Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Tópico iniciado por: lynks em 09 de Julho de 2019, 09:51
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Ola a todos,
Comprei em abril uma xmax 400 de 2014 em segunda mão, andei bastante satisfeito com ela durante uns tempos, ando nela praticamente todos os dias. Como ando nela diariamente o problema que vou descrever apenas me aconteceu 3/4 vezes quando ela está mais de 2/3 dias parada.
Quando está parada alguns dias, quando a tento meter a trabalhar ela custa bastante a pegar tenho de dar bastante vezes ao motor de arranque, as vezes espero cerca de 10/15 até voltar a tentar para não matar a bateria, e finalmente ela pega. Fica durante uns segundos com dificuldade em manter o relanti (tenho de ter pericia no acelarador), até que depois estabiliza e tudo volta a ficar normal. Após esta dificuldade no arranque ela pega normalmente e até bastante bem, durante o resto do dia e no dia a seguir. O andamento depois tb está tudo normal.
Já troquei a vela por uma nova, nos ultimos tempos reparei que quando tenho o deposito cheio ela não me faz isto, pode apenas ser uma teoria estupida ou ter tido apenas sorte.
Isto é normal acontecer? Tenho pensado que poderá ser a bomba de combustivel, mas talvez se fosse isso este comportamento se devesse manter sempre.
Alguém consegue dar-me uma ajuda aqui?
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A bateria é de origem?
Já confirmou se a voltagem da mesma, apresenta valores corretos ?
Filtro de ar foi mudado ?
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A bateria é de origem?
Já confirmou se a voltagem da mesma, apresenta valores corretos ?
Filtro de ar foi mudado ?
A bateria não medi com o multimetro, mas ela tem bastante força, mesmo com essas tentativas todas nunca notei que tivesse ficado fraca, e como ando muito ela deve estar sempre no maximo, mas posso medir para discartar, qual é a voltagem que devia ter?
Relativamente ao filtro de ar, por acaso não troquei mas o sr que a vendeu disse-me que tinha feito a revisão a pouco tempo. Posso trocar tb não é por ai.
Eu estou mais inclinado para ser algo na injecao de combustivel, porque só faz quando está parada muito tempo mas vou confirmar a bateria e o filtro.
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A bateria não medi com o multimetro, mas ela tem bastante força, mesmo com essas tentativas todas nunca notei que tivesse ficado fraca, e como ando muito ela deve estar sempre no maximo, mas posso medir para discartar, qual é a voltagem que devia ter?
Relativamente ao filtro de ar, por acaso não troquei mas o sr que a vendeu disse-me que tinha feito a revisão a pouco tempo. Posso trocar tb não é por ai.
Eu estou mais inclinado para ser algo na injecao de combustivel, porque só faz quando está parada muito tempo mas vou confirmar a bateria e o filtro.
Digo o filtro de ar porque a minha já foi de reboque (não pegava) e era o filtro de ar entupido _Rolley_
A bateria resolve muita coisa, acredita! E pensando bem, já tem 5 anos... A minha a partir dos 5/6 começou a dar de si, pelo que substitui e deixei de ter problemas.
Espero que a razão seja uma destas, pelo que se for injeção talvez seja mais complicado.
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Viva.
Também me parece questão de bateria. Com um multímetro o despiste é fácil mas não imediato como medir a tensão da bateria em repouso.
Liga o multímetro à bateria, selecciona a função de valor mínimo (ou fica atento ao display se não tens essa função) e da ao Starter. Qual é a voltagem durante o esforço de arranque?
Como a mota pega bem quente, eu descarto ser o filtro de ar. Este, quando demasiado sujo, manifestar-se de forma inversa. Pega bem a frio e custa a pegar a quente. É como andares com o "ar fechado" (alguém ainda se lembra disso dos carburadores??)
Já agora...
Já vi problemas relacionados com a ventilação do depósito de combustível terem esses sintomas, nesse caso podes tirar o tampão da gasolina e tentares por o motor a trabalhar. Se for disso, pega logo.
Pelo menos, eliminas um falso positivo.
Vai contando.
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Viva.
Também me parece questão de bateria. Com um multímetro o despiste é fácil mas não imediato como medir a tensão da bateria em repouso.
Liga o multímetro à bateria, selecciona a função de valor mínimo (ou fica atento ao display se não tens essa função) e da ao Starter. Qual é a voltagem durante o esforço de arranque?
Como a mota pega bem quente, eu descarto ser o filtro de ar. Este, quando demasiado sujo, manifestar-se de forma inversa. Pega bem a frio e custa a pegar a quente. É como andares com o "ar fechado" (alguém ainda se lembra disso dos carburadores??)
Já agora...
Já vi problemas relacionados com a ventilação do depósito de combustível terem esses sintomas, nesse caso podes tirar o tampão da gasolina e tentares por o motor a trabalhar. Se for disso, pega logo.
Pelo menos, eliminas um falso positivo.
Vai contando.
Top _palmas_ _convivio_
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Viva.
Também me parece questão de bateria. Com um multímetro o despiste é fácil mas não imediato como medir a tensão da bateria em repouso.
Liga o multímetro à bateria, selecciona a função de valor mínimo (ou fica atento ao display se não tens essa função) e da ao Starter. Qual é a voltagem durante o esforço de arranque?
Como a mota pega bem quente, eu descarto ser o filtro de ar. Este, quando demasiado sujo, manifestar-se de forma inversa. Pega bem a frio e custa a pegar a quente. É como andares com o "ar fechado" (alguém ainda se lembra disso dos carburadores??)
Já agora...
Já vi problemas relacionados com a ventilação do depósito de combustível terem esses sintomas, nesse caso podes tirar o tampão da gasolina e tentares por o motor a trabalhar. Se for disso, pega logo.
Pelo menos, eliminas um falso positivo.
Vai contando.
Muito obrigado pelas dicas, vou testar esses cenários todos, secalhar pelo sim pelo não compro um filtro e monto mal não faz e fico com a certeza.
Explica-me só melhor esse truque da bateria, se durante o start a voltagem baixar muito quer dizer que a bateria já está a dar as ultimas, é isso? Qual é o minimo aceitavel? O meu multimetro não tem a função de minimo mas acho que consigo arranjar um. A bateria que leva é uma qualquer ou tem de ser mesmo a de origem, nao pode ser por exemplo uma de gel.
Isso do deposito até me parece plausivel a proxima vez que custar a pegar vou testar isso.
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Medir a tensão de uma bateria é um sistema básico de avaliação do estado real de carga.
Não dá falsos negativos mas pode facilmente dar um falso positivo. Isto é, se chegas à mota, medes a tensão e tens, por exemplo , 10.5 V , o diagnóstico é seguramente certo, a bateria NAO está boa.
Se medes, por exemplo, 13.2 V , o diagnóstico é inconclusivo. Pode estar boa, pode estar mal.
À medida que uma bateria envelhece a capacidade energética diminui e isso nota-se particularmente no arranque.
Esse valor (chamado CCA) vai diminuindo mas a tensão em vazio mantém-se mais ou menos estável.
Daí haver muita gente a arrancar cabelos por causa disso, a voltagem é boa mas a mota teima em não pegar..
Há aparelhos específicos para testar isso como este da Optimate
https://youtu.be/XDuaz-NlQo8 (https://youtu.be/XDuaz-NlQo8)
Como podés ver no video, a tensão mínima em carga durante o arranque são cerca de 9V, vê que valor obtens na tua.
Os carregadores "inteligentes" como o Optimate ou Yamaha C-TEK testam a bateria ciclicamente aplicando uma pequena carga e medindo a corrente e descida de voltagem da bateria para avaliarem o estado desta.
Força e vai relatando!
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Medir a tensão de uma bateria é um sistema básico de avaliação do estado real de carga.
Não dá falsos negativos mas pode facilmente dar um falso positivo. Isto é, se chegas à mota, medes a tensão e tens, por exemplo , 10.5 V , o diagnóstico é seguramente certo, a bateria NAO está boa.
Se medes, por exemplo, 13.2 V , o diagnóstico é inconclusivo. Pode estar boa, pode estar mal.
À medida que uma bateria envelhece a capacidade energética diminui e isso nota-se particularmente no arranque.
Esse valor (chamado CCA) vai diminuindo mas a tensão em vazio mantém-se mais ou menos estável.
Daí haver muita gente a arrancar cabelos por causa disso, a voltagem é boa mas a mota teima em não pegar..
Há aparelhos específicos para testar isso como este da Optimate
https://youtu.be/XDuaz-NlQo8 (https://youtu.be/XDuaz-NlQo8)
Como podés ver no video, a tensão mínima em carga durante o arranque são cerca de 9V, vê que valor obtens na tua.
Os carregadores "inteligentes" como o Optimate ou Yamaha C-TEK testam a bateria ciclicamente aplicando uma pequena carga e medindo a corrente e descida de voltagem da bateria para avaliarem o estado desta.
Força e vai relatando!
Obrigado pela diga, vou comprar o filtro de ar e testar a questão da tampa no deposito este fim de semana. Depois vou desmontar a carnagem e vou tentar meter qual o minimo da tensão durante o arranque, já percebi que não ser facil com o multimetro tradicional, mas o meu não tem aquela função de registar o minimo de voltagem, ainda assim vou tentar.
Depois volto aqui para dizer como correu. Obrigado a todos pelas dicas
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Lynks, acho que olhando chegas lá...
Ele supostamente deve mostrar valores à volta dos 9V
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Vim dar um update do problema,
Medi a bateria com um multímetro no arranque nao parece que a bateria baixe dos 9v não sei se dá para descartar o problema da bateria assim. O filtro de ar verifiquei e parece novo.
A questão da ventilação do deposito, quando ela tem dificuldade em pegar já abri a tampa do deposito e isso nao ajudou em nada continou sem pegar.
Tenho estado mais atento ao problema e parece-me que a bomba de combustível quando ela não está a pegar está a fazer um baralho mto alto e agudo, quando ligo a chave fica uns 5-10s a fazer esse barulho mais alto, apos pegar e a situação se normalizar penso que o barulho que a bomba de combustível faz é mto menos. Pode ser um problema ou mesmo assim que devia funcionar?
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Boas verifica sem não tens nenhuma fuga de combustivel , se dizes que a bomba trabalha mais que o normal poderá estar a ferrar o circuito que poderá ter uma entrada de ar, dificultando o arranque .
A segunda opção poderá ser de facto a bateria já muito baixa.