Autor Tópico: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3  (Lida 23250 vezes)

Joaocruz

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #25 em: 18 de Março de 2012, 15:46 »
Olá R16,
Tens realmente um bom dilema e dou-te os parabéns por colocares os prós e contras em cima da balança e fazer a decisão posteriormente.
Já reparaste que para a decisão te podemos dar uma ajuda, mas que podes também decidir com a cabeça (ficando com o carro) ou com o coração (comprando a scooter).
Vou-te dar o meu exemplo.
Já andava de moto há muitos anos (tenho 40 e ando desde os 16 = 24 anos!) e há 5 anos, na altura que tive de mudar de casa, vendi a FJR 1300 para (ajudar) a poder dar uma boa entrada na aquisição da casa nova. No dia em que a deixei na Iamaloures até chorei. As motos são muto mais emocionais do que os carros, garanto-te.
Passemos à frente..
Andei quase 2 anos depois de Fertagus e gastava 2 horas neles e cerca de 50 EUR no passe. Não tinha mais nenhum despesa extra (seguros, selos, etc.). As contas eram fáceis de fazer
Comboio/ano=50 EUR x 11 meses (1 mês era de férias)
Mas o "bichinho" não me deixava dormir.
Comprei em 07/2010 uma Sym GTS 125 para fazer o mesmo percurso.
Os custos reais são muito superiores, pois se juntares que gastava entre 60/70 EUR de combustivel/mês, Via-Verde (uns 18 EUR), Seguro (100 EUR/ano), revisões e consumíveis(média de 70 EUR/6000 km), selo (naquela não se pagava na altura), etc. chegava à conclusão que...mais valia ir de comboio. Mas....o poder andar de scooter/moto, o ganhar 1H/dia levanto-me mais tarde e chego mais cedo para estar com a familia), passear ao fds, conhecer pessoal do CPM, estes itens nem têm preço.
Tenta obter o máximo de respostas e coloca tudo na balança.
Mas aviso que se optares pelas scooters/motos, é viciante e ...vais andar sempre com um soriso na cara!

digital-jesus

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #26 em: 18 de Março de 2012, 19:03 »
Compra a scooter homem! O coraçao tb tem de mandar e ganhas anos de vida, vais ver. Se tudo fosse feito pela razão, não estava ninguém casado. Compra a S3

Rider

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #27 em: 18 de Março de 2012, 20:48 »
Isso da Razão e do Coração é tramado.

Em 2007 tive o mesmo dilema quando decidi trocar de carro.
De um lado tinha um Toyota Avensis e do Outro a VW Passat. O Toyota mais barato cerca de 10.000  €, e mais potente, revisões mais baratas, menor consumo....e o vendedor pois quem compra por razão compra um Toyota...Embora nos automóveis as variáveis sejam mais extensas como por exemplo a desvalorização.
Acabei por comprar pelo coração...é que quando olhava para a Toyota, lembrava-me  uma carrinha funerária..

Eu pessoalmente que faço cerca de 6 Km por dia para ir e vir do trabalho nem me atrevo a fazer contas para saber se compensava porque nunca ia compensar.


Quanto á mota só faltam dois detalhes:

1. Por experiência pessoal, é a potencial incerteza de te magoares...e os plásticos da mota tb são caros.

2. Além do prazer de andar de mota o outro fator que me levou a adquirir a mesma foi apenas a possibilidade de estacionar em Lisboa sem preocupações, não sendo de qualquer forma o cenário atual pois tenho garagem no trabalho e em casa.

Nota : Ainda existem outros custos como por exemplo : passeios ao fim de semana não planeados e multas por excesso de velocidade  _reg_

Posto isto e após duas quedas sendo uma delas um acidente, já coloquei a scooter à venda, mas arrependi-me e tirei o anúncio.

É o vicio... scooter_

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #28 em: 19 de Março de 2012, 11:36 »
Eu acho que tens muita sorte em ter com quem partilhar as despesas de deslocação para o trabalho. Se a compra da mota acabar com essa partilha e te obrigar a fazer o dobro dos kms mensais... esquece... só vais perder.

Se queres mesmo baixar o custo com a mobilidade, deixo outra ideia... já pensaste em despachar um dos enlatados?

Eu também passei pela tua situação. Também vou trabalhar as 4.30h da manha. As temperaturas variam, de Inverno, ou tens frio (-5º) ou chuva (10º) por isso alem da mota, terias de comprar muito material: luvas, muffs, casaco, impermeável, capacete, tudo de qualidade para enfrentar o frio e a chuva sem problemas. A partir do mês de Março as coisas melhoram.

No meu caso compensou, porque eu trabalho a 50 metros da praia. Como sabem o ambiente marítimo é muito agressivo para os metais, um carro ao fim de 4-5 anos fica todo ferrugento e sem valor comercial. Por me deslocar numa mota, que ocupa pouco espaço, o patrão deixa-me estacionar na garagem fechada da empresa. Tenho actualmente uma eléctrica quase, quase a passar os 20 000km!
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #29 em: 19 de Março de 2012, 11:49 »
Fica com o carro e compra um PCX em 2ª mão para "curtir"!!!!

Mpenas

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #30 em: 19 de Março de 2012, 12:25 »
R16, depois das várias opinões, em resumo apenas sublinho uma coisa, a racionalidade não é tudo na vida, senão andamos cá só a pagar contas e meter comida na mesa, experimenta um test drive tanto na PCX como na S3 e vais ver as tuas dúvidas dissipadas :) tenho colegas e conhecidos a fazer 60km diários numa PCX e vai lhes lá falar em carros... :P

Macsword

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #31 em: 19 de Março de 2012, 12:59 »
Depois de tanta coisa dita deixo os meus 2 cêntimos!

Se ainda ficas com um carro e gostas destas máquinas, eu era "fogo à peça", vendia o 205, dava entrada para a scooter. Era curtir quando o tempo desse, quando não me quisesse molhar era o carro ou a boleia.

Eu tinha duvidas antes de comprar a minha mas precisava de outro veiculo optei por isto, depois de experimentar, abandonei o carro, anda uma vez quando o rei faz anos.

Em suma. Se gostas e podes ter esta "pequena despesa", acho que é uma mais valia. Se tens muitas duvidas e não gostas, acho que devias estar quieto.

Um amigo meu disse-me: "Uma moto todos podem ter, o espírito é que não se consegue comprar!"
Tens espírito?

nunovascolopes

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #32 em: 19 de Março de 2012, 15:28 »
Amigo,
eu faço todos os dias aproximadamente 70kms, com 40 de autoestrada aprox.
A moto foi uma prenda que me foi oferecida, e não tive de me desfazer do bólide lá de casa.
Sempre tenho pensado desde que tenho mota, que quando estiver vento, chuva, nevoeiro etc, vou de carro.
Puro engano.
O prazer, o gosto, o vicio, aparece, e arranja-se qualquer desculpa, nem que seja no intervalo do almoco, as vezes, sair para ir dar uma voltita.
Hoje, e passado mes e meio, olho para o carro, e penso, lá tenho de andar contigo hoje, vá lá, é so uma voltinha para nao ficares tanto tempo parado.
O prazer é tanto, que já apanhei (apanho todos os dias com ventania na V.G), chuva e nevoeiro, e cada vez mais o prazer é maior. Cada vez mais, me passa pela cabeça, apesar de quando essa ideia surge, não querer aprofunda-la muito (por enquanto) em vender o carro, e mudar para uma mota mais potente e capaz de suportar mais quilometragens e fazer veiculo único na garagem. Mas a razao por vezes é mais forte, e sei que tem alturas, que preciso de carro, nem que seja para levar a tralha toda quando vou de ferias p.e.
Mas , se de facto, como já te disseram, tens o espirito (experimenta caso nao o tenhas feita ainda, a andar numa), e ainda para mais tens um segundo enlatado, de que estas a espera para mandares esse embora e ires buscar a mota?
Quem me dera a mim, ter um segundo enlatado (nem que tivesse 15 ou 20 anos), que este ja tinha ido nas couves.
Se tens 2 carros, para que queres um deles parado?

Offline LeoLopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 1285
  • Localidade: Lagoa-Algarve
  • CPM nº 1654
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 400
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #33 em: 23 de Março de 2012, 19:55 »
Companheiro já muito foi dito e é verdade no teu caso não compensa mas te digo compra uma scooter e verás que qualidade de vida será para melhor ....

Posso te dar o meu exemplo;
Tinha 16 anos comecei com  xf 17
          18 anos sis sachs v5..... + enlatado 2ªmao
          20 anos vespa 50
          24 anos yamaha 50
          26 anos tirei carta de mota  ,vespa Et 4 125 + enlatado novo
          27 anos vespa px 125 2ªmao
          30 anos piaggio hexagon lxt 180
          32 anos pan european 1100 + enlatado novo
          35 anos vespa px 150
          37 anos kawasaki ninja 250 zx
          39 anos piaggio hexagon 180 lxt 2ªmao e é actual mas de momento tive que investir num enlatodo novo por motivos profissional.

Dito isto não me vejo sem moto ou scooter  _pol_     
         

R16

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #34 em: 23 de Março de 2012, 21:27 »
Boa noite.
Antes de mais obrigado a todos pelos vossos comentários e sugestões. Tomei tudo o que foi dito em consideração e nunca foi posto em causa de afirmar ou pensar que a aquisição de uma moto não nos dá um outro estima, e nos completa mais.
Depois de muito refletir sobre o assunto, e obviamente com a vossa ajuda, tomei uma decisão final, e de facto fazendo contas e mais contas...pus tudo no preto no branco e no "MEU" caso não compensa a aquisiçao de uma moto.

Dai que agradeço mais uma vez a todos, por tudo o que foi dito foi simplesmente genial ter estas ajudas pois como disse ajudou me a ter outra visão da "coisa".

Um abraço a todos.

digital-jesus

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #35 em: 23 de Março de 2012, 23:00 »
Pelo menos não tens de mudar o estado.... continuas apeado ;) (na boa)

rfrpaulo

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #36 em: 07 de Abril de 2012, 21:02 »
Olá

Vão achar isto estúpido mas inscrevi-me no forum só para deixar o meu agrado ao ler este tópico.

Felicito o R16 por colocar de forma tão clara as suas dúvidas e felicito todos aqueles que o ajudaram. Não foram radicais mas sim sinceros, 2 rodas por vezes é uma paixão e não uma razão.

Encontrei o vosso forum porque estive em Paris recentemente, e Scooters por lá é como cogumelos e é claro quando se gosta de duas rodas e já se experimentou é pior do que ser toxicodependente, quando alguma coisa em nós é tocada por esse bichinho não há quem resista  (desculpem a comparação).
Quando regressei comecei a pensar em comprar uma e realmente este foi o melhor tópico que encontrei, muito obrigado uma vez mais a todos vós, foram todos excelentes.

Aproveitando aqui fica a minha razão.

Fazendo muito mal as contas:
Faço à volta de 10 000 km a 12 000km por ano contado que o carro é de 2001 (Ford Focus 1.8 tddi) é normal que não seja só meter gasóleo e andar. Considerando 10 000 km um consumo de 7 litros por cada 100 km percorridos se em média cada litro custar 1,6€ (isto prevendo que o gasóleo vá aumentar como sempre até ao fim do ano) dá à volta de 1120€. Agora considerando mais 1120€ para todo o resto por ano (pneus, seguros, revisões, mecânica, azares, bruxas e afins). Custo total do carro por ano 2240€.

Com estas contas dá para pensar em comprar uma mota. Se pensar em dividir o número de km ao meio (5000 carro e 5000 mota a consumir 4l/100 e a gasolina a custar 1,9€) e considerando a mesma relação de duplicar o valor do combustível a coisa fica ela por ela, ou seja não ganho nada em termos monetários em comprar mota, talvez 180€ por ano.

Mas há aquela coisa mais, o prazer que se tem em andar de mota.

Se aparecer uma nova campanha da SYM para pagar a mota em dois anos sem juros, não sei não, mas acho que vai ser o SIM.

Atenção que eu fiz as contas muito mal feitas, em cima do joelho e a inflacionar tudo.

A todos muito Obrigado e novamente Parabéns.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #37 em: 07 de Abril de 2012, 21:46 »

@ rfrpaulo

1º tenho a dizer que fazes mal nao continuares no forum...... _pensador_

2º tenho a dizer que nessas contas nao estas a lembrar-te que ainda tens seguros a pagar etc etc .

3º o que a maior parte das pessoas esquecem é que, ao comprarem uma MAXI, ficam com um bem, esse bem paga-se por ele proprio, e ao fim de um ou outro ano pode ser vendido, logo nao se perde tanto assim

Desculpem meter novamente o bedelho.... _Rolley_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

rfrpaulo

  • Visitante
Re: Peugeot 205 xad VS Honda PCX vs Daelim S3
« Responder #38 em: 07 de Abril de 2012, 21:59 »
@ _AXE_

Considera que as contas dos combustíveis estão bem feitas. Que factor multiplicativo é que usavas nos dois casos para calculares o custo das minhas duas opcções (para o carro e para a MAXI)?

Eu usei o custo de manutenção pneus, seguros, revisões, mecânica, azares, bruxas e afins) igual ao custo de combustível dispendido, quer no carro quer na MAXI 125cc.


Para não atrapalhar muito a coisa é melhor não contarmos com a desvalorização dos veículos.