Autor Tópico: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B  (Lida 35514 vezes)

HugoCAlmeida

  • Visitante
Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« em: 22 de Fevereiro de 2012, 00:04 »
Boa noite,

Dentro de poucos dias vou comprar a minha primeira scooter, uma Piaggio Fly125.
Tenho carta de categoria B mas o problema é que ainda só tenho 23 anos!
Já andei a pesquisar informações acerca do exame prático que é necessário para condutores com idade inferior a 25 anos e encontrei alguma coisa no site do IMTT (http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/CartaConducao/Motociclos/Paginas/Motociclos.aspx).
O que eu realmente queria era que alguns de vocês (que já tenham passado por este processo) me contassem as vossas experiências! Como é que foi o exame? Foi difícil? E os custos envolvidos? Quanto tempo esperaram aqueles que fizeram o exame pelo público? Recorreram a alguma escola de condução para tratar da burocracia ou trataram de tudo vocês mesmos?
Gostava de saber todas essas coisas...

Desde já agradeço a todos! ;)

Forty

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #1 em: 22 de Fevereiro de 2012, 09:37 »
Boas,

Penso que nesse caso será mais rentável tirar a carta AP que permite conduzir motociclos com cilindrada superior a 125cc a partir dos 21 anos.
Nesse caso, para os portadores de carta B, são necessárias 4 aulas teoricas + exame de 10 perguntas (especifico para motociclos) e 16 aulas práticas + exame de condução. Isto tem de ser tirado numa escola de condução.

Cumps   8)
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 09:49 por Forty »

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #2 em: 22 de Fevereiro de 2012, 11:48 »
Não percebo como poderá ficar mais rentável tirar uma carta de categoria A (custos à volta dos 300€ - incluindo taxas de exame e licença de aprendizagem) quando já tenho a carta de categoria B e só preciso de fazer o exame de condução referente à categoria A1, segundo as informações que encontrei no site do IMTT.

"Subcategoria A1 em autopropositura

Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B (automóveis ligeiros) consideram-se também habilitados para a condução de motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 KW(subcategoria A1).

Esta disposição, estabelecida pela Lei n.º 78/2009 de 13 de Agosto aplica-se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:

 - Tenham idade igual ou superior a 25 anos;

 - Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos à realização e aprovação em exame prático, nos centros de exame do IMTT ou nos centros de exame privados, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução.

Nos casos em que se opte por instrução adicional, as escolas de condução são autorizadas a ministrar formação aos titulares de carta de condução da categoria B com idade inferior a 25 anos, que não sejam titulares de licença de condução de ciclomotor e pretendam submeter-se em regime de autopropositura a exame prático para a obtenção da subcategoria A1, desde que sejam portadores de licença de aprendizagem.

A formação ministrada não obedece ao número mínimo de lições previsto no Despacho n.º 17 692/2005, de 18 de Agosto, e a propositura a exame deve ser apresentada pelo titular da licença de aprendizagem.

Requisitos

    Ser titular de carta de condução válida para a categoria B;
    Ter aptidão física e mental;
    Residir em Portugal;
    Não estar a cumprir proibição ou inibição de conduzir ou medida de segurança de interdição de concessão de carta de condução;
    Aprovação na prova de aptidões e do comportamento (prova prática).

Documentos

Para requerer a emissão de licença de aprendizagem e a prova das aptidões e do comportamento (prova prática) são necessários os seguintes documentos:

    Fotocópia simples do documento de identificação pessoal, que ateste que o candidato reside em território nacional e exibição do original;
    Exibição da carta de condução;
    Atestado médico emitido por qualquer médico no exercício da sua profissão (Modelo 922 INCM - Imprensa Nacional Casa da Moeda);
    Uma fotografia actual (tipo passe), a cores e de fundo liso;
    Formulário Modelo 1 IMTT;
    Formulário Modelo 2 IMTT."

Forty

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #3 em: 22 de Fevereiro de 2012, 14:51 »
Boas,

A nível de €€€ tens razão, é mais económico apenas o exame (que penso que deverás apenas pagar o exame e a licença de aprendizagem ou algo do género se não recorreres a uma escola de condução), mas o que muitas vezes acaba por acontecer a muita gente é querer tirar a carta AP mais cedo ou mais tarde, o que obriga nesse caso especifico a ter de fazer novamente o exame e tudo o resto que vem com a carta AP.

Apenas acho que se for para investir na carta, é preferivel que seja na completa para mais tarde não ter de voltar a gastar mais €€€. Claro que se tiveres mesmo a certeza que só queres ficar por 125cc não compensa (mas se depois o bichinho fica...  :P)

Cumps  8)

Macsword

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #4 em: 22 de Fevereiro de 2012, 15:03 »
Boas,

A nível de €€€ tens razão, é mais económico apenas o exame (que penso que deverás apenas pagar o exame e a licença de aprendizagem ou algo do género se não recorreres a uma escola de condução), mas o que muitas vezes acaba por acontecer a muita gente é querer tirar a carta AP mais cedo ou mais tarde, o que obriga nesse caso especifico a ter de fazer novamente o exame e tudo o resto que vem com a carta AP.

Apenas acho que se for para investir na carta, é preferivel que seja na completa para mais tarde não ter de voltar a gastar mais €€€. Claro que se tiveres mesmo a certeza que só queres ficar por 125cc não compensa (mas se depois o bichinho fica...  :P)

Cumps  8)

O que este senhor disse!  8)
Se poderes suportar a diferença, acho que era um bom investimento.
Eu falo por mim, nem gostava destas coisas, experimentei e olha... Vou ter de ir tirar a carta!

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #5 em: 22 de Fevereiro de 2012, 15:58 »
Eu acho que vou ficar viciado logo desde o inicio mas acho que nunca vou quer passar dos 125cc. O que eu realmente gosto e das scooters pequenas ao estilo das Vespas! As motas grandes não me atraem muito..

O que me conseguem dizer acerca do exame em si? Que tipo de "exercícios" eles nos põem à prova?

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #6 em: 22 de Fevereiro de 2012, 16:45 »
Caro "Homónimo".....,

Os companheiros Macsword e Forty já disseram tudo....e eu reforço, sendo como é obvio tu que decides...mas o meu conselho vai no mesmo sentido dos restantes......, ainda para mais se tu achas que vais ficar viciado.....se podes suportar essa diferença financeira....faz logo tudo....!
Como o melhor exemplo que te posso dar é o meu....eu tinha a noção que mais tarde ou mais cedo iria concerteza fazer um upgrade...mas que 125 era mais que suficiente e por isso iria levar tempo...., 4 meses depois e quase 10 000 kms na MaxyPortable.....ainda só não fui tirar a carta porque tenho outras prioridades financeiras mais importantes..., no entanto assim que tenha oportunidade(carta + Upgrade )....é logo....! Se vais ter o trabalho e ainda gastar algum dinheiro.....se podes gastar mais um pouco agora, faz logo tudo e despacha isso, assim no futuro quando quiseres fazer o upgrade...é menos uma coisa com que tens que te preocupar ( A carta) , e uma poupança que acabas por fazer, que pode não ser muita ou de grande relevância, mas pode ser o suficiente para uns extras mais tarde.

Abraço e Boas Curvas

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #7 em: 22 de Fevereiro de 2012, 16:49 »
Eu acho que vou ficar viciado logo desde o inicio mas acho que nunca vou quer passar dos 125cc. O que eu realmente gosto e das scooters pequenas ao estilo das Vespas! As motas grandes não me atraem muito..

O que me conseguem dizer acerca do exame em si? Que tipo de "exercícios" eles nos põem à prova?

Companheiro,
Começando pelo fim, no exame práctico o "pior" são os 8 (oitos), que terás de fazer e sem colocar o pé no chão.
Alerto para o facto de que apesar de ser um exame práctico podem fazer-te perguntas teóricas, nomeadamente de mecanica da mota.
Não sei se no caso de auto-propores a exame poderás ou não fazer o exame com a tua mota (scooter), deves investigar este ponto. Isto é importante porque conducir uma mota é diferente de conduzir uma scooter, conduzir uma mota de caixa também.

em relação ao princípio do teu texto, julgo que todos começamos como tu, as 125cc chegam e sobram, mas a realidade diária (isto se utilizares de facto a mota "todos os dias") vai-te fazer pensar que algo maior será preferível, se não pela velocidade, será muito pela sagurança, nomeadamente nas ultrapassagens.

Abraço

VS
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Manhas

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #8 em: 22 de Fevereiro de 2012, 17:13 »
em relação ao princípio do teu texto, julgo que todos começamos como tu, as 125cc chegam e sobram, mas a realidade diária (isto se utilizares de facto a mota "todos os dias") vai-te fazer pensar que algo maior será preferível, se não pela velocidade, será muito pela sagurança, nomeadamente nas ultrapassagens.

E quando se pretende fazer um percurso mais longo ou com pendura, um pouco mais de potência faz muita diferença. Eu comecei estas andanças numa Vespa PX 125 e sentia que tinha dificuldade em circular à mesma velocidade que o restante trânsito, ou seja, geralmente andava mais devagar que os carros (o que considero ser um factor de perigo). Com a actual  scooter_  ando à vontade na cidade e vias rápidas urbanas mas se vou para AE, as coisas mudam de figura.

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #9 em: 22 de Fevereiro de 2012, 17:38 »
Não sei se no caso de auto-propores a exame poderás ou não fazer o exame com a tua mota (scooter), deves investigar este ponto.

Essa é uma questão muito importante que tenho de averiguar! Obrigado pela chamada de atenção! ;)
Para além de fazer 8s que tipo de exercícios nos mandam fazer? Ou isso é o mais difícil que há quando se conduz uma moto?

Acho que para já vou ficar pelo exame para conseguir a categoria A1. Mais tarde se realmente se verificar que preciso de mais, faço as aulas para a categoria AP.

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #10 em: 22 de Fevereiro de 2012, 19:25 »
Já liguei para o IMTT e confirmaram-me que tenho de levar moto própria.
Em relação aos documentos necessários são os que eles dizem no link que vos dei incluindo o formulário modelo 1 IMTT (pedido de licença de aprendizagem) e o modelo 2 IMTT (pedido de marcação de exame de condução) com um custo total de 75€.
Informaram-me também que não é necessário ter aulas teóricas nem aulas práticas e por conseguinte não é necessária a inscrição em escolas de condução.
Só não conseguiram dizer-me quanto tempo teria de esperar até ser chamado a exame.

Já no caso do Centro de Exames da APEC em Chelas não me conseguiram dar nenhuma informação acerca deste assunto. Aliás, disseram desconhecer por completo este tipo de situações (condutores de idade inferior a 25 anos portadores de carta de categoria B que pretendem concorrerem à categoria A1). Segundo a telefonista que me atendeu "não me lembro de ter lidado com um caso igual"... Não conhecem uma lei que saiu em Agosto de 2009 e que lhes diz todo o respeito... Enfim...
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, 19:27 por HugoCAlmeida »

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #11 em: 22 de Fevereiro de 2012, 20:31 »
Companheiro,
Os 8`s para mim foi o pior que tive de fazer com uma mota.
O resto será teres muita atenção ao código da estrada, sinalização, cedências de passagem, perpendiculares bem feitas e passagens para peões.
O idéal será, depois de decidires onde vais fazer, tentares dar umas voltas nas redondezas.

Esse desconhecimento da APEC é muito estranho.

Quanto a fazeres com a tua mota, pode ser scooter? Perguntaste isso?

Abraço

VS
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #12 em: 22 de Fevereiro de 2012, 22:14 »
Sim, podemos usar scooters também. Eu disse-lhe explicitamente que tinha uma scooter e disse-lhe inclusivamente a marca e modelo. A senhora que me atendeu disse que para fazer o exame em regime de autopropusitura tinha de ser com moto própria, eles não facultam a moto.

Os 8s são feitos em recinto fechado ou em cidade? Em relação às restantes situações em cidade não deve ser problema. Já quando foi o exame prático de categoria B passei sem qualquer problema! O maior problema será o controlo da moto, pois nunca andei em nenhuma! Vou ter de praticar um bocado nalgum sitio mais isolado antes de me candidatar a exame.

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #13 em: 23 de Fevereiro de 2012, 09:20 »
Sim, podemos usar scooters também. Eu disse-lhe explicitamente que tinha uma scooter e disse-lhe inclusivamente a marca e modelo. A senhora que me atendeu disse que para fazer o exame em regime de autopropusitura tinha de ser com moto própria, eles não facultam a moto.

Os 8s são feitos em recinto fechado ou em cidade? Em relação às restantes situações em cidade não deve ser problema. Já quando foi o exame prático de categoria B passei sem qualquer problema! O maior problema será o controlo da moto, pois nunca andei em nenhuma! Vou ter de praticar um bocado nalgum sitio mais isolado antes de me candidatar a exame.

No privado os 8s são feitos na cidade, com o trânsito normal (ou seja, além de te preocupares com os oitos tens também de te preocupar com os restantes utentes), mas julgo que é uma questão de sorte. Há quem tenha feito o exame sem necessidade de efectuar os 8s.

Haverá, com certeza, algum Companheiro que terá passado pelo mesmo que tu te propões fazer agora.

Abraço
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #14 em: 23 de Fevereiro de 2012, 09:46 »
Se calhar estou a dar demasiada importância ao exame em si.. Mas como nunca andei de moto isto é tudo novo!
Vamos lá ver quando tiver a minha moto como correm as coisas. Tenho de treinar um bocado a socapa!

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #15 em: 23 de Fevereiro de 2012, 09:54 »
Se te posso dar um conselho, deves acima de tudo conhecer bem a tua mota e estar tranquilo no dia do exame. nada mais.

Vai correr bem.  _pol_
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #16 em: 23 de Fevereiro de 2012, 11:09 »
Companheiro HugoCAlmeida, deve seguir os conselhos que outros companheiros aqui lhe deram, porque são todos válidos e importantes.
Posso falar um pouco da minha experiência pessoal, já que comecei a conduzir motas - no caso, uma SYM GTS 125i CBS - em Julho de 2011, já com 50 anos e, pouco depois, apesar de muito satisfeito com a  scooter_ concluí que uma oitavo de litro é muito pouco para percursos com pendura e/ou com subidas acentuadas (que faço todos os dias) e para estradas mais abertas/rápidas. AEs, então, é para esquecer com uma 125cc, na minha opinião.
Por isso, fui tirar a carta AP e tirei-a no ACP (onde é mais cara que nas outras escolas e é necessário fazer todas e cada uma das 4 lições teóricas e das 16 práticas). Inscrevi-me em 23 de Setembro, creio, e, a 24 de Novembro, fiz o exame prático (o teórico foi uma formalidade, apesar de ser muito conveniente comprar o livrinho com as perguntas teóricas existentes no site do IMTT e tentar responder a todas essas perguntas e conferir as nossas respostas com as do livro).
Em termos práticos, fiz o exame com uma mota de caixa (Honda CBF 500 N) e é muito diferente de conduzir uma  scooter_.
Concretamente, em termos de exercícios específicos de condução, o único que fiz no exame prático foram os oitos; o resto, foi conduzir com muita atenção e cumprindo as regras de trânsito.
Fiz os exames no Carregado, no centro de exames do ACP. Na manhã do dia do exame, que foi às 14 horas, conduzi a mota de Lisboa até ao Carregado e o meu instrutor levou-me a passar por todas as ruas (dentro e fora do aglomerado urbano do Carregado) onde admitia que o meu exame pudesse decorrer, nalguns casos passei por elas por mais de uma vez. Foi muitíssimo útil este reconhecimento prévio da área, tendo tido ocasião de me aperceber de verdadeiras ratoeiras que existiam em vários locais (até consegui falhar um STOP que estava escondido e que me pareceu que devia existir naquele cruzamento mas...não o vi e, por isso, aprendi imenso naquelas voltas de reconhecimento que fiz durante a manhã).
No decurso do exame, o examinador levou-me para um arruamento bastante estreito e com bom piso, numa zona residencial muito sossegada do Carregado, para fazer os oitos. Quando entrei nessa rua, percebi que era um cul-de-sac (ou seja, não tem saída, isto é, esta faz-se pelo mesmo local da entrada) e vi logo que ia fazer uns oitos e que não ia ser canja, porque era de facto estreito (mais tarde, o instrutor disse-me que o examinador lhe perguntou, dentro do carro, se eu era capaz de fazer os oitos naquela rua, ao que o instrutor lhe respondeu afirmativamente). Mantive a calma e tentei fazer os oitos, consciente de que tive sempre mais dificuldade em fazê-los para a esquerda do que para a direita. Pois bem, a primeira viragem saiu muito bem mas, na segunda, tive de colocar o pé no chão. Decidi fazê-lo porque achei que antes isso do que arriscar a tentar completar a manobra e cair, o que conduziria ao chumbo imediato. E assim foi, fiz 4 oitos, sendo que no primeiro e no 3º coloquei um pé no chão e, por isso, repeti a manobra, sempre sem qualquer indicação do examinador. Ao final do 4º oito, que saiu bem, o examinador mandou-me sair dali e o exame prosseguiu sem qualquer incidente até ao fim. Foi, aliás, bastante curto, não tendo excedido 20 minutos.
Por isso, se há conselho que lhe posso dar, é: habitue-se bem à sua scooter e treine muitos oitos. Comece em espaços mais largos e vá procurando espaços mais estreitos à medida que for conhecendo os limites da scooter e a sua capacidade de a dominar no decurso dos oitos. Não tente fazer os oitos depressa, pois a finalidade do exercício é testar o seu equilíbrio e a sua destreza; por isso, se tentar fazer os oitos depressa seguramente que o examinador o mandará repeti-los mais devagar, até perceber que consegue dominar a mota, em curva, a uma velocidade muito, muito reduzida - aquela velocidade em que a mota não beneficia do efeito giroscópico que lhe é dado pelo movimento e em que, por isso mesmo, o peso da mota gera uma força/inércia que a empurra para o chão. É essa tendência que os examinadores querem perceber se nós sabemos controlar e evitar.
Numa scooter é muito mais fácil fazer os oitos do que numa mota de caixa; numa mota de caixa - e algo pesada, como a Honda 500 em que fiz o exame - o truque é engrenar a primeira e fazer os oitos (as viragens e as ligações entre as viragens) apenas controlando a embreagem, sem usar o acelerador nem o travão (isso mesmo: como já percebeu, é a passo de caracol, porque é a ausência de velocidade e de efeito giroscópico que torna mais difícil o controlo da mota); já numa scooter, é sempre necessário um bocadinho de acelerador, dada a especificidade da transmissão. Por isso mesmo, é possível que o examinador o obrigue a fazer uma série de oitos, para ter a certeza de que é capaz de controlar a scooter naquelas circunstâncias, isto é, à mais baixa velocidade possível.
Em suma: familiarize-se com a sua scooter, primeiro; familiarize-se com o espaço onde previsivelmente irá fazer o exame prático, depois; durante o exame, mantenha a calma (pense, por exemplo, que se correr muito mal, vai poder repetir o exame mais tarde, não é um drama) e faça os oitos tão devagar quanto puder, com alguma descontracção; lembre-se que não recebe prémios por ser capaz de fazer os oitos muito depressa; se tiver que pôr o pé no chão, não hesite e ponha mesmo; a 'penalidade' por pôr o pé no chão é, apenas, ter de repetir o exercício, isto é, fazer mais um oito; no mais, cumpra as regras de trânsito e evite a tentação de demonstrar ao examinador que é muito habilidoso (mesmo que o seja).
O que os examinadores querem saber é se consegue dominar a mota em condições normais de circulação e se conhece e respeita as regras de trânsito. Não se esqueça: pelo menos durante o exame prático, conduza a sua scooter como se fosse um automóvel! Faça - e desfaça! - os piscas à medida que vai recebendo as indicações do examinador, não passe entre as filas de carros, não ultrapasse pela direita, não pise traços contínuos, nem 'zebras', e preste muita atenção aos peões: ao aproximar-se de uma passadeira de peões, certifique-se de que nenhum dos peões que está no passeio ou na berma, nas imediações da passadeira, aparenta pretender utilizá-la quando for previsível que a vai pisar com a sua scooter - isto é, conduza com precaução.
Boa sorte!

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #17 em: 23 de Fevereiro de 2012, 11:30 »
Companheiro HugoCAlmeida, deve seguir os conselhos que outros companheiros aqui lhe deram, porque são todos válidos e importantes.
Posso falar um pouco da minha experiência pessoal, já que comecei a conduzir motas - no caso, uma SYM GTS 125i CBS - em Julho de 2011, já com 50 anos e, pouco depois, apesar de muito satisfeito com a  scooter_ concluí que uma oitavo de litro é muito pouco para percursos com pendura e/ou com subidas acentuadas (que faço todos os dias) e para estradas mais abertas/rápidas. AEs, então, é para esquecer com uma 125cc, na minha opinião.

Companheiro,
Muito bom relato.´

 _palmas_
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #18 em: 23 de Fevereiro de 2012, 13:26 »
Muito obrigado pelo comentário!
Ajudou-me imenso e os seus conselhos são muito bons! Acho que a parte das passadeiras, sinais de transito e afins não serão grande problema. Considero-me um condutor (de carro) muito calmo e não tenho tendência para acelerar! E, não querendo ser convencido, acho que sou um condutor muito razoável! :P
O maior problema serão os 8s mas isso só lá vai com muito treino! :)

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #19 em: 23 de Fevereiro de 2012, 16:50 »
Como tenciono tirar a carta AP a partir do mês que vem, e os "8" é o que me está a fazer mais confusão... tenho treinado na garagem com a scooter.

O espaço não é largo (cerca de 6 metros de largo) e a scooter é pesadita (160 Kg) e tem corrido bem, 90% das vezes não meto os pés no chão.

Agora, tendo em conta a diferença de "técnica de execução" entre uma scooter e uma mota de caixa, será que estou a fazer mais mal do que bem, habituando-me a usar o acelerador para controlar a inclinação da mota?

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #20 em: 23 de Fevereiro de 2012, 17:25 »
Como tenciono tirar a carta AP a partir do mês que vem, e os "8" é o que me está a fazer mais confusão... tenho treinado na garagem com a scooter.

O espaço não é largo (cerca de 6 metros de largo) e a scooter é pesadita (160 Kg) e tem corrido bem, 90% das vezes não meto os pés no chão.

Agora, tendo em conta a diferença de "técnica de execução" entre uma scooter e uma mota de caixa, será que estou a fazer mais mal do que bem, habituando-me a usar o acelerador para controlar a inclinação da mota?

Companheiro,
apenas posso partilhar a minha experiência.
A mota com que tirei a carta era uma hornet 600.
A minha técnica era engatar primeira e libertar a embraiagem, não fazia qualquer aceleração, ela ia por si.
Eu "vestia" de forma diferente a mota de caixa do que visto a minha, são diferentes, mas vais ver que com as aulas ganhas a confiança necessária.
Para teres idéia uma das minhas 3 quedas de mota foi precisamente a meio de um oito, ia eu completamente de lado quando ela resolve desligar-se.... resultado, chão!!!

É tudo uma questão de estarmos calmos, é fácil.
 
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #21 em: 23 de Fevereiro de 2012, 17:35 »

Nas Motos de caixa o truque é usar a embraiagem.....carregas na embraiagem ja com a moto em andamento e libertas o necesario e voltas a carregar ate precisares e largas novamente sempre acompanhadas com uma aceleraçao suave em simultaneo....

Pratiquem na Scooter so mente o dominar da moto, principalmente praticar bastante o equilibrio.

Se fizerem e poderem praticar o que estou a dizer ate fazem 10 vezes o oito seguidas sem parar ....

Boas curvas...



As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

ZeZeZoom

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #22 em: 23 de Fevereiro de 2012, 19:38 »
Exactamente como o _AXE_ disse (e como eu disse antes): com uma scooter é muito mais fácil, embora com uma mota de caixa manual a dificuldade não seja nada do outro mundo.
Com a scooter é sempre necessário um bocadinho de acelerador (senão, ela não anda, não é?! _careta_), mas basta esse bocadinho de acelerador; tudo o resto é uma questão de equilíbrio sobre a mota e não fazer movimentos bruscos ou muito amplos.
Fazer 8s na garagem é bom, mas é importante procurar fazê-los numa rua estreita e com lancis de passeio, para aprender a fazer oitos evitando-os. No exame, só os lancis é que podem ser obstáculo.

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #23 em: 23 de Fevereiro de 2012, 19:54 »
Muito bom tópico, gostei, será quanto a mim alguém aqui do CPM chumbar no exame, têm aqui todas as dicas possíveis e imaginárias. Desejo a todos os companheiros que o vão efectuar que corra tudo pelo melhor.  scooter_ _slb_

HugoCAlmeida

  • Visitante
Re: Exame de condução categoria A1 para portadores de carta B
« Responder #24 em: 27 de Fevereiro de 2012, 18:09 »
Já tenho a minha Piaggio! Fui buscá-la na 6ª feira passada.
Tenho andado a treinar numa rua perto de casa onde não há muito movimento! A rua tem +- 4m de largura acham que é muito ou pouco larga em relação às ruas onde eles nos pedem para fazer os 8s durante os exames? Nesta rua já consegui fazer oito 8s sem tocar com os pés no chão mas ainda tenho de me habituar mais ao acelerador da scooter!