É sabido que por os fabricantes não exploram todo o potencial dos motores que fabricam por razões meramente comerciais.
Muitos blocos são concebidos para suportarem mais potência e ela só aparece nos modelos que saiem nos anos seguintes... Por razões meramente comerciais. Veja-se os motores dos golf tdi que começaram com 90cv e o com o mesmo bloco chegaram aos 170cv. No entanto existem por vezes outras mudanças subtis e não documentadas (nos manuais para o consumidor final) ao nível de válvulas, árvores de cames, bielas, cambota, etc. destinadas a fazer todo o conjunto suportar a potência acrescida.
Por tudo isto e pelo já acima referido em termos de garantias e questões legais, posso até concordar com as modificações efectuadas a título particular, mas por exemplo, um "simples" escape altera taxas de compressão que podem danificar o motor, desde que este não esteja dimensionado para as suportar. Toda a mecânica é complexa e está relacionada. Ao mudarmos um componente podemos comprometer outros... Só o fabricante poderá dizer se a moto pode ou não ser modificada de tal e tal maneira, pois só ele sabe com exactidão tudo o que poderá estar a ser posto em causa.
E provar tudo isto num tribunal... Com um fabricante na posse de todos os dados e dinheiro para advogados e um consumidor final apenas na posse da sua experiência e com pouco dinheiro e tempo para advogados... ui ui
Claro que de outro ponto de vista, a experiência de todos nós também conta... E se muitos fazem certas modificações e circulam sem problemas, então poderemos assumir que não existe risco e logo proceder às modificações - por nossa conta e risco...
Ainda sobre "garantias" muitos produtos dizem especificamente que se o consumidor abrir e modificar o seu interior isso invalida a garantia... O mesmo princípio poderá aplicar-se a uma mota (?) - foi concebida para funcionar com componentes originais, a sua alteração por si só pode constituir razão para o fabricante invalidar a garantia.
Na revisão perguntei se poderiam por um óleo "melhor" (leia-se de outra marca mais conceituada), disseram-me que tinha de ser "Motul" (penso que é isso) por razões de garantia, pois era o certificado (tretas mas enfim) - nem que eu pagasse mais poderia ser outro...
Penso que li algures que os escapes "akrapovik" estão certificados por alguns fabricantes (não sei se para yamaha/tmax), pelo que a sua utilização nesses casos não compromete em nada a garantia (corrijam-me se estiver errado).