa de abrandar o andamento da mota. Para mim a mota só ganha em estrada aberta a partir dos 140Km/h porque o efeito girioscópico das rodas confere mais estabilidade mas é preciso saber se esse tipo utilização é muito frequente porque se não for, sccoter para mim ganha em quase tudo. Até nesses casos eu optaria por Aut.de roda alta .Voltei e estou finalmente a disfrutar de novo do prazer de andar em duas rodas.O poder de manobra nestes meios urbanos ou "semi" onde ando é para esquecer motas altas e com caixa e na AE onde  afinal  vamos sempre à mesma velocidade, tanto me faz mota como scooter. Onde preciso das mudanças a aut. é mais prática. Os rins levam a sua tareia mas posso mudar de posição e isso para mim é fundamental...mudar de posição as pernas altera a ergonomia de todo corpo, logo dá descanso e chego a casa menos partido sem dor nos braços e sinto que me diverti. Cheguei a vir apenas de Melgaço para Lisboa na Deaville e ter que parar várias vezes porque não aguentava mais a dor na coluna e pernas e mudar de posição não é permitido. Vais ali estático e aguenta que é seviço. Quase tortura. Por isso...!Já tive as duas versões e sei que fiquei a ganhar embora também saiba que a mota tem características diferentes e logo, nalgumas situações, melhores. Falo apenas no geral.Voltou a apetecer-me tirar a duas rodas da garagem. Opinião minha...apenas! Cada um sente de maneira diferente e deve escolher em função disso.
Tenho um problema na coluna e a scooter massacra-me menos que a mota. Por isso é que troquei senão até ia aguentando que os € estão caros pra caraças.

Boas voltas

Joaocruz

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #19 em: 21 de Agosto de 2012, 14:07 »
Eu, na minha opinião e se tivesse uma scooter (a minha, por exemplo Majesty 400) e uma moto (semi-turística tipo Yamaha FZ 600 ou Diversion, BMW F 800 ST, etc.) escolheria assim:

Cidade pura: scooter
Cidade com chuva: scooter
Cidade com calor: scooter (nem imaginam a caloraça que sai dos motores das motos e nos assa os ...entre as pernas)
Extra-Urbano com chuva: scooter
Extra-urbano com calor: moto
EN com rectas: moto
EN com curvas abertas: moto
Estradas de montanha: moto (as scooter nestes casos são mesmo, mesmo ..uma pandeiretas. Só o facto de não poder entrar na curva a travar com o motor. Venha a T-Max que vier, leva sempre uma ratada de uma moto comparando o mesmo tipo de pessoa a conduzi-las)
AE: Se for para ir a 100-120 Km/h, talvez a scooter. Mais que essa velocidade, mais vale a moto até porque (costuma) ter maior autonomia e desde que tenha uma boa protecção aerodinâmica, vai-se melhor.

Não é só nas scooters que existe diferentes tipos. Não podemos dizer que as motos cansam os pulsos, pois se numa R isso é verdade, numa Trail, citadina, turística, tal não é verdade.

O que é facto é que como scooters ou motos, disfrutamos na mesma. As vezes mais numas circunstâncias e mais noutras.

Um abraço,
JPC


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #20 em: 21 de Agosto de 2012, 17:48 »
Boas .....

Primeiro que tudo nao se pode comparar alhos com bugalhos, nem alhos com cebolas.

Os alhos e as cebolas dao para fazer comida, mas sao diferentes, ha casos que nao se usa alhos, outros nao se usa a cebola.

Isto para chegarem a conclusao que ....

Ha quem goste mais de Motos (alhos) e nem pode ver Scooters (cebolas)
Ha quem prefira as Sooters (cebolas) para tudo e nao pode com as Motos (alhos)

Agora falando da minha experiencia, porque que ja tive mais que um modelo de Scooter, e mais que um modelo de Moto. E tambem ja andei em todo tipo de motinhas, ou motos, seja pista, seja trail, seja cross seja choppers, roda pequenina, roda grande!!
Tudo tem a ver com o gosto de cada um, tem a ver com a oportunidade de compra como tambem tem a ver com o que a pessoa idealiza no momento da escolha, no meio em que esta inserido e nao esquecendo do que esta na moda!!

Para mim prefiro a Scooter, pelo simples facto que leva maior espaço de carga e é um sofá autentico. Mesmo sabendo que gasta mais em transmissão, mesmo sabendo que abana mais (ou nao) com vento a alta velocidade (é a mota que sofre e nao sou eu directamente a levar com o vento), mesmo sabendo que tenho de travar mais a descer uma montanha, mesmo sabendo outras coisas de mau que tem, compensa pelo prazer que tenho em outras coisas.

O ter mudanças é subjectivo, sempre foi e sempre será!! Mudanças so servem para reduçoes se precisar ultrapassar (pq nao "automáticas" como a Burgman 650?), so serve para "travar" a mota em casos extremos (o travao com ABS ou CBS tbm faz isso), porque de resto...nao servem para mais nada, começa-se a andar e depois mete-se 5 ou 6 e passa a ser uma acelera como as scooters, vai em 6 ata ao fim da viagem!!!

Para mim so ganha em questao de transmiçao, somente isso! Roda alta tbm já existem Scooters, com mudanças tbm....so ganham mesmo em corrente, cremalheira e "pinhao de ataque", menos desgaste e menos probabiliadade de rebentar em andamento, ve-se se esta a precisar de ser substituido a olho nú.

Falando da posiçao de conduçao....pois... é sempre subjectivo tambem, ha quem goste assim, quem goste assado, mas a melhor posiçao de conduçao mesmo, é igual a de uma Scooter. Se repararem os MOTOES a serio, Gold Wings e por ai fora, tem exactamente a posiçao de conduçao de uma Scooter (ou vice versa). Mas tbm nao é com a perninha totalmente esticada (atençao) é para mudar de posiçao de vez em quando, andar sempre de perninha esticada faz mal à coluna (sei do que falo!!)

Uma coisa é certa, cada vez se ve mais Scooters a serem feitas pelas grandes marcas do mercado!! (as pequeninas marcas ja faziam)

Ja me estou a alongar.... (so queria mesmo falar de alhos e cebolas)

Andem com o que gostam mais, o mais barato e melhor, usem o que entendem, mas nao nao se pode comparar opinioes de umas pessoas para outras.....Umas preferem cebola, outros alhos.
Somente vos digo que de uma maneira ou de outra alimentem-se e que tenham saude para continuar a rolar em cima de 2 rodas preferencialmente sem problemas !!

Boas curvas
« Última modificação: 21 de Agosto de 2012, 17:55 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

leites1985

  • Visitante
Re: Diferenças na condução : Maxiscooters e 'outras'
« Responder #21 em: 21 de Agosto de 2012, 21:12 »
boas

eu mudei a dois dias de moto para scooter e as primeiras diferencas que encontro sao:

pros
-capacidade de arrumaçao
-conforto
-mais resguardado do frio e chuva
-mais agil em cidade

contras
-sente-se mais as irregularidades da estrada no guiador
-falta do travao motor
-maior custo da manutençao