Autor Tópico: Downtown 125 - luz pressão de óleo?!  (Lida 7927 vezes)

Francesco Montera

  • Visitante
Downtown 125 - luz pressão de óleo?!
« em: 13 de Abril de 2012, 23:58 »
Companheiros,

Alguém sabe onde está a luz de pressão do óleo do motor, no painel de instrumentos das DT 125? Se forem como a minha DT não está! Porreiro! :o

Na eventualidade de uma avaria no sistema de lubrificação do motor, só nos apercebemos quando o motor estiver gripado! >:(

A Kymco vende um motor  _careta_ e nós... :'(

Abraço

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Downtown 125 - luz pressão de óleo?!
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2012, 21:37 »
Companheiros,

Alguém sabe onde está a luz de pressão do óleo do motor, no painel de instrumentos das DT 125? Se forem como a minha DT não está! Porreiro! :o

Na eventualidade de uma avaria no sistema de lubrificação do motor, só nos apercebemos quando o motor estiver gripado! >:(

A Kymco vende um motor  _careta_ e nós... :'(

Abraço

Boas

O modelo 125cc, não tem esse avisador. Só o modelo 300cc é que tem, mas o sistema de lubrificação é diferente visto ser bem maior.

O melhor é ir olhando regularmente para a vareta, e atestar se necessário.

Boas curvas
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Downtown 125 - luz pressão de óleo?!
« Responder #2 em: 14 de Abril de 2012, 23:00 »

Desculpem a minha ignorância, por acaso ainda não reparei bem quais sao as Maxis/Motos no geral que tem esse tipo de coisa ( Luz de pressão de Motor )

A minha Kymco tem uma luz que acende e que diz "Oil Service", pelo esquema que tenho da DownTown 125 essa luz liga a uma Valvula que tbm tem pelo nome de "OIL PRESSURE SW" (switch de pressão de oleo).

É isso que se referem ?

E faço um reparo, se me permitirem....
Penso eu que, nao ha sequer "sistema de lubrificação de Motor" isto pq é o próprio motor a trabalhar que faz, penso eu, com a sua rotatividade a sua própria lubrificação.
Se nao houver oleo no motor, nao ha lubrificaçao, a luz deve acender (a minha acende) e se nao ha oleo é pq nao poseram/verificaram, claro que a culpa será de quem nao verifica o oleo. Se nao ha oleo pifa o motor daí se ter de comprar outro, a Kymco nao oferece Motores assim, senao eu pifava o meu de 2 em 2 anos  _Rolley_

Boas Curvas
« Última modificação: 14 de Abril de 2012, 23:06 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Downtown 125 - luz pressão de óleo?!
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2012, 00:46 »
Desculpem a minha ignorância, por acaso ainda não reparei bem quais sao as Maxis/Motos no geral que tem esse tipo de coisa ( Luz de pressão de Motor )

A minha Kymco tem uma luz que acende e que diz "Oil Service", pelo esquema que tenho da DownTown 125 essa luz liga a uma Valvula que tbm tem pelo nome de "OIL PRESSURE SW" (switch de pressão de oleo).

É isso que se referem ?

E faço um reparo, se me permitirem....
Penso eu que, nao ha sequer "sistema de lubrificação de Motor" isto pq é o próprio motor a trabalhar que faz, penso eu, com a sua rotatividade a sua própria lubrificação.
Se nao houver oleo no motor, nao ha lubrificaçao, a luz deve acender (a minha acende) e se nao ha oleo é pq nao poseram/verificaram, claro que a culpa será de quem nao verifica o oleo. Se nao ha oleo pifa o motor daí se ter de comprar outro, a Kymco nao oferece Motores assim, senao eu pifava o meu de 2 em 2 anos  _Rolley_

Boas Curvas


Companheiro _AXE_

Se me permites umas considerações, mas a Downtown 125cc é peculiar neste aspecto.

O avisador de OIL SERVICE, é somente um contador de KM que deve ser resetado após a muda do óleo do motor, tal como fazes para reset os contadores parciais TRIP A e TRIP B. Eu nunca vi o LED de OIL SERVICE aceso, porque volta e meia resetava aquilo tudo... :o

Desde que fiz a revisão dos 10.000, é que tenho a contagem correcta e estou  sensibilizado para não resetar este contador.

Pelo que eu observei do esquema eléctrico ( genérico / projectado para certas versões e para mercados especifícos), aparece esse OIL PRESSURE SWITCH, mas na realidade é diferente pois ele existe na 300cc + o LED no quadrante de aviso de pressão de óleo insuficiente. A 125cc não tem  nada disso, mas o fabricante lá sabe...

Acho que outras scooters 125 não costumam ter esse avisador de pressão de óleo, que aparece nas outras de maior cilindrada.

A 125cc, tem um bomba de óleo que o impele por pressão mecânica, desde o cárter até ao topo do cilindro.

Espero ter ajudado, do pouco que percebo destes motores

Abraço

 scooter_ scooter_
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Francesco Montera

  • Visitante
Re: Downtown 125 - luz pressão de óleo?!
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2012, 14:52 »
A circulação do óleo no sistema de lubrificação do motor é feito pela bomba de óleo. O óleo do motor circula do carter do motor, onde se  encontra a bomba que é acionada pela cambota, à cabeça do motor e assim sucessivamente. A pressão do óleo é ajustada e mantida pela dita bomba.
No caso de uma avaria na bomba de óleo, uma obstrução no circuito do óleo do motor, um defeito no filtro do óleo ou/e uma avaria mecanica que origine uma perda da pressão do óleo no motor, a luz de aviso de falta de pressão de óleo acende-se no painel de instrumentos.

Na minha opnião a ausencia desta luz de aviso faz com que no caso de uma avaria, os danos sejam mais extensos pois só quando o motor começar a funcionar de uma forma anormal ou parar é que somos avisados de que algo estava mal! ;D

Esta é a minha 3ª 125cc. e quer a Sym Symphony ou a Aprilia Scarabeo tinha esta luz de aviso.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Downtown 125 - luz pressão de óleo?!
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2012, 15:09 »

Vive-se e aprende-se.

Mas vou investigar isso, pq acho que a minha tem isso  _pensador_

E sei que a maior parte nao tem, somente agora com o evoluir das coisas algo seja alterado.
Que seja sempre alterado para melhor.

Essa bomba de oleo é mecanica ou electrica ? Para regular e ajustar essa pressao de oleo.....

Irei quando poder/tiver tempo/for oportuno, investigar isso melhor.....

Obrigado pelas dicas.

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Downtown 125 - luz pressão de óleo?!
« Responder #6 em: 16 de Abril de 2012, 00:08 »
Vive-se e aprende-se.

Mas vou investigar isso, pq acho que a minha tem isso  _pensador_

E sei que a maior parte nao tem, somente agora com o evoluir das coisas algo seja alterado.
Que seja sempre alterado para melhor.

Essa bomba de oleo é mecanica ou electrica ? Para regular e ajustar essa pressao de oleo.....

Irei quando poder/tiver tempo/for oportuno, investigar isso melhor.....

Obrigado pelas dicas.

Boas curvas.


A bomba de óleo é mecânica.

Companheiros, só temos é de confiar no material... e que nada arrebente.

Ainda hoje foi verificar o nível na vareta e tudo OK. Reparei que o óleo parece àgua quando frio...

Boas curvas.

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM