Companheiro..........
Porque se troca os oleos ???
Porque deixam de ter as propriedades necessárias para o bom funcionamente "da coisa" certo ?
Ora vejamos ...........
Um Oleo do motor, sempre que é usado anda aos "saltos" dentro do próprio motor daí ser recomendado mudar-se a cada quilometro definido pelo representante.
O Oleo dos travões, esse já não salta, mas é tbm usado com frequência, principalmente para quem anda dentro das cidades/localidades daí alguns trocarem oleo aos 30, 40 ou 50 mil km
Já o Oleo dos amortecedores, só se troca se houver indícios para tal, sem ser "norma" de representante, pois há motas que fazem enduro e estão constantemente a trocar oleo dos amortecedores, mas ha motas que só andam em estrada ou autoestrada e nem precisam mudar oleo (só passados alguns anos)
Por essas razões e mais algumas como: qualidades de oleos, subir ou descer passeios, caminhos irregulares, cargas excessivas ou roturas de retentores, e/ou sentir algo estranho na direcção é que se deve "saber" se é melhor (ou não) mudar oleo de suspensão.
Sendo um Oleo, desde que usado tbm perde as suas propriedades, mas está num "recipiente fechado" (amortecedor) onde não apanha sequer com Oxigénio para poder "oxidar" por falta de uso........
Se achas que a tua direcção não está como deveria estar, ou é pneu, ou é caixas de direcção, ou rolamentos da roda....só em ultimo caso é que será Oleo de suspensão.
Em todo o caso, se achares preferível mudar, muda! É evidente que melhorará bastante, e quem sabe até de origem já não estava com a mesma quantidade para que dura-se mais tempo sem haver queixas tuas.
Espero ter ajudado.
Boas curvas