Autor Tópico: Descanso central vs descanço lateral  (Lida 40899 vezes)

Offline Guerreiro

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1246
  • Localidade: Sintra
  • Espírito Vadio, Livre, Sonhador
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra 750s
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #50 em: 24 de Novembro de 2012, 12:36 »
Quase sempre no central por segurança.

Gostei dos "sapatos" para o lateral
Guerreiro

Carreta

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #51 em: 24 de Fevereiro de 2013, 09:27 »
Na garagem/casa deixo sempre no central mas no trabalho deixo no lateral  e isto porquê?(não sei se já foi aqui referido) Pelo menos no inverno e uma vez que chove estando no lateral sempre ajuda a escoar melhor a agua, não sei se faz muito sentido mas pelo menos na minha cabeça faz  _pensador_ _Rolley_  :))

Claro que uso os dois descansos conforme o terreno  _pol_

Abraço

Offline DIN

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2017
  • Mensagens: 203
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #52 em: 01 de Março de 2013, 14:41 »
Olá a todos!
Pelo que li transversalmente, há opiniões para todos os gostos... _pensador_
Eu com a minha Burgman opto no dia a dia pelo uso do descanso lateral porque é mais prático e escuso de dar "cabo das costas" a puxar 240kg para a por no central. À noite quando meto a "burra" na garagem aí fica sempre comodamente no central.
Quanto ao facto de ficarem muito tempo (dias) no descanso lateral e poder causar eventuais danos mecânicos, não concordo porque tive uma maxi-trail (Yamaha 850TDM) que só tinha esse tipo de descanso á semelhança de muitos modelos. Se fosse problemático, os fabricantes não correriam esse risco.  _Rolley_
Cumps

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #53 em: 01 de Março de 2013, 19:06 »
1 - …e escuso de dar "cabo das costas" a puxar 240kg para a por no central.

2 - …não concordo porque tive uma maxi-trail (Yamaha 850TDM) que só tinha esse tipo de descanso á semelhança de muitos modelos. Se fosse problemático, os fabricantes não correriam esse risco.  _Rolley_

Companheiro DIN:

1- Não quero ensinar o padre nosso ao vigário…mas há uma maneira de o fazer, quase sem esforço. É assim: lado esq da mota, pé dto no pisa até chegar ao chão e estabilizar. Colocar todo o peso do corpo e ao subir ajudar com a pega do pendura a esticar o braço para cima. E já está.
Agora torna-se isso sim problemático se uma mota/scooter desse peso cair. Para levantá-la e não dar cabo os rins, é de costas e nunca de lado virado para ela, não esquecendo NUNCA de colocar 1º o descanso lateral (se ainda restar _Rolley_):
http://www.youtube.com/watch?v=BeLkrPkjimo

2 - Concordo plenamente contigo. É um mito urbano. Ando de mota há mais de 39 anos, só tive uma com descanso central. _lol_


Abraços _convivio_

« Última modificação: 01 de Março de 2013, 19:28 por daelimtauru »

GUI650

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #54 em: 14 de Março de 2013, 17:49 »
Não vejo como é que uma moto pode danificar o motor por estar no descanso central ou lateral. Sei qua algumas máquinas (designadamente umas BMW antigas), quando estavam de lado perdiam o óleo ou parte dele por uma junta que se estragava com facilidade.
Nas motos que conheço, essencialmente Suzuki, não tem qualquer problema colocar no descanso lateral. Quanto ao descanso central, tem o problema de ser cá uma canseira para as costas que é de evitar nas mais pesadas

g2090493

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #55 em: 14 de Março de 2013, 18:00 »
Confesso que nao gosto, por uma questao estetica do descanso central, talvez por causa de 20 anos a andar com motas que tinham apenas o lateral.

A primeira coisa que disse ao vendedor quando comprei a X-City, foi para lhe tirarem o descanso central, e ele alertou-me para o facto de a mota precisar deste descanso para estar a trabalhar.

O que eu pergunto e o seguinte: será aconselhável desligar o corte de corrente do descanso lateral para poder ter a Mota a trabalhar no descanso?

Claro que há o risco de um dia me esquecer e provocar o acidente... Alguém usa a sua máquina nestas Condições?

Boas
Agora nao tenho mota porque vendi,tinha uma Keeway 125 de mudancas, e o meu mecanico tirou esse corte corrente do descanso...eu tinha que estar na mota ou a segurar nela para por aquecer um pouco antes de andar...Gracas a Deus nunca tive um acidente,mas por sorte,porque uma vez ao sair da garagem tem um desnivel e esqueci me e fiquei com o meu coracao nas maos  _thumbdown_
Correu bem e nao cai  _pol_
Mas tirando isso nunca deu problemas  _lol_

rodrigues1

  • Visitante
Re: Descanso central vs descanço lateral
« Responder #56 em: 14 de Março de 2013, 19:34 »
A minha GTS na garagem fica sempre no descanso central, poupa pneu e molas traseiras, ocupa menos espaço, e de vez em quando ponho a trabalhar.

Na rua quando saio, é conforme o piso, como tem travão de parqueamento, e coloco sempre por hábito, não me preocupo com a inclinação.

PS. Quanto a ficar inclinada muito tempo, creio que já li algures no Fórum um companheiro que se queixou que não pegava logo á primeira, e pegava logo, assim que começou a por no central
« Última modificação: 14 de Março de 2013, 20:01 por rodrigues1 »