No livro de código que comprei não vem isso, só deve haver a explicação nos livros expecíficos de mota, há outra pergunta parecida que é:
Na condução de um motociclo de duas rodas em curva e com piso molhado, a acção da força centrifuga potencia:
a) A derrapagem.
b) O aumento de aderência dos pneus ao solo.
c) O equilíbrio do veículo.
Porque aqui já é a derrapagem ?
Acrescentando algo mais ao que já foi bem dito, se quiseres ver um exemplo prático da força centrifuga, é olhares para a máquina de lavar roupa na altura da centrifugação, basicamente é esse o efeito que sofremos quando fazemos uma curva, que é compensado com a inclinação que damos para manter a trajectória. Essa inclinação tem de ser qb, a suficiente para manteres o equilibrio sem que sofras o efeito centrifugo que te empurra para fora. Na questão colocada o piso molhado provoca que tenhas menos atrito , menos aderência logo se imaginares que ao fazeres a curva tens uma força a empurrar de dentro para fora e de baixo para cima (do centro de gravidade para cima) e com as forças que se contrariam estas são basicamente o teu peso e da mota é facil entrares em derrapagem. Se te derem um encontrão da cintura para baixo o mais certo é tu tombares para o lado onde levaste o encontrão, mas ires parar uns metros ao lado contrário de onde o levaste.
Bons Estudos...