Autor Tópico: Perda de velocidade máxima PCX 125  (Lida 48189 vezes)

nrfigueiredo

  • Visitante
Perda de velocidade máxima PCX 125
« em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:34 »
Companheiros,

A minha PCX tem atualmente 15000km e tenho vindo a notar uma perda de velocidade máxima com o passar do tempo. Sendo que normalmente não passo do 80km/h (no velocimetro), somente uma vez por outra é que espremo até à velocidade máxima, que quando era nova atingia os 106km/h (3º traço pequeno após os 100km/h) e agora mal consegue chegar ao 1º.

Na revisão dos 12000km disse isso ao mecânico que me disse que era a velocidade normal da mota. Será que há mais pessoal em que a sua montada é afetada do mesmo?

No meu GPS os 102km/h (1º traço pequeno após os 100km/h) corresponderam-me a 92km/h.

Além da perda de velocidade máxima noto um aumento de consumo, sei que são diferenças pequenas mas o percurso que faço e a velocidade a que o percorro é sempre a mesma e a mota só tem 15000km, será que com o passar do tempo e dos km's a situação não se agrava? E porquê?


http://www.spritmonitor.de/en/detail/463052.html

Spritmonitor.de" border="0

« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 12:40 por nrfigueiredo »

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1409
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: H2 SX
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:36 »
não te esqueças de passar nas apresentações!

foste á revisão na Santogal?
 _Rolley_ _Rolley_

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:40 »
Viva!

Mais uma correia de transmissão nas couves!!!  _Rolley_

Já trocaram a dita correia???

Troca-a e terás uma nova PCX!!!

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

nrfigueiredo

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:42 »
não te esqueças de passar nas apresentações!

foste á revisão na Santogal?
 _Rolley_ _Rolley_

A apresentação foi feita antes de iniciar este tópico...

Fui à masterbike em Tomar

nrfigueiredo

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #4 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:47 »
Viva!

Mais uma correia de transmissão nas couves!!!  _Rolley_

Já trocaram a dita correia???

Troca-a e terás uma nova PCX!!!

Abraço ;)

Tenho feito as revisões como manda a Honda, na Masterbike em Tomar. No manual só mandam substituir a correia aos 24000km

Hugo Tavares

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #5 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:54 »
Tenho feito as revisões como manda a Honda, na Masterbike em Tomar. No manual só mandam substituir a correia aos 24000km

pois é o manual assim recomenda e tenho feito as revisoes de acordo com o manual

A minha tem 12 mil e sinto a mesma coisa q a tua, nao passa dos 100km/h


davidz

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #6 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:58 »
A mesma coisa comigo, ou seja, no velocímetro não passa dos 100 Km/, no entanto não notei perdas de rendimento.

A minha já conta com 17000Km e em relação aos consumos é relativo, oscila entre os 2.2 e os 2.5 L. Nunca mais consegui fazer os 2.1 L ou menos desde que deixei de andar tanto em nacionais.


Cumps

miguel alonso

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #7 em: 09 de Fevereiro de 2012, 12:58 »
Não terá só a haver com a correia, mas tambem com o desgaste dos pesos do variador.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro de 2012, 13:03 »
Viva!

Tenho feito as revisões como manda a Honda, na Masterbike em Tomar. No manual só mandam substituir a correia aos 24000km

Pois...

Então ainda estás a 10 000kms dessa manutenção... Quando lá chegares não passas dos 60kms/h!!!  _lol_

Quando te dizem que é normal esse comportamento. Realmente é normal! Ou seja, com os kms a correia vai ficando mais "solta" refletindo-se numa menor velocidade de ponta e arranques mais lentos. Com 15 000kms é normal esse comportamento!  ;D

Aperta com eles. Ou mudam a correia, ou os roletes ou alguma coisa para voltares a ter o mesmo/semelhante desempenho da tua PCX.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

miguel alonso

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #9 em: 09 de Fevereiro de 2012, 13:12 »
A correia não fica solta, fica é gasta nas laterais, juntamente com os roletes gastos faz com que o prato do variador não seja empurrado até ao limite, logo a velocidade de ponta é menor.

Se procurares no youtube encontras o funcionamento do variador.

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #10 em: 09 de Fevereiro de 2012, 13:18 »
Viva!

A correia não fica solta, fica é gasta nas laterais, juntamente com os roletes gastos faz com que o prato do variador não seja empurrado até ao limite, logo a velocidade de ponta é menor.

Se procurares no youtube encontras o funcionamento do variador.

Obrigado pela correção.  _pol_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

nrfigueiredo

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #11 em: 09 de Fevereiro de 2012, 14:18 »
A correia não fica solta, fica é gasta nas laterais, juntamente com os roletes gastos faz com que o prato do variador não seja empurrado até ao limite, logo a velocidade de ponta é menor.

Se procurares no youtube encontras o funcionamento do variador.

Obrigado pela explicação. De facto faz todo o sentido a redução de velocidade e o respetivo aumento de consumo, pois eu se faço sempre o mesmo trajeto, para o fazer à mesma velocidade tenho de dar mais punho.

Agora é aceitável ou não essa perda de velocidade? Não deveria ser garantido pela Honda um desempenho constante ao longo dos 24000km? Ainda faltam quase 10000km!!!! Tenho de colocar essa questão ao importador, porque do mecânico já ouvi a resposta de que é o desempenho normal.

ElChiquitito

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #12 em: 09 de Fevereiro de 2012, 14:19 »
A correia não fica solta, fica é gasta nas laterais, juntamente com os roletes gastos faz com que o prato do variador não seja empurrado até ao limite, logo a velocidade de ponta é menor.

Se procurares no youtube encontras o funcionamento do variador.

Aqui está :



[ Invalid YouTube link ]
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2012, 14:20 por ElChiquitito »

miguel alonso

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #13 em: 09 de Fevereiro de 2012, 14:29 »
Obrigado pela explicação. De facto faz todo o sentido a redução de velocidade e o respetivo aumento de consumo, pois eu se faço sempre o mesmo trajeto, para o fazer à mesma velocidade tenho de dar mais punho.

Agora é aceitável ou não essa perda de velocidade? Não deveria ser garantido pela Honda um desempenho constante ao longo dos 24000km? Ainda faltam quase 10000km!!!! Tenho de colocar essa questão ao importador, porque do mecânico já ouvi a resposta de que é o desempenho normal.

Quando a marca manda trocar a correia aos XXX Kms, é apenas para garantir que ela não parte, ou seja segundos os testes feitos pelo construtor, a correia aguenta sem partir até x kms.

Agora o desgaste tem a haver com a condução de cada um.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #14 em: 09 de Fevereiro de 2012, 20:41 »
Agora o desgaste tem a haver com a condução de cada um.

Totalmente de acordo, o desgaste maior é nos arranques mais rápidos,  _Rolley_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline macanudo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 177
  • Localidade: Santa Iria de Azoia
  • macanudo = Carlos
  • Marca: NC
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #15 em: 09 de Fevereiro de 2012, 22:14 »
Viva...  _pol_
Relativamente ao titulo deste tópico já li algures pela net de mais proprietários a relatarem essa anomalia,
uma das causas apontadas (corrijão-me se estiver a dar uma valente calinada), mas até á 1ª revisão ninguém se queixa,
após essa 1ª muda de óleo a malta começa a notar essa diferença de velocidade porque a viscosidade ou a qualidade do óleo
não é igual ao óleo que vem de origem, ou seja:há um aumento de atritos no interior do motor o que traduz
uma menor velocidade de ponta.
ESPERO NÃO ESTAR A INDUZIR NINGUÉM EM ERRO mas esta explicação tem toda a lógica.
Verifiquem se a qualidade/viscosidade está 100% de acordo com o recomendado.
Em Portugal circula-se á direita !!
         E os Portugueses ??

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #16 em: 09 de Fevereiro de 2012, 22:29 »
Companheiro, a especificação de óleo que vem de origem é de 10w30, lembro-me quando
comprei a minha PCX em Setembro de 2010 houve uma confusão nessa matéria! na 1ª rev.
colocavam 10w40, entretanto os proprietários queixavam-se das perfomances da PCX e
a Honda distribuiu um comunicado pelos concessionários referindo futuramente a colocação
do 10w30, penso que este assunto foi falado por cá (CPM)
Cumprimentos,
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Macsword

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #17 em: 10 de Fevereiro de 2012, 09:57 »
Olá!

A minha está tal e qual na mesma.
Velocidade máxima velocímetro: 99/100km/h
Velocidade máxima GPS: 92Km/h
Odometro: 15231 Km
Noto também um aumento no consumo da máquina.

Já falei com a MotoDiana e na próxima revisão isto terá de ser bem analisado e resolvido.
E discordo com alguém que disse que esse Km/h a menos não interessam. Interessam! Os camiões normalmente andam na ordem dos 90km/h nas Nacionais... Acho que estão a ver onde quero chegar!
E com isto resolvido espero voltar aos meus consumos "ridículos". :P

O que me parece, é que estas máquinas sendo citadinas não foram feitas para grandes tiradas de Km, logo devem ter um desgaste mais rápido para quem os faz, como eu. Mas eu sou incapaz de resistir...  _corado_

jl39idade

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #18 em: 10 de Fevereiro de 2012, 20:08 »
Olá amigo

Também tenho uma Honda PCX e com mais km do que a tua e nunca notei qualquer problema...

Experimenta ver a quantidade de óleo que a tua moto tem... pelo que dizes veio de uma revisão. Se tiveres óleo a mais a moto terá outro desempenho e neste caso não vai atingir grandes velocidades. Caso tenha óleo a mais, vai à oficina e eles que coloquem o óleo ao nível.

Pelo que contas gostas de andar acima dos 100kmh com uma 125cm3... ehehehe...

As 125cm3 estão todas limitadas e não estrão preparadas para andarem na esgana... se passares dos 90 kmh que é a sua velocidade de conforto, não ganhas para o mecânico...

Se é teu desejo de andares a mais de 100kmh terás de comprar uma moto de cilindrada maior.

Vê o óleo antes de ires para a correia...

abraço

nsilva

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #19 em: 10 de Fevereiro de 2012, 20:30 »
Tenho feito as revisões como manda a Honda, na Masterbike em Tomar. No manual só mandam substituir a correia aos 24000km


Isso também diziam da nossa EVO 300 e foi substituída à pouco tempo, isso depende tudo do punho :D e do percurso do arranque etc

nrfigueiredo

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #20 em: 12 de Fevereiro de 2012, 19:56 »
Olá amigo

Também tenho uma Honda PCX e com mais km do que a tua e nunca notei qualquer problema...

Experimenta ver a quantidade de óleo que a tua moto tem... pelo que dizes veio de uma revisão. Se tiveres óleo a mais a moto terá outro desempenho e neste caso não vai atingir grandes velocidades. Caso tenha óleo a mais, vai à oficina e eles que coloquem o óleo ao nível.

Pelo que contas gostas de andar acima dos 100kmh com uma 125cm3... ehehehe...

As 125cm3 estão todas limitadas e não estrão preparadas para andarem na esgana... se passares dos 90 kmh que é a sua velocidade de conforto, não ganhas para o mecânico...

Se é teu desejo de andares a mais de 100kmh terás de comprar uma moto de cilindrada maior.

Vê o óleo antes de ires para a correia...

abraço

Olá!

De facto não ando a mais de 100km/h, habitualmente faço o mesmo percurso todos os dias a velocidades entre 60 a 80km/h. Pontualmente, talvez uma ou duas vezes por mês experimento a velocidade máxima.
Também não foi após a revisão dos 12000km, até porque nessa revisão não se troca o óleo. A redução de velocidade máxima tem sido gradual e eu queixei-me disso aos 8000/9000km.
O nível do óleo foi a primeira coisa que fiz logo que notei a diferença.

Cumprimentos,

Nuno Figueiredo

Mpenas

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #21 em: 12 de Fevereiro de 2012, 20:12 »
A perda da velocidade de ponta tem a ver com o desgaste nos roletos de origem e do proprio variador penso eu... digo isto pelos relatos de vários possuidores de PCX que conheço e o referem com o passar dos km.. e também na minha própria experiencia, até ter o variador J Costa, durante os primeiros km da dita, a velocidade foi decrescendo, da máxima de 110km/ para 104km/h...

Há 8.000km que tenho o variador J Costa e a velocidade sempre foi igual.. 120km/h de velocimetro e +/- 115km/h de GPS, nunca perdeu velocidade ou desempenho desde então... para mim foi a melhor coisa que lhe meti, dá bastante jeito para ultrapassagens ou para fazer tiradas maiores em "velocidade de cruzeiro" de 110km/h.. além do ganho em arranque e o próprio desenvolver do motor mais suave e linear... ficou outra! :) 
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2012, 20:13 por Mpenas »

Macsword

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #22 em: 13 de Fevereiro de 2012, 10:47 »
A perda da velocidade de ponta tem a ver com o desgaste nos roletos de origem e do proprio variador penso eu... digo isto pelos relatos de vários possuidores de PCX que conheço e o referem com o passar dos km.. e também na minha própria experiencia, até ter o variador J Costa, durante os primeiros km da dita, a velocidade foi decrescendo, da máxima de 110km/ para 104km/h...

Há 8.000km que tenho o variador J Costa e a velocidade sempre foi igual.. 120km/h de velocimetro e +/- 115km/h de GPS, nunca perdeu velocidade ou desempenho desde então... para mim foi a melhor coisa que lhe meti, dá bastante jeito para ultrapassagens ou para fazer tiradas maiores em "velocidade de cruzeiro" de 110km/h.. além do ganho em arranque e o próprio desenvolver do motor mais suave e linear... ficou outra! :)

O que este senhor disse!

Estive a falar a falar com o pessoal do Clube PCX Portugal e parece que estão (estamos) todos na mesma.
O problema: Desgaste no prato do variador e nalguns casos na correia também.
Quem a tem de origem, tem este problema.

Aguardem noticias minhas que vou tentar averiguar mais qualquer coisa, e caso tenham alguma novidade postem s.f.f.!

jam

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #23 em: 18 de Fevereiro de 2012, 00:36 »
Parece que a perda de velocidade máxima tem mais a ver com a rampa da turbina do lado contrário ao variador do que com as massas de força ou a correia.
A Honda Portugal está a seguir esta situação e assim que houver certezas será comunicado aos proprietários.

nrfigueiredo

  • Visitante
Re: Perda de velocidade máxima PCX 125
« Responder #24 em: 19 de Fevereiro de 2012, 11:24 »
Bom dia a todos!

Fico satisfeito por o problema não ser só meu e ao que parece existir acompanhamento por parte da honda, se bem que preferia que ele não existisse e que todos estivessem 100% satisfeitos com a sua pcx.

A transmissão era o que eu temia quando resolvi comprar a pcx para fazer quase 80km por dia. Espero não ter mais nenhum desgosto e que possa fazer muitos mais kilometros sem problemas!

Melhores cumprimentos e bons passeios!

Nuno Figueiredo

 _pt_