Autor Tópico: Ajuda no próximo exame?  (Lida 33051 vezes)

delirius

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #25 em: 14 de Março de 2012, 12:03 »
Vou tentar eu explicar.....

Em relaçao a BTT voces precisam de "amolecer" os ressaltos existentes no piso para voces nao sofrerem com a batidas.

No caso de uma MOTO/MAXI e neste caso proprio torna-se diferente pelo simples facto que o que entereça é a segurança do Veiculo e nao propriamente o amortecimento do piso.
 Isto pq ?
"Tratando-se da suspensão traseira nomeadamente do
amortecedor, com o aumento da compressão
pretende-se:
a) Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a
possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso."


Trata-se aqui da roda traseira que é a roda Motriz, essa tem de ficar sempre que possível em contacto com o SOLO, pois se assim não for e perdendo-se a aderência torna-se inseguro.
Tudo tem a ver com a Segurança e é nisso em que se baseiam os "fiscais" e "mentores" da regras de transito etc. Se a Roda nao esta em contacto com o Piso nao esta em Segurança, so aumentando a rigidez do amortecedor é que OBRIGA a Roda/Pneu a estar o mais rapidamente possível em contacto do mesmo. E tbm diminui a possibilidade dele atingir o fim do seu próprio curso.
Se colocarem o amortecedor mole, amortece a pancada mas faz tipo MOLA fazendo com que a roda esteja alguns segundos (menos tempo que suspensão rija) sem estar em contacto com o solo.

Penso que seja esse o raciocinio que tem de fazer e nao pensarem que é para amortecer a vossa pancada dos desníveis do terreno.


Espero que me tenham entendido.

Boas curvas (ate de BTT)

Fiz esta questão na escola de condução em que ando e concordaram que se teria de colocar mais mole.
Eu não coloco a suspensão mais mole na bicicleta para apenas amolecer as irregularidades.
É muito mais seguro desta forma porque absorve e mantém a roda no piso, melhorando a aderência.
Se fizesse o contrário então ai sim a bicicleta andaria aos saltos e a instabilidade seria muito maior. Falo disso por experiência (na bicicleta).
Acho que o que dizes não tem assim tanta lógica pois se a mola for mais rija não absorve as irregularidades, provocando muito mais saltos e por consequência menos aderência. Mas concordo que possa existir muita discussão em torno desta questão.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #26 em: 14 de Março de 2012, 12:15 »

Pois o que dizes tbm tem a sua logica, mas la esta, eles baseiam-se em factos, e testes feitos por eles proprios.... _corado_

Eles nao dizem para por no MAXIMO mais rijo so dizem "Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso."
Que para mim é por o mais rijo possível sem ter de danificar o amortecedor.... se ele bater varias vezes no fim do curso fica danificado, estraga oringos etc, podendo fazer com que o amortecedor deixe de amortecer e fique so a mola a trabalhar no seu todo.....

Se for mais mole nao é o certo de certesa e axo ke foi isso ke tentam dizer nas perguntas, sao esses truques que eles fazem para enganar .... _pensador_

Como disse nao sou Expert so quero ajudar e explicar tbm com a minha experiência....

Resumindo......se em enduro metes o amortecedor mais mole tem mais possibilidades de ficar danificado... eu meto sempre mais duro que na estrada ....e tens de perceber que ....numa BTT o que dizes tem logica, mas com um peso maior como 200kg a coisa funciona de maneira um pouco diferente.....
eu so tentei explicar a coisa  _corado_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

delirius

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #27 em: 14 de Março de 2012, 12:19 »
Pois a questão maior aqui é que não existe um concenso principalmente em diferentes escolas de condução.

Vou tentar que me apareca essa pergunta nos exames da escola para ver qual a solução.

Só espero que não me apareça essa no exame de código a sério _Rolley_
« Última modificação: 14 de Março de 2012, 12:20 por delirius »

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #28 em: 14 de Março de 2012, 12:23 »

Ha tanta coisa que eu tbm nao concordo no CODIGO DA ESTRADA ......ui    _lol_


So desejo que todos passem á primeira e que seja o mais fácil possível   _pt_

Boa Sorte para todos  _pol_

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

TiagoMDias

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #29 em: 14 de Março de 2012, 12:32 »
Pois a questão maior aqui é que não existe um concenso principalmente em diferentes escolas de condução.

Vou tentar que me apareca essa pergunta nos exames da escola para ver qual a solução.

Só espero que não me apareça essa no exame de código a sério _Rolley_

O problema é que mesmo em edições diferentes as respostas podem ser diferentes...

TiagoMDias

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #30 em: 14 de Março de 2012, 13:57 »
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.

Bolas?..... o que eles consideram norma? A minha mota tem 2 isso é norma?


KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #31 em: 12 de Abril de 2012, 20:14 »
A resposta considerada certa pelo IMTT é a C. Segundo eles, o pneu de trás tem que ter mais pressão por ser o pneu que suporta a maior parte do peso (moto+condutor e eventualmente, passageiro).
E se fores ver na tabela de pressão que tens debaixo do banco da GTS (autocolante ao lado do amortecedor do banco), o da frente leva sempre menos pressão.

Por acaso tinha dúvida nesta, e ontem perguntei também ao meu instrutor, e ele disse-me que era a resposta A.

TiagoMDias

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #32 em: 12 de Abril de 2012, 20:18 »
Por acaso tinha dúvida nesta, e ontem perguntei também ao meu instrutor, e ele disse-me que era a resposta A.

Brutal brutal... Este era o problema que tinha. Tudo indicava uma resposta (online, comentários da malta, exames multimedia) e o instrutor dizia outra,

KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #33 em: 12 de Abril de 2012, 20:36 »
Mas sinceramente, eu acho que depende do fabricante.
Mas às vezes fico confuso com muitas perguntas em que uns dizem uma coisa, outros dizem outra.

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #34 em: 12 de Abril de 2012, 22:19 »
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola.



Resposta certa (segundo a segurança rodoviária) -> C

KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #35 em: 12 de Abril de 2012, 22:31 »
Concordo.
Quanto à dos pneumáticos , achas que é " depende do fabricante"
ou é mesmo a A

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #36 em: 12 de Abril de 2012, 22:35 »

É a isto que te referes?


Convém fazeres citar da pergunta para não desorganizar o tópico.

A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


A minha resposta é a) visto a minha maxi ter diferentes pneus e diferentes pressões.


Resposta certa (segundo a segurança rodoviária) -> C, tal como o Carlujo tinha respondido.

KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #37 em: 12 de Abril de 2012, 22:41 »
Ok, no exame se aparecer meto essa xDDD
Olha já te safas nos testes da escola?
Já sabes quando vais a exame?

KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #38 em: 16 de Maio de 2012, 19:50 »
Boa Noite, malta do fórum, para a semana vou a exame de código e gostaria de tirar algumas dúvidas, mas quero que me digam apenas se tiverem a certeza que é considerada certa pelo imtt, porque por exem esta pergunta:

A pressão dos pneumáticos dos motociclos:

a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.

Tenho mais fé que considerem a A do que a C, porque eu penso que depende dos pneumáticos, acho...
E também se alguém foi recentemente a exame de mota ou A+B me diga as perguntas de mota que lá sairam, apenas para ver se já as respondia e assim, peço imensa ajuda, ando NERVOSOO!

Online BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #39 em: 16 de Maio de 2012, 20:05 »
Nervoso? Isso é que não pode ser... Eu também fiquei nervoso e falhei o 1 exame.

As perguntas são estúpidas e quanto mais pensamos mais erramos. O importante é manter a calma.
Em todas as perguntas a sempre una resposta que vemos logo que não pode ser, depois é escolher a resposta que eles querem e não a que nós achamos. E ter muita atenção aos "sempre", "nunca" é etc que estão nas frases.

Acima de tudo é importante fazer os testes e tirar dúvidas com a escola.
E ter muita calma.
BOA SORTE!

Offline poliveira

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2011
  • Mensagens: 154
  • Localidade: Óbidos
  • Marca: Honda
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #40 em: 16 de Maio de 2012, 21:18 »
Companheiro KFBrito,

Subscrevo por inteiro o que disse o BoulderP e, acrescento os seguintes cuidados:

O pior que te podia acontecer é que achas que sabes tudo, o que não me parece o caso;
Quem fez as perguntas desconhece que as scooters são um motociclo, pelo que existem questões que para quem já anda em scooters 125 levam ao engano - tens que responder a pensar como condutor de mota, o que também me parece o teu caso;
Segundo sei existem 500 perguntas fixas que vão mudando periódicamente. A tua escola deverá saber as actuais e depois é uma questão de responder a todas, fixando aquela 1/2 dúzia que não fazem sentido;
Pede uma pen na escola e faz todos os testes da opção "testes fixos", porque se fizeres os "testes aleatórios" estás a perder tempoa responder a perguntas em duplicado e podes não responder a algumas;
Se tens confiança na escola faz só os testes que te dão lá, alguns que andam na net dão respostas diferentes e/ou erradas;

No final vai ser mais fácil do que esperavas! (atenção ao excesso de confiança). Fiz o exame na semana passada e foi na boa!

Muito boa sorte!
Honda ADV 350 - 3,6 L/100; Suzuki V Strom 650 - 4,8 L/100; Yamaha XT 1200 - 5,63 L/100; Honda NC750X ABS DCT - 4,06 L/100; Honda SW T600 - 4,88 L/100; Honda S-Wing 125 - 3,21 L/100

KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #41 em: 16 de Maio de 2012, 22:53 »
Mas existem muitas perguntas, que na escola estão corrigidas de uma maneira e depois aqui debatessem de outra maneira, pergunto ao instrutor diz outra coisa....depois na minha cabeça anda tudo à roda :/
Ex: o meu instrutor diz que essa dos pneumáticos é a resposta A, lá em alguns pc's aceita a A e a C LOOL, no exame só aceitam 1 !!!

E aquela - por norma os motociclo têm;

1 amortecedor atrás
2 amortecedores atrás
3 amortecedores atrás.

penso que seja 1 , mas em alguns pc's diz que é 2.

PedroMC

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #42 em: 17 de Maio de 2012, 01:20 »
Mas existem muitas perguntas, que na escola estão corrigidas de uma maneira e depois aqui debatessem de outra maneira, pergunto ao instrutor diz outra coisa....depois na minha cabeça anda tudo à roda :/
Ex: o meu instrutor diz que essa dos pneumáticos é a resposta A, lá em alguns pc's aceita a A e a C LOOL, no exame só aceitam 1 !!!

E aquela - por norma os motociclo têm;

1 amortecedor atrás
2 amortecedores atrás
3 amortecedores atrás.

penso que seja 1 , mas em alguns pc's diz que é 2.


Boas companheiros  ;)

Antes de fazer o meu exame tinha as mesmas duvidas, pois os teste diziam uma coisa, o instrutor dizia outra e na pratica eu achava outra  :-? optei por todas as respostas erradas que dava, perceber a sua lógica e passar a responder o que para mim fazia mais sentido!
Depois optei também por esquecer o mundo das maxis e a pensar nas motas no seu todo, assim embora a minha maxi tenha dois amortecedores traseiros, no geral das motas existe apenas um amortecedor traseiro e essa sim é a resposta correcta. 

Em relação a pressão dos pneus, eu responderia a A) pois a mim sempre me disseram que nas motas o peso recai mais sobre a roda da frente, ou seja sem pendura a traseira fica mais solta por estar mais leve! Mas também posso estar errado!

Acima de todo relaxa e boa sorte  _pol_

KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #43 em: 21 de Maio de 2012, 12:12 »
BONS DIAS ;)
Obrigado a todos aqueles que me ajudaram em algumas perguntas e me deram dicas para o exame :)
Fui hoje aprovado pelo IMTT com 0 respostas erradas.
Até Já.

Manhas

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #44 em: 21 de Maio de 2012, 12:33 »
Ena, muitos parabéns!!!!!
 
Agora é ir treinando do 8!

KFBRITO

  • Visitante
Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #45 em: 21 de Maio de 2012, 12:40 »
Penso que a condução seja mais fácil, já tendo alguma experiência andar de mota..