Há mais de dois meses que decidi trocar a minha Xmax 250 por uma qualquer 400 ou mais C.C.´s.
Pretendo fazer uma compra maioritáriamente com a "cabeça" e evitar que seja o "coração" a fazer a escolha, comecei por elaborar uma lista do que realmente me interessa numa Maxi, levando em linha de conta que tem de ser uma Maxi para dois scootards (Cristina), depois li montanhas de informação e o resultado foi que tinha de escolher entre 3 marcas. Passei então ao contacto com os concessionários para fazer o teste estático (passar as mãos pelos plásticos e pelo assento, ver espaços de arrumação, qualidade de acabamentos, equipamentos de série, sentar para sentir o equilibrio e a altura ao chão) e marcar um teste drive.
A segunda marca que fui ensaiar foi a Yamaha Majesty 400 ABS 09.
A 1ª foi:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=85.0Aqui fica a minha opinião:
- Plásticos de boa qualidade.
- Acabamentos com aspecto de qualidade
- Espaços de arrumação generosos com 60 L debaixo do banco que permite dois capacetes integrais/modulares ou um capacete e um portátil de 15.6".
- Equilibrio muito bom, parece muito levezinha e manobra-se com facilidade com os pés no chão, mesmo para o pessoal com menos de 1,70 Mt. Confirmado pela menina Cristina.
- Posição de condução muito boa.
- Quando se pôe o motor a trabalhar têm-se uma sensação de potência, o motor ronca e a scooter treme e apetece dar aceleradelas (excitante
para quem gosta)
- Assim que se arranca (ás +-2000rpm começa a andar) sente-se logo a potência pelo som, mas o arranque é suave e há uma sensação de dominio total da máquina (é dócil).
- Arranquei para 24 horas de teste drive onde percorri 200Km de cidade com linhas de eléctrico, pavimentos empedrados, vias rápidas e as estradas sinuosos da serra de Sintra. Foi um prazer de condução tanto na aceleração (10s de 0 a 100Km), como na travagem suave mas potente, (três discos de 267 mm e ABS de última geração) as curvas pareciam fáceis, notei nas contra curvas facilidade na mudança de inclinação. (quando parei fui ver os pneus e tinha utilizado todo o perfil)
- Como nunca tinha experimentado o ABS numa moto mas estava cheio de curiosidade e medo de cair....
...não resisti e fui até ao parque de estacionamento do Oeiras Parque (cimento liso com pinturas) e acelerei a direito e travei a fundo com o travão de trás....vibração na mão esquerda... Parou sem praticamente chiar..
...tornei a fazer o mesmo mas agora travei a fundo com o da frente...vibração na mão direita...parou sem um "pio"
..agora faltava experimentar em curva...
...o método foi o mesmo só que começava a curvar e travava a fundo (pé quase no chão
) normalmente a mota deslizaria...nem pensar...fazia chii..chii...chii e o Pardal fazia as curvas a travar a fundo..
lindoooooo
decidi aqui que a minha próxima scooter vai ter ABS.
- Nesta máquina a sonoridade monocilindrica fez-me acelerar mais do que o necessário (só para sentir) e a partir das 6000 rpm torna-se suave. Não apertei muito porque a menina só tinha 180Km.
Em relação a consumos, assistência, valor de retoma e cores disponivéis a minha opinião subjectiva é:
- O consumo é normal para uma 400 monocilindrica que é a mais leve do mercado desta cilindrada, talvez por ser a unica a ter o quadro em aluminio.
- A assistência é boa em qualidade e preço mas sei que isso depende de quem a faz e onde.
- O desenho da mota é moderno, com LED's no grupo óptico traseiro em forma de "V".
- O valor de retoma é bom.
- As cores disponiveis são branco, cinzento e preto.
- Possibilidade de acender os 4 piscas e ou luzes de estacionamento (minimos acesos com a mota desligada e trancada).
- Não tem tomada de 12V de série.
- O ABS é opção
- Preço em Março de 2010 ( C/ABS 7400€ + despesas => +- 7.685€)
Gostei muito de ter experimentado esta máquina ( a Cristina também gostou) seria a minha escolha com a "cabeça" e "coração".
Fotos:
Nota: Não posso deixar de fazer referência á Motobelas que me facilitou um teste drive descontraído e sem pressões comerciais.