Marcas de Maxiscooters => Comparativos => Dúvidas na Escolha => Tópico iniciado por: Luis Costa em 25 de Setembro de 2018, 14:18
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Caros Companheiros,
Estou com um pequeno dilema, e passo a explicar!!
Andei nestes últimos anos com uma SYM GTS 125 (2 anos) e uma KTM Duke 125 (7 anos) do qual fiz sempre trajecto casa-trabalho-casa que é Sintra-Lisboa-Sintra, um pouco mais de 50km por dia, contudo vendi a minha Duke e por isso ando à procura da melhor solução para mim. Procuro economia, conforto, espaço entre outras coisas.
Ando a ver e a testar os seguintes modelos que acho que são os mais vantajosos para mim:
Maxiscooters:
Sym Cruisym 300 - 5 anos de garantia - Revisões de 6000km em 6000km - 5300€ já com docs (já fiz Test-Drive)
Honda Forza 300 - 2 anos de garantia - Revisões de 12000km em 120000km - 5900€ já com docs (já fiz Test-Drive)
Yamaha Xmax 300 - 2 anos de garantia - Revisões de 6000km em 6000km - 6080€ já com docs (já fiz Test-Drive)
Kawazaki J300 - 2 anos de garantia - Ainda não tenho preço e não fiz Test-Drive
Mota
Honda NC750X - 2 anos de garantia - Revisões de 12000km em 12000km - 7100€ já com docs (não fiz Test-Drive)
Agora pergunto, será que faço bem inserir nas minhas escolhas a Honda NC750X?? Haverá por ai outras maxisxooters e motas a pensar?
Agradeço desde já a vossa atenção e opinião _pol_
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Companheiro Luis, passei por essa mesma duvida á uns meses.
Se for para utilizar só no trajecto indicado, que curiosamente era o mesmo que o meu, sem sombra de duvidas que para mim seria a forza 300.
Se estas a pensar usufruir um pouco mais dela, esta opção a meu entender rapidamente se vai tornar curta.
Eu também vim de uma 125 e a minha escolha foi óbvia.
Cumprimentos
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Procuro economia, conforto, espaço entre outras coisas.
Para mim isto diz tudo:
- Conforto: Não há como as maxiscooters
- Economia: Sim a NC é poupadinha e estão todas equiparadas apesar da Forza levar vantagem
- Espaço: Esquece o espaço nas "motas normais"
Desta forma, não creio que uma NC seja o que procuras, mas a escolha é tua.
Além do mais, aconselho-te a dar uma olhadela na superdink 350 , para mim, das melhores "300" do mercado, e olha também para o preço dela.
Abraço
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Se é só Casa-Trabalho-Casa, qualquer uma destas 3 ficas muito bem servido:
Honda Forza 300 - 2 anos de garantia - Revisões de 12000km em 120000km - 5900€ já com docs (já fiz Test-Drive)
Yamaha Xmax 300 - 2 anos de garantia - Revisões de 6000km em 6000km - 6080€ já com docs (já fiz Test-Drive)
Kawazaki J300 - 2 anos de garantia - Ainda não tenho preço e não fiz Test-Drive
Se estás a pensar fazer passeios de fim de semana ( andar sem transito e viagens grandes)
Esquece as anteriores e escolhe a
Honda NC750X - 2 anos de garantia - Revisões de 12000km em 12000km - 7100€ já com docs (não fiz Test-Drive)
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Opinião de quem passou pelas seguintes motas e pela ordem indicada:
SYM GTS 125
MAXSYM 400
Suzuki GSXF 650
SYM GTS 300
E agora:
Honda NC 750X DCT
Se não tens "problemas" em ser uma mota, escolhe a NC:
- No meu caso (com DCT) tem a mesma facilidade de condução que uma scooter
- Dá para fazer 500 metros para ir ao café, ou 500 kms para ir a Bragança
- Gasta o mesmo que gastava a minha SYM 300 (+/- 3,5 lt/100)
- Com uma top case (no meu caso de 47lts) e o met-in, tem a mesma capacidade que tinha a minha Maxsym
É óbvio que são géneros - mota ou scooter - que não podem ser comparados, mas como disse, se não tens problemas em que seja uma mota, escolhe a NC.
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Se quiseres comparar a NC com maxis, tem de alterar a lista:
Integra
Buga
Tmax
AK550
XADV
Sym 600
E aí a NC..... _Rolley_
Se quiseres motas vê estas
Vstrom 650
Kama Versys 650
Tracer 700
Benelli TRK
Se quiseres gastar mais euros
KTM Adventure 1050
Vstrom1000
Kama Versys 1000
Ducati multi 950
Tiger 800
Antes de tudo tens de perceber o que queres. Uma scooter é imbatível nos aspetos práticos. As de topo fazem grandes viagens, mas não podem competir com as motas mais evoluídas e potentes, que por sua vez são mais difíceis de circular nas grandes cidades.
Só um ps...as NC gastam pouco quando não se puxam por elas…..no último passeio que fiz, a Espanha, a NC fez consumos ao nível das outras ( eu próprio a conduzi durante um par de km) e curiosamente o dono, que a defendia com unhas e dentes acabou por a trocar por uma VStrom 650.
Isto não quer dizer que a NC não seja um bom produto, porque é, mas para quem a prioridade seja o consumo.
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A escolha entre mota e scooter é menos objectiva do que parece. Ambas têm argumentos, mas é mais uma questão de filosofia de vida no momento
Dentro das scooters ou das motas é mais fácil discutir os argumentos dos vários modelos, agora entre motas e scooters só podemos dar a nossa opinião e cada uma é só de cada um, não se repete.
Mas comparar motas 650 com scooters 300 em consumos não é natural, tens motas 300 (ou 125) com baixos consumos.
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Tinhas 2 montadas e vendeste uma. Pensas ficar com a GTS?
Caso afirmativo será interessante optar por mota e ficares com scooter e mota.
Se a ideia é vender tb a scooter e ficares apenas com uma… para ir e vir todos os dias de/para Lisboa, inverno e verão, acho que escolhia uma scooter.
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Agora pergunto, será que faço bem inserir nas minhas escolhas a Honda NC750X?? Haverá por ai outras maxisxooters e motas a pensar?
Agradeço desde já a vossa atenção e opinião _pol_
Há coisa de 1 ano troquei uma Xmax 400 pela Integra. Não podia estar mais contente. Acho que consegue ter um equilibrio muito bom entre mota e scooter. Não perdi demasiado no conforto. O aumento de potencia e binário é fabuloso e a caixa DCT uma agradável surpresa.
Se quiseres combinar um café um dia destes posso mostrar e conversar um bocado! PM se quiseres.
Abraços,
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Boas. Tenho lido alguns tópicos onde se coloca a hipótese de escolhas entre scooters 300 como neste em que o companheiro Luís Costa enumera algumas delas.
Como estive alguns anos fora e estou a ponderar uma compra, aproveito o tópico do Luís Costa, ele não se importa :)) , para questionar porque nunca é referida a SH 300.
É só uma questão estética que não encaixa em PT ou as outras opções são sempre melhores, mecanica, fiabilidade, consumos, etc.? É que eu via centenas de SH 300 por dia a circular.
Falando por mim, SH não gosto!
para a SH , antes comprava a Beverly 300 da Piaggio que e bem mais bonita e ha motas dessas com 100 000 , portanto a fiabilidade esta garantida. Contudo, a meu entender (e secalhar dos restantes) estas duas motas nao se encaixam na gama das Superdink, j300, xmax, forza.. e porque ? Para mim, conforto e sofá que as anteriores proporcionam. Estas SH e Berverly são mais "citadinas" e não tão estradistas dentro das scooters, daí não serem referidas
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Mais uma vez muito obrigado pelas vossas opiniões, acreditem que dão imensa ajuda _pol_
Em resposta a algumas duvidas que alguns me colocaram, vou tentar ser o mais directo para não me alongar muito!
Entre as maxiscooters que referi, estou mais inclinado para a Forza 300, gostei imenso quando andei nela e pelo que vejo por ai em vídeos de motovloggers acho ser uma excelente escolha, mas não critico nenhuma outra, são todas grandes maquinas, as diferenças são mínimas e até me podem dizer que em certos aspectos há melhor que a Forza 300.
Além do mais, aconselho-te a dar uma olhadela na superdink 350 , para mim, das melhores "300" do mercado, e olha também para o preço dela.
Já vi uns vídeos da superdink 350 e parece ser uma boa opção também, vou ver se faço um test-drive ;)
Se quiseres comparar a NC com maxis, tem de alterar a lista:
Integra
Buga
Tmax
AK550
XADV
Sym 600
E aí a NC..... _Rolley_
É verdade se queremos falar de potencia, adoro todas as maxis e motas que referiste, mas não comparo a NC com estas por um simples motivo, o preço delas, são maxis muito mais caras (excepto a Sym 600) sem falar das motas que referistes depois, já fiz um teste-drive na Vstrom 650 e sem duvida que é uma grande mota, mas para mim já são preços acima do meu orçamento. Falo também sobre consumos porque sei o meu estilo de condução e sei que a NC faria os mesmos consumos que qualquer maxi 300, já nas que referiste os consumos são ligeiramente mais altos. Obrigado Paulo Silveiro, gostei bastante a tua opinião _pol_
Tinhas 2 montadas e vendeste uma. Pensas ficar com a GTS?
Caso afirmativo será interessante optar por mota e ficares com scooter e mota.
Se a ideia é vender tb a scooter e ficares apenas com uma… para ir e vir todos os dias de/para Lisboa, inverno e verão, acho que escolhia uma scooter.
Já não tenho a GTS, era do meu irmão que entretanto também já a vendeu e foi buscar uma burgman 650 e concordo com o que dizes, acho a scooter melhor para fazer aquilo que irei fazer ;)
Boas. Tenho lido alguns tópicos onde se coloca a hipótese de escolhas entre scooters 300 como neste em que o companheiro Luís Costa enumera algumas delas.
Como estive alguns anos fora e estou a ponderar uma compra, aproveito o tópico do Luís Costa, ele não se importa :)) , para questionar porque nunca é referida a SH 300.
É só uma questão estética que não encaixa em PT ou as outras opções são sempre melhores, mecanica, fiabilidade, consumos, etc.? É que eu via centenas de SH 300 por dia a circular.
Claro que não me importo nada companheiro jlmf ;) e tens razão no que dizes, e pelo que ouço dizer a SH 300 é uma grande grande maquina, acho é que o pessoal não gosta pela estética!!
Há coisa de 1 ano troquei uma Xmax 400 pela Integra. Não podia estar mais contente. Acho que consegue ter um equilibrio muito bom entre mota e scooter. Não perdi demasiado no conforto. O aumento de potencia e binário é fabuloso e a caixa DCT uma agradável surpresa. Se quiseres combinar um café um dia destes posso mostrar e conversar um bocado! PM se quiseres. Abraços,
Como já referi em cima, acho a Integra uma maxi brutal, mas o preço.... mas terei todo o gosto em ver e conversar um bocado _convivio_
Concluindo, estou neste momento mais pelas Hondas, a Forza e a NC mas claro que são diferentes e não se podem comparar, mas como dizem e bem, tenho que ver o que é melhor para mim no dia a dia!! Bom com isto já me alonguei demais e peço desculpa!! Grande abraço
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Boas. Tenho lido alguns tópicos onde se coloca a hipótese de escolhas entre scooters 300 como neste em que o companheiro Luís Costa enumera algumas delas.
Como estive alguns anos fora e estou a ponderar uma compra, aproveito o tópico do Luís Costa, ele não se importa :)) , para questionar porque nunca é referida a SH 300.
É só uma questão estética que não encaixa em PT ou as outras opções são sempre melhores, mecanica, fiabilidade, consumos, etc.? É que eu via centenas de SH 300 por dia a circular.
A SH é uma excelente opção, quer na versão 125 ou 300cc.
Contudo não é barata e tem menos conforto de banco, proteção e espaço no baú. A capacidade do depósito tb não é muito grande.
Por outro lado tem a plataforma plana que ajuda ao transporte de algumas cargas e facilita a entrada para quem use saias, por ex.
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Bem.. aqui vai mais uma opinião... _Rolley_
Há 4 anos que conduzo a Forza 300 diariamente. O problema mais "complicado" que teve, foi a semana passada com um parafuso que se desapertou (ainda estou a apurar como ocorreu) e verteu óleo da transmissão.
Mas nada como verificar o DB da mesma e de outras Forza's 300 (poucas) que por aqui andam.
A nova Forza melhorou em aspeto e em extras. 5.600€ de maxiscooter já é coisa para ser levada a "sério".
Pessoalmente não a comprava, pois já pretendo algo diferente.
A NC750X, para mim apenas a versão com DCT. Mas será mais cara e aproxima-se muito da Tracer, Versys ou Vstorm (todas da minha preferência).
Tens de pesar os prós e os contras de ambas as formas de te deslocar: em maxiscooter ou em mota. No caso da NC, com topcase terás a mesma comodidade de arrumação da Forza, mas menos proteção de uma maxiscooter. Vais dar mais velocidade de ponta, mas nem uma nem outra são para fazer velocidades altas. É uma outra filosofia: a Forza com a sua vertente mais "luxuosa" e a NC na sua vertente mais "comuter".
Se falamos de economia, lembra-te do IUC.
Dizem que a proteção aerodinâmica da NC tem que ser melhorada com um vidro maior, coisa que na maxiscooter em causa não será problema. Tens de ver como te adaptas na NC.
A NC, achei-a "pesadota" para manobrar como manobro a Forza (mais baixa e menos pesada, naturalmente), mas a conduzir (com DCT) tudo se esquece, pois a facilidade de utilização é para mim um must na cidade.
Não creio que o valor que tens para a NC seja a com DCT, logo terás que utilizar mais a caixa de velocidades como aliás já experimentaste com a Duke que vendeste.
É uma escolha pessoal em que terás que pesar os prós e os contra. Uma 300 vai a todo o lado que uma 750. Demora mais tempo é certo, mas tudo depende do que queres retirar da máquina e da forma de estar na estrada: de maxiscooter ou de mota.
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Bom dia Luis;
Comprei na passada Sexta-Feira uma XMax 300. Passei exatamente pelas mesmas dúvidas que tu e os modelos em causa para escolha também eram os mesmos curiosamente.
Após muito pensar, optei pela Xmax. Venho de uma xmax 125, o salto é gradual e qualitativo.
Tenho um colega de trabalho que já foi 2x aos picos das europa com uma sym city cruise 300 sem qualquer stress. por isso para quem viaja de vez em quando como eu, julgo que a 300 é a opção.
Não paga Iuc, tem consumos semelhantes a uma 125, sábado fiz o passeio com o cpm , 270kms e o consumo foi de 2.9.
A Integra é claramente superior sem dúvidas, mais potente , mais mota, mais tudo.
A diferença em novo também é bem grande, os meus valores apurados são 6418€ xmax300 chave na mão, e a integra dct ronda os 9700€ .
Experimenta! Sou fã incondicional desde sempre da Yamaha, mas a Forza 300 é muito boa máquina e tem o vidro da frente electrico regulável que a xmax não tem.
Abrs
Caiado
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Em termos de motas, aconselho igualmente um test-drive à Honda CB500X (anda praticamente o mesmo que a NC, com o mesmo consumo e tem o típico motor de mota, embora seja mais pequena e não tem o met-in, mas paga menos de metade do IUC) e a Benelli TRK. Ambas têm um preço bastante comedido, com vantagem para a Benelli, que também vem mais equipada que a Honda. No entanto, para cidade, a Honda é uma melhor aposta por ser mais estreita, o que permite passar entre os automóveis com mais facilidade.
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E que grande opinião JViegas _pol_ já tive a ver os vários diários de bordo incluindo o teu e até nisso vocês me deixaram mais confiante em relação à Forza!!
Sem duvida que irei ter mais conforto, protecção aerodinâmica e espaço na Forza do que na NC se bem que o espaço que a NC tem (único em motos) chega para mim, e as velocidades não andaram muito diferentes, principalmente para fazer a viagem que faço todos os dias no meio do transito!! Também já pensei no IUC e é mais uma para a lista de prós e contras!! Hoje irei experimentar a NC e irei perceber como se comporta ;D
Experimenta! Sou fã incondicional desde sempre da Yamaha, mas a Forza 300 é muito boa máquina e tem o vidro da frente electrico regulável que a xmax não tem.
Concordo com tudo o que disseste Caiado. Andei com as duas e gostei imenso das duas e não há para mim grandes diferenças entre elas, é mesmo uma opção de gosto penso eu!!
Já que tocas-te na questão do vidro eléctrico regulável, faço aqui mais uma questão....
Vocês não acham que estas novas maxi tem electrónica a mais? Não me estou a queixar, mt pelo contraio, aquele computador de bordo da Forza deixou-me fascinado e esse até foi um ponto do qual a SYM perdeu para mim, mas isto é tudo muito bonito mas acredito que se um vidro eléctrico ou um computador de bordo daqueles se avarie, penso que seja uma grande despesa pela frente ou não? Também isto está sempre a evoluir e temos que confiar em todas estas modernices
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Em termos de motas, aconselho igualmente um test-drive à Honda CB500X (anda praticamente o mesmo que a NC, com o mesmo consumo e tem o típico motor de mota, embora seja mais pequena e não tem o met-in, mas paga menos de metade do IUC) e a Benelli TRK. Ambas têm um preço bastante comedido, com vantagem para a Benelli, que também vem mais equipada que a Honda. No entanto, para cidade, a Honda é uma melhor aposta por ser mais estreita, o que permite passar entre os automóveis com mais facilidade.
Quando comecei a ver também inclui a CB500X, e é verdade que paga menos IUC mas as diferenças de preço de uma para a outra é pouca e a NC sempre tem aquele espaço, do qual dou imenso valor!! Adoro a Benelli TRK, muito fixe mesmo, mas quando me sentei em cima de uma pensei logo, não posso ir com isto para Lisboa _lol_ e deve beber um pouco mais, é pesadota para aquele motor 500 mas tem um preço brutal
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Eu por acaso achei a CB500 muito mais manobrável que a Benelli , mas a CB500 testei mesmo exclusivamente na cidade e a Benelli foi nos arredores de Lisboa não tive de me meter entre carros e afins
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MAXISCOOTERS sempreeeeeeeee scooter_ scooter_ _pol_ _pol_ _pol_
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MAXISCOOTERS......WHAT ELSE ? scooter_
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Bom ,já me vi neste dilema,e quem me conhece sabe o meu percurso.
Sempre referi que a trk na cidade ,não ,não interessa se é para quem tem unhas pés,etc ,a mota é alta ,pesada e volumosa ,ok vai lá ? Claro ,todas vão mas vejo-me a ter de deixar passar tudo e todos onde eu fico tipo rolha,bem já dei bailes as GS com as malas enormes e provavelmente vazias....
Mas também já referi que se fosse hoje ,se soubesse que tinha de ir todos os dias para Lisboa ,já sabem,minha rica xciting 400 ,essa sim brincava em todo lado.
De resto o motor da TRK? Já mostrei que a subir é que "tocamos guitarra",aquela subida de Monsanto nem sai da sexta velocidade .
Vai na volta ,volto às 125
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Eu vou passar pelo mesmo dilema que tu, assim que acabar de tirar a carta.
Opinião de que sempre andou em scooter e de um tipo mais verdinho que os outros companheiros.
Pelo percurso conforto, scooter. Se bem que sempre que poderás preço de uma scooter mais potente olhas para as restantes motas ..falo por mim pq ando a ver 300 e 400 maxisym...e não como deixar de ver a cb500x.
Mas pq não optar por uma Ak550 ou ADV, sei que é mais cara...mas juntas os dois em um só.
Opinião de um verdinho das motas, não leves a mal.
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Quem entrou e sempre usou scooter, recomendo vivamente a mota. Já que mais não seja para conhecer essa forma de conduzir e aproveitando as aulas da carta.
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Eu como nunca tinha pegado fiquei pela scooter. Se tivesse tirado a carta então a análise seria outra e é possível que dentro do orçamento encontrasse algo melhor . Mas fininha porque o motivo principal para me meter nisto foi filtrar.
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Eu comecei nas motos "convencionais", mas quando experimentei uma scooter nunca mais mudei, porque:
-Proteção aerodinâmica, que as outras não têm
-Transmissão automática, que é inegavelmente mais prática, principalmente em cidade e em filas de trânsito
-Ausência de corrente de transmissão, que salpica tudo de óleo e tens de olear periódicamente
-Cofre para deixar os pertences, que as outras não têm
-Em piso molhado, não há salpicos de água/lama da roda da frente, o que acontece nas outras
-Geralmente mais confortável para a pendura
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Companheiro das escolhas que referes eu iria para a Forza 300 , para mim a melhor relação preço qualidade , tenho uma Sym mas acho que neste caso a cruisym já tem o valor muito perto da Honda , e assim sendo escolhia a forza , pois uma maxi tem melhor proteção contra a intemperie e mais pratica no transito sem duvida....
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Pois é caros companheiros, ontem andei na Honda NC750X e sem duvida que é uma excelente mota, fácil de conduzir e anda mais que o suficiente, curti mesmo, mas acho que estou mais virado para uma maxi, neste caso a Forza 300 por todas as razões aqui referidas por vocês... adoro andar de mota é verdade mas penso que irá entrar aqui o mais logico para o meu caso, quero conforto, protecção aerodinâmica, espaço para poder levar tudo e mais alguma coisa e acima de tudo economia e nesse caso, nada melhor que uma 300 _pol_
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Pois é caros companheiros, ontem andei na Honda NC750X e sem duvida que é uma excelente mota, fácil de conduzir e anda mais que o suficiente, curti mesmo, mas acho que estou mais virado para uma maxi, neste caso a Forza 300 por todas as razões aqui referidas por vocês... adoro andar de mota é verdade mas penso que irá entrar aqui o mais logico para o meu caso, quero conforto, protecção aerodinâmica, espaço para poder levar tudo e mais alguma coisa e acima de tudo economia e nesse caso, nada melhor que uma 300 _pol_
Totalmente de acordo! _palmas_
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Disseste tudo companheiro , parece me uma excelente escolha . _convivio_
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Companheiro Luís Costa.
Tens aqui uma opinião sincera sobre as maxiscooters ,,, apelidado por muitos como aspiradores,,,secadores etc. _thumbdown_
Boas curvas.
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Eu neste momento tenho uma scooter e uma mota, já tive Maxiscooters
Acho que não existe o ideal, vai depender do uso de cada um
Vejamos durante a semana faço 95% dentro do centro da cidade a maxi scooter era boa mas é pesada uma scooter pequena é muito mais manobrável econômica e deixamos em qualquer lado.
Ao fim de semana gosto de agarrar na minha Maria dar umas voltas apanhar umas praias uns estragões de terra caso seja necessário, na maxiscooter não me punha em grandes aventuras nestes caminhos, não era feita para isso.
Malta que vem de fora da cidade etc apanha a A5, A1 vias rápidas para essa utilização seria perfeito a maxiscooter.
Ou seja com isto não existe motas ideais as necessidades de cada um fazem a mota ideal, hoje durante a semana ando de Pcx e gosto bastante é perfeita para o meu dia a dia citadino (11 kms para o trabalho sempre por dentro da cidade) ao fim de semana simplesmente não a uso quero uma máquina para poder relaxar sair por esta estrada fora, não consegui um dois em um e abdiquei de um dos carros lá de casa para ter duas motas, a minha Maria diz que sou maluco nesta opção , mas neste momento sou feliz com o que tenho.
Só um pequeno a parte , eu de mota também andava bem na cidade mas tinha um problema não passava em todos os buracos no trânsito (nomeadamente os suvs são uma porcaria) também tinha o problema de a deixar na rua no emprego nunca ficava 100% descansado e o meu problema maior era que dentro de cidade o meu consumo era quase 5L/100 e as manutenções iam chegar muito mais depressa e o material de desgaste ia ser muito maior. Se só pode-se ter um veículo era difícil para mim ser só a mota
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Ou seja com isto não existe motas ideais as necessidades de cada um fazem a mota ideal
Que mais se pode dizer?? É isso mesmo!!
Tens aqui uma opinião sincera sobre as maxiscooters ,,, apelidado por muitos como aspiradores,,,secadores etc. _thumbdown_
Mais um excelente video do grande Josezito _pol_ e ele tem uma máquina ;)
Obrigado companheiros pelas vossas mensagens
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Este topico já tem uns bons meses, mas algo que já me questionei, o que será um melhor upgrade de uma 125cc-
Será uma maxi 300cc ou para uma nc750x DCT _pensador_
Como foi dito são diferentes, uma versão oferece mais protecção aerodinâmica a outra não, a outra tem a vantagem que em caso de queda tem muitos menos dados que uma maxi ( neste caso é uma pipa de massa para uma carnagem)-
Uma absorve melhor as irregularidades a outra não.
Uma tem correia mas por norma muda-se de 12 a 15mil, a outra tem corrente que faz no mínimo 20mil.
A nível de andar em cidade entre transito acho que sendo a nc750x em versão DCT é ela por ela.
Depois é a questão de uma não pagar IUC _pensador_
A escolhas na nossa vida que as vezes são difíceis, e acredito que esta é uma delas _lol_
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A opção é sempre individual.
Uma scooter 300 cc e uma NC 750 é uma escolha limitada.
Não equacionas uma mota com caixa manual? Alguma razão? O conforto de não fazer mudanças de caixa?
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A opção é sempre individual.
Uma scooter 300 cc e uma NC 750 é uma escolha limitada.
Não equacionas uma mota com caixa manual? Alguma razão? O conforto de não fazer mudanças de caixa?
Eu sempre andei em motas com mudanças, até a 2 anos ter comprado a scooter, e apanhei o gosto de andar na cidade sem a preocupação de andar a reduzir ou meter mudanças.
A Nc750x DCT gosto da moto, depois tem a vantagem de ser tipo scooter e o extra ainda para quem quiser poder usar a caixa em modo manual.
Mas também apaixonei-me pelo visual da xmax 300cc _pensador_
MAs moto2cool, gosto também de andar em motas e numa viagem também se diga de passagem que numa viagem não se anda sempre a por ou reduzir as mudanças, mas como o meu irmão tem uma Intruder 1800 M90 e passa mais tempo parada do que andar, sempre a posso usar para uns passeios fora da cidade e ai matar as saudades.
MAs sim prefiro para o uso que dou de ir para o trabalho e casa ser automática, torna-se muito mais pratica para cidade.
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A minha questão é mesmo essa, para o fim que pretendes a scooter é a opção :) , escolher mota é que punha em questão se fazia sentido limitar à NC
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A minha questão é mesmo essa, para o fim que pretendes a scooter é a opção :) , escolher mota é que punha em questão se fazia sentido limitar à NC
Pois eu também acho a scooter talvez seja melhor até porque ficava logo a poupar no IUC.
A minha maior preocupação é o valor para que já vai uma 300cc, e se alguma vez existir o azar de cair, ou deixar-mos a scooter em algum lado parada e alguém empessar nela e cair, se partir uma carnagem é logo mais um balúrdio, ai a Nc tem mais vantagem, até porque já vêm com as barras de protecção, o gasto não iria ser tanto.
É verdade que não podemos andar a pensar nisso, mas na realidade são situações que podem acontecer, e é ai a minha preocupação.
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Pois eu também acho a scooter talvez seja melhor até porque ficava logo a poupar no IUC.
A minha maior preocupação é o valor para que já vai uma 300cc, e se alguma vez existir o azar de cair, ou deixar-mos a scooter em algum lado parada e alguém empessar nela e cair, se partir uma carnagem é logo mais um balúrdio, ai a Nc tem mais vantagem, até porque já vêm com as barras de protecção, o gasto não iria ser tanto.
É verdade que não podemos andar a pensar nisso, mas na realidade são situações que podem acontecer, e é ai a minha preocupação.
Se pensarmos na maioria das situações possiveis de acontecer ficamos doentes, sem tempo nem vontade para gozar a vida.
O valor do IUC varia sempre com cilindrada. Mesmo que acabem as atuais isenções uma 750cc pagará mais que uma 300cc.
O valor de seguro da 750cc tenderá a ser mais alto, bem como o custo de utilização.
Se uma será melhor que a outra? Certamente que sim, caberá a cada um escolher a sua melhor opção.
Para mim, por ex, num projeto de longo prazo iria escolher mota pela facilidade de manutenção.
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A Nc não tem as crash bars de origem. São cerca de 150 euros, mas valem cada cêntimo.
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A Nc não tem as crash bars de origem. São cerca de 150 euros, mas valem cada cêntimo.
Acho que todas as motas deviam ter esse acessório inclusive as scooter
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Bom eu larguei a enorme mas porreira trk 502 e desci a xmax 300 mesmo pela versatilidade de ser scooter .
Acabo por andar nas mesmas velocidades que andava e gasto metade em combustível, ando mais protegido , gasto menos em manutenções também,so fica a faltar ir para a terra que com a xmax nao convém
Em 3 meses mais de 5000km feitos , se fosse na trk ha tinha gasto uma pipa de massa....
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Bom eu larguei a enorme mas porreira trk 502 e desci a xmax 300 mesmo pela versatilidade de ser scooter .
Acabo por andar nas mesmas velocidades que andava e gasto metade em combustível, ando mais protegido , gasto menos em manutenções também,so fica a faltar ir para a terra que com a xmax nao convém
Em 3 meses mais de 5000km feitos , se fosse na trk ha tinha gasto uma pipa de massa....
Bem em relação ao combustivel a diferença entre a scooter e a nc750 não é grande, pelo menos falo pelo consumo que fazem as SYM que tirando uma ou outra pelo que li no forum não fazem menos de 3,3lts
A nivel de manutenção não vejo diferenças pois o que se muda numa não se muda na outra logo acho que fica ela por ela, onde vejo que realmente pode haver mais uns custos é na diferença do seguro e no IUC, mas talvez no que se poupa em algumas mudanças ao fim de duas manutenções fica ela por ela.
Agora a nivel de proteção de chuva e frio ai sim uma scooter é uma scooter protege mais, mas como dizes se quiser-mos fazer mais umas explorações pelo campo já ficamos um pouco limitados, não é que não o possamos o fazer mas ai podemos danificar alguma coisa.
Para que faça mais cidade scooter sem duvida, para que faça cidade e passeios e percursos pelo campo, sem dúvida que uma mota com DCT é capaz de ter mais vantagens e a longo prazo compensa nesse sentigo.
Acho que pelos valores que já andam a nivel de uma 300cc ou uma nc750 DCT, tem que se pensar muito bem o que queremos realmente e o uso que vamos dar, para não estar-mos limitados que queremos fazer.
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Concordo com tudo o que o PSH72 escreveu.
Mas são produtos diferentes. Uma scooter tem um lado inequivocamente mais pratico, mas para mim a mota é muito, mas muito mais divertida de conduzir.
Comecei a andar de 2 rodas quando precisava de me deslocar para Lisboa todos os dias, nessa altura só uma scooter fazia sentido para mim. Hoje as 2 rodas para mim são passeio, divertimento, já não me vejo numa scooter.
Claro que é a minha opinião, apenas