Autor Tópico: Eléctricas versus combustão  (Lida 50492 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #50 em: 31 de Maio de 2011, 12:20 »
E já agora para rematar o assunto, que tal uma declaração da Toyota acerca da produção de baterias, e componentes electricos???

Aqui vai!

http://www.4rodas1volante.com/2010/10/toyota-prius-mais-poluidor.html


Sabendo que  a Toyota até foi simpatica,,,, polui n5 vezes mais que a fabricação de uma carro normal, hora esta poluição dava para fazer quantos km a poluir o ar com um carro ou mota a gasolina??

Não sei... mas talvez ums bons milhares digo eu,,,,,,,

Abraços a todos

 P.S- não se piquem, isto é um Clube e serve para trocarmos ideias! ;)

« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 12:22 por nunompires »
[/URL]

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #51 em: 31 de Maio de 2011, 13:09 »
Para esclarecerem melhor todas essas duvidas (ou essas certezas) sobre energia recomendo que acompanhem o trabalho do professor Joaquim Delgado. Docente universitário e Investigador na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Viseu, doutorado em sistemas de energia.
Uma pesquisa rápida no google e aparecem muitos resultados, eu já publiquei por cá (nao me lembro onde) a palestra dada na ultima Expo-motos na Batalha, infelizmente quase ninguém quis saber...

SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #52 em: 31 de Maio de 2011, 14:10 »
Essa palestra refuta todos os argumentos do nunompires.
Foi muita interessante e instrutiva.
Só para esclarecer algumas coisas:
- a Mitsubishi já declarou que tanto custa fazer um VE como um CI
- quando se fala na poluição das baterias, estamos a falar nas de 12v como tens nos carros de CI, essas é que são o mal. A mónica tem baterias de litio, que são 95% recicláveis
- só a nossa produção de eólica dava para carregar quase 30% da frota portuguesa...só talvez em 2050 tenhamos 10%; mais, a produção de renováveis representa cerca de 50% da energia produzida em Portugal...não tenham medo dos VE's!
-este estudo demonstra que o VE é rentável a partir dos 10.00kms http://www.expert-ve.fr/rentabilite-voiture-electrique.html
Enfim, vê mas é a palestra e concluíras que nem é preciso energia nuclear....só se fores dos lobbies... :P

São várias partes, é preciso paciência e saber ouvir.
Se tiveres ainda dúvidas, vai haver em Leiria um Workshop sobre VE's!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #53 em: 31 de Maio de 2011, 14:18 »
Viva!
Se amanhã todos os meios de transporte a combustão desaparecessem e passassem a consumir electricidade é obvio que a pontência instalada hoje para a produção de energia não seria suficiente. Tudo tem um período de transição.
Para aqueles que pensam que serão cortadas todas as árvores para plantar torres eólicas e painéis fotovoltaicos. Estão enganados. Com a melhoria da efeciência dos painéis fotovoltaicos e com a sua introdução massiva nos projectos de arquitectura, os edificios serão auto suficientes e mesmo aqueles que não o forem necessitarão de muito pouca energia da rede para suprimir as suas necessidades.
Assim que se melhorar a forma como se armazena a energia nos VE e se conseguir uma diminuição do tempo de carga. Para mim, são estes os 2 factores para que os VE's não tenham mais sucesso, teremos uma procura muito superior à actual por este tipo de veiculos.
Abraço ;)
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 14:35 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #54 em: 31 de Maio de 2011, 14:34 »
Ja pensaram que se amanha formos todos abastecer, secamos as bombas de gasolina?? Quando pensamos em carros eléctricos dizemos que a rede não aguenta porque imaginamos 5 milhões de carros a carregar ao mesmo tempo.

Se eu tivesse um Nissan Leaf carregava 1 ou 2 vezes por semana. No final do mês o consumo seria inferior ao nosso aquecedor a óleo no mês de Dezembro!

Mas sem querer fiquei offtopic... falei de 4 rodas. Nas motas o consumo é irrisório, no meu caso inferior a 5€ para 1000km (media mensal)
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 14:36 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #55 em: 31 de Maio de 2011, 14:47 »
CCM, vê o video do professor Joaquim Delgado onde ele explica bem que hoje 1 milhão de Ve's em Portugal só representam 33% da energia produzida pelas eólicas...
O ano passado em fevereiro foram injectados milhões de € em electricidade na rede espanhola, porque as nossas barragens estavam a produzir em excesso e não havia ninguém em Portugal para consumi-la.
Isto não são boatos são dados públicos!
O problema das energias renováveis é que são renováveis, logo não dão lucro à Golpe ou à Roubsol! ;D

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #56 em: 31 de Maio de 2011, 14:57 »
Viva Orlando!
Já vi o video, mas foi em fevereiro  ::)
Para quem não sabe a barragem de castelo de bode tem 3 geradores ou hidrogeradores, que tanto produzem como consomem a energia em excesso na rede!!!  _confuso_ 
Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

topoman

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #57 em: 31 de Maio de 2011, 15:02 »
Boas!

Como ex-possuidor de um VE e actual possuidor de um CI, acho que posso (com experiência de causa!!!) fazer esta pergunta:

"Há alguma vantagem de um CI em relação a um VE?" É que ao ler este tópico parece-me que não, então tiro uma conclusão: as pessoas ou não pensam ou pensam mal...

Gostava de ter algumas respostas!

Cumps,

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #58 em: 31 de Maio de 2011, 16:00 »
Eu sei dissoCCM, mas era tão bom não os usar.... ;D

E para ti Topoman, um bem haja, és uma lenda!

Jony

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #59 em: 31 de Maio de 2011, 16:02 »
Boas!

Como ex-possuidor de um VE e actual possuidor de um CI, acho que posso (com experiência de causa!!!) fazer esta pergunta:

"Há alguma vantagem de um CI em relação a um VE?" É que ao ler este tópico parece-me que não, então tiro uma conclusão: as pessoas ou não pensam ou pensam mal...

Gostava de ter algumas respostas!

se calhar há
e tu podes ter a resposta...

porque trocas-te ?


Cumps,

topoman

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #60 em: 31 de Maio de 2011, 16:12 »

se calhar há
e tu podes ter a resposta...

porque trocas-te ?

Lol. Ao ler o tópico acho que as minhas razões não são "razões"... por isso fiz a pergunta.

Cumps,
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 16:13 por topoman »

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #61 em: 31 de Maio de 2011, 18:08 »
http://super.abril.com.br/tecnologia/se-todos-carros-fossem-eletricos-447835.shtml

Painéis solares ainda estão longe se serem totalmente rentáveis,, muito longe infelizmente.
Baterias de lítio são 95 % recicláveis, pena é os detritos e o que se gasta a reciclar as ditas, assim como a sua produção,,, que nin guem fala, , o que diz a Mit, é um bocadinho contraditório, com o que diz certos estudos e a própria Toyota ao fim de certos anos acabou por confirmar..... sabe-se la porque? será porque também existem hobbies na industria dos veículos eléctricos? ??? Sabe-se lá não? Só não vê quem não quer.

(para os mais desatentos, se o custo de produção é o mesmo (como diz a Mit) porque é que os carros eléctricos custam muito mais?? Andamos a ser roubados então??? Parece que sim, lol)))
A minha mota vem com bateria de gel, muito diferente das ditas bateria de chumbo, ja obsoletas, e os novos carros também!
Metam na cabeça que as energias renováveis tem muito que evoluir, principalmente no seu factor produção. Uma família = varios carros, vários carros igual a varios aquecedores, liguemos todos varios aquecedores e digam-me quantos painéis solares precisam!
Digam-me voçes, os itendidos, quantos paineis solares precisam para carregar uma bateria de uma mota electrica, e o e3spaço que os mesmos precisam?
>Metam aqui esses dados 
Relativamente ao professor, ou a palestra dele, é simplesmente mais um estudioso, se ele tivesse a polvora, andaria o mundo a dormir e o resto dos outros cientistas?
Ainda estamos muito longe da perfeição na tecnologia electrica, e voçes sabem disso, não escondam os factos digam as coisas como são! Eu sou ecologico, sou a favor do electrico, mas não sou cego e vejo as limitações que a tecnologia apresenta!

P.S- CI, em relação aos electrios apresenta estas vantagens, Autonomia, menor preço de aquisição, rapido recarregamento, é so encher o deposito. Isto todos sabem!!

Abraço

P.S- Fico a espera dos dados de quantos panieis solares seriam necessarios para recarregar as baterias de uma electrica e assim como as horas de exposição dos mesmos a luz s
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 18:37 por nunompires »
[/URL]

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #62 em: 31 de Maio de 2011, 18:39 »
Viva!

http://super.abril.com.br/tecnologia/se-todos-carros-fossem-eletricos-447835.shtml

Painéis solares ainda estão longe se serem totalmente rentáveis,, muito longe infelizmente.
Baterias de lítio são 95 % recicláveis, pena é os detritos e o que se gasta a reciclar as ditas, assim como a sua produção,,, que nin guem fala, , o que diz a Mit, é um bocadinho contraditório, com o que diz certos estudos e a própria Toyota ao fim de certos anos acabou por confirmar..... sabe-se la porque? será porque também existem hobbies na industria dos veículos eléctricos? ??? Sabe-se lá não? Só não vê quem não quer.

(para os mais desatentos, se o custo de produção é o mesmo (como diz a Mit) porque é que os carros eléctricos custam muito mais?? Andamos a ser roubados então??? Parece que sim, lol)))
A minha mota vem com bateria de gel, muito diferente das ditas bateria de chumbo, ja obsoletas, e os novos carros também!
Metam na cabeça que as energias renováveis tem muito que evoluir, principalmente no seu factor produção. Uma família = varios carros, vários carros igual a varios aquecedores, liguemos todos varios aquecedores e digam-me quantos painéis solares precisam!
Digam-me voçes, os itendidos, quantos paineis solares precisam para carregar uma bateria de uma mota electrica, e o e3spaço que os mesmos precisam?
>Metam aqui esses dados 
Relativamente ao professor, ou a palestra dele, é simplesmente mais um estudioso, se ele tivesse a polvora, andaria o mundo a dormir e o resto dos outros cientistas?
Ainda estamos muito longe da perfeição na tecnologia electrica, e voçes sabem disso, não escondam os factos digam as coisas como são! Eu sou ecologico, sou a favor do electrico, mas não sou cego e vejo as limitações que a tecnologia apresenta!

Abraço

P.S- Fico a espera dos dados de quantos panieis solares seriam necessarios para recarregar as baterias de uma electrica e assim como as horas de exposição dos mesmos a luz s

X2  _palmas_

Por isso é que falei no período de transição. Nesse período será possível melhor a eficiência dos dispositivos que permitem recolher e armazenar a energia renovável.

Mas se ninguém investir nesta área, está claro que não haverá avanços.

Por acaso não fiz as contas a partir de que km ficaria mais barato circular com uma eléctrica. Para as minhas deslocações diárias uma scooter eléctrica cumpria na perfeição, 5kms para cada lado.

O pior é quando saiu cedo do trabalho e quero fazer a vontade ao punho...  _Rolley_ Se é que me faço entender!  _convivio_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #63 em: 31 de Maio de 2011, 18:45 »
Viva!

X2  _palmas_

Por isso é que falei no período de transição. Nesse período será possível melhor a eficiência dos dispositivos que permitem recolher e armazenar a energia renovável.

Mas se ninguém investir nesta área, está claro que não haverá avanços.

Por acaso não fiz as contas a partir de que km ficaria mais barato circular com uma eléctrica. Para as minhas deslocações diárias uma scooter eléctrica cumpria na perfeição, 5kms para cada lado.

O pior é quando saiu cedo do trabalho e quero fazer a vontade ao punho...  _Rolley_ Se é que me faço entender!  _convivio_

Abraço ;)

Concordo totalmente com as tuas palavras.
A necessidade aguça o engenho, esta é a minha opinião!!!
E esperemos que cheguemos a uma situação totalmente viavel.

Abraços ;)
[/URL]

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #64 em: 31 de Maio de 2011, 19:46 »
Os dados sobre os painéis solares encontram-se no forum, já nao me lembro onde. Mas sei bem onde queres chegar, é inviável colocar painéis solares na mota, ou mesmo no carro. Alem disso teria de deixar a mota fora da garagem para carregar... coisa que eu nunca faria.

Podemos coloca-los em casa. Por exemplo um normal kit de micro-produção 3,45kw que muitos portugueses já instalaram em casa para ganhar dinheiro, a sua produção anual supera 3x o consumo da minha casa (mota incluída). A nível nacional, esses sistemas representaram já 16% do mix energético de Março, superando mesmo o carvão e gás natural..

Mas eu não estou aqui a defender as minhas opções por serem ecológicas, eu não sou ecologista... não tenho micro-produção, pensando bem, eu nem faço separação de lixo. Eu defendo a eficiência, porque podemos ter tudo o que hoje temos consumindo o menor numero de recursos possível. Isso aplica-se a todos os recursos escassos como os €€€. (eu tive economia, a partir daí fiquei assim!!)

Eu acredito que a minha opção é a mais económica possível, desde que prolongue ao máximo a sua longevidade, por isso se a minha mota durar 20 anos, eu não a troco. Isto é valido também para o meu carro que já tem 11 anos. Mas percebo que as vossas contas sejam diferentes porque a vossa equação inclui outras variáveis. Normalmente a que pesa mais é mesmo a paixão, eu incluido.

Vou dar um exemplo dos aparelhos em Standby. O meu PC dekstop quando esta desligado tem um consumo de 15w/h. Fazendo contas, 15w x 24 horas x 30 dias = 10,8kw. Isto da-me para 200km de mota! Basta desligar o pc da tomada e poupo energia suficiente para 1 semana de viagens para o trabalho. Penso que é por aqui que devemos começar. Desperdiça-se muita energia, porque não lhe damos o devido valor.

Penso que esclareci melhor a minha posição no forum. Eu aprendi muito por aqui, já aprendi a trocar pneus, mudar pastilhas, quero continuar por cá. Estou aqui para aprender mais sobre motas porque é uma paixão e também tenho uma que uso 365 dias por ano, não para vender ecologia!


« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 19:53 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #65 em: 31 de Maio de 2011, 20:11 »
Bem, eu não vou discutir porque sei que vão arranjar sempre argumentos contra. Porque quem acha o prof Delgado um estudioso, que não é + do que um homem racional que defende as suas ideias com dados técnicos...enfim.
Sem dúvida a tecnologia vai evoluir, mas isso dizia já o meu avô: depois da chuva vem o bom tempo....a tecnologia está sempre a evoluir. É como os preços da tecnologia: tendem a baixar quanto mais procura houver!!!! Não há milagres  _anjo_
Eu tenho microprodução em casa, que numa hora carrega a minha mota e sobra!
Aliás, na minha garagem, tenho lá uma com baterias A123 que pode ser carregada em 5 minutos...pois é! São essas mesmas pilhas que equiparam a mota mais rápida do mundo, dos 0 aos 100kmh em 1 segundo.
Também já fiz um poço e não enocntrei petróleo, bolas, carrago....Isto sim é fanatismo...procurar uma agulha num palheiro :o
Tenho então simplesmente um veículo que me torna autónomo dos outros...boa!
Mas tb tneho um carrito na garagem a diesel que é tão bom, tão bom, que para pegar precisa dum motor....eléctrico! ;D
Aliás esta campanha diz tudo:
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 20:16 por orlando »

albarraque

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #66 em: 31 de Maio de 2011, 22:33 »
Caro companheiro Orlando,
Sou um acérrimo defensor de tudo o que são energias alternativas, tenho como tu uma unidade de Microprodução em venda à EDP, por imposição legal tenho também instalado um sistema de aquecimento de águas sanitárias, os resultados deste meu investimento (> € 27.000) tem sido um sucesso tanto do ponto de vista ecológico como financeiro, reduzi em 75% os gastos em gás, da venda da energia à EDP obtenho um rendimento médio de €300/mês (já descontando o meu consumo eléctrico + €50). Assim decidi que a minha pegada ecológica tinha de ainda ser mais reduzida, voltei então as minhas atenções para os meus consumos de combustível, e verifiquei que dos três automóveis cá de casa o único que poderia ser alvo de uma substituição era o meu (mulher e filha mostraram-se irredutíveis), comecei assim uma pesquisa sobre veículos eléctricos, tendo logo colocado de parte os carros eléctricos por motivos que se prendem essencialmente com o elevado preço, e com a baixa autonomia versus investimento necessário (não dispensa o carro movido a combustíveis fósseis), sobrou assim o mercado das motos eléctricas, e após imensos contactos/pesquisas, conclui o seguinte:
•   Mercado muito fragmentado (muitos vendedores de pequena dimensão)
•   Vendedores
       Existência de poucos modelos
       Dificuldades de entrega de produto (Longas esperas)
       Inexistência de um importador que assegure material de manutenção
       Falta de dimensão nacional
                Dificuldade de assistência por falta de uma rede de assistência
                Problema com falta de material para substituição (devido à inexistência de stocks, é efetuada a desmontagem de peças de motos em stock para venda)
       Falta de garantia de continuidade no mercado (praticamente todos os vendedores têm existência recente)
       Grande dose de amadorismo
•   Material
       Quase 90% do produto é oriundo da China
               Notória falta de qualidade ao nível de plásticos e de cromados
       5% do produto é re-assemblado em Portugal
               Melhor nível de qualidade ao nível de alguns materiais   
                   Preços muito elevados
       5% do produto não China
               Material com boa qualidade
               Preços proibitivos
       Falta de autonomia
       Tecnologia ainda muito “verde” (pouca fiabilidade)

Com base na informação recolhida decidi que o VE não era o ideal para mim quer do ponto de vista de solução de locomoção (realizo 80 Km dia), quer do ponto de vista de investimento racional/económico).
Decidi então que iria efectuar uma evolução para um patamar de transição, tendo assim adquirido uma Scooter CI, que me garante uma redução de gastos de combustível, proporciona-me a liberdade de uma autonomia de 320 Km (sem reserva), a isto temos de adicionar um investimento de < € 2.600. Para o actual panorama, considero que os 7.000km efectuados desde inicio de Janeiro de 2011 até à presente data, justificam em pleno a decisão e o investimento efectuado. Considero que o meu modelo de raciocínio pode não colher a aprovação de todos, mas cada um move-se por motivações muito próprias.
Já agora como é que consegues carregar a mota numa hora??
Tens certamente um conversor de 12v/220V, assim na saída serão sempre 220V.

Cumprimentos

J.Oliveira
« Última modificação: 31 de Maio de 2011, 22:39 por albarraque »

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #67 em: 31 de Maio de 2011, 22:47 »
Boa albarraque
Independentemente das tuas escolhas tiveste iniciativa, é o que se pretende!
A minha escolha foi ao contrario... arrisquei na mota, estou quase, quase nos 10 000km eléctricos. A micro-produção, talvez no próximo ano.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #68 em: 31 de Maio de 2011, 22:55 »
Caro Albarraque,

a tua linha de raciocinio é impecável.
Realmente és dos meus, no ponto de vista da tua casa. Além do que expuseste, eu anulei a caldeira a gasoleo, e tenho uma lenha...que me é dada. Só tenho trabalho a ir buscá-la, cortá-la e arrumá-la...se contar o meu tempo é quase ela por ela. Maa orgulho-me de ter aquecimento em casa a lenha seca, que na natureza emitiria mais C02 do que eu a queimá-la! Neste momento, também estou a optar por leds, já tenho sistema de dupla descarga nos autoclismos, torneiras reguláveis, poço para aproveitar as águas da chuva, compostor....enfim tudo pequenas coisas, aquando a construção, que não são mais do que agir localmente, pensar globalmente!
Qto aos Ve's, não posso falar (não quero fazer publicidade)muito porque faço parte de empresa líder no mercado em Portugal, com as motas mais fiáveis. E por acaso os teus dados estão um bocado ao lado, mas valem o que valem, e aposto que te deu trabalaho a pesquisar. Parabéns.
Para carregar uma mota de 40ah numa hora, basta um carregador de 2900w (+ou-, 72v x 40ah)....e os meus paineis têm uma potência de 4160w....Mas não é aconselhável fazê-lo muitas vezes...as cargas lentas são as melhores e como 95,5% do tempo a mota está parada...pode bem estar a carregar...aliás já não me atraso para o trabalho porque não tenho gasolina e tenho que passar pelas bombas.
E aqui está um ponto importante: para ter um VE, basta ter organização. :)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #69 em: 01 de Junho de 2011, 12:39 »
Isso é bonito para quem tem espaço para colocar paineis solares, e os milhoes de pessoas que vivem em apartamentos, metem os paineis solares onde?
A maioria da população de das grandes cidades vive em apartamentos, possui mais que um carro, normalmente ate é esta população que gasta mais combustivel e energia que as restantes da provincia.
Onde meteremos os paineis solares para o acrescimo deste gasto de energia?
Não sao so os veiculos que gastam energia, tudo a nossa volta, e feito com electricidade e o mais curioso é que tudo e fabricado com recurso ao petroleo, o petroleo esta em todo o lado, ate uma pasta de dentes tem componentes de petroleo!

Vou-ve dar os numeros, seria necessario dois quadrados de 600 km por 600 km cada para abastecer neste momento a europa com o seu consumo actual!
(1 bilhão de pessoas com consumo médio de 125 kWh/d).
Para Abastecer o Reino Unido seria u7m quadrado de 125x125 km


Com o aumento provocado pelos veiculos electricos................

Ainda estamos longe da perfeição, tenho dito e continua-se a verificar.
Agora imaginemos uma cidade com 10 milhoes de habitantes, Nova Iorque, onde centenas de pessoas estao alojadas em predios.
A solução primitiva e em estudo ainda seria a utilização de materias de contrução nas fachadas dos predios que absorvecem energia solar, para obtenção de energia electrica.
Já existem materias desses e até uma empresa portuguesa esta a desenvolver os mesmo, pena é que .......... produz pouco ... até agora, mas vamos ver o que o futuro nos reserva.
« Última modificação: 01 de Junho de 2011, 12:48 por nunompires »
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #70 em: 01 de Junho de 2011, 12:55 »
e os meus paineis têm uma potência de 4160w....

E que espaço ocupam os teus paineis solares Orlando?
Eu acho bonito isso, mas não nos podemos restringir so a nossa realidade.
O predio onde moro, tem 60 inclinos, diz-me onde poderaim meter estas 60 familias os seus paineis solares??? A tua solução finciona para ti, não funciona para outras pessoas!

Se me arranjares uma solução agrade3cia, ate porque a ideia sempre me agradou!
Se procurares no furom mais energia teras la o meu nick, ja registado a uns bons tempos, ai uns dois aninhos!
Ou seja não ando aqui a levantar polemicas, ando a procura de respostas crediveis!
[/URL]

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #71 em: 01 de Junho de 2011, 13:15 »
 Daqui retiro varias respostas:

Contruir um veiculo electrico polui 5 x mais que um normal.
Se4 as vossas motas são construidas na China imagino o que não devem poluir, estamos a falar de um gigante construtor Niponico, com as regras mais apertadas em relação ao meio ambiente x um dos paises com menos regras restrigidoras em relação ao meio ambiente (China), por isso nem quero imaginar............
Se a MIt diz que os custos de produção são iguais, entao andamos a ser roubados, é que muitos de nós nem compram um veiculo electrico pelo seu preço.
Acho bem que quem tenha espaço, possua paineis solares, infelizmente a maioria de nós nem espaço tem para alujar um familiar que vem de visita quanto mais uns paineis solares.
A instalação de paineis solares para satisfazer todo o consumo de energia electrica neste momento na Europa, é gigantesto, imagino se todos os veiculos fossem movidos a energia electrica. (falamos de uma simpels mota, mas entao um carro familiar, um camião, os transportes publicos, qual é o seu consumo???))) .
A construção desses mesmos paineis solares, toda a rede de distribuição dos mesmo levaria a um consumo gigantesco de petroleo, todos sabemos disso.

Por fim esta bem explicito as vantagens dos CI em relação aos Electricos. Nem tudo são rosas como alguns de voçes fazem crer!

Abraço, para mim o topico esta morto! ;)
[/URL]

orlando

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #72 em: 01 de Junho de 2011, 13:21 »
Eis uma resposta credível: dados técnicos, observa, aqui estão todos os teus números materializados:
isto represenra a Potência Solar no Mundo.
Os círculos a preto representam a área necessárria para suprir completamente toda a energia consumida no planeta terra!
[IMG=http://img84.imageshack.us/img84/6205/potenciasolar.png][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us

lferro

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #73 em: 01 de Junho de 2011, 16:36 »
Já não percebo!!!!

Mas estão a discutir as motos electricas vs as motas de combustão, ou a melhor maneira de pouparem energia.




Jony

  • Visitante
Re: Eléctricas versus combustão
« Responder #74 em: 01 de Junho de 2011, 19:07 »
não querendo fugir do tema

o calcanhar de aquiles da energia electrica é mesmo... o seu armazenamento, ou seja não é dificil de produzir, é limpa ( dependendo da origem ) e existe em grandes quantidades o problema é conseguir armazenar em grandes quantidades.

Os paineis solares fotovoltaicos ainda têm de evoluir muito para poderem ser uma boa opção de produção de energia electrica visto que o problema dos paineis solares reside... no rendimento dos mesmos e não da disponibilidade de energia solar

nos meses de verão entre abril e setembro a radiação solar chega á terra com um rendimento proximo dos 1000 W / Mt2  ( em Portugal ) o problema é que a as actuais células fotovoltaicas apenas aproveitam uma pequena parte dessa energia.

Quando houver uma tecnologia mais rentável os proprios paineis poderiam estar embutidos na moto ou carro e carregar a viatura enquanto está estacionada ao sol. o tejadilho de um carro dá uma area interessante de captação.

A ideia de produzir energia electrica a partir do sol até tem opções mais potentes como é o caso de uma central em espanha que utiliza a energia do sol para aquecer água transformá-la em vapor e é esse vapor que coloca em funcionamento uma turbina ligada a um gerador.

è muito mais rentável transformar a radiação solar em energia térmica e depois em electrica do que passar directamente de solar para electrica.

Portanto até a tecnologia de celeulas fotovoltaicas evoluir não haverá um modo de produzir numa área pequena a energia suficiente para alimentar directamente o veiculo. que poderiam ao redizir o seu tamanho até ser colocadas nas varandas e fachadas dos edificios e garantir a sua autonomia.

Lembro-me que em tempos uma marca automóvel instalou um painel no tejadilho cuja função era fazer funcionar um pequeno compressor electrico que fazia o arrefecimento do habitáculo de modo a que o mesmo não aquecesse enquanto o carro estava estacionado ao sol no verão.

efim penso que com  a tecnologia que existe actualmente se colocou o carro é frente dos bois.

penso que a tecnologia de celula de combustivel a hidrogénio será a que tem mais pernas para andar num futuro proximo.

apenas se tem de arranjar maneira barata de separar o hidrogénio dos outros componentes a qual normalmente está associado, normalmente o oxigénio.

Mas vamos a ver como as coisas evoluem, ao ritmo da actual, aquilo que hoje é novidade amanhã está obsoleto.

Até ja dizem que as reservas de petroleo não são esgotáveis mas que o mesmo se renova constantemente nas profundezas da terra.

 _pt_