Autor Tópico: Quando é que a segurança é demais?  (Lida 9954 vezes)

TwisteR

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Quando é que a segurança é demais?
« em: 02 de Setembro de 2014, 08:19 »
Isto é um desabafo mais do que qualquer outra coisa pois todos sabemos a resposta.

Depois de ter ouvido que com 28 anos ia ficar de canadianas para a vida, devido a uma queda a baixa velocidade num parque de estacionamento, certo é que equacionamos todo o nosso equipamento e forma de conduzir.

Quando voltei à montada, a primeira coisa foi comprar botas, e ainda assim não comprei de cano alto. São botas de cabo curto mas com reforço nos dedos e calcanhar.
O meu capacete modular passou a ser usado como integral, excepto ao estacionar.


Depois comecei a procurar protecções para as pernas, pois em caso de impacto lateral, a rótula é a primeira a ir. Já uso calças no inverno com protecções, mas o primeiro intuito foi pelo frio e pela chuva.
Ainda equacionei a compra de calças de verão mas, não achei prático mais uma muda de roupa, e achei todas as opções muito quentes (sintético arejado e ganga com kevlar).
Acabei por comprar umas protecções para joelho e tíbia da Dainese que ficam por cima da roupa.

Os mais atentos repararão que não falei em protecção para a coluna nem bacia.
O cenário final é mais ou menos este:


Faltam as luvas que ficaram em cima da mesa.
No final perde-se a vertente prática de andar de mota, mas de facto ando mais descansado.

Mas longe vão os tempos em que ia de calções para a praia: nunca mais (o alcatrão faz mal à pele).

O que pensam os companheiros sobre isto tudo?
Andam sempre equipados?

paulodio21

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #1 em: 02 de Setembro de 2014, 08:25 »
Normalmente uso apenas capatece e casaco com proteçao. As botas que ando são de biqueira de aço, pois assim já servem para o trabalho ahah.

Tenho a noção da realidade das estradas, estamos sempre sujeitos!

 _pt_ scooter_ _fcp_ _fcp_

Offline Jorge Valente

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Quando é que a segurança é demais?
« Responder #2 em: 02 de Setembro de 2014, 09:17 »
Viva TwisteR,

Antes de mais lamento saber que necessitas de uzar canadianas para sempre, no que se refere ao equipamento botas só uso quando está muito mao tempo, no entanto estou a procurar umas proteções dessas para as pernas, tudo o resto uso sempre, pois preso muito o meu corpinho.

Um abraço,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
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VTRR

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #3 em: 02 de Setembro de 2014, 09:40 »
Caro TwisteR,

Tal como o amigo Jorge refere, fico muito triste em saber do uso das canadianas para sempre. Espero e desejo que com o tempo a tua situação evolua até ao dia em que não dependas mais delas.

Em resposta à tua pergunta: Todo o equipamento que podemos usar em nossa proteção é pouco! Muito pouco.

Por vezes facilitamos, não compramos porque achamos desnecessário ou até porque o achamos caro (e por vezes até é), e não andamos devidamente protegidos.

Se bem me recordo o teu "pequeno" incidente esteve relacionado com a falta de equipamento quer da máquina quer do condutor. ABS+BOAS BOTAS.

Usa sempre todo o equipamento que aches necessário e imprescindível.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2014, 09:42 por VTRR »

TwisteR

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #4 em: 02 de Setembro de 2014, 11:08 »
Felizmente a história das canadianas não passou disso: história. Nesta minha situação com médicos, 7 opiniões não foi exagero. Já ando sem canadianas, mas a dor constante está lá.
De facto o motivo do acidente foi mesmo a falta de ABS e a falta de calçado apropriado (ia com sapatinho pipi).

Todo o equipamento é pouco, mas lá no fundo, sinto que ando sempre vestido para o carnaval!  _lol_

escape_roto

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #5 em: 02 de Setembro de 2014, 11:12 »
Olá TwisteR, lamento o fato do uso frequente das canadianas. Não desesperes, luta e quem sabe um dia o teu corpo te surpreenda.

Quando equacionei a compra de uma scooter impus que a mesma deveria ter ABS e não a compraria enquanto não tivesse o equipamento mínimo necessário, para além do capacete: o casaco e as luvas e assim que financeiramente fosse possível: as botas e calças.

Todos sabemos o que custa a compra de tudo isto, aliado ao seguro, impostos e equipamentos contra roubos: MUITO dinheiro e para quem abdica de um carro para as suas deslocações tem de optar: facilita e confia na sorte ou investe mais um pouco protelando a compra daquela scooter/moto dos seus sonhos.

Como o meu intuito era/é o uso continuado da scooter no percurso de casa-trabalho-casa, a preocupação quanto ao uso de equipamento individual de proteção como podes adivinhar é grande, tanto mais que há cerca de 20 anos que não conduzia em duas rodas.

Como o casaco que comprei é principalmente para o inverno, o uso do mesmo nestes dias tem sido complicado, tanto mais que a possibilidade de ter dois casacos não é por agora financeiramente possível. Assim sendo retirei-lhe o forro e uso t-shirt.

Como de manhã está mais “frescote”, vou de camisa, mas à tarde se quiser troco para a t-shirt. Agora o uso de casaco é sempre obrigatório.

Confesso no entanto que já andei em t-shirt por duas ou três vezes num percurso pequeno. Não gostei, apesar de ser mais fresco, mas sinto-me desprotegido. Voltei ao uso do casaco mesmo nos percursos pequenos.

Ainda hoje passou por mim um casal numa cbr 600, ele de calção e ela de manga curta. Não critico que faz estas escolhas, longe disso, no entanto é uma opção pessoal que eu não voltarei a tomar.

Posso-te adiantar que estou a considerar a compra de proteções para os joelhos enquanto não chega o inverno para a compra das calças (se não te importares manda-me MP com o nome da loja onde compras-te as tuas, por favor).

Quanto ao calçado não tenho nada específico para o uso em scooters/motos, no entanto tenho umas botas de cano curto que tiro quando chego ao trabalho e calço quando saio.
Ou seja, só ando de scooter com essas botas. Dão-me a altura e segurança necessária para chegar ao chão corretamente e não escorregar.

Na minha modesta opinião, pelo menos as luvas e o casaco, deveriam ser igualmente de uso obrigatório, pois existem muitas pessoas que não têm a mínima noção de segurança. Vi este mês de agosto imensos jovens (16/17 anos) conduzindo scooters em calções/fato de banho, t-shirts e ténis ou chinelos.

Perdoem-me alguns companheiros, mas penso que existe uma pequena indolência e talvez ignorância sobre os efeitos de uma queda menos grave (daquelas que não matam mas incapacitam temporariamente ou permanentemente) sem o equipamento de segurança que estamos a falar.

Caberia talvez aos organismos competentes um maior trabalho de sensibilização, pelo menos uma maior “exposição” por parte da ANSR, e também não só um maior reforço legislativo como na educação cívica, sabendo no entanto que estamos num país em tanga com cortes em áreas tão importantes como a saúde/prevenção.

Como podes ler TwisteR este assunto é me diretamente importante pois para além de já fazer parte desta comunidade que diariamente se desloca em duas rodas, já senti na pele uma queda na minha adolescência e que me trás recordações, felizmente ligeiramente visuais para o resto da vida.

Resumindo, e vou-me já embora, a segurança nunca é demais nem parecemos ridículos parados num semáforo com blusão, botas, com luvas ou joalheiras ao lado de alguém em calções, t-shirt e sem luvas. Perde-se a “praticabilidade” no uso do veículo? Apenas no maior tempo perdido a equiparmo-nos, sabendo no entanto que em caso de azar, não é por culpa nossa que iremos ficar aleijados por não termos connosco o “kit” de equipamento de proteção completo.

Bom tópico.

Offline twin-pt

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #6 em: 02 de Setembro de 2014, 11:20 »
Olá TwisteR

Ainda bem que a recuperação foi melhor que os primeiros prognósticos!  _pol_

Eu ando SEMPRE de capacete integral e blusão, mesmo quando está um calor infernal! A segurança não tem preço, e a água para hidratar o corpo é "barata"...

O que (ainda) não adoptei foi umas calças e calçado mais apropriado para andar em duas rodas.  _corado_

Adquiri recentemente umas botas furygan mas apesar de têxteis (mas impermeáveis) são algo quentes para o verão, pelo que tenho facilitado... E ainda não me predispus a adquirir umas calças de ganga/kevlar, apesar de já ter encontrado umas excelentes a muito bom preço.

Para referência, podes ver aqui: http://www.outletmoto.com/pt/calcas-c-36.html?filter_id=26
É medires umas calças que te estejam boas (abotoadas e pela cintura) e multiplicar por dois para achares o tamanho a encomendar. E depois adicionas as joelheiras. Fazes a festa por cerca de 60€, logo pelo preço de umas de marca podes ter umas azuis e umas pretas!

Um amigo meu e companehiro do CPM (Cross) adquiriu umas para ele e para a esposa e diz que são excelentes! E ele comparou com algumas de marca e não viu grandes diferenças!

Boas curvas, mas sempre em segurança!
« Última modificação: 02 de Setembro de 2014, 11:24 por twin-pt »
João Mestre/twin-pt
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Offline Sapiens21

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #7 em: 02 de Setembro de 2014, 12:25 »
Respondendo directamente à mensagem/pergunta que se encontra no título deste tópico, a resposta tem de ser (...e é) necessariamente que não, a segurança nunca é demais!

O que pode acontecer e se verifica muitas das vezes, é que por algum comodismo e por ser mais prático por ex. em situações de trajectos curtos ou quando o calor aperta - situações em que me incluo - o condutor habitual acaba por levar apenas o essencial.

Outros casos dizem respeito ao custo associado à compra de um equipamento completo de protecção, sendo que a morosidade na colocação de todos esses equipamentos de protecção acabam também eles por levar a melhor quando surge a necessidade de sair por alguma razão e não existem tempo para mais do que colocar as luvas, apertar o capacete....e siga!

Mas ainda assim e mesmo colocando todos estes entraves a uma utilização que se praticaria de forma ideal numa base diária, a resposta é que de facto a segurança nunca é demais e o "esforço" e tempo despendido deveria ser convertido numa mecanização e automatismo da nossa parte antes de nos sentarmos em cima da nossa moto/maxiscooter!

TwisteR

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #8 em: 02 de Setembro de 2014, 13:49 »
Em resposta ao companheiro escape_roto, as protecções são estas:
http://www.revzilla.com/motorcycle/dainese-knee-v-guard

Comprei há 2 semanas na Box46, mas também as havia na MotoPonto (e mais baratas.. rondam 55 a 60€).
No entanto já não as encontro em catálogo. São articuladas e com cintas elásticas que prendem com velcro (tamanho único, e pessoalmente acho algo apertado na coxa, mas deve ceder com o tempo - ou então acrescento velcro).

Agradeço desde já aos que participaram no tópico. A protecção nunca é demais, e alguns de nós já comprovaram isso da pior forma.
Certo é que o facilitismo reina, mas "no momento da verdade" a protecção está lá por um motivo.
Conheço bastantes motards, mas estranhamente só conheço outra criatura mais paranoica do que eu - usa equipamento completo mesmo para pequenos trajectos, incluindo protector dedicado para coluna. Só em viagens é que passa de botas de cano curto para cano alto... E é uma senhora!

Estamos mal habituados (e se calhar até mal informados).

Rodrigues

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #9 em: 02 de Setembro de 2014, 17:43 »
Antes de mais lamento o teu infortúnio, ainda bem que já não precisas das canadianas.

A segurança de facto nunca é demais embora eu não me veja dentro de uma armadura.

Sempre usei Jet e curiosamente o meu primeiro contacto com o asfalto foi por causa de um capacete integral emprestado, o meu Jet estava a ser pintado.

Como estava habituado a outra visão mais ampla do que se passava á minha volta, ia eu na via da direita de sentido único e ao tentar encostar à esquerda para virar na próxima rua olhei para o espelho, virei ligeiramente a cabeça e mesmo assim não me apercebi de um MG descapotável daqueles baixinhos porque a queixeira tapou-me o único ângulo possível de ver o MG.

Foi o suficiente para um encosto e pimba, rodrigues no chão,...

Capacete devolvido ao dono sem um risco  _Rolley_ e venha de lá o meu Jet que sempre usei até hoje, já se passaram 40 anos sem nenhum acidente  _martelada_ três vezes na madeira,..

Elementos que nunca dispenso nem que faça 40º, como alguns companheiros testemunharam no passeio a Alqueva;

Blusão com proteções, Luvas sem dedos quando está muito calor, e cinta para proteger a coluna do cansaço e pancadas.

Botas só no inverno.

O que nunca dispenso também é a atenção redobrada ao piso e tento por tudo o que me é sagrado nunca entrar em picardias com os enlatados, somos sempre o elemento mais fraco, simplesmente ignoro todos os erros e atitudes que me possam prejudicar e siga que já é tarde.

A segurança não está só no vestuário, a nossa maneira de conduzir também é muito importante.

Desfrutem do prazer de andar de Mota sem arriscarem inutilmente, aprendam a reconhecer a linha negra e nunca a ultrapassem.

Boas curvas.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2014, 08:27 por Rodrigues »

Offline mpaneves

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #10 em: 02 de Setembro de 2014, 20:40 »
Tenho um colega que para andar de XT gastou quase 1000 EUR em protecção desde botas, etc,etc  .
Prevenir para não ter de remediar é o lema  que também me falta pois só tenho um bom casaco com protecções.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #11 em: 14 de Setembro de 2014, 17:45 »
Também acho que a proteção nunca é demais. Recentemente comprei calças e botas de cano alto da Modeka. Em relação às botas não é muito prático andar com elas, mas lá que protegem protegem.

Em cidade, nas pequenas voltas normalmente ando com o Jet (penico) pois cabe debaixo do banco. As luvas (por vezes sem dedos no verão) também não dispenso. O casaco nem sempre uso no verão na cidade.

Quando vou para fora levo sempre (mesmo com muito calor) o capacete integral, as luvas completas e o blusão com proteção para a coluna (para além das dos ombros e cotovelos). Levo as luvas sem dedos para andar depois de chegar ao destino nas pequenas distâncias.

As calças que tenho são de verão e por isso vou ter de comprar umas de inverno, embora costume usar umas de neve (enormes) para vestir por cima das convencionais quando está muito frio (mas não protegem contra as quedas).

Normalmente quando chove ou se prevê chuva ou está piso molhado, ando de carro! Para além disso a moto tem ABS (desde que passei da Vision para a X-Max foi sempre com ABS).


Companheiro TwisteR, lamento o sucedido e espero que consigas recuperar em pleno. As melhoras e coragem.
10/2011-Honda Vision 110 (3600 km), 04/2012-Yamaha XMax 125A (8700 km), 07/2013-Yamaha XMax 250A (10000 km), 07/2014 Honda NC750D (18700 km),03/2016-Honda PCX 125 (8000 km), 04/2017-Honda CB500X (13400 km), 05/2018-Honda CBR650F (7170 km), 09/2018-BMW R1200 GS

joaomsraposo

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #12 em: 17 de Setembro de 2014, 15:42 »
Boa tarde companheiro TwisteR,

Em primeiro lugar, quero desejar as tuas rápidas melhoras e plena recuperação para que em breve nos faças companhia nos eventos do CPM.

Relativamente à segurança, eu também partilho da tua opinião que a segurança nunca é demais, retira um pouco o espirito livre de andar em duas rodas, mas nada neste mundo é perfeito… e a segurança em primeiro lugar, visto que somos nós os primeiros a sofrer as consequências.

Está neste site até ao dia 19/09 umas protecções em promoção da Dainese:
http://www.outletinn.com/index.php?action=listado_productos_subfamilia&idioma=por&id_campana=664 foi nesse site que eu comprei as minhas.
Eu sempre que ando de Scooter não as dispenso, http://i.imgur.com/my3tirs.jpg

Um abraço   _convivio_
« Última modificação: 17 de Setembro de 2014, 16:03 por joaomsraposo »

Offline jfreitas

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #13 em: 29 de Outubro de 2014, 22:03 »
companheiro segurança nunca e demais.



 _pt_ scooter_

Offline PITEIRA

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #14 em: 30 de Outubro de 2014, 14:33 »
AS melhoras desde já !

"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"

É a realidade, a segurança deveria ser sempre a maior preocupação em todos os veículos, mas ás vezes descuramos por várias razões já referidas ...

No meu caso pessoal, utilizo 4 elementos de segurança, quer faça chuva ou faça sol :

1 - capacete (obrigatório  _Rolley_ )
2 - Blusão com protecções nos ombros, braços e costas (Tem um forro amovível que só utilizo no frio)
3 - Luvas com várias zonas reforçadas (dedos, nós e palmas)
4 - E o meu crucifixo de família que faz o resto ( _anjo_)

Calças e botas foi "investimento" que ainda não me passou pela cabeça, mas que ponderarei dentro em breve, pois circular todos os dias de inverno, chuva, ventos e temporais vários exigirá outro reforço da minha própria segurança.

Excelente tópico que nos põe a pensar e muitas vezes salvam vidas ! Obrigado  _palmas_ _palmas_ _palmas_
Sym Gts 125 2013 - Honda NC 700S 2013
Honda NC 700D Integra 2012 - Honda NC 750X 2016
BMW R1200 RT 2014 - Honda NT1100 DCT 2022 - BMW R1250RT 2019 - (...)

nd_oliveira

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Re: Quando é que a segurança é demais?
« Responder #15 em: 30 de Outubro de 2014, 14:54 »
O equipamento de segurança nunca é demais nem demasiado caro. Não há dinheiro que pague a nossa integridade física.