Bem visto Veiga e excelente Tópico.Eu na X-Max não tenho conta rotações e tento ao máximo "sentir" que está em esforço...E alivio um pouco o acelerador...
Nos carros, regra geral, o red line fica 500rpm antes do máximo de rotações, e 1000rpm antes do ponto de rotura...O q o sepossivel disse faz todo o sentido.
...No conta-rotações da GTS 300, o red-line começa às 8 mil rpm. Ora, eu sei que o motor corta às 8,500. Sabendo isto então imagino que o red-line começa não às 8 mil, mas sim às sete mil. Ou seja, estou sempre a dar uma margem de 1000 rotações até entrada no red-line o que equivale a 1500 rpm até ao corte do motor.
Na 125 o red-line começa nas 9.000 rpm, já toquei no limite das 10.000 rpm e nunca senti qualquer corte...
A tua mota tem carburador, logo não corta. Só o formato injecção electrónica permite a gestão e o corte por segurança. Penso eu de que...
Eu sinto o corte (redução) cerca das 9750 RPM, que faz com que a rotação 'desça' obrigatoriamente para as 9000 RPM.É de carburador e faz o 'corte'.Agora, dificil dificil é tentar não chegar tantas vezes a essa rotação de corte, pois é que não custa muito.O pessoal da MigTec já havia 'insinuado' o facto das Scooters de menor cilindrada (leia-se 125 CC) andarem sempre no máximo e durante muito tempo seguido, o que é manifestamente prejudicial ao motor a medio/longo prazo.
Se as 125cc atingem facilmente o redline, o que será de se dizer de uma 50 cc que muitas vezes não possuem esse mostrador?
sepossível:Eu se fosse construtor, sabendo que o motor na linha vermelha vai num esforço que corre riscos , antecipo a chegada ao meu limite e fica tudo tranquilo.Dou um exemplo :Se a moto na sua velocidade cruzeiro vai a 10 000 rpm , eu como construtor sabendo que isso reduz o tempo de vida do motor, basta redir esse redline para 8 000 rpm, hipoteticamente.Creio que aqui ninguém faz 200, 300 km sempre em redline, se ela não podem la chegar, creio que muitas já teriam ficado pelo caminho.è a minha opinião, tirem partido da moto. Fazer 100 km diários em redline não será por aí.Agora quanto a esticá-la logo a frio isso não acho muito bom, mas depois de aquecer é fogo há peça
A minha Motoreta, aos 169,9km/hora entra em corte, coincide com entrada em red line, ... ganhava Asas
Viva, obrigado pelas respostas. Vou ver se me esqueço disso enquanto ando de mota, porque tenho andado somente a 60/70 kms/h porque rapidamente chegava as 8000 rpm .Outra coisa que me está a por de alguma forma irritado é o ponteiro das rotações fazer o check up ( leitura ) só quando lhe apetece, ora faz ora não faz . Tenho que a levar ao concessionário onde a comprei mas até tenho medo que ainda façam pior, isto porque é um problema um bocado complexo e talvez não tenham os conhecimentos necessários para o caso, quando se trata de electrónica fico com receio de entregar a qualquer um, mas como está na garantia tem mesmo que ser.De resto estou muito contente com a mota, 10 dias já com 450 kms, velocidade máxima atingida 100 kms/h durante poucos segundos devido ao facto de estar um pouco de vento e sentir a mota algo instável e dificil de manter essa velocidade. Abraços e Viva
Isso do conta rotações so pode ser uma coisa, manometros no buraco, a gts 125 tem pouca electronica, nem injecção tem, por isso nao faz check up ao EFI., logo isso e mudar de certeza os manometros. e sim faz uso da garantia....