Autor Tópico: Segurança dos Pneus  (Lida 4486 vezes)

Offline Rcardoso

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Segurança dos Pneus
« em: 27 de Março de 2011, 19:40 »
A maioria de nós conduzimos veículos diáriamente e quase nunca prestamos atenção a uma das mais importantes partes do veículo, os pneus.

Infelizmente, a maioria de nós só mudará este mau hábito quando já for tarde demais.


Sabia que os pneus caducam 4 anos depois de data de fabrico e esta data está estampada no lado do pneu?




É fácil descobrir qual é a data de validade de um pneu, basta verificar o lado do pneu que vai encontrar um número impresso de 4 dígitos, isso indica a semana e o ano em que foi fabricado, a data de validade é de 4 anos depois.





Este numero indica que o pneu foi fabricado na 7a. Semana de 2007 o que é o mesmo que Fevereiro de 2007, isto significa que tem data de validade até Fevereiro de 2011





Se utilizamos pneus caducados, é possível que estes rebentem e o resultado pode ser um acidente muito grave, inclusive fatal, seria um bom hábito inspeccionar os pneus para verificar se ainda não passaram a sua data de validade.

Outro ponto importante que nos escapa muitas vezes é o enchimento dos pneus, a maior parte das estações de serviço calibram os pneus para 28 PSI e se souberem que vai apenas andar em estrada, em muitos casos baixam a pressão para 24-26 PSI afirmando que vão “aquecer na estrada e a pressão subirá” NÃO O PERMITA.

Na lateral do pneu, encontramos o valor máximo admissível para a pressão, alguns pneus têm apenas capacidade para a pressão máxima de 32 PSI, outros são projectados para 44 PSI e alguns mesmo 50 PSI. Verifique os pneus para ver qual é a máxima pressão que suportam e é uma prática aceitável manter a pressão ligeiramente abaixo desse valor.



Diferentes pneus são projectados para diferentes pressões, você pode encontrar o valor máximo de pressão dos pneus num pequeno número próximo à jante sobre um dos lados do pneu, nunca poderá ultrapassar esta pressão



Uma pressão inferior ao recomendado faz aumentar a temperatura do pneu. Através de fotografias de infravermelhos obtidas em pneus a alta velocidade, verifica-se que o calor que produzirá danos aumenta na medida que a pressão do pneu diminui.




Outro ponto importante a considerar é a carga a que submetemos os nossos pneus, muitas vezes sobrecarregamos os veículos sem prestar atenção ao esforço que isto representa para os pneus, ao exceder a capacidade máxima de carga pode resultar na  falha do mesmo e causar um acidente



A tabela mostra o índice de carga e a máxima capacidade de carga por pneu em libras e quilos.




Índice de Carga 109 máxima capacidade de carga 2271 lbs. 1030 kg.



A velocidade para que um pneu que foi projectado é indicada por uma letra ao lado do índice de carga, a tabela mostra a gama de velocidade em Km/h e MPH




Muitos de nós já compramos pneus no passado e, quando nos perguntam de que tamanho queremos, socorremo-nos do pneu velho  para obter essa informação, mas que significam esses números?








Resistência à Temperatura
As letras indicarão a resistência de um pneu ao calor. Estas classificam-se do mas alto para o mais baixo tal como A, B ou C



Tracção
A tracção é a capacidade de um pneu para parar em pavimento molhado. Um pneu de maior graduação deverá permitir uma maior capacidade de parar o veículo numa via molhada, numa distância menor do que um pneu de um menor grau.. A tracção está classificada do mais alto para o mais baixo como “AA”,”A”, “B” y “C”



Desgaste
Este numero indica o ritmo ao qual o pneu se desgasta, quanto maior for a graduação, mais tempo levará o pneu a desgastar-se. Por conseguinte, um pneu de graduação 400 deveria durar o dobro que duraria um de graduação 200



O QUE DEVEMOS SABER SOBRE OS PNEUS
- Data de fabrico
- Máxima pressão de enchimento
- Tracção
- Desgaste
- Máxima capacidade de carga x pneu
- Variação de velocidade
- Resistência à temperatura
- Tamanho do pneu


Fonte Pride
*Ficheiro fornecido pelo companheiro Gonçalves.