Geral > Motos que não são Maxiscooters

S.I.S. Sachs Minor 505 1d

(1/19) > >>

Afonso:
Caros Companheiros!

Como alguns de vós sabeis, a Alexandra já foi "motard", nos seus tempos de adolescência.
Como eu não consigo estar parado, ontem fui buscar a moto da Alexandra ao palheiro dos pais.
Vejam o que encontrei:











(as fotos apresentadas foram tiradas após uma lavagem à "jóia da coroa")

É uma S.I.S. Sachs Minor 505. A Alexandra comprou-a em segunda mão, em 1990 e já nessa altura a moto era "velhinha". Penso que a moto deve ser do final dos anos 70. Com tempo vou averiguar o ano exacto da moto.
A moto está parada acerca de 15 anos e apesar de não ter sido cuidadosamente arrumada, tem apenas alguns pontos de ferrugem.
Penso que algumas peças já não são de origem, nomeadamente:

- as manetes:


- o velocímetro e o punho do acelerador:


Com t€€€mpo vou restaurá-la.

Entretanto gostava de a ver e ouvir trabalhar. Para isso solicito a ajuda de todos os “treinadores de bancada” (neste caso “mecânicos de bancada”), nomeadamente para as seguintes situações:

1. Não consegui encontrar a chave da moto, assim vou ter de comprar um canhão novo.
a) Terei de mudar todo o velocímetro ou poderei mudar apenas o canhão?
b) Mudar o velocímetro ou o canhão é uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
c) Quanto é que isso poderá custar-me?

2. Quando tentei dar ao “kiko”, percebi que este não prendia,


e nomeadamente, que uma peça do outro lado do motor rodava ao mesmo tempo.


Pelo que a Alexandra disse, a moto ficou parada por esta razão.

a) Alguém poderá dizer a razão pela qual o "kiko" não prende? Será normal a peça do outro lado do motor rodar ao mesmo tempo?
b) O que terei de fazer para colocar o "kiko" a prender?
c) Corrigir esta situação será uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
d) Quanto é que isso poderá custar-me?

3. Onde poderei comprar peças originais para esta moto, com preço "em conta"?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Abraço e boas curvas

JPA:
Olá Afonso.

Pode ser complicado arranjar peças para essa Sachs, mas não é impossível.

Mas eu sugeria em primeiro lugar  procurares naquelas lojas de peças e acessórios para motorizadas, do tempo em que a própria loja era oficina. Quanto mais antiga melhor.

Em segundo, podes googlar por quem faça do restauro um  hooby pois costuma ser quem de melhor percebe dessas coisas antigas.

Para ligar, acho eu de que isso não precisa de chave de ignição. Desliga-se uma ficha algures e isso pega de empurrão... (mas eu nem me atrevia, 15 anos é muito tempo parada).


 _lol_A ultima vez que almoçamos, estavas entusiasmado com ideia de criar uma filial do CPM, em MZ. Será que é desta?

 _convivio_
Um abraço

João A.

BigJojo:
Já deste uma olhadela no blog Rodas de Viriato (http://rodasdeviriato.blogspot.pt/)? Peças para essa mota não deve ser dificil, os modelos dessa época nacionais partilham muitas peças. Aconselho-te é a procurar bem que há quem peça verdadeiros abusos por peças simples e  faceis de conseguir.

Passa também no http://motorizadas50.com/ , talvez consigas imagens da mota original

Abraço

JM

adolfo lima:

--- Citação de: Afonso em 04 de Abril de 2012, 08:59 ---Caros Companheiros!

Como alguns de vós sabeis, a Alexandra já foi "motard", nos seus tempos de adolescência.
Como eu não consigo estar parado, ontem fui buscar a moto da Alexandra ao palheiro dos pais.
Vejam o que encontrei:











(as fotos apresentadas foram tiradas após uma lavagem à "jóia da coroa")

É uma S.I.S. Sachs Minor 505. A Alexandra comprou-a em segunda mão, em 1990 e já nessa altura a moto era "velhinha". Penso que a moto deve ser do final dos anos 70. Com tempo vou averiguar o ano exacto da moto.
A moto está parada acerca de 15 anos e apesar de não ter sido cuidadosamente arrumada, tem apenas alguns pontos de ferrugem.
Penso que algumas peças já não são de origem, nomeadamente:

- as manetes:


- o velocímetro e o punho do acelerador:


Com t€€€mpo vou restaurá-la.

Entretanto gostava de a ver e ouvir trabalhar. Para isso solicito a ajuda de todos os “treinadores de bancada” (neste caso “mecânicos de bancada”), nomeadamente para as seguintes situações:

1. Não consegui encontrar a chave da moto, assim vou ter de comprar um canhão novo.
a) Terei de mudar todo o velocímetro ou poderei mudar apenas o canhão?
b) Mudar o velocímetro ou o canhão é uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
c) Quanto é que isso poderá custar-me?

2. Quando tentei dar ao “kiko”, percebi que este não prendia,


e nomeadamente, que uma peça do outro lado do motor rodava ao mesmo tempo.


Pelo que a Alexandra disse, a moto ficou parada por esta razão.

a) Alguém poderá dizer a razão pela qual o "kiko" não prende? Será normal a peça do outro lado do motor rodar ao mesmo tempo?
b) O que terei de fazer para colocar o "kiko" a prender?
c) Corrigir esta situação será uma tarefa simples? Que qualquer um consegue fazê-lo?
d) Quanto é que isso poderá custar-me?

3. Onde poderei comprar peças originais para esta moto, com preço "em conta"?

Agradeço desde já a vossa colaboração.

Abraço e boas curvas

--- Fim de Citação ---

Afonso, grande reliquia....

Sabes que estas motas depois de restauradas podem  ser vendidas a mais de 1,000€.
Em relaçao as peças posso ajudar-te, visto conhecer varias oficinas que efectuam este tipo de restauro


Adolfo

Foquinha:
tanto qto me lembre... nessa altura as chaves eram praticamente todas iguais...
o meu pai tinha motorizada e o meu irmão outra, ambas de marcas diferentes e as chaves davam uma na outra. nada como tentar averiguar junto de proprietários de máquinas do tempo dos afonsinhos.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa