Autor Tópico: DT 125 não se aguenta ao relentim  (Lida 16843 vezes)

PedroMC

  • Visitante
DT 125 não se aguenta ao relentim
« em: 05 de Março de 2012, 13:17 »
Boas companheiros,

acerca de um mês para cá a minha DT 125 não se aguenta ao relentim, sempre que a ponho a trabalhar e enquanto esta fria as rotações vão descendo até as 1500 e vai-se abaixo, só depois de andar um pouco é que ela se aguenta sozinha sem eu ter que estar a dar toques no acelerador, já fui ao mecânico e nada, vela OK, sonda lambda OK, nenhuma anomalia detectada.
Alguém tem ou teve o mesmo problema?

Obrigado e boas voltas  :)

nsilva

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #1 em: 05 de Março de 2012, 13:36 »
Isso acho que tem de regular o ralentim da sua DT

digital-jesus

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #2 em: 05 de Março de 2012, 15:29 »
Quantos km tem a maquina? Um dos sintomas de valvulas desafinadas é não conseguir manter o relentim.

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #3 em: 06 de Março de 2012, 00:10 »
Quantos km tem a maquina? Um dos sintomas de valvulas desafinadas é não conseguir manter o relentim.

Alem das válvulas, podes ter o cdi marado, ou ate o automático de frio avariado.

Abraço
[/URL]

Offline José Bairrada

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1882
  • Localidade: Vila Franca De Xira/ ANSIÃO
  • Nunca trates a mota por TU!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #4 em: 06 de Março de 2012, 07:27 »
A mim já me aconteceu o mesmo, uma vez decedi experimentar abastecer com gasolina 98 e ela fazia o mesmo, andei a fazer voltas e quando tinha o depósito a menos de meio, abasteci com 95 e ela voltou ao normal.


 scooter_ scooter_ scooter_
Nunca discutas com um idiota que ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #5 em: 07 de Março de 2012, 09:30 »
Olá

O ralenti da Downtown, é constante às 1800 rpm . Atinge as 2000 no arranque a frio, e conforme a temperatura ambiente pode demorar até uns 10 segundos a estabilizar às 1800 rpm.

Existe uma regulação manual do ralenti, mas tem de ser verificada préviamente com uma consola que se liga na ficha de diagnóstico que existe na parte detrás do banco( equivalente à OBD dos carros). Pelo menos é este o procedimento de oficina que deve ser feito para verificar certas anomalias. Outras marcas e modelos com injecção tem sistemas semelhantes de diagnóstico.

Cumps

JPA

Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


toctoc

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #6 em: 07 de Março de 2012, 19:39 »
Boas companheiros.

Em 5.062 km feitos nunca tive esse problema.

 _pt_ _slb_

PedroMC

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #7 em: 07 de Março de 2012, 21:46 »
Boas companheiros,
obrigado pelas as dicas, na sexta vou outra vez ao mecânico saber se ele já tem novidades para mim, sei que na mesma oficina esta uma DT125 com o mesmo problema, a minha vai com 13.000km e nunca me tinha feito isto  :( como o companheiro JPA disse a frio vai as 2000 mas depois cai até as 1500 e depois...........desliga-se!!!! Vou falar com o mecânico sobre as válvulas!!! Ou mesmo o cdi!

Obrigado  ;)

PedroMC

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #8 em: 07 de Março de 2012, 21:48 »
Alem das válvulas, podes ter o cdi marado, ou ate o automático de frio avariado.

Abraço

Como vou a mecânico e para não fazer má figura  _corado_ o que é o CDI ou o automático de frio?

Abraço

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #9 em: 07 de Março de 2012, 23:08 »
Boas companheiros,

acerca de um mês para cá a minha DT 125 não se aguenta ao relentim, sempre que a ponho a trabalhar e enquanto esta fria as rotações vão descendo até as 1500 e vai-se abaixo, só depois de andar um pouco é que ela se aguenta sozinha sem eu ter que estar a dar toques no acelerador, já fui ao mecânico e nada, vela OK, sonda lambda OK, nenhuma anomalia detectada.
Alguém tem ou teve o mesmo problema?

Obrigado e boas voltas  :)

A minha DT vendi-a com mais de 15000 km e nunca me aconteceu nada do que relatas. Passado 2 meses, a quem a vendi, ligou-me a relatar essa situação...  _pensador_  aconselhei-o a levar ao representante (oficina) pois ainda estava na garantia.

Não sei como ficou o assunto resolvido, mas é estranho isso acontecer  _pensador_

Espero que tudo se resolva pelo melhor, pois é uma grande máquina  _pol_

 _convivio_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #10 em: 08 de Março de 2012, 09:31 »
Ontem aconteceu-me algo estranho.
Ao sair do trabalho, ainda na garagem, fiz como sempre faço e esteve a trabalhar durante uns 3 minutos enquanto me equipava.
arranquei com ela e uns 50 metros depois desligou-se .... Muito estranho, até porque depois não pegou à primeira.
Vou ver como corre nos próximos dias, mas que é estranho é.

Companheiro PedroMC, se tiveres novidades depois coloca aqui.

Um abraço.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

digital-jesus

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #11 em: 08 de Março de 2012, 09:32 »
É valvulas, vais ver. Nos foruns internacionais principalmente o Espanhol, que é um dos mais ativos sobre esta marca e modelo por volta desses km e os 20 000 começava com esse sintoma. Á minha aos 10 000 foi afinada, para não se por com manias e para já continua como no 1º dia.  Agora vê lá se o mecanico sabe o valor da folga, não vá ficar pior :) um abraço

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #12 em: 08 de Março de 2012, 17:04 »
É valvulas, vais ver. Nos foruns internacionais principalmente o Espanhol, que é um dos mais ativos sobre esta marca e modelo por volta desses km e os 20 000 começava com esse sintoma. Á minha aos 10 000 foi afinada, para não se por com manias e para já continua como no 1º dia.  Agora vê lá se o mecanico sabe o valor da folga, não vá ficar pior :) um abraço

Pois, até pode ser, mas a minha aos 10500km afinou válvulas na Motobelas, por isso acho isto tudo muito estranho...  _pensador_


« Última modificação: 08 de Março de 2012, 20:40 por zacli »

PedroMC

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #13 em: 08 de Março de 2012, 23:19 »
Ok!!!!  _confuso_

Agora sim tudo faz sentido, ela começou a ter este comportamento depois da revisão dos 10.000km!!!!
ou seja o César da Motobelas não me deixou a válvula na medida correcta  _martelada_ amanha vou passar por lá para montar um "swicth" que fica na manete do travão dianteiro outro problema que parece ser usual na DT  _Rolley_

Obrigado companheiros  _lool_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #14 em: 09 de Março de 2012, 12:07 »
amanha vou passar por lá para montar um "swicth" que fica na manete do travão dianteiro outro problema que parece ser usual na DT  _Rolley_

Obrigado companheiros  _lool_

Companheiro, não queres explicar melhor essa parte do switch na manete do travão?

Obrigado
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

PedroMC

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #15 em: 09 de Março de 2012, 20:50 »
Companheiro, não queres explicar melhor essa parte do switch na manete do travão?

Obrigado

Boas,
 ;D desculpem não me expliquei devidamente! Trata-se segundo entendi de um switch que esta ligado a manete do travão, a sua função segundo entendi acciona a parte eléctrica, como a luz de travagem, ou permitir colocar a maxi a trabalhar. Segundo o mecânico não é a primeira vez que tem que trocar o tal switch nas DT e sempre do lado direito  _pensador_
Esta situação não põem em causa a travagem, simplesmente quando travava não intensificava a luz do stop.

Abraços

toctoc

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #16 em: 09 de Março de 2012, 22:28 »
Boas,
 ;D desculpem não me expliquei devidamente! Trata-se segundo entendi de um switch que esta ligado a manete do travão, a sua função segundo entendi acciona a parte eléctrica, como a luz de travagem, ou permitir colocar a maxi a trabalhar. Segundo o mecânico não é a primeira vez que tem que trocar o tal switch nas DT e sempre do lado direito  _pensador_
Esta situação não põem em causa a travagem, simplesmente quando travava não intensificava a luz do stop.

Abraços

Boas companheiros.

Realmente esta é a primeira vez que ouço falar nessa situação....e para ser franco fiquei confuso... _confuso_ _confuso_ _confuso_
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 22:29 por toctoc »

digital-jesus

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #17 em: 09 de Março de 2012, 23:04 »
Boas,
 ;D desculpem não me expliquei devidamente! Trata-se segundo entendi de um switch que esta ligado a manete do travão, a sua função segundo entendi acciona a parte eléctrica, como a luz de travagem, ou permitir colocar a maxi a trabalhar. Segundo o mecânico não é a primeira vez que tem que trocar o tal switch nas DT e sempre do lado direito  _pensador_
Esta situação não põem em causa a travagem, simplesmente quando travava não intensificava a luz do stop.

Abraços

É simplesmente um interruptor que não faz o contacto. Depois de passar a garantia, spray de contacto faz com que funcione. Aliás toda a parte electrica de ligação de fichas devia ser lubrificada, mas isso agora é ao gosto, paciencia e dedicaçao de cada um.

PedroMC

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #18 em: 10 de Março de 2012, 22:22 »
É exactamente isso digital-jesus, mas como a minha ainda ta na garantia, toca de chatear a marca  _Rolley_


digital-jesus

  • Visitante
Re: DT 125 não se aguenta ao relentim
« Responder #19 em: 11 de Março de 2012, 13:14 »
É exactamente isso digital-jesus, mas como a minha ainda ta na garantia, toca de chatear a marca  _Rolley_

 _pol_ o  que costuma acontecer é, logo após a garantia acabar, começarem esses problemas, porque se descuidou durante a dita cuja. Se não fores tu a cuidar dela, mais ninguém o faz.A não ser o mecanico em troca de umas notas. _convivio_ Abraço companheiro