Autor Tópico: Gasolinas? Problemas na combustão.  (Lida 5598 vezes)

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Gasolinas? Problemas na combustão.
« em: 11 de Maio de 2012, 21:51 »
Caros Companheiros

No passado Domingo, abasteci cerca de 6 litros de s/chumbo 95 da GALP.
Desde essa data que noto pequenas diferenças não no rendimento mas em odores resultantes da combustão vindos do escape sobretudo dentro da garagem , já para não referir que ao abrir a tampa do tanque,a gasolina tem um cheiro diferente. Aquilo parece que cheira a acetona ou água rás,e não aquele odor tipíco da gasolina fresca. Não sei explicar bem, mas aquilo parece outra coisa que paguei como se fosse 95.

Posso estar sugestionado com este episódio, mas com o motor quente parece que a combustão se processa de forma diferente o que produz um cheiro que não é a queimado mas não é o convencional e tipíco deste motor que sempre foi "limpo".
Noto que a frio e após o "start", o motor pega à primeira, soluça meio segundo, e ajusta o ralenti a pouco mais de 2000 e segundos depois estabiiliza a 1800 rpm.

Ainda tenho a vela de origem, e cerca de 12600 KM. Será a vela que já está a dar as últimas? Será a gasolina que tenha algum composto ou excesso de aditivos que combinados alterem a  combustão?
O que acham?  _pensador_
Agradeço a vossa opinião.

Boas curvas.


Só um update a este tópico, que penso que deveria estar no quadro geral de Mecânica.

Desconfio muito da qualidade da gasolina GALP. Bastou gastar a litrada, e encher com BP 95, e que diferença.
Arranque normal sem engasgar, e o cheiro do escape voltou a ser o normal.

Conclusão, ou a GALP anda a fazer experiências com os aditivos ou foi uma coincidência.
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, 23:47 por JPA »
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Gasolinas? Problemas na combustão.
« Responder #1 em: 24 de Maio de 2012, 12:23 »
A tua vela, dura em média 12.000 km por isso deve estar em final de vida.

Isso não é da gasolina da Galp em si, mas sim do posto de abastecimento, tanques sujos, ou tanques recentemente limpos em que deixaram restos de produtos de limpeza lá dentro.

Um tanque sujo ou estalado, com a chuva infiltra-se agua e depois provoca má combustão.


Abraço
[/URL]

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Gasolinas? Problemas na combustão.
« Responder #2 em: 24 de Maio de 2012, 12:31 »
O meu diário de bordo ainda não foi actualizado até á data de hoje, porque os kms que tenho feito são muito poucos e nada de relevante tem acontecido, até á passada sexta-feira, em que fui atestar a mota e deceidi atestar com gasolina 98 octanas, maldita hora  _Zang_ _Zang_ , pois ela não gostou muito da alimentação, a reacção dela é a frio parece que tem dificuldade em queimar a gasolina e desliga, e hoje de manhã ia eu para as belas das bifanas e ela não me quis levar  _Zang_ _Zang_ _Zang_ , lá a meio da manhã com muito cuidado consegui movimentá-la e tenho andado a rodar punho a ver se queimo a gasolina, porque ela depois de aquecer tem um comportamento normal, depois de queimar a gasolina quase toda, já adicionei gasolina 95, agora vamos ver qual é a reacção. depois darei noticias.

 scooter_ scooter_ scooter_
[/quote]

Isto foi o que me aconteceu mas com 98




 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Gasolinas? Problemas na combustão.
« Responder #3 em: 24 de Maio de 2012, 13:02 »
O meu diário de bordo ainda não foi actualizado até á data de hoje, porque os kms que tenho feito são muito poucos e nada de relevante tem acontecido, até á passada sexta-feira, em que fui atestar a mota e deceidi atestar com gasolina 98 octanas, maldita hora  _Zang_ _Zang_ , pois ela não gostou muito da alimentação, a reacção dela é a frio parece que tem dificuldade em queimar a gasolina e desliga, e hoje de manhã ia eu para as belas das bifanas e ela não me quis levar  _Zang_ _Zang_ _Zang_ , lá a meio da manhã com muito cuidado consegui movimentá-la e tenho andado a rodar punho a ver se queimo a gasolina, porque ela depois de aquecer tem um comportamento normal, depois de queimar a gasolina quase toda, já adicionei gasolina 95, agora vamos ver qual é a reacção. depois darei noticias.

 scooter_ scooter_ scooter_


Isto foi o que me aconteceu mas com 98

Tu apanhaste foi já gasolina podre :))
Ao preço que esta a 98 é normal que poucos sejam os veículos que abasteçam 98, e depois............................. a gasolina esta nos depósitos demasiado tempo.




 scooter_ scooter_ scooter_
[/URL]

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Gasolinas? Problemas na combustão.
« Responder #4 em: 24 de Maio de 2012, 13:59 »
Foi o que pensei, ainda pensei em mandar analisar a gasolina, mas provavelmente para não dar em nada, não fiz.



 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.