Autor Tópico: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol  (Lida 16896 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« em: 02 de Janeiro de 2011, 05:00 »
Antes do artigo que vou colocar, recomendo que USEM UM BOM GLICOL, e não pensem que o de 5~7€ no hipermercado é alguma coisa de jeito, porque não é.

REFRIGERAÇÃO DO MOTOR

Citação:
O sistema de refrigeração líquida normalmente utilizado nos motores automóveis nos dias de hoje, é muito mais eficiente quando comparado aos motores de refrigeração a ar.


A grande vantagem de refrigeração líquida é o melhor controle sobre a temperatura do motor.


Os motores actuais trabalham a temperaturas mais elevadas que seus antecessores. Isso tendo em vista a necessidade de um maior rendimento térmico.


Não resta dúvida, que o motor ideal, é aquele em que não existe a troca de calor com o meio ambiente, ou seja, o motor sem radiador.


Um exemplo próximo a isso, é o motor Diesel Elko que tinha um pequeno radiador, com aproximadamente 1/6 do tamanho dos actuais radiadores.


O seu rendimento é bastante superior ao dos actuais motores.


Contudo, subir a temperatura interna do motor, requer componentes que suportem bem este aumento.

Nos veículos actuais, uma grande modificação introduzida, foi a cinta de aço existente dentro dos pistões nos motores.


Esta cinta tem como finalidade controlar a dilatação térmica dos pistões, e com isso, as folgas entre pistão e cilindros permanecem sempre dentro de valores pré-determinados.


Este facto por si só, já garantiu a possibilidade da elevação da temperatura de trabalho do motor, e com isso, seu consequente aumento de rendimento.


No entanto, para que este aumento fosse conseguído, algo teria que ser mexido, de forma a fazer a água trabalhar mais próximo a sua temperatura de fervura.


Sabe-se, por exemplo, que a água ferve a 100o C ao nível do mar, no entanto, se subirmos acima do nível do mar, a água ferverá mais cedo.

Em alguns motores a válvula termoestática, que é responsável pela passagem de maior ou menor quantidade de água para refrigerar o motor, trabalha entre temperaturas de 88 a 96o C, em outros de 89 a 100o C.

Depende muito do tipo e projecto do motor e fabricante.

Esta faixa passa a ser maior ainda se levarmos em consideração a tolerância construtiva das válvulas termoestáticas.

No entanto, se o motor estivesse a trabalhar a uma altitude de 2000 metros, a água contida em seu interior ferveria a aproximadamente 92o C, ou seja, estaria a ferver aquando da abertura da válvula termoestática, e neste caso a refrigeração do motor ficaria prejudicada.

A solução para este caso foi pressurizar o sistema de refrigeração.


Ou seja, todo o sistema passa a trabalhar, com pressões maiores que a atmosfera, e desta forma a água passa a ferver mais tarde.

Isso resolveu um grande problema.


E os veículos desta forma podiam ser vendidos tanto para locais ao nível do mar, como para locais onde se tenha uma elevada altitude, sempre tendo certeza, que a água não ferveria.


No entanto ainda não era perfeito, pois em certos lugares o problema reaparecia.

Descobriu-se também, de maneira bastante dolorosa, que não era só o calor que estragava o motor.


O Frio também fazia estragos, sempre que a temperatura passava abaixo do 0o C.


Enquanto o motor estava em funcionamento, não havia problemas, entretanto ao parar, a água do sistema de refrigeração arrefecia e congelava.


No momento em que isso acontece, a água vê o seu volume aumentar, e provoca com isso a ruptura do radiador e em alguns casos do bloco do motor, além de rupturas de mangueiras.

Para evitar este tipo de problema, começou uma grande pesquisa no sentido de se encontrar um produto que quando misturado à água existente no radiador resolvesse este problema.

Vários foram encontrados, porém o mais indicado foi o Etileno Glicol.


Nos motores automóveis, a pressão de trabalho varia de 1020 a 1035 mb ( milibares ), com um valor médio de utilização por volta dos 1030 mb.


A percentagem de Etileno Glicol usada nestes motores está por volta de 40 %.


Em outras palavras, num motor de automóvel, a água só irá ferver a aproximadamente 127o C, e congelar a aproximadamente a – 26o C. 

Lembrem-se, o GLICOL é e executa as seguintes funções :

- ARREFECE
- LUBRIFICA
- ANTI CORROSIVO
- ANTI CALCÁRIO e INCRUSTAÇÕES
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 11:43 por Admin4 »
[/URL]

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2011, 11:59 »
Mais um excelente tópico do Nuno! _palmas_

Acrescento que o Etilenoglicol ou monoetileno glicol ou MEG (nome IUPAC: etano-1,2-diol) é um álcool com dois grupos-OH.
No estado puro (99 a 100%) é um composto inodoro, incolor, espesso e com sabor doce. É necessário muito cuidado na sua manipulação pois, tal como o metanol, é altamente tóxico, e a sua ingestão ou contacto prolongado com a pele deve ser considerado uma emergência.



Fonte:
http://en.wikipedia.org/wiki/Ethylene_glycol


jampex

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #2 em: 02 de Janeiro de 2011, 12:57 »
Tópico altamente, verdadeiro serviço publico,  _pol_

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 566
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #3 em: 02 de Janeiro de 2011, 13:42 »
Excelente tópico com informação verdadeiramente importante.  _palmas_ _palmas_
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #4 em: 02 de Janeiro de 2011, 15:45 »
Muito bom!

Obrigado pela informação

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #5 em: 02 de Janeiro de 2011, 20:45 »
Lembrem-se que o liquido de refrigeração não deve ser esquecido, também deve ser mudado em x tempo. Pois o aquecimento do mesmo a presença de ar no sistema, provocam degradação do mesmo, alterando a sua composição química.
Então de 2 em 2 anos, aconselho a mudarem o liquido.
Podem-no comprar já diluído ou comprar Glicol e fazer vocês mesmos a mistura, basta juntar água destilada.
Os líquidos que se compram nos supermercados tem uma percentagem mínima de glicol, e as vezes em vez de glicol tem metanol, que é uma solução mais barata.
Onde comprar bom glicol?
Casas de peças de automóveis, ou dirijam-se a um stand de qualquer marca automóvel e comprem lá. Eu costumo comprar o meu na Ford.

Cump.
[/URL]

yoshi

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #6 em: 15 de Setembro de 2012, 22:47 »
Esclarecido :)

vasco

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #7 em: 15 de Setembro de 2012, 23:50 »
Obrigado pelas partilhas amigo Nuno , aqui para o pessoal do CPM Agradece, isto sim é serviço 5 estrelas  _palmas_

JMarques

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #8 em: 01 de Outubro de 2012, 16:17 »
Companheiro,

Antes de mais excelente post.  _pol_

A minha questão é, qual a proporção Glicol/Água é que aconselharias utilizar?

Cumps e boas curvas.
 scooter_

hlw

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #9 em: 08 de Outubro de 2012, 21:58 »
Não fazia a mínima ideia.
Mais uma coisa que aprendi.
Obrigado pela partilha.

pjvreis

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #10 em: 25 de Novembro de 2012, 15:44 »
Excelente post  _palmas_

TwisteR

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #11 em: 13 de Julho de 2013, 18:09 »
Viva!

Venho fazer arqueologia, mas acho melhor do que abrir um tópico repetitivo.

Há diferenças na mistura para um motor com bloco de alumínio face aos demais?
Reparei que a minha SW-T tem o nível relativamente baixo (apesar de apenas ter coisa de 3500km), e queria repor.

A primeira reacção foi ir ao supermercado, mas contive-me a tempo posi achei que iria haver aqui informação importante  _pol_

Mas ao ler o manual, fico baralhado:
Utilize somente o anti-congelante etileno glicol de alta qualidade que contenha inibidores de corrosão especificamente recomendados para serem utilizados em motores de alumínio.


O glicol tem estas "coisas" todas? Julgava que o glicol por si só é um inibidor de corrosão além de conferir propriedades anti-congelantes à mistura. Depois há a questão dos alumínios.

Alguém que me esclareça, sff!

Obrigado!
« Última modificação: 13 de Julho de 2013, 18:11 por TwisteR »

m00n

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #12 em: 13 de Julho de 2013, 18:37 »
Eu não sei como e que tem é coragem de comprar liquidos ou oleos com marcas economicas entre outros, mas enfim. Eu uso sempre o que a marca pede , e se a propria marca tem os liquidos e oleos não sei o porque de comprar outras marcas só porque são uns euros mais baratos.
TwisteR compra o liquido referigeração original da Honda funciona muito bem e é ready-to-use (pronto a usar), deixo aqui o código do liquido  08cla-g01-801.

TwisteR

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #13 em: 13 de Julho de 2013, 19:41 »
Obrigado pela resposta, companheiro m00n!

Qual é o valor disso? Vem em embalagem de quantos litros?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #14 em: 13 de Julho de 2013, 19:48 »
Companheiros todas as marcas tem acordos com fabricantes/ forneçedores de consumiveis pq eles simplesmente nao os fabricam,o meu conselho e simplesmente que verifiquem as caracteristicas do fabricantes e as sigam pq marcas e preços ha muitos o que interessa e segui- las ,agora se querem gastar dinheiro desnecessario no representante,força,que ele agradeçe ...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #15 em: 13 de Julho de 2013, 19:58 »
Ja agora ja me esquecia de referir que o meu velho no corsa td de 97 que so tem 80000 faz esta troca todos os anos tal como os filtros todos e olios,o dos travoes e de 2 em 2 anos,e digo vos que tivemos de trocar a valvola da temp e o termostato que devido a falta de uso deixaram de funcionar,e ao fim de 17 anos todas as tubagens ,condutas,bomba,estavam novas e o carro nunca aqueceu na vida ,so axamos estranho a ventoinha mesmo com calor nao dizer nada ,resumindo esta e a prova que mudando as coisas como indicado o material dura e dura...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #16 em: 13 de Julho de 2013, 20:00 »
E concordo que o paraflu do grupo fiat e o elf sao dos melhores e os que uso
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

yoshi

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #17 em: 25 de Julho de 2013, 17:56 »
Boas , a recomendaçao das marcas deve ser  cumprida . Estou de acordo. mas nao literalmente de acordo. Ora vejamos:
A marca fabrica 1 determinado produto , testa o e chega á conclusao de q o motor refrigera ou lubrifica melhor com determinado tipo de refrigerante ou lubrificante , havendo 1 tipo especifico que consideram o ideal , e geralmente algumas alternativas da falta deste ideal que nao terao a excelencia da eficiencia mas que nao deixarao de ser adequados tb.

O que quero eu dizer com isto ? simples.

A marca diz me que eu devo usar um glicol de 50% e eu respeito isso , mas a marca do produto escolho eu . Eles aconselham a deles , tudo bem , entende -se , mas o que realmente interessa seguir sao as caracteristicas.

A marca diz me para meter um oleo 10w-40 sh ou superior , e ate recomenda o oleo xpto deles , mas eu meto o oleo 10w-40 sj da castrol por exemplo e nao quero o deles.

Algum problema? nao senhor , esta tudo certinho..... 

Meus amigos, a Sym, A suzuki, a Honda , a mercedes , a bmw a citroen nao produzem oleos ou aditivos, nao fazem peças , mandam fazer e espetam lhe o logotipo.  Claro que contratam produtos com as caracteristicas que exigem.

Agora, quem quiser ser pato e cego mete os que a marca vende a triplicar , quem for mais atento opta por produtos semelhantes ou iguais mas sem o rotulo do representante da marca .

tenho um citroen ax com 235000 km , eu compro as peças que lhe sao metidas , os oloes etc... probelmas? zerooooo , pqq? pq é tudo mudado a tempo e horas , nao estou á espera que estoire.

Se leva um glicol de 20 a 30% mudo todos os anos, se leva 50 mudo de 2 em 2 ou 3 em 3 anos.

Oleos? 10 12 000 nao mais .....   


Motul? é mobil meus amigos ... a motul nao faz lubrifivantes, compra a base á mobil e depois aditiva apenas....

castrol e bp é a mesma coisa actualmente , cada marca tem o seu valor de mercado .

Fuchs?  alemã , e enche todos os motores mercedes quando saem de fabrica ..... 

markting direciona nos para onde lhes convem .

O importante sao as caracteristicas  dos produtos. respeitem nas e respeitem os prazos  e nao terao qq problema seja com que marca for. A utilizaçao dada á maquina tb importa. Se ando sempre a zimbrar devo que encurtar as manutençoes certamente , pois as propriedades perdem se mais rapidamente .

Cumprimentos.




« Última modificação: 25 de Julho de 2013, 18:02 por yoshi »

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #18 em: 26 de Julho de 2013, 08:11 »
Companheiro yoshi É MESMO ISSO EM BOM PORTUGUES _convivio_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

VStrom Lázaro

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #19 em: 26 de Julho de 2013, 08:28 »
Agora é que eu li este tópico depois de desmantelar a mota toda e de substituir o liquido todo do radiador. Depois botei lá para dentro o liquido do Intermarché, a loja que estava aberta na altura. Será que é assim tão mau?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4348
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #20 em: 26 de Julho de 2013, 08:32 »
Claro que não mas é melhor muda-lo daqui a um ano  _pol_
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

VStrom Lázaro

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #21 em: 26 de Julho de 2013, 08:37 »
Daqui a um ano muda o novo dono!  _Rolley_

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #22 em: 26 de Julho de 2013, 13:41 »
Eu comprei 100 % glicol da Ford. Especialmente concebido para os novos motores. Preço qualidade foi o melhor.
34 € 5 litros de liquido puro, pronto a fazer as percentagens que desejamos.

Se a marca diz, 50 % glicol e resto agua assim o faço.


Abraço e deixem-se de líquidos duvidosos. ;)
[/URL]

yoshi

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #23 em: 26 de Julho de 2013, 21:53 »
Um bom glicol de 50% anda entre os 12 e oas 20 euros conforme as promoçoes. O nuno comprou um Ford 100% por 34euros . Lá esta , o qque é bom paga se. metade da concentraçao vai bater ao preço que referi.


O que metem barato do intermarché geralmente tem 5% ou 10% de glicol. Protege pouco. Mas mudem isso anualmente , e se o uso nao for intensivo nao vai haver problema.

O refrigerente nao apenas anticongelante ou refrigerante , ´tem tb a funçao de manter a saude do circuito , adiar a erosao e obstruçao do mesmo. Por essa razao deve ser de boa qualidade , um bom concetrado (30 % pelo menos)

VStrom Lázaro

  • Visitante
Re: Refrigeração do Motor- A importância de um Bom Glicol
« Responder #24 em: 27 de Julho de 2013, 11:21 »
Estamos sempre a aprender! Obrigado pelas dicas!  _pol_