Autor Tópico: Comprar ou não comprar  (Lida 10355 vezes)

rib1973

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Comprar ou não comprar
« em: 09 de Fevereiro de 2012, 21:48 »
Boas pessoal,

Não tenho moto, nunca tive nem nunca conduzi uma. Belo começo...

Moro em Mafra e estou a pensar comprar uma Sym GTS 125 (125 porque só tenho carta de carro) para me deslocar de Mafra para Lisboa todos os dias.

Pois é, estamos a falar de 80 km por dia pela A8 e pela auto estrada de Mafra. Até à data não me cruzei com ninguém numa moto 125 a fazer este percurso. Se calhar é por causa da subida em Loures, ou da subida para o tunel do grilo...não sei mas eu, estou a pensar arriscar.

Na vossa opinião o que vos parece este percurso todos os dias numa moto 125. E se fôr com duas pessoas, bem isso então ainda mais engraçado....

Agradeço desde já os vossos comentários.

Offline M.Careca

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2012, 22:24 »
Boas,

Companheiro eu faço mais ou menos esses kms todos os dias e fazia a A5 todos os santos dias...quando optei pela mota rápidamente sai da AE..., comecei a experimentar outros percursos(nacionais) e sem duvida já não faço outra coisa.....de AE na minha opinião uma qq 125 seja de que marca for é completamete secante e vais andar sempre a fundo e pareces que vais parado ao fim de 1 ou 2 kms.
Faço neste mometo como melhor percurso a Marginal(no meu caso) e não é por demorar mais dez minutos que vou pagar portagens (neste caso 1.30€) para cortar esse tempo...e faço mais 8 kms do que se fosse de AE...vou pela marginal que me dá um gozo enorme e exploro a mota no seu conteudo e no que ela representa....as 125cc são algo limitadas na velocidade e depois de algum tempo se queres andar sp de AE vais achar uma frustração o teu investimento...ainda para mais se fores com pendura.
Na minha humilde opinião acho que se tiveres outras vias(nacionais) para optar vais ver que mais 5 ou 10 minutos vão te dar gozo e não te vais fartar nem te arrependeres do investimeto que vais fazer.

Eu recomecei esta vida á 2 meses e nem o frio me move de mexer no enlatado....posso te acrescentar que no meu caso só em combustivel estou a gastar menos por mes 300€ _pol_,e vou no pára arranca da marginal.

Na questão da mota eu comprei em 2ª mão e estou a adora-la,mas como tb não experimentei qq outra modelo não posso fazer termo de comparação....ai deixo a opinião do resto dos companheiros que são bem mais experientes ....e aqui tens mts _pol_

Espero que te tenha ajudado em algo....acredita que aquijá aprendi mt e aprendi tb _lool_

Abraço


PedroBT

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #2 em: 09 de Fevereiro de 2012, 23:10 »
Acho que a opinião vai ser unanime, a 125 para percursos desses é "curta".
Fazer ela faz, mas vais apanhar grande seca e estoirar o motor mais cedo do que é suposto, porque vais andar sempre a fundo, e se te aparece um camião pela frente dificilmente o consegues passar sem ser numa descida.
Como disse o companheiro M.Careca, ou optas pela nacional, ou tiras a carta e compras uma 250/300, que nesse caso penso que seia a melhor opcção.

Offline Guerreiro

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #3 em: 09 de Fevereiro de 2012, 23:16 »
Boas

Concordo completamente com o companheiro M careca.
A minha Joyride foi feita para a marginal  _pol_. Na A5 porta-se bem mas nem "ela" nem eu temos o mesmo gozo.

As vantagens são enormes quando tiveres a tua 125 vais comprovar, depois à vantagem da moto podes aliar o gozo de a conduzir e evitar a AE é uma boa opção.

Abraço
Guerreiro

nd_oliveira

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #4 em: 10 de Fevereiro de 2012, 00:35 »
Também sou de Mafra (Alcainça) e faço todos os dias o percurso para Paço de Arcos, com passagem obrigatória por Cheleiros e ela porta-se bem, se bem que as vezes que tenho feito a A8 nota-se que no global do percursos é "curta". Se ir pela Estrada Nacional (Venda do Pinheiro-Lousa-Pinheiro de Loures...) é viável, sem bem que com aquelas curvas é preciso os olhos bem abertos, penso que a Sym GTS seja uma opção muito viável, se não pensa em comprar algo com um pouco mais de CC (400) e ai sim já podes fazer a AE sem qualquer constrangimento.

F1R3MN

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #5 em: 10 de Fevereiro de 2012, 01:04 »
Boas,

Como dizia um comediante da nossa praça "opinioes sao como as vaginas, quem quiser da-las, da-las"...

Eu fiz test-drive a PCX, mas apesar de em cidade ser imbativel, em estrada perde para a SYM GTS EVO.

Optei pela SYM e nao estou contente, ESTOU FELICISSIMO...

Faço quase 100km por dia no minimo (Castelo Branco - Fundão, Castelo Branco - Sertã, Castelo Branco - Penamacor, Castelo Branco - Covilha), e no momento em que passei a optar pelas nacionais, alem de poupar nas portagens, poupo no gasoleo e nao perco tempo praticamente nenhum e nem o frio, que ca nas BEIRAS doi, me faz mudar para o enlatado. Ate ja me preparei para a chuva.
O facto da SYM ser mais pesada cede menos aos ventos laterais, mas torna-a limitada na velocidade maxima (115km/h as 9000rotaçoes) e principalmente nas recuperacoes, mas estou muito contente pois por vezes faço percursos secundarios com vistas deslumbrantes perdendo no max 10min em relação a nacional mais directa. Poupo cerca de 200 a 250 eur por mes em combustivel, e 120 em portagens, e so com essa poupança pago a mota e o combustivel para o mês e ainda sobra para o cafe. Hoje em dia, so este argumento bastou para eu mudar, mas o prazer de a conduzir potenciou o investimento e o gozo pela mota.

A minha primeira viagem de mota, foi quando fui buscar a SYM a Lisboa e fiz logo Lisboa - Castelo Branco, so com uma curta experiencia de scooter (50cc) e sempre em cidade, apesar do medo, tudo o que li aqui no forum sobre segurança foi fundamental. Por isso nao tenhas receio, tem e cuidado e nao arrisques, sempre condução defensiva e vai tudo correr bem.

Em suma, ha motas 125cc que fazem o "Portugal de Les a Les" todos os anos, por isso a unica limitacao que vais ter e a velocidade, se estimares a mota e a tratares bem ela vai retribuir com muitas horas de gozo...

Cumps.

 scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_

ElChiquitito

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #6 em: 10 de Fevereiro de 2012, 01:31 »
Companheiro,
Como tem de haver alguém do contra, para já vou ser eu.... _Rolley_ _Rolley_ .
Ok, posso concordar que por vezes podemos sentir a falta de mais algum power na AE...mas daí a ser curta....e ser preciso uma descida para ultrapassar os camiões.....isso já não é bem assim.....mesmo com pendura, depende é claro de como preparas por antecipação o que vais fazer, e por vezes és obrigado a aguentar um pouco mais até dares inicio à manobra, se isso não te chatear muito..óptimo.
E como não sou do contra em tudo.......mesmo com mais power se pudesse optar entre marginal e A5, era marginal de certeza mesmo que a volta fosse um pouco maior.


Dito isto, claro que tenho o meu exemplo como conhecimento de causa.
Faço todos os dias mais de 110 kms, sendo que directos normalmente são 55 kms, feitos entre Vila Franca e Sobreda (Caparica/Almada).
Percurso Normal A1 ... 2Circular ou Eixo Norte Sul , Só Decido no fim da Subida de Sacavem...onde ainda vou a 100...alias é costume ter que abrandar quando opto pela 2 circular (maioria das vezes)....algumas vezes por causa de estar logo ali a policia.....e sempre para entrar em lisboa com a vista lavada pela enorme publicidade da Triumph que esta ao lado esquerdo, apenas um pequeno aparte...acho que é a única altura que não fico 100% feliz por não ficar ali parado com o enlatado no transito... _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ .
Continuando, faço-me então mais a frente ao eixo norte sul, sigo para a 25 de abril , via rapida da caparica, e trabalho, ultimamente em todos este percurso visto que a minha mulher trabalha na mesma empresa que eu, sempre com pendura...se ao inicio ainda pensava que era apenas económico....percebi que era mais rápido....mesmo enrolando a fundo apenas na A1, faço cerca de 35 a 40 m, no dias com mais transito e onde tenho que andar a vaguear pelo meio dos enlatados...cerca de 50 m.
Se gostava ter mais power na mota?...gostava! se dava jeito esse power? Sim dava.
Se estou satisfeito apesar de não ter mais power para por vezes para fazer uma ultrapassagem mais rapida ou sentir um pouco mais a velocidade? Claramente Estou, e Muito. Pois serve os meus intentos, economizo imenso como deves calcular para alguem que faz no minimo 110 Kms, aprecio imenso a viagem, pois não é tudo apenas uma questão de chegar mais rapido, mas tambem de prazer. Como é sabido nem sempre é a melhor viagem...chuva, vento, etc....mas depois de lhe tomares o gosto....até pode chover picaretas que mesmo assim um gajo ainda se faz à estrada.
Para Finalizar que isto já vai longo........digo-te a ti o que penso para mim....para quem não tem experiencia de mota...uma 125 é muito boa para começar......e há no mercado dos usados bons negócios...depois se gostares mesmo....podes sempre fazer o upgrade. Conheço quem tenha comprado na mesma altura que eu , outubro de 2011....e enquanto eu levo quase 9000kms, ele não sei se já fez 1000.
Abraço

Offline José

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #7 em: 10 de Fevereiro de 2012, 01:34 »
Pois é companheiros, já fiz Lisboa/Aveiras, Lisboa/Torres Novas e vice-versa, e os 115/120kms/h
9 000 rpm (10 000 red line) chegam perfeitamente, o problema é realmente para ultrapassar
quando vamos nos 100/110, isto é uma opinião pessoal, e também é verdade que quanto
mais temos mais queremos, a 400cc já não chega!!! e toca a ir para uma 650cc... e por aí
adiante,  _pensador_ _pensador_
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2012, 22:09 por José »
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Offline Scooterado

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #8 em: 10 de Fevereiro de 2012, 02:15 »
Boas rib1973,
No teu caso e pelos kms e trajeto que pretendes fazer,  recomendo-te uma mp3 300 ou 400  ou equivalente ( daquelas que não necessita carta moto )
ou então tirar a carta e comprar uma scooter ( nova ou usada ) a partir de 300 ( a Xmax 250 já seria bem boa para ti )... Penso que a nova Honda Integra 700 seria o modelo ideal MAS !!! $$$$
A 125 tambem chega a todo o lado mas, como outros amigos já falaram algures,o motor para atingir os 110/120 vai numa faixa de rotações muito altas e terá tendência a desgastar-se mais e + prematuramente, se fosses p.exº pela nacional a 80/90/100 aí a conversa seria já outra.
1 abraço Scooterado  scooter_ _slb_
P.s. Não esquecer que 1 scooter + potente ( 300/400 ) gasta quase o mesmo a rotações médias que uma 125 no limite dela.
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

PedroBT

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #9 em: 10 de Fevereiro de 2012, 12:29 »
É certo qu as 125 chegam onde as outras chegam, mas não são as indicadas para esse tipo de percurso, eu já tive uma GTS e sei do que falo (ultrapassar camiões era uma guerra), mas lá está, se não houver outra hipotese €€€€, siga para a 125 que ela che lá  ;)
O companheiro scooterado lembrou-se e bem da MP3, é claro que os preços já não são os mesmos.

Offline _AXE_

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #10 em: 10 de Fevereiro de 2012, 13:24 »
Comprar ou não comprar, eis a questão....

Questão essa que tem a ver com cada um.....cada um vê as coisas como entende, como se costuma dizer cada um é como cada qual, era mau se assim não fosse, andava-mos todos de igual a fazer as mesmas coisas.

Dando a minha opinião, e visto que tbm tenho conhecimento de causa, nunca nenhuma serve para o que queremos, isto pq queremos sempre mais.

Ficam aqui algumas questões ao interessado.

- Quando vens de "enlatado" (carro) para Lisboa vens a que velocidade, mais de 100kmh ?
- Só vens de enlatado pelas AE devido ao tempo e pq pela Nacional ha mto transito?
- Estas a ponderar comprar uma Maxi/moto para evitar transito?
- Estas a ponderar comprar para economizar €uros?
- Estas a pensar em passear depois com a Maxi?
- Vais andar com pendura?

Haveria mais questões a por, mas o que eu quero que se entenda é o uso a que se vai dar ao que estamos a pensar comprar.
Uma coisa é certa, quanto maior for a cilindrada, mais rapido se anda, mais gasolina se gasta, mais passeios se dao, mais dinheiro se investe e "desperdiça"!
Não há milagres!! Quanto maior é a cilindrada mais se quer, mais se vai gastar.

Ate uma 50cc faz 200km por dia, mas é um pouco bizarro, ate uma 125 faz isso por dia, mas tbm tem contras, uma 250 tbm faz, mas a 300 ou a 400 é melhor, ja agora pq nao comprar uma 650 ou a 800 ?
Tudo tem a ver com o que se pretende, o que se quer e ate onde se pode chegar financeiramente!

Onde eu quero chegar é.... uma 125 dá para quem tem paciência para andar com ela, andar na casa dos 90, 100 ou a descer nos 110/120 kmh, sem ter de se estragar nada. Quem nao anda de enlatado em viagens e vai somente a 90 a tentar economizar uns €uros? Quem nao anda em AE's e tbm devagar pq nao tem pressa e nao quer gastar €uros? Quem nao tem uma Maxi 500cc e nao anda com ela pq gasta tantos €uros como se fosse de enlatado? (nao passando frio, chuva, etc).

Ou seja , se tens tempo para andar em Nacionais, se quiseres pertencer aquele grupo de pessoas que fazem parte da Natureza, então uma 125cc chega-te e basta ( claro para quem so tem carta de Carro).

Resumindo....

Todas as motos são fiáveis mas temos de saber as limitações delas!

Todos nos gostamos do que temos, principalmente isso, mas todos, ou quase todos queremos sempre mais!

Que tenhas Sorte com o que adquirires  _pol_

Boas curvas!!
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

miguel alonso

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #11 em: 10 de Fevereiro de 2012, 13:26 »
Boas

Quando troquei a PCX (com variador J.Costa) pela SYM realmente notei que a mota era algo pastelona, principalmente para fazer uma ultrapassagem na casa dos 80/90kms/h, mas quando montei o variador J.Costa, a mota ficou outra, mais rapida mais linear e com menos rotações.

Continuo a achar que é um bom investimento para quem faz faz muita estrada nacional e auto-estrada.

Se não queres tirar a carta, acho que é a melhor mota relação preço/qualidade do momento.

Manhas

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #12 em: 10 de Fevereiro de 2012, 14:51 »
Viva,
 
Eu já fiz esse percurso umas vezes mas optei por conduzir por estradas nacionais, quer pela N8 quer pela estrada que passa pelo Cabeço de Montachique e faz-se muito bem.
 
De facto, uma 125 é capaz de ter pouco motor para fazer a subida da A8 todos os dias.
 
Quanto ao Túnel do Grilo, para quem vem de Loures, não parece ser muito mau porque esse acesso tem curvas que não permitem andar muito rápido, pelo que circula-se à mesma velocidade que o restante tráfego (o que já não sucede tanto na A8, onde a moto circula mais devagar).
 
Quanto à Sym GTS, há muitos companheiros que podem dar opiniões sobre a máquina. Caso optes por uma 125, sugeria que consideresses outras opções eventualmente mais velozes, como por exemplo, a Yamaha X-Max ou a Peugeot CityStar.

rib1973

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #13 em: 10 de Fevereiro de 2012, 21:43 »
Caros amigos,

Não podia estar mais contente com a quantidade de informação que partilharam comigo e por isso agradeço.

Li todas as mensagens que escreveram com atenção e, respondendo ao AXE: A compra da moto é por uma questão de preço, estacionamento em Lisboa e um pouco por transito no cruzamento entre o eixo norte sul e a 2º circular às 08h00 da manha. Em principio será para irem duas pessoas ( P.S. por acaso sabem o preço do passe combinado Mafra Lisboa? 150€ mês). A Nacional não me pareçe muito viável e era capaz de apanhar mais transito em Loures e Venda do pinheiro. Na A8 a subida de Loures com pendura deve ser mesmo muito má.

Para já ainda é só uma ideia mas está a ser estudada.

Inconvenientes até agora: encher o depósito de 3 em 3 dias e não ter carta de moto por isso ter que optar por uma que dê a carta de carro.

 

Offline _AXE_

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #14 em: 10 de Fevereiro de 2012, 22:28 »
Equaciona tbm uma Kymco Downtown, eu tenho uma, quero trocar futuramente (em breve) mas estou mto satisfeito com ela.

Digo que, para dois tem um unico defeito, pousa-pés do pendura, o qual eu solucionei rapidamente e com um custo reduzido.

Ha varias a venda é so procurar uma que gostes e que te de gosto em andar.

Aconselho a fazer test-drive em todas elas em que possas, falam, falam, mas és tu que tens de decidir e és tu que a tens de guiar.

Escolhas o que escolheres, escolhe bem e que tenhas sorte, pois é preciso ter sorte seja qual for a maquina  _Rolley_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

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PedroBT

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #15 em: 10 de Fevereiro de 2012, 23:32 »
Não esqueças da opção  MP3, existe a 300 e 400 que dá para conduzir com carta de carro, e isto por terem o travão de pé como as antigas vespas  ;)

Offline _AXE_

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #16 em: 11 de Fevereiro de 2012, 13:18 »
Não esqueças da opção  MP3, existe a 300 e 400 que dá para conduzir com carta de carro, e isto por terem o travão de pé como as antigas vespas  ;)

Existir existe, mas o preço nao é nada agradável  _Rolley_
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

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miguel alonso

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #17 em: 11 de Fevereiro de 2012, 13:52 »
E no meio do transito, tambem não deve ser nada recomendavel.

Manhas

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #18 em: 11 de Fevereiro de 2012, 18:37 »
Acho que devias considerar seriamente a possibilidade de tirares a carta de moto. O seu custo ronda 10% da Sym GTS nova ou, se preferires, 2 meses de passe social.

Fanning

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #19 em: 11 de Fevereiro de 2012, 23:38 »
Eu faço o trajecto todos os dias de Mafra a Lisboa via cheleiros, pela nacional por Loures também ja fiz mas gosto mais da Ic19.
Mesmo 125 começo a achar curto mas enquanto a troika ca estiver não tenho outra hipotese. Ja para nao referir o facto de não ter carta e nao ter tempo ainda para tirar a carta. Mas mais dia menos dia vai ter de ser.
O frio em cheleiros não perdoa mas nada que umas calças de neve e um bom blusao nao resolvam! _pol_
 

Offline Sapiens21

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #20 em: 12 de Fevereiro de 2012, 12:46 »
Companheiro, atendendo ao facto de que serão 80Km por dia, julgo que será melhor tirar a carta de mota e aí sim pensares numa 300 ou 400cc, mesmo que semi-nova! Terás muito mais segurança nas tuas deslocações. Não é que uma 125cc não faça esse percurso diário...mas estará sempre a trabalhar numa gama de rotações alta, comparativamente a uma 300cc ou 400cc e em caso de necessidade, terás lá a potência extra para uma ultrapassagem.


luisfilipe

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Re: Comprar ou não comprar
« Responder #21 em: 13 de Abril de 2012, 11:17 »
Companheiro,

Eu venho todos os dias de Vila Franca do Rosário, Mafra para Benfica ,Lisboa e venho de PCX125 não venho pela A8 não compensa mas sim pela nacional direcao a venda do pinheiro e depois saio da confusão q é passar a zona de ponte de lousa por isso vou direito a Montachique q é bem a subir só depois em Loures (sete casas) é que entro não A8, túnel do grilo, eixo norte sul e saio em Benfica, e ao fim do dia o inverso de regresso a casa (+-80km dia), posso te dizer que normalmente ando sozinho e a PCX faz isto na boa, por vezes levo a mulher tb e ai já se nota bem a diferença mas não é nada q uma 125 não faça, já fiz este caminho durante anos de 50cc, depois de XL125, mais tarde de XJ600 Diversion, depois de CB500, Super Tenere 750 ( que ainda a tenho mas esta parada há 6 anos 10l /100km fica difícil suportar) mais recentemente de CN250 ate a ter trocado por a PCX125, mas posso te garantir que a PCX faz o teu percurso diário na boa em relacao ao pores gasolina de 3 em 3 dias isso já é mais complicado, eu p evitar ir sempre a bomba levo ao fim de semana 4 jericas de 5 litros e encho os que já me da p 2 semanas alem disso é na bomba do Inter que me da por cada 10 litros um talão de descontos de 50cent. não é muito mas com a Troika cá sempre ajuda.