Autor Tópico: Será a correia?  (Lida 3331 vezes)

carmo

  • Visitante
Será a correia?
« em: 15 de Maio de 2013, 22:33 »
Boa noite a todos!

Tenho uma Sym Citycom 125, que está a poucos kms dos 7000, e a 15 dias de completar 2 anos.

Preciso da vossa ajuda a identificar um problema, que passo a descrever:
No inverno passado quando ainda estava muito frio, e a moto ainda não tinha aquecido convenientemente, muitas vezes quando arrancava sentia uns leves puxões e um barulho estranho, como se houvesse falta de aderência algures no motor. Quando fui à revisão com cerca de 5000 e poucos kms, falei deste assunto e disseram-me que poderia ser da correia. Fizeram uma verificação e disseram que não tinha qualquer problema, para além do seu desgaste normal.
Desde à uma semana acendeu a luz do óleo e esses puxões e barulho voltaram a sentir-se, ainda mais fortes. Verifiquei o nível do óleo e a sua cor, tudo está conforme. Uma coisa é certa - tenho de ir fazer uma visita à oficina!!!  :(

Pergunto-vos:
- Se acham que pode ser da correia?
- Se poderá ser de outra coisa?
- Se já aconteceu o mesmo a amigos aqui do forum?
- Se um problema destes pode ser resolvido ao abrigo da garantia? (Que está quase a expirar!)
- Quanto poderá custar?

Obrigado a todos!

Cumprimentos,
Carmo

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Será a correia?
« Responder #1 em: 16 de Maio de 2013, 01:32 »
Não há dúvida que é na transmissão, só pode ser de sujidade no sistema CVT ( Correia, embraiagem, campanula e pratos).
A falta de uso ou o uso a baixas rotações em cidade e ou estrada tornam esses sintomas recorrentes, aconselho vivamente de vez enquando e em segurança tentarem atingir a velocidade máxima e manter durante uns 5 minutos... _Rolley_ ...depois.... _pensador_ ....bem depois parece que ganharam uma scooter nova.... :)) ...

Boas curvas e toca a polir essas embraiagens e assoprar esses CVT's
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Fred_FBF

  • Visitante
Re: Será a correia?
« Responder #2 em: 16 de Maio de 2013, 09:24 »
Boas companheiro Carmo,

Eu não sou muito entendido em mecânica, e de scooters menos ainda  _corado_, mas aconselho vivamente e se continuas a sentir os puxões e barulho, "aperta" com o Stand/oficina onde te venderam a  scooter_, para eles te resolverem esse problema dentro da garantia.

Porque regra geral eles dizem que, ahh e tal isso é normal e o tempo vai passando e depois acaba a garantia, e por milagre eles lá descobrem o problema e depois tens de ser tu a acarretar com a despesa. Mais uma vez te aconselho a insistires com a oficina, se a resposta for a mesma, então acho que deves escrever uma cartinha ao representante da marca em Portugal ou mesmo ao fabricante.

Espero que entendas isto só como um concelho e nada mais, desculpa a minha intromissão.

Abraço e boas curvas

PS: Como disse o nosso companheiro Pardal, "toca a polir essas embraiagens e assoprar esses CVT's". Pode ser a solução do problema.

Johnny89

  • Visitante
Re: Será a correia?
« Responder #3 em: 16 de Maio de 2013, 09:38 »
Eu aposto num defeito da embraiagem...

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Será a correia?
« Responder #4 em: 16 de Maio de 2013, 13:13 »
Tal como também ja´referi no DB do companheiro cromix, na minha Joyride isso acontecia antes da troca de correia, ou quando a embraiagem estava muito suja.
 
A realidade é que embora a correia tivesse bom aspecto quando finalmente foi tro cada aos 22.000km  _corado_  ela estava mais comprida do qua anova, logo, ficava com folga, e por isso patinava.

hpalma

  • Visitante
Re: Será a correia?
« Responder #5 em: 16 de Maio de 2013, 13:36 »
Eu sou da mesma opinião da do companheiro Pardal, de vez enquando deve-se andar um bocado mais rápido durante algum tempo para fazer uma limpeza no motor, como se costuma dizer, limpar o carvão....
abraço

carmo

  • Visitante
Re: Será a correia?
« Responder #6 em: 18 de Maio de 2013, 16:28 »
Obrigado a todos pelas respostas, foram uma grande ajuda!

Vou seguir o conselho do Pardal e apertar uns bons kilómetros, para ver depois o resultado.
De qualquer maneira vou falar com o stand/oficina.

cumprimentos,
Carmo