Autor Tópico: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!  (Lida 10730 vezes)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« em: 26 de Janeiro de 2012, 17:45 »

Devido a ter estado "em debate" em outro topico de como se ligar uma tomada de isqueiro e se ter falado na questão Fusível queimar/estoirar/rebentar entao lembrei-me que uma ou outra vez ia ficando apeado devido ao fusível ter pifado da minha Tenere! (anterior Moto)

O que se faz nessa altura??

Pois nos carros é fácil, temos sempre um ou outro fusível de substituição. Acredito que em uma ou outra Moto / Maxi tbm pode haver esse fusível de reserva sempre á mão, o que será bom!

Mas se temos uma Moto que nao tem nenhum de reserva?

Existem varias soluções, como chamar o reboque, ou telefonar para um amigo proximo, ou entao levar a moto á mao se esta perto de algum sitio que se pode comprar um e substituir (agora ha nas gasolineiras á venda). Para alguns desenrascados (se tiverem á mao) normalmente enrolam um pouco de fio em volta do Fusível e isso resulta na perfeiçao.....mas pode haver tbm o caso de nao haver fio por perto, ser tarde, estar longe de quem nos acuda, ou onde já nao ha gasolineiras abertas....

Eu por duas ou três vezes me safei com prata / folha de dentro dos maços de tabaco

Pois é, infelizmente ha sempre um maço deitado fora na estrada, ou uma taberna/café aberto por essa estrada fora....compra-se um maço de tabaco, abre-se, retira-se um pouco da prata e resolve-se o assunto assim momentaneamente. Depois é preciso repor o fusível o mais rapidamente possivel !!!! E sepossivel  _Rolley_  andar com um fusível a mais para se repor caso aconteça o mesmo, senão .... avança novamente a prata do maço dos cigarros.

Ressalvo novamente que já me aconteceu por duas ou três vezes (a Tenere tinha esse problema) e foi assim que resolvi o caso sem ter de chamar o Reboque por causa de um fusível. Alerto tbm que isso será para desenrascar, é perigoso andar nessas circunstancias e o Fusível terá de ser reposto o mais rapidamente possível e se houver algum problema terá tbm de ser visto mais rapido por uma pessoa especializada ! Oficina com a MOTO.

Espero ter ajudado uma vez mais com a minha experiencia.

Boas curvas!!

As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

dinis espadinha

  • Visitante
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #1 em: 26 de Janeiro de 2012, 17:49 »
Companheiro AXE, sempre preocupado com o pessoal CPM.
Abraços companheiro.  scooter_ _slb_ _slb_
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2012, 17:50 por dinis espadinha »

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #2 em: 26 de Janeiro de 2012, 20:24 »
_AXE_ desenrascar!!! se o fusível queimou! alguma coisa está mal, ao colocares prata ou
um fio de cobre, podes ocasionar queimares toda a instalação do circuíto,  _reg_ _careta_
Um abraço
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #3 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:30 »
_AXE_ desenrascar!!! se o fusível queimou! alguma coisa está mal, ao colocares prata ou
um fio de cobre, podes ocasionar queimares toda a instalação do circuíto,  _reg_ _careta_
Um abraço

Claro que pode josé, eu sei disso...mas ha alturas que queima do nada, por um encosto mal feito directamente a massa.

Imaginando que bates em algo sem querer, devagar, e algo ficou em contacto com a massa....uma luz ou algo do genero. Tudo fica bem ate haver uma trepidação qualquer e de repente ficas sem luzes na moto e já é de noite, precisas de iluminaçao.... ou entao apanhas uma chuvada enorme e entra agua para o farol ou farolim e faz um curto circuito ........

Sao so alguns exemplos que te posso dar.

MAS ACHO QUE DEIXEI UM ALERTA BEM EXPLICITO NO FIM ?!?!?!......VOU REPOR O QUE DISSE !!!!

".....Alerto tbm que isso será para desenrascar, é perigoso andar nessas circunstancias e o Fusível terá de ser reposto o mais rapidamente possível e se houver algum problema terá tbm deve ser visto mais rapido por uma pessoa especializada ! Oficina com a MOTO....."

Já esta melhor assim José ??   _pensador_ Outro abraço  _pol_


Boas curvas!!
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #4 em: 26 de Janeiro de 2012, 22:54 »
À ganda AXE, assim é que é falar, _lol_ tou de acordo mas tudo é possível,  _slb_ _vinho_ _vinho_ _convivio_ depois pago-te uma mini,  _lol_ _lol_
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Maxsym

  • Visitante
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #5 em: 27 de Março de 2012, 16:20 »
Esta é uma boa solução de recurso que não conhecia!

Obrigado pela dica, _AXE_

Offline Afonso

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 751
  • Localidade: Rólia - Milharado - Mafra
  • CPM n.º 133
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #6 em: 27 de Março de 2012, 16:28 »
Grande Axe!

Isso é que é ser desenrascado e engenhocas  _palmas_  _palmas_  _palmas_
Obrigado pela partilha.

Abraço e boas curvas

PS - Penso que quando regressar de Moçambique vou ter outra alternativa para essa situação, já que os moçambicanos são ainda mais desenrascados que os portugueses. A necessidade dá nisso.
Gonçalo Afonso

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #7 em: 27 de Março de 2012, 20:16 »
Axe obrigado pelo alerta  _pol_

Na próxima revisão da MR (a primeira), ou quando passar pelo stand, vou comprar 2 fusíveis de reserva e vou aprender quer a localização da caixa dos fusíveis (ou terá só um?  _pensador_) e a substituí-lo.  _pol_
Se alguma vez me encontrar numa situação dessas  _polb_, substituirei o fusível, se voltar a queimar, há qualquer coisa que não está bem e venha o reboque da assistência em viagem.
Prata de maço de tabaco... pode dar para desenrascar mas também pode dar para enrascar mais ainda e lá se vai o circuito todo (o José tem razão  _pol_); além de que a assistência em viagem serve precisamente para estas coisas.

De qualquer forma, mesmo que seja só um fusível, compro 2 ou 3, posso cruzar-me com alguém que precise e pode contar com um fusivelzito.

Um abraço e mais uma vez, obrigado pela lembrança

 scooter_

Paulo Renato e Mila

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Fusivel Queimado....o que fazer ?!?!
« Responder #8 em: 31 de Março de 2012, 23:29 »
Citação de: _AXE_


MAS ACHO QUE DEIXEI UM ALERTA BEM EXPLICITO NO FIM ?!?!?!......VOU REPOR O QUE DISSE !!!!

".....Alerto tbm que isso será para desenrascar, é perigoso andar nessas circunstancias e o Fusível terá de ser reposto o mais rapidamente possível e se houver algum problema terá tbm deve ser visto mais rapido por uma pessoa especializada ! Oficina com a MOTO....."

VOU REFORMULAR O DITO....

".....Alerto tbm que isso será para desenrascar, é perigoso andar nessas circunstancias e o Fusível terá de ser reposto o mais rapidamente possível e se houver algum problema terá tbm deve ser visto mais rapido por uma pessoa especializada ! Oficina com a MOTO....."

Ja devem conseguir ler  _pensador_

Boas curvas.
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....