Autor Tópico: Carta de Mota  (Lida 793795 vezes)

skeith

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1075 em: 09 de Junho de 2015, 16:24 »
Nessa página não são muito específicos ... depois há esta http://www.imtt.pt/sites/imtt/portugues/condutores/licencaconducao/ciclomotores/paginas/licencadeconducaoparaciclomotores.aspx

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk


Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Carta de Mota
« Responder #1076 em: 09 de Junho de 2015, 17:26 »
Viva!

Basicamente tens de voltar à escola de condução.

Se tiveres 24 ou mais anos tiras a categoria A caso contrário, tiras a A1 e passado 2 anos obtens automaticamente a carta A.

Tens de fazer 4 aulas teóricas de código e aprovação no respectivo exame (duração: 10 min com 10 questões e tens de acertar em 9).
Depois, fazer 16 aulas de condução e aprovação no respectivo exame prático.

Fácil  _lool_

Já não há licenças passadas pelas câmaras municipais e não consegues dispensa do exame teórico mesmo já tendo carta B.

Decreto lei que regulamenta estas coisas: https://dre.pt/application/dir/pdf2sdip/2005/08/158000000/1180211803.pdf

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

skeith

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1077 em: 09 de Junho de 2015, 18:09 »
Mas não é isso que diz o site do imtt ... O exame e feito no imtt .. se não tenho que esperar para fazer 25 para.magicamente puder usar 125 ? x)

Enviado do meu SM-N9005 através de Tapatalk


t--brito

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1078 em: 09 de Junho de 2015, 18:48 »
Companheiro só tens que ir ao imtt pedir exame de 50cc...pagas mais ou menos 60€...eles dizem te o dia do exame..e só tens que levar uma scooter 50cc, um capacete que esteja homologado..e uma pessoa de carro para te fazer o exame..e esta feito..licença de 50cc com carta de carro estas habilitado a conduzir a 125cc..
Mesmo tendes menos de 25 anos.
Abraço e boa sorte com isso

skeith

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1079 em: 09 de Junho de 2015, 18:51 »
Pois essa também a ideia com que fiquei depois do que já tinha lido, só gostava de saber em que consiste o exame ao certo.. para saber também como me preparar caso o vá fazer  :))

Costa2

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1080 em: 10 de Junho de 2015, 15:20 »
Boas.
Tenho uma duvida, eu tinha a carta A1 assinalada na carta de condução agora com a renovação deixou de vir assinalada já me informei nas autoridades e dizem que não há problema porque quem tem a carta B1 fica automaticamente hablitado perante a lei a conduzir 125cc.
Agora o meu problema é conduzir no estrangeiro para o mês que vem vou a Espanha e vou levar a moto será que não há problema?? e Marrocos??? tambem estou a pensar lá ir!!! se alguem souber alguma coisa que me ajude a esclarecer..Obg.

t--brito

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1081 em: 11 de Junho de 2015, 10:43 »
Pois essa também a ideia com que fiquei depois do que já tinha lido, só gostava de saber em que consiste o exame ao certo.. para saber também como me preparar caso o vá fazer  :))


boas companheiro o exame e só pratico, das umas voltas na scooter, o examinador vai te dizendo pelo micro para onde tens que ir, ou onde e que tens que virar, e esta feito..tens que cumprir o código da estrada como e óbvio...

mas e tranquilo

abraço

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1082 em: 11 de Junho de 2015, 20:36 »
Ainda não tinha dito nada aqui mas agora já estou mais perto da obtenção da categoria A. Mais precisamente com a aprovação hoje no exame teórico (o tal das 10 perguntas que não se deve menosprezar). Agora só fica a faltar a prática e com as aulas e a adaptação à mota de caixa a correr francamente bem, estou otimista. Mas não convém excessos de confiança. ..
Quanto à escola HP, no Fogueteiro é 5* e o preço agradável (embora já tenha aqui visto mais em conta). Para estas bandas (margem sul) recomendo vivamente (publicidade à parte)

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Mateus77

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1083 em: 12 de Junho de 2015, 10:01 »
Ainda não tinha dito nada aqui mas agora já estou mais perto da obtenção da categoria A. Mais precisamente com a aprovação hoje no exame teórico (o tal das 10 perguntas que não se deve menosprezar). Agora só fica a faltar a prática e com as aulas e a adaptação à mota de caixa a correr francamente bem, estou otimista. Mas não convém excessos de confiança. ..
Quanto à escola HP, no Fogueteiro é 5* e o preço agradável (embora já tenha aqui visto mais em conta). Para estas bandas (margem sul) recomendo vivamente (publicidade à parte)

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Caro companheiro, eu tenho pensado tanto na categoria A, já sabias andar em motas de caixa?

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1084 em: 12 de Junho de 2015, 11:54 »
Caro companheiro, eu tenho pensado tanto na categoria A, já sabias andar em motas de caixa?
Eu não tinha qualquer experiência com motas de caixa mas não tenho dúvidas que a de enlatado e a da maxi (embora pouca) me colocaram bastante confortável na abordagem à mota de caixa. É só uma questão de controlar a embraiagem especialmente no arranque em primeira.
Não assusta. Não penses mais! Força nisso!





Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)

Mateus77

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1085 em: 12 de Junho de 2015, 13:57 »
Eu não tinha qualquer experiência com motas de caixa mas não tenho dúvidas que a de enlatado e a da maxi (embora pouca) me colocaram bastante confortável na abordagem à mota de caixa. É só uma questão de controlar a embraiagem especialmente no arranque em primeira.
Não assusta. Não penses mais! Força nisso!





Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Vou pensar nisso seriamente

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1086 em: 28 de Junho de 2015, 23:09 »
Também me inscrevi para obtenção da categoria A, este ano não passa.  _careta_
Aproveitei a promoção da Escola de Condução Elite em Alvalade, 175€ com tudo incluído... Obviamente que é só por tirar, na minha mente não existem pensamentos de upgrades...  _Rolley_  _lol_

Cumprimentos _convivio_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline Xquim

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 662
  • Localidade: P.de Santa Iria
  • Membro CPM.4060
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Carta de Mota
« Responder #1087 em: 28 de Junho de 2015, 23:52 »
Também me inscrevi para obtenção da categoria A, este ano não passa.  _careta_
Aproveitei a promoção da Escola de Condução Elite em Alvalade, 175€ com tudo incluído... Obviamente que é só por tirar, na minha mente não existem pensamentos de upgrades...  _Rolley_  _lol_

Cumprimentos _convivio_
_lol_ _lol_ _lol_ Nessa eu não acredito que resistas. Estamos cá  para ver.
Mas quem é que será que ele quer enganar??  _pensador_ _Rolley_ _pensador_ _Rolley_ _pensador_ _Rolley_ _Rolley_
Se ouvires "apitar"é o XQUIM a cumprimentar!*
Downtown 125--08/2012--Jul2015--38.000 Km
Downtown 300I-ABS --08/07/2015..0km13/03/2018..27800Km.
Suzuki Burgman 650Euro4-16/03/2018--0Km....

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1088 em: 29 de Junho de 2015, 21:06 »
_lol_ _lol_ _lol_ Nessa eu não acredito que resistas. Estamos cá  para ver.
Mas quem é que será que ele quer enganar??  _pensador_ _Rolley_ _pensador_ _Rolley_ _pensador_ _Rolley_ _Rolley_

 _lol_  _lol_  _lol_  _lol_  _lol_

Abraços  _convivio_
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Carta de Mota
« Responder #1089 em: 02 de Julho de 2015, 14:03 »
Boas companheiros,

Ontem foi dia de exame prático e a obtenção da categoria A já cá canta! _convivio_

O percurso que me calhou foi de Alvalade a Chelas e com chuva à mistura, foram-me feitas umas perguntas teóricas sobre os componentes da mota e após responder corretamente o examinador pediu que levasse a mota à mão durante 3 ou 4 metros, de seguida já montado foi-me pedido para fazer uns oitos, realizei a manobra com sucesso e fiz-me à estrada, sempre a cumprir as indicações através do headset, "direita", "esquerda", "direita," "esquerda"... Fiz o percurso tranquilamente, sempre com muita atenção às cedências de passagem nos cruzamentos, atenção redobrada  nas passadeiras e a cumprir as mais recentes regras na circulação em rotundas, chegado ao centro de exames ouvi a palavra "aprovado, parabéns".  _pol_ _pol_

A todos os que vão ter exame em breve, desejo boa sorte e estejam tranquilos, aquela ansiedade que se sente antes do exame desaparece depois de pôr-mos a primeira e arrancarmos!

Abraço

Rodrigues

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1090 em: 02 de Julho de 2015, 15:05 »
Boas companheiros,

Ontem foi dia de exame prático e a obtenção da categoria A já cá canta! _convivio_

O percurso que me calhou foi de Alvalade a Chelas e com chuva à mistura, foram-me feitas umas perguntas teóricas sobre os componentes da mota e após responder corretamente o examinador pediu que levasse a mota à mão durante 3 ou 4 metros, de seguida já montado foi-me pedido para fazer uns oitos, realizei a manobra com sucesso e fiz-me à estrada, sempre a cumprir as indicações através do headset, "direita", "esquerda", "direita," "esquerda"... Fiz o percurso tranquilamente, sempre com muita atenção às cedências de passagem nos cruzamentos, atenção redobrada  nas passadeiras e a cumprir as mais recentes regras na circulação em rotundas, chegado ao centro de exames ouvi a palavra "aprovado, parabéns".  _pol_ _pol_

A todos os que vão ter exame em breve, desejo boa sorte e estejam tranquilos, aquela ansiedade que se sente antes do exame desaparece depois de pôr-mos a primeira e arrancarmos!

Abraço

Parabéns companheiro  _pol_

Desculpa a pergunta, não pretendo duvidar mas acho ridículo que depois de passarmos o exame teórico ainda nos fazem mais perguntas sobre os componentes da mota!...e se há o azar de errar,.. repete-se o exame ?  _pensador_

Boas curvas
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 15:08 por Rodrigues »

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Carta de Mota
« Responder #1091 em: 02 de Julho de 2015, 15:52 »
Obrigado Rodrigues!

Sim pelo que sei é pratica comum e o meu instrutor preparou-me para eventuais perguntas que o examinador pudesse fazer, a pergunta que me foi feita em concreto, foi sobre para que serviam e que informação era apresentada no painel de instrumentos da mota, mais concretamente sobre a informação dos manómetros, no caso da  honda cb500 existe um velocímetro e um tacômetro/conta rotações, neste último também existe a informação da temperatura do motor e a informação da distância total e parcial percorrida e foi sobre isto que tive que responder. Podem também perguntar por exemplo como vês o nível do óleo do motor, como sabes se a mota tem gasolina, etc. Se falharmos alguma pergunta não sei se dá direito a chumbo, mas se a pergunta é feita cálculo que seja para acertar ;)

Abraço
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 15:53 por JoseR »

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Carta de Mota
« Responder #1092 em: 02 de Julho de 2015, 15:55 »
Também me inscrevi para obtenção da categoria A, este ano não passa.  _careta_
Aproveitei a promoção da Escola de Condução Elite em Alvalade, 175€ com tudo incluído... Obviamente que é só por tirar, na minha mente não existem pensamentos de upgrades...  _Rolley_  _lol_

Cumprimentos _convivio_


Boa sorte companheiro, também tirei a carta na escola Elite, deixo só a informação que no dia do exame prático temos que pagar 30€ no centro de exames para emissão da carta.

Offline T. Elório

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jan 2014
  • Mensagens: 563
  • Localidade: Ponte da Bica - Ramada - Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125 ABS
Re: Carta de Mota
« Responder #1093 em: 02 de Julho de 2015, 16:37 »
Boas companheiros,

Ontem foi dia de exame prático e a obtenção da categoria A já cá canta! _convivio_

O percurso que me calhou foi de Alvalade a Chelas e com chuva à mistura, foram-me feitas umas perguntas teóricas sobre os componentes da mota e após responder corretamente o examinador pediu que levasse a mota à mão durante 3 ou 4 metros, de seguida já montado foi-me pedido para fazer uns oitos, realizei a manobra com sucesso e fiz-me à estrada, sempre a cumprir as indicações através do headset, "direita", "esquerda", "direita," "esquerda"... Fiz o percurso tranquilamente, sempre com muita atenção às cedências de passagem nos cruzamentos, atenção redobrada  nas passadeiras e a cumprir as mais recentes regras na circulação em rotundas, chegado ao centro de exames ouvi a palavra "aprovado, parabéns".  _pol_ _pol_

A todos os que vão ter exame em breve, desejo boa sorte e estejam tranquilos, aquela ansiedade que se sente antes do exame desaparece depois de pôr-mos a primeira e arrancarmos!

Abraço

Parabéns caro amigo  _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Agora vem a parte mais difícil que é escolher a nova mota. Mas......................................... _Rolley_ _Rolley_ _Rolley_

Abraço  _convivio_
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 16:47 por T. Elório »
HONDA P......ão C......om X......óriço
HONDA FORZA 125 ABS...... JÁ RODA

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Carta de Mota
« Responder #1094 em: 02 de Julho de 2015, 18:00 »
Obrigado Tiago! _convivio_

Sim agora vem a parte difícil, mas já ando com umas ideias... _Rolley_

Grande abraço

Offline B_Black

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 311
  • Localidade: S. António da Caparica / Costa da Caparica
  • A rolar com style :P
  • Marca: Kymco
  • Modelo: Downtown 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1095 em: 02 de Julho de 2015, 19:53 »

Boa sorte companheiro, também tirei a carta na escola Elite, deixo só a informação que no dia do exame prático temos que pagar 30€ no centro de exames para emissão da carta.

Parabéns...
Já contava com esse valor pois é a taxa cobrada para qualquer alteração à carta...  _pol_
Boas curvas.  _convivio_
« Última modificação: 02 de Julho de 2015, 19:53 por B_Black »
Membro CPM 2383
Fev. 2000 »»»»»» Honda SGX 50 Sky
Nov. 2012 »»»»»» Kymco DT 125i

interceptor

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1096 em: 02 de Julho de 2015, 22:24 »
parabéns JoseR _palmas_

EdaSilva

  • Visitante
Re: Carta de Mota
« Responder #1097 em: 02 de Julho de 2015, 22:38 »
Um dia ainda hei de tirar ainda carta mota.

Mesmo que não venha a fazer nenhum upgrade, sempre estou preparado para conduzir outras montadas!


Enviado através do Tapatalk

Offline JoseR

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2014
  • Mensagens: 519
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750XA
Re: Carta de Mota
« Responder #1098 em: 02 de Julho de 2015, 23:31 »

parabéns JoseR _palmas_

Obg interceptor! Abraço

Offline pavlov

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2014
  • Mensagens: 212
  • Localidade: Sesimbra
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125i
Re: Carta de Mota
« Responder #1099 em: 02 de Julho de 2015, 23:54 »
Boas companheiros,

Ontem foi dia de exame prático e a obtenção da categoria A já cá canta! _convivio_

O percurso que me calhou foi de Alvalade a Chelas e com chuva à mistura, foram-me feitas umas perguntas teóricas sobre os componentes da mota e após responder corretamente o examinador pediu que levasse a mota à mão durante 3 ou 4 metros, de seguida já montado foi-me pedido para fazer uns oitos, realizei a manobra com sucesso e fiz-me à estrada, sempre a cumprir as indicações através do headset, "direita", "esquerda", "direita," "esquerda"... Fiz o percurso tranquilamente, sempre com muita atenção às cedências de passagem nos cruzamentos, atenção redobrada  nas passadeiras e a cumprir as mais recentes regras na circulação em rotundas, chegado ao centro de exames ouvi a palavra "aprovado, parabéns".  _pol_ _pol_

A todos os que vão ter exame em breve, desejo boa sorte e estejam tranquilos, aquela ansiedade que se sente antes do exame desaparece depois de pôr-mos a primeira e arrancarmos!

Abraço
Muitos parabéns companheiro.
O meu exame prático está para breve e essas dicas sobre as perguntas do examinador são novidade para mim.
Agora já fico sobreaviso. Obrigado pela dica

Enviado do meu GT-S7390 através de Tapatalk

Sym GTS 125i (29-07-2014): [0 km; 21.000Km...]; média: 3,0 l/100km
Yamaha FZ6 S2 (24-06-2015):[32.000km; ...]; a rolar com a carta A desde 9/7/2015 ;)