Autor Tópico: [Downtown 125 I] Saltitar em andamento  (Lida 20479 vezes)

filipe

  • Visitante
[Downtown 125 I] Saltitar em andamento
« em: 01 de Outubro de 2010, 00:59 »
Boa noite a todos! Caros companheiros, tenho uma kymco Downtown 125i e tenho uma grande duvida com a maquina a velocidades inferiores a 65km.h . Em andamento nessas velocidades tenho reparado k ela vai aos saltinhos na parte da frente,é algo bastante ligeiro mas vai a saltitar e entao à noite é k se nota bem com as luzes ligadas. Alguém tem conhecimento sobre isto, sera normal?  Obrigado.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2011, 22:25 por paufer »

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Saltitar em andamento
« Responder #1 em: 01 de Outubro de 2010, 08:20 »
Boas

O saltitar acontece em que situação? Em asfalto certinho?
Se assim for, isso é algo no pneu da frente, que poderá estar ovalizado.
Verifica a pressão a frio (2.0 Frente/ 2.25 Trás).
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


paulotiagosilva

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #2 em: 01 de Outubro de 2010, 11:21 »
Ola

Não és o unico com problemas com o saltitar, já deves ser a 3º ou 4º pessoa a queixar-se do mesmo problema  _polb_


Já lês-te o meu diário de bordo?
Eu também já tive o mesmo problema.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=2619.0

Já foste falar com o stand que te vendeu a Downtwon?
Manda também um email para a Mavico a dizer o que se está apassar com a tua Downtwon.


Rcardoso

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #3 em: 01 de Outubro de 2010, 11:24 »
Experimentem estarem parados e dar punho devagar...e digam se saltita ou não.

e dps experimentem parados e dar punho rapido...e digam se saltita ou não.

paulotiagosilva

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #4 em: 01 de Outubro de 2010, 21:11 »
Experimentem estarem parados e dar punho devagar...e digam se saltita ou não.

e dps experimentem parados e dar punho rapido...e digam se saltita ou não.

A minha Downtown ao fazer esse teste não tinha problema.

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #5 em: 02 de Outubro de 2010, 00:20 »
Ola a todos! Caros colegas em relação a minha Kymco só tem esse saltitar como referi e tanto saltita em estrada boa como em má! Quanto ao stand a informação dada é k este tipo de motos tem tendencia a vibrar e que posso reduzir um pouco baixando a pressão dos pneus, mas k não convem. Ou seja eu não estou mto convencido disso mas tudo é possivel... Se assim for todas as vossas terao esse comportamento. Se for verdade é um ponto negativo pk os amortecedores nunca param de saltitar!

paulotiagosilva

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #6 em: 02 de Outubro de 2010, 09:02 »
Ola a todos! Caros colegas em relação a minha Kymco só tem esse saltitar como referi e tanto saltita em estrada boa como em má! Quanto ao stand a informação dada é k este tipo de motos tem tendencia a vibrar e que posso reduzir um pouco baixando a pressão dos pneus, mas k não convem. Ou seja eu não estou mto convencido disso mas tudo é possivel... Se assim for todas as vossas terao esse comportamento. Se for verdade é um ponto negativo pk os amortecedores nunca param de saltitar!

Olá companheiro _convivio_

Uma coisa é saltitar outra é vibrar.
Vibrar é normal, mas saltitar como a minha fazia não é normal. _polb_
Baixar a pressão só se tiver  mais pressão que a recomendada pelo fabricante.
Na minha foi alterada na suspensão para mais macia, o mecânico disse-me que a suspensão estava muito dura para este tipo de scooter, mas estaria muito boa para uma mota de pista.
Faltava um parafuso ou porca na roda da frente.

Não vás na conversa das oficinas por esses não querem chatices nem trabalho, querem é vender. _conv_
Se queiseres manda um email para a mavico e fala de mim, Sr. Paulo Tiago Silva de Fafe também teve o mesmo problema e foi arranjada na Moto Espinha em Guimarães, que eles sabem logo quem é. Era quase todas as semanas um ou dois email que lhe enviava. _pol_

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #7 em: 02 de Outubro de 2010, 15:59 »
Muito bem Sr. Paulo Silva. Não sei se na quinta-feira esteve na Moto Espinha pois eu vi lá uma 300 Branquinha na oficina. Eu sou cliente da casa! Lol e foi la k me deram as indicações de k seria normal. Para a semana irei falar com o tecnico da mavico. Cmp Filipe

paulotiagosilva

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #8 em: 02 de Outubro de 2010, 16:33 »
Muito bem Sr. Paulo Silva. Não sei se na quinta-feira esteve na Moto Espinha pois eu vi lá uma 300 Branquinha na oficina. Eu sou cliente da casa! Lol e foi la k me deram as indicações de k seria normal. Para a semana irei falar com o tecnico da mavico. Cmp Filipe

Era a minha. scooter_

Se disseram que era normal porque é que a minha não está igual ao que era?
Só se a tua não estiver como a minha estava. _pensador_
Até gostava de ver a tua e assim já se tiva as dúvidas. ;)

Rider

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #9 em: 02 de Outubro de 2010, 17:32 »
A minha para já não salta nem vibra.
Ao fim de quantos Km é que esse sintoma surge?
Obrigado

paulotiagosilva

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #10 em: 02 de Outubro de 2010, 18:51 »
A minha para já não salta nem vibra.
Ao fim de quantos Km é que esse sintoma surge?
Obrigado

A minha foi apartir + ou - dos 100km

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #11 em: 02 de Outubro de 2010, 19:30 »
Nao tive, nem tenho esse problema na minha....

Mas parece-me ser uma questão relacionada com o pneu em si, algum tipo de má formação do mesmo  _pensador_

Isso é uma situação para accionar a garantia  _pol_

paulotiagosilva

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #12 em: 02 de Outubro de 2010, 20:57 »
Nao tive, nem tenho esse problema na minha....

Mas parece-me ser uma questão relacionada com o pneu em si, algum tipo de má formação do mesmo  _pensador_

Isso é uma situação para accionar a garantia  _pol_

Pode haver casos em que o saltitar seja dos peneus, mas no meu caso o mecânico disse que não.

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #13 em: 03 de Outubro de 2010, 02:55 »
hoje a passar a via rapida de s.tirso e com chuva ja não saltitava... Sera da estrada,ou sera k ja ta farta de saltitar? Vou estar atento, cada vez fico mais confuso! Caro Paulo Silva em principio para a semana vou a Moto Espinha até era um bom sitio para vêr as maquinas! Ja agora o primeiro deposito fez 435 km .  P.s desculpem das minhas msg,s nao serem mais elaboradas mas eu faço td por tlm pk nao tenho net em casa e o tlm é super lento e limitado! Mas com paciencia td se resolve. Cmps a todos Filipe

paulotiagosilva

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #14 em: 03 de Outubro de 2010, 08:49 »
hoje a passar a via rapida de s.tirso e com chuva ja não saltitava... Sera da estrada,ou sera k ja ta farta de saltitar? Vou estar atento, cada vez fico mais confuso! Caro Paulo Silva em principio para a semana vou a Moto Espinha até era um bom sitio para vêr as maquinas! Ja agora o primeiro deposito fez 435 km .  P.s desculpem das minhas msg,s nao serem mais elaboradas mas eu faço td por tlm pk nao tenho net em casa e o tlm é super lento e limitado! Mas com paciencia td se resolve. Cmps a todos Filipe

OK, é só dizeres o dia e a hora _pol_

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #15 em: 04 de Outubro de 2010, 13:07 »
Estou a espera k me contactem pa ir la. Assim k eu souber o dia eu digo.

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #16 em: 08 de Outubro de 2010, 14:56 »
Ola a todos e mto boa tarde apesar da chuva!  :-)  Caro Paulo Silva eu não estou esquecido mas ainda não me ligaram para la ir continuo aguardar. Cmps a todos

MikeW

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #17 em: 08 de Outubro de 2010, 21:12 »
Caro Filipe

A minha ainda faz esse saltitar. Pelo que percebi até agora, julgo que os 2 pneus estão deformados.  _Zang_
O mecânico também concorda.
Ao princípio pensei que fosse apenas a roda da frente (até foi calibrada), mas um dia experimentei acelerar com a moto no descanço central e observa-se uma boa ovalização também no pneu traseiro.  _polb_

Quando as deformações dos 2 pneus estão sincronizadas (roda da frente com a de trás) nota-se bem mais.
Se estiverem desfasadas não se nota tanto. As rodas têm perímetro diferente, pelo que o saltitar aparece e desaparece ciclicamente
Daí que, às vezes também tive a impressão de que já não fazia, mas afinal era só esperar um pouco e aparecia de novo...  _martelada_

Eles até me substituiam os pneus por outros novos da mesma marca mas não quero arranjar mais problemas e idas à oficina, além que estes pneus Kenda, mesmo que sejam circulares _lol_ (o que não é fácil), não prestam.

Neste forum espanhol podes ver que o problema é bem conhecido de nuestros hermanos:

http://www.granddink.com/smf/index.php?topic=19196.0

Eu estou a ver se arranjo algum tempo (e se o tempo melhora) para ir montar 2 pneus "decentes" (Michelin ou Bridgestone) pois pago só a diferença para os Kenda e não arrisco mais.

Abraço,

Miguel

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #18 em: 08 de Outubro de 2010, 23:30 »
Ola Caro Miguel! E boa noite a todos 2 rodinhas! :-)  Concordo plenamente k seja dos pneus pois no meu caso até me leva a pensar k se o problema ficar totalmente resolvido sera a mota e a estrada a romper os pneus para a  sua forma correcta. Miguel ja agora agradecia k me informa-sse se dps da troca dos pneus ficou td resolvido o saltitar e a vibração e ja agora os valores da diferença d pneus pk sendo assim irei apertar com a Mavico e a oficina para resolver isto com a minha kymco. Cmps Filipe

MikeW

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #19 em: 09 de Outubro de 2010, 10:57 »
Caro Filipe,

Infelizmente acho que a continuar assim, os pneus vao piorando, pois de início quase não se notava.
E seria a pobre de moto (que até é muito boa  _pol_) a começar a sofrer com folgas devido ao saltitar constante, o que seria uma pena.

Assim que substituir os pneus informo-o logo dos resultados.  _pol_

Não sei se já deu uma olhadela aquele post do forum espanhol, mas parece que, além do saltitar desaparecer como é óbvio, a moto fica com um comportamento muito melhor após montagem de uns pneus decentes. Há pessoal que relata grandes sustos com os kenda em piso molhado.  _confuso_
Pessoalmente, acho que não vale a pena arriscar para poupar uns tostões. Se caír por causa dos kenda nunca me iria perdoar!!!!  _martelada_

Abraço,
Miguel

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #20 em: 09 de Outubro de 2010, 20:40 »
Caro Miguel, fico então aguardar e espero k o problema deixe de o ser! Como os nuestros hermanos com as dinkys! Tive a vêr o site e realmente sofrem do mesmo mal, eu nunca consigo vêr mto bem os sites pk eu uso o tlm para navegar nao tenho net em casa e as vezes demora...demora... e demora abrir seja o k for mas com paciência td se resolve. ;-) Obrigado pela informação foi mto útil. Cmps Filipe

MikeW

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #21 em: 23 de Outubro de 2010, 22:20 »
Caro Filipe,

Finalmente consegui trocar os pneus!  _lool_
Montei uns Michelin e, tal como esperava, o saltitar desapareceu completamente!  _convivio_
Finalmente tenho uns pneus circulares!!!  _lool_
Não só desliza como sempre deveria ter deslizado como também o comportamento em curva ficou muito melhor.
Ainda andei pouco com os Michelin mas já deu para ver que consigo curvar mais naturalmente.
Com os Kenda tive sempre a sensação de que havia uma ligeira resistência ao inclinar a moto, mas com os Michelin ela inclina sem esforço nenhum.
Também aquela impressão que tinha de "encalhar" num rasgo do alcatrão tipo comboio num carril também desapareceu!  _pol_
Recomendo esta troca a quem sofra do saltitar.  _pol_ E ainda ganha em comportamento.
Aconselho a acompanharem a operação de perto, pois na oficina já se preparavam para montar a roda de trás com o pneu com o sentido trocado...  _martelada_
Se eu não desse conta....  _conv_ Mas ainda fui a tempo...  ::)
Já agora deixo aqui uma nota: não tinha bem a noção do trabalho que dá a desmontagem da roda de trás...
Quase que se desmancha metade da mota!  _confuso_
Não se esqueça de confirmar que poem cola nos parafusos da protecção do escape antes de seguir viagem...

Um abraço,

Miguel

nunomiguelalmeida

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento***ALERTA IMPORTANTÍSSIMA PARA OS KYMQUIANOS***
« Responder #22 em: 25 de Outubro de 2010, 16:44 »
Boa tarde a todos!
o meu nome é Nuno, vivo na bobadela e sou possuidor de uma Downtown 300i há verca de 1mês.
Venho alertar todos os companheiros que possuem esta sccoter!
o que se passou comigo e concerteza se passa com muitos companheiros é o seguinte:
A minha sccoter tb começou desde cedo (com cerca de 100km) a vibrar e a fazer barulhos na roda da frente... alertei então o stand para o facto de muitas vezes a luz do ABS não desligar e o ABS nao funcionava... consultei aqui os foruns e deparei com queixas parecidas com a minha....
O Sr do stand ligou para a MAVICO e estava á espera de uma máquina para ligar á mota e ver se detectava alguma avaria...
por sorte minha neste fom de semana estava a olhar para a mota com mais atenção e reparei na GRAVÍSSIMA SITUAÇÃO (já comentada aqui nos fóruns):
O Veio da roda dianteira estava quase a sair!!!!!!!!!! o Sr do stand montou várias sccoters (125 e 300 e inclusivé a minha até este sábado) sem colocar um parafuso que fica do lado esquerdo da roda dianteira e ajuda a segurar o veio!!! ele apenas apertava esse mesmo veio!!  sobravam sempre esses parafusos e como ele nao sabia para que serviam ou jogava fora ou guardava-os....apenas descobriu para que serviam esses parafusos quando me queixei!!!  e assustado começou de imediato a fazer telefonemas para todos os companheiros que levaram desse stand as Kymcos.....
ATENÇÃO QUE CORRER RISCO DE VIDA!! eu já dei 150km/h na mota e imaginem se o veio se solta a essa velocidade... decerto não estaria aqui a contar a história...
VERIFIQUEM TODOS se esse parafuso está colocado!! as tremideiras da mota, e os saltitares pode ser um alerta!!!  não aconteceu apenas no stand onde comprei a scooter, mas tb noutros stands, pois o pessoal nao recebe formação da MAVICO, nem eles mesmo se questionam pelo facto de poderem sobrar peças/parafusos!!!
fica aqui o meu alerta e passem a palavra o mais rápido possivel.
Obrigado

Rider

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #23 em: 25 de Outubro de 2010, 20:31 »
Apesar  da minha nunca ter dado saltos, por favor coloca foto para ver se consigo identificar o parafuso, é que ainda este fim de semana andei a 155 Km /h e se me salta a roda a essa velocidade  _confuso_

filipe

  • Visitante
Re: Saltitar em andamento
« Responder #24 em: 26 de Outubro de 2010, 16:09 »
Caro Mike, Fico contente por tudo estar resolvido! O mais engraçado é k os meus pneus devem de ter ido ao sito... pois não tenho notado o saltitar!
para já vou deixar andar mais um tempo a ver, entretanto se voltar acontecer peço para trocar por uns melhores!
Já agora qual foi o custo total dos pneus, fizeram a retoma dos Kenda?
Obrigado Mike!