Autor Tópico: Ajuda no próximo exame?  (Lida 33038 vezes)

TiagoMDias

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Ajuda no próximo exame?
« em: 13 de Março de 2012, 10:03 »
Carissimos...

... como já expliquei num tópico anterior, fui reprovado no exame de código. Desta forma, e espero não estar a abusar, irei colocar aqui neste tópico algumas das questões que tenho dúvidas e espero que me possam ajudar.

Desde já, obrigado.

PS: Quando responderem, façam "citar" para que a resposta fique contextualizada.
« Última modificação: 13 de Março de 2012, 10:10 por TiagoMDias »

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #1 em: 13 de Março de 2012, 10:05 »
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


A minha resposta é a) visto a minha maxi ter diferentes pneus e diferentes pressões.

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #2 em: 13 de Março de 2012, 10:09 »
Assinale a afirmação verdadeira:
a) A regulação da pré-carga da mola do sistema de suspensão dos
motociclos é realizada pelo construtor e não pode ser alterada.
b) Com o aumento da compressão do amortecedor traseiro de um
motociclo, diminui a possibilidade daquele atingir o fim do seu
próprio curso.
c) O aumento da compressão do amortecedor traseiro de um
motociclo não o influencia no seu próprio curso.


A minha resposta é b)

Offline Carlujo

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #3 em: 13 de Março de 2012, 10:15 »
A pressão dos pneumáticos dos motociclos:
a) Depende do tipo de pneumáticos que equipam o veículo.
b) É sempre igual nos dois pneumáticos.
c) É sempre maior no pneumático de trás.


A minha resposta é a) visto a minha maxi ter diferentes pneus e diferentes pressões.

A resposta considerada certa pelo IMTT é a C. Segundo eles, o pneu de trás tem que ter mais pressão por ser o pneu que suporta a maior parte do peso (moto+condutor e eventualmente, passageiro).
E se fores ver na tabela de pressão que tens debaixo do banco da GTS (autocolante ao lado do amortecedor do banco), o da frente leva sempre menos pressão.
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TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #4 em: 13 de Março de 2012, 10:15 »
Assinale a afirmação verdadeira:
a) Não existem motores de um único cilindro para motociclos, ao
contrário do que acontece com os ciclomotores.
b) O motor dos motociclos não suporta mais de três cilindros, salvo
no caso dos motociclos de quatro rodas.
c) Regra geral, o motor de um motociclo possui um ou mais
cilindros até ao máximo de seis


A minha resposta é c)

nd_oliveira

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #5 em: 13 de Março de 2012, 10:39 »
A resposta considerada certa pelo IMTT é a C. Segundo eles, o pneu de trás tem que ter mais pressão por ser o pneu que suporta a maior parte do peso (moto+condutor e eventualmente, passageiro).
E se fores ver na tabela de pressão que tens debaixo do banco da GTS (autocolante ao lado do amortecedor do banco), o da frente leva sempre menos pressão.

Eu espalhava-me nesta... também iria para a "a)"

Ramos

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #6 em: 13 de Março de 2012, 11:00 »
Não sei se é a melhor táctica, tirei a carta em Agosto de 2011 - não falhei nenhuma - fiz muitos testes mas estudei pouco o código  debrucei-me nas velocidades permitidas e nas infracções por excesso álcool e outras.

1º - excluir, de imediato logo duas q têm sempre respostas impossíveis.
2º - ler as outras duas com toda a precaução isto é ler e pensar bem o português (os “ses” os “porquês” as "entrelinhas").
3º - Como o tempo de duração do exame é exagerado pensar de novo _pensador_ em todas as perguntas e se as respostas dadas são as mais lógicas.
Acima de tudo é necessário ler bem e com atenção os pormenores do português que eles utilizam.
BOA SORTE e poucos nervos. _pol_

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #7 em: 13 de Março de 2012, 11:03 »
É possível a regulação ou afinação do ângulo do pedal
de comando do travão traseiro quando este é de
tambor?
a) Não.
b) Sim.


A minha resposta é b)

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #8 em: 13 de Março de 2012, 11:08 »
Nos motores a dois tempos só pode ser utilizada
gasolina misturada com óleo.
a) A afirmação é falsa.
b) A afirmação é verdadeira.


A minha reposta é a b) mas tenho duvidas no "só pode"

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #9 em: 13 de Março de 2012, 11:10 »
Num motociclo que circule, por norma, em estradas
com mau piso e terreno duro, deve-se:
a) Agir na regulação do amortecedor tornando mais dura a
compressão.
b) Agir na regulação do amortecedor tornando mais macia a
compressão.
c) Aumentar a pressão dos pneumáticos.


A minha resposta é a b) mas na escola de condução dizem-me que é a a)

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #10 em: 13 de Março de 2012, 11:12 »
O aumento da pré-carga da mola da suspensão
traseira num motociclo, poderá originar:
a) Aumento do consumo.
b) Aumento do raio de viragem.
c) Instabilidade na frente do motociclo.

A minha resposta é c)

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #11 em: 13 de Março de 2012, 11:21 »
Por norma, a suspensão traseira de um motociclo tem:
a) Duas molas.
b) Três molas.
c) Uma mola


A minha resposta é a a) MAS tenho duvidas se isso é a "norma".

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #12 em: 13 de Março de 2012, 11:44 »
Por norma, os motociclos de tipo desportivo/estrada
equipados com amortecedor hidro-mecânico da
direcção apresentam, quanto à sua
afinação/regulação:
a) Firmeza e estabilidade a alta velocidade desaparecendo o efeito a baixa velocidade.
b) Firmeza e estabilidade a alta velocidade tornando-se muito firme em baixa.
c) Suavidade de funcionamento, agindo contrariamente ao movimento que o condutor tentar impor.


A minha resposta é a)

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #13 em: 13 de Março de 2012, 11:46 »
Quando é preciso transportar mais peso num
motociclo, a necessidade de regulação da pré-carga da
mola é a mesma tanto na roda dianteira como na
traseira?
a) Não, ela é sempre mais necessária na roda dianteira.
b) Não, ela é sempre mais necessária na roda traseira.
c) Sim.


A minha resposta é b)

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #14 em: 13 de Março de 2012, 11:48 »
Regra geral, nos motociclos com sistema de travagem
hidráulico, a regulação da eficácia de travagem deve
ser feita pelo condutor.
a) A afirmação é falsa.
b) A afirmação é verdadeira.


A minha resposta é b)

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #15 em: 13 de Março de 2012, 11:52 »
Tratando-se da suspensão traseira nomeadamente do
amortecedor, com o aumento da compressão
pretende-se:
a) Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a
possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso.
b) Aumentar os movimentos laterais angulares da roda.
c) Diminuir a velocidade ascensional da roda, reduzindo a
possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso.


A minha resposta é c)

delirius

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #16 em: 13 de Março de 2012, 14:26 »
Num motociclo que circule, por norma, em estradas
com mau piso e terreno duro, deve-se:
a) Agir na regulação do amortecedor tornando mais dura a
compressão.
b) Agir na regulação do amortecedor tornando mais macia a
compressão.
c) Aumentar a pressão dos pneumáticos.


A minha resposta é a b) mas na escola de condução dizem-me que é a a)

Como é possivel que seja a a??? _confuso_
Gostaria que alguém me explicasse.
Qual foi o argumento de eles dizerem que é a a???
Por exemplo eu pratico btt e sei que para pisos irregulares coloco a suspensao mole e para estrada coloco-a rija.

Só se eu não estou a compreender bem o conceito de colocar a compressão mais dura....

TiagoMDias

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #17 em: 13 de Março de 2012, 14:34 »
Como é possivel que seja a a??? _confuso_
Gostaria que alguém me explicasse.
Qual foi o argumento de eles dizerem que é a a???
Por exemplo eu pratico btt e sei que para pisos irregulares coloco a suspensao mole e para estrada coloco-a rija.

Só se eu não estou a compreender bem o conceito de colocar a compressão mais dura....

Como eu te compreendo... eu também faço BTT, já tive um carro rebaixado e se algum dia morasse num sitio esburacado o que iria fazer era colocar mais mole....

Alguem tem uma ideia diferente?

Offline _AXE_

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #18 em: 13 de Março de 2012, 17:05 »
Vou tentar eu explicar.....

Em relaçao a BTT voces precisam de "amolecer" os ressaltos existentes no piso para voces nao sofrerem com a batidas.

No caso de uma MOTO/MAXI e neste caso proprio torna-se diferente pelo simples facto que o que entereça é a segurança do Veiculo e nao propriamente o amortecimento do piso.
 Isto pq ?
"Tratando-se da suspensão traseira nomeadamente do
amortecedor, com o aumento da compressão
pretende-se:
a) Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a
possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso."


Trata-se aqui da roda traseira que é a roda Motriz, essa tem de ficar sempre que possível em contacto com o SOLO, pois se assim não for e perdendo-se a aderência torna-se inseguro.
Tudo tem a ver com a Segurança e é nisso em que se baseiam os "fiscais" e "mentores" da regras de transito etc. Se a Roda nao esta em contacto com o Piso nao esta em Segurança, so aumentando a rigidez do amortecedor é que OBRIGA a Roda/Pneu a estar o mais rapidamente possível em contacto do mesmo. E tbm diminui a possibilidade dele atingir o fim do seu próprio curso.
Se colocarem o amortecedor mole, amortece a pancada mas faz tipo MOLA fazendo com que a roda esteja alguns segundos (menos tempo que suspensão rija) sem estar em contacto com o solo.

Penso que seja esse o raciocinio que tem de fazer e nao pensarem que é para amortecer a vossa pancada dos desníveis do terreno.


Espero que me tenham entendido.

Boas curvas (ate de BTT)
« Última modificação: 13 de Março de 2012, 17:10 por _AXE_ »
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Fredy100

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #19 em: 13 de Março de 2012, 18:50 »
Vou tentar eu explicar.....

Em relaçao a BTT voces precisam de "amolecer" os ressaltos existentes no piso para voces nao sofrerem com a batidas.

No caso de uma MOTO/MAXI e neste caso proprio torna-se diferente pelo simples facto que o que entereça é a segurança do Veiculo e nao propriamente o amortecimento do piso.
 Isto pq ?
"Tratando-se da suspensão traseira nomeadamente do
amortecedor, com o aumento da compressão
pretende-se:
a) Aumentar a velocidade ascensional da roda, reduzindo a
possibilidade do amortecedor chegar ao fim de curso."


Trata-se aqui da roda traseira que é a roda Motriz, essa tem de ficar sempre que possível em contacto com o SOLO, pois se assim não for e perdendo-se a aderência torna-se inseguro.
Tudo tem a ver com a Segurança e é nisso em que se baseiam os "fiscais" e "mentores" da regras de transito etc. Se a Roda nao esta em contacto com o Piso nao esta em Segurança, so aumentando a rigidez do amortecedor é que OBRIGA a Roda/Pneu a estar o mais rapidamente possível em contacto do mesmo. E tbm diminui a possibilidade dele atingir o fim do seu próprio curso.
Se colocarem o amortecedor mole, amortece a pancada mas faz tipo MOLA fazendo com que a roda esteja alguns segundos (menos tempo que suspensão rija) sem estar em contacto com o solo.

Penso que seja esse o raciocinio que tem de fazer e nao pensarem que é para amortecer a vossa pancada dos desníveis do terreno.


Espero que me tenham entendido.

Boas curvas (ate de BTT)


  Exatamente , perfeita a explicação do companheiro AXE  _pol_


Abraço

Offline fernando sousa

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #20 em: 13 de Março de 2012, 21:31 »
 companheiro tiago qual e o site que utilizas para fazer os teus teste ? pois existe um site que se chama ( www.testedecodigogratis.com) que tem 99.9% das respostas correctas das 598 do imtt foi me dito por um engenheiro do proprio imtt .
abraço e mt boa sorte para o proximo

nunovascolopes

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #21 em: 14 de Março de 2012, 10:48 »
Boas,
nesta pergunta:

Como deve ser verificado o nível de óleo no motor dos motociclos?
A) Com o motor em funcionamento e o veículo apoiado no descanso.
B) Com o motor parado, a frio e o veículo apoiado na vertical.
C) Com o motor parado, de preferência frio, e o veículo apoiado no descanso.

eu escolhi a resposta c), mas de acordo com o site, diz que a correcta é a B).
Porque a B)? o que se encontra mais correcto afinal, o apoiado na vertical (o veiculo apoiado na vertical?) ou apoiado no descanso?


Offline _AXE_

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #22 em: 14 de Março de 2012, 11:21 »
Boas,
nesta pergunta:

Como deve ser verificado o nível de óleo no motor dos motociclos?
A) Com o motor em funcionamento e o veículo apoiado no descanso.
B) Com o motor parado, a frio e o veículo apoiado na vertical.
C) Com o motor parado, de preferência frio, e o veículo apoiado no descanso.

eu escolhi a resposta c), mas de acordo com o site, diz que a correcta é a B).
Porque a B)? o que se encontra mais correcto afinal, o apoiado na vertical (o veiculo apoiado na vertical?) ou apoiado no descanso?

Boas, tal como eu ja disse, já fiz exame de Código á mto, mto tempo, mas vocês tbm se tem de reger pela lógica das coisas....

Eles dão como resposta certa a B) pq o veiculo esta no descanso central, que para eles esta apoiada verticalmente, assim sendo o nível do óleo dentro do motor esta perfeitamente nivelado, é a posição perfeita para se ver o nível do óleo!!!
Isto é .....se o veículo esta apoiado no descanso lateral o motor não se encontra na vertical, logo, o óleo tende mais para um lado que o outro, aí não esta a nível, então conclui-se que se irá ter um resultado errado.

Áhhhh e sempre a frio quer dizer que .....o óleo que foi mexido pelo motor quando estava em funcionamento, para ele descer completamente tem de se esperar, então, faz-se com o motor a frio precisamente pq assim temos a certeza que ngm pós o veiculo a trabalhar momentos antes.....A frio temos mesmo a certeza que o óleo esta "todo" no fundo do motor (chamado cárter)

Mais uma vez tentei ajudar ( nao sou nenhum perito nisto).

Nota:
Existem outras motos que so tem descanso lateral e tal, mas tenta-se sempre meter o motor na vertical para se ter uma noçao mais exacta do nível do óleo. E tbm ha sempre quem faça isso a olho....mas regras sao regras e tem de tentar perceber o que eles querem nas respostas!

Boas curvas. (bons exames)

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

nunovascolopes

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #23 em: 14 de Março de 2012, 11:25 »
a questão é que apenas falam em descanso.....
enfim, o que dizes, tem toda a logica, e com certeza é isso mesmo.
eu pessoalmente fiquei na duvida, porque quando fui responder a essa pergunta, tive omesmo raciocinio, mas como dizem apoiado na vertical.....ate pode ser encostado a uma parede....parecia-me, ter menos logica do que a que falam em "descanso" mesmo.
enfim...

Offline _AXE_

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Re: Ajuda no próximo exame?
« Responder #24 em: 14 de Março de 2012, 11:31 »

Sim apoiado na Vertical, imagina que onde estão a rua é inclinada, nem no descanso central esta na vertical, logo o nivel tbm nao é certo.

O mais vertical possivel deveria o que eles devia colocar na pergunta......sao essas as rasteiras  _polb_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....