Autor Tópico: [Honda EV-neo] A scooter eléctrica à venda a partir de 24 de Dezembro de 2010  (Lida 13736 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS

Agora é a sério!!
A Honda prometeu que rapidamente iniciaria a comercialização de uma scooter eléctrica vocacionada para uso comercial e equivalente a uma 50cc, a EV-neo. Hoje cumpriu a sua promessa mesmo a tempo desta ser colocada no sapatinho, mas apenas de algumas companhias japonesas... Por agora!
Nos tempos que correm os projectos de scooters eléctricas fazem as delícias dos fabricantes de veículos de duas rodas, e dos outros também.  À imagem da Smart e Mini, são já numerosos aqueles que imaginam a scooter do futuro, muitas vezes (se não sempre) eléctrica. Mas, realisticamente, excepto para a Peugeot, que deve lançar a sua e-Vivacity na próxima Primavera, os planos não passam de protótipos.
Mas para a Honda não! A Honda EV-neo, é uma scooter eléctrica pronta para entrega e que está a entrar na fase final do processo de comercialização. Será na terra dos samurais que alguns profissionais terão a sorte de serem os primeiros proprietários a escolher a sua num lote de cem unidades. Esta primeira frota permitirá recolher muita informação para a abertura geral ao mercado em Abril de 2011.
Os valores de venda serão de €4.450 e €5.200, dependendo das opções escolhidas (carregador rápido, suporte de bagagem, entre outros), o que torna compreensível que a Honda planeie vender este modelo a prestações ou leasing.


Nasceu a scooter de excelência
Ansiando por esta scooter eléctrica de performances semelhantes a uma scooter de 50cc a gasolina, os primeiros compradores da Honda EV-neo vão esperar até à véspera de Natal para poder usufruir dela. Será nessa altura que a Honda afirma disponibilizar este veículo de duas rodas limpo e eficiente. A marca do símbolo alado confidencia que os seus engenheiros trabalharam arduamente para construir um motor eléctrico que debita uma potência constante, quer seja em plano ou em subida garantindo uma generosa entrega de força a baixas rpm o que permitirá subir inclinações de 12% com uma carga de 30 Kg+condutor. Este motor irá funcionar recorrendo à energia de baterias de lithium-ion alimentadas por um carregador convencional ou por um carregador rápido que completa um ciclo de carga em 30 minutos se a temperatura exterior for de pelo menos 25ºC. Maravilhoso…


Para quando a chegada à Europa?
Por enquanto, a Honda vai comercializar a EV-neo somente no Japão.  De acordo com a representação europeia existirão várias razões para que a comercialização no velho continente não esteja ainda prevista, todas relacionadas com o facto de que o nosso mercado ainda não está adaptado a este tipo de opção. Dado o seu alto preço e o seu desempenho (potência, vida útil da bateria e tempo de recarga) não se consegue sequer antever qual o sucesso que encontrará na terra do sol nascente.  No entanto, se as leis foram endurecidas na Europa - se os centros urbanos se tornarem inacessíveis a motores de combustão, por exemplo - estes veículos da marca Honda surgirão rapidamente, prontos para propor uma nova solução de mobilidade. Alguns estão tão curiosos para experimentar a máquina, que quase desejam que cheguem essas medidas mais drásticas...

Informações técnicas
  • Motor eléctrico síncrono do tipo brushless;
  • Potência máxima de 2,8 kW (3,8 cv);
  • Binário máximo de 1,1 daN.m;
  • Autonomia de 34 km (a uma velocidade constante de 30 km/h);
  • Bateria de iões de lítio- 72 V e 12,6 A;
  • Pneu dianteiro 90/90x12, pneu traseiro 100/80x12;
  • Travões dianteiros e traseiros de tambor com CBS;
  • Garfo hidráulico;
  • Monoamortecedor traseiro;
  • Dimensões (CxLxA) 1830 mm x 695 mm x 1065 mm;
  • Distância entre eixos de 1.250 mm;
  • Altura do assento 756 mm;
  • Peso 106 kg.
Fontes:
http://www.motociclismo.es/Noticias/scooter-electrico-honda-ev-neo-ya-venta/10958
http://www.scooter-station.com/Honda-EV-neo-Le-scooter-electrique.html
traduzido e adaptado por amadeu ferro/2010
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 15:36 por paufer »


Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Cara, muito cara mesmo. Não estou a ver as empresas de pizza ou outras a adquirirem este modelo da Honda pelo preço a que é proposto.
Não falo das qualidades que terá, pois acredito que sejam muitas, mas o sucesso das electricas ainda não terá o seu verdadeiro arranque em força com este modelo!

Um abraço

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Eu sou um dos maiores adeptos de veículos eléctricos aqui do forum, como tal ja fiz mais de 17 000km em motas eléctricas. A minha opinião sobre esta mota é que... a Honda devia ter vergonha de lançar isto no mercado...
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline zacli

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2010
  • Mensagens: 229
  • Localidade: São João da Talha, Loures
  • Zacli «-» Rui C
  • Marca: Honda
Na minha opinião, muito fraquinha na autonomia para o preço dela _pensador_, é esperar para vêr o que o futuro nos reserva...

As baterias são sem duvida o "calcanhar de aquiles" das motos electricas, falta autonomia.

Cumprimentos e boas curvas
Zacli

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Eu acho que os grandes construtores fazem questão que os VE sejam feios, para que não se vendam.  _polb_
Alguém no seu perfeito juízo dava 5000€ por uma coisa tão feia?
Assim, sempre têm uma desculpa para não os produzir...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
É exactamente isso Carlujo, ja vimos este filme no passado. É um aborto tecnológico sem qualquer esperança de sucesso, reparem que custa quase o mesmo que a Vetrix.

Autonomia de 34 km (a uma velocidade constante de 30 km/h), a essa velocidade a minha faz mais de 200km, ou 100km a uma velocidade media de 80km/h
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Realmente é uma anedota...


Quem acompanhou a evolução das scooters eléctricas facilmente verifica que estas características devem ser de 2005/2006... ou seja completamente obsoleta... _martelada_


 Até os travões são de tambor... eles querem mesmo queimar este tipo de veículos. É uma estratégia de dumping... investiram dinheiro para desacreditar as eléctricas e poderem continuar a vender térmicas durante mais uns 5 ou 10 anos... :o


Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
2005/2006??
Vê o que a Famel ja fazia em 1995
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=4368.0
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
2005/2006??
Vê o que a Famel ja fazia em 1995
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=4368.0


 ;D ;D  eu estava propositadamente a ser simpático para a Honda...


Jony

  • Visitante
tenho a impressão que vou pegar numa bw's gripada que o concessionário aqui da terra tem lá na oficina e adapto um motor electrico de uma MLR . _lol_

Acho que ficava com mais pinta do que esse aborto da honda

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Porquê não aproveitar o sucesso da PCX e criar algo idêntico, em termos de design? Provavelmente, parte da tecnologia era uma mais valia, também.
Não percebo nada de VE, mas irrita-me o facto de falarem nisso e depois lançarem produtos que sabem, à partida, que serão um fiasco... Ponham os olhos no Nissan Leaf, tem bastantes argumentos para ser um sucesso. Já vi alguns em Lisboa e são espectaculares!  _pol_
Para andar 30 kms a 30 kms/h, ando de bicicleta. E depois, mudo-lhe as pilhas? E sem cestinho e caixa da fruta... :o
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
tenho a impressão que vou pegar numa bw's gripada que o concessionário aqui da terra tem lá na oficina e adapto um motor electrico de uma MLR . _lol_

Acho que ficava com mais pinta do que esse aborto da honda

Podes sempre colocar um motor daqueles carrinhos eléctricos das crianças. Deve ter a mesma autonomia!!   _lol_ _lol_ _lol_

SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Jony

  • Visitante
é só porque os motores das MLR antigas têm 2 enrolamentos e logo 2 velocidades

Rápida e rapidissima _lol_

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
_lol_ eu vou continuar a queimar carburante.. por esses valores praticados .. sei que a natureza nao fica a ganhar, no entanto ... o prazer de dar uma gazada e sair disparado  a baixo custo ainda me fará manter na tradicional motorização ...
vou ali ja volto

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Sem dúvida nenhuma que, como aqui foi dito, a hipótese de pegarem na PCX e a converterem num veículo electrico seria muito mais viável e as vendas disparavam com todaa a certeza   scooter_  scooter_  scooter_

Jony

  • Visitante
Re: [EV-neo] A scooter eléctrica à venda a partir de 24 de Dezembro de 2010
« Responder #15 em: 19 de Dezembro de 2010, 12:50 »
Tambêm convêm salientar,

que pode não ser o modelo descrito atrás, que seria comercializado na europa, é que os gostos dos japas em termos de design são um pouco obtusos.

Lembro-me que há uns anos quando sairam os 1ºs relogios da Swatch que as vendas na Europa foram um sucesso devido ao design inovador mas no oriente (Japão) foram um fiasco nos 1ºs tempos porque era dificil meter naquelas cabecinhas que era fixe ter um relogio que apenas servia para ver as horas. O argumento deles era que pelo mesmo preço compravam um relógio que alem das horas dava para isto e mais aquilo e etc etc. (mas que são uns autênticos cachuxos)

Basta dar uma olhada nos modelos de scooters que por lá se vendem

Os gaijos têm os olhos em bico e depois os modelos têm de ser adaptados.



Se calhar até a PCX vendida por lá é diferente ou nem sequer é vendida.
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2011, 15:39 por paufer »