Geral => DIY - Faça você mesmo => Tópico iniciado por: Cat3pt em 24 de Junho de 2016, 00:00

Título: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Cat3pt em 24 de Junho de 2016, 00:00
Olá a todos.

Deixo aqui o meu primeiro DIY.

Este DIY permite aos donos da NMAX poderem ver como se retira a tampa frontal que dá para aceder aos mínimos, e a mais alguma cablagem. Além disso descobri que nessa zona frontal é ideal para instalar por exemplo alarmes, localizadores, etc. Tem muito espaço e fios acessíveis. Portanto serve para várias coisas, depende da imaginação de cada um.

Aviso: Este tipo de trabalho não interfere com a garantia, isto é, vem no manual do Proprietário a explicar como substituir as lâmpadas de mínimos (de uma forma muito resumida) pelo que fazê-lo em casa não afeta a garantia nem obriga a ir a uma oficina.


Dificuldade: FÁCIL
Custo: Depende do objetivo, mas em termos de material são ferramentas comuns em quase qualquer casa.

Material necessário:
-Chave estrela, tamanho intermédio.
-Chave Allen Nr 4.
-(Opcional) Um cartão plástico (tipo um cartão multibanco, de cliente-loja, etc).
(https://s31.postimg.org/sqbbrn6pn/20160623_152805.jpg)

Este DIY mostra como mudar lâmpadas para LED mas serve também para quem apenas precise de mudar alguma lâmpada de mínimos fundida..

1- Desapertar os 4 parafusos com a chave estrela.
Nota: Estes parafusos são em plástico, portanto apos se aliviar um pouco, até se pode usar os dedos para desapertar pois eles não estão muito apertados e saem facilmente.
(https://s31.postimg.org/hf8o39zuj/20160623_152841.jpg)

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2- Ao retirar o ''vidro'' chamemos assim ao plástico preto, fica com o aspeto que está na seguinte foto. Tirar os 3 parafusos indicados na foto, com a chave allen.
(https://s31.postimg.org/uypi8zdtn/20160623_153023.jpg)

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3-Apos tirar os parafusos vem a unica parte que requer alguma calma e paciencia. É preciso tirar a moldura plástica toda, conforme indica a imagem a seguir, da peça.O ideal é começar por um dos 2 cantos. Toda a peça está presa por encaixes de plástico.
(https://s31.postimg.org/6txzir8aj/20160623_172444+- Cópia.jpg)

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4-Recomendo usar um cartão colocando na fenda como mostra esta imagem, para ajudar a ir soltando o plástico.
Nota: Uma forma de facilmente ir levantando a peça é, ao segurar no canto para ir levantando a peça, criar uma pressão de afastamento entre a peça que vamos (A)  tirar e peça lateral (B), como se quiséssemos afastar as 2 peças para alargar o espaço entre elas. Este movimento em conjunto com o levantamento da mesma, faz com que ela se vá soltando sem qualquer problema de maior.
(https://s31.postimg.org/bjeqfvkjf/20160623_153144.jpg)
(https://s31.postimg.org/nmk23fvln/20160623_153214.jpg)

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5- Aspeto após retirar um lado como mostra a imagem seguinte.
(https://s31.postimg.org/5xsbbtjuj/20160623_153231.jpg)

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6-Fazer o mesmo processo do outro lado. No fim a peça ficará solta e é só subi-la. NÃO inclinar para a frente como se fosse a tampa de um porta luvas. A peça sai puxando para cima.
(https://s31.postimg.org/mmtr7qgfv/20160623_153308.jpg)

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7-Ficamos então com ''tudo a mostra''. Como podem reparar este espaço permite fazer instalações de alarmes ou localizadores facilmente, entre outros.
(https://s31.postimg.org/k6rxtvyd7/20160623_153317.jpg)

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8- As lâmpadas de mínimos estão colocadas nas posição indicada na foto a vermelho (neste caso o lado esquerdo, visto pelo condutor). O suporte delas é de borracha. Nota, na foto aparece a verde o suporte da lâmpada de piscas (igualmente esquerdo)
(https://s31.postimg.org/me0rvjt17/20160623_153405.jpg)

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9- Para retirar as lampadas, basta segurar o suporte de borracha, e roda-lo no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Se espreitar pelo vidro de cima dá para ver para que lado se tem de rodar. Este é o aspeto da lâmpada no suporte, ja fora do farol. Sai facilmente.
(https://s31.postimg.org/5ertgahtn/20160623_153452.jpg)

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10- Troca-se a lampada (neste caso para uma de LED), e liga-se a ignição sem ligar o motor, só para ver se funciona, isto porque estas lampadas têm polaridade e portanto se não acender, é porque está ''ao contrario'', bastando para isso encaixa-la na outra posição (rodando 180º). No fim desligar a ignição para não se estar a trabalhar com corrente a passar.
(https://s31.postimg.org/vpmtsi5kr/20160623_172236.jpg)

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11- Vendo que funciona, basta colocar no lugar de onde foi retirado o suporte, e novamente, com o auxilo que o vidro do farol permite, rodar neste caso no sentido dos ponteiros do relogio.
Nota: Podem caso queiram, voltar a ligar a ignição para ver se ficou tudo bem, e voltar a desligar.

(https://s31.postimg.org/g6pdvdxa3/20160623_172311.jpg)
(https://s31.postimg.org/hpks0d3uj/20160623_172341.jpg)

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12- O processo na outra lâmpada é exatamente o mesmo pelo que irei saltar esse passo. Fica só a imagem já montado
(https://s31.postimg.org/lje89il6j/20160623_172328.jpg)
(https://s31.postimg.org/jsv7813nf/20160623_172337.jpg)

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13- Após concluída a instalação das 2 lâmpadas, verificar já com ambas no sitio, se está tudo bem.
(https://s31.postimg.org/6re3vx4mz/20160623_172346.jpg)

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14-Chegando a hora de voltar a montar tudo, deve-se em primeiro encaixar de cima para baixo numa posição quase vertical, o apoio A que a figura mostra.  Depois desse apoio encaixado, deve-se juntar a peça à mota, onde os outros 2 encaixes B da figura , terão de encaixar.
(https://s31.postimg.org/cgucg8at7/20160623_172429.jpg)

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15- Tendo a certeza que os 3 encaixes estão no site, o procedimento é de baixo para cima ir pressionando a borda, contra a mota, e vai-se ouvindo os encaixes a ficarem no devido lugar.
Nota: Em zonas que parece que não quer entrar, devemos usar o cartão para fazer um alinhamento melhor, na fenda, e enquanto se tira o cartão pressiona-se para baixo. Evitar fazer força. Se algo exige demasiada força é porque se está a fazer algo errado. Nos 2 vértices, é preciso garantir que tudo encaixa, e depois basta uma pequena pressão no topo e fica tudo encaixado.
(https://s31.postimg.org/5u7on1t4r/20160623_172500.jpg)
(https://s31.postimg.org/tmgzykv5n/20160623_172543.jpg)

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16- Após se verificar que tudo está encaixado, volta-se a apertar os 3 parafusos com a chave allen.
(https://s31.postimg.org/s8pd39vwb/20160623_172551.jpg)

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17- Depois dos 3 parafusos, coloca-se novamente o ''vidro'' com os 4 parafusos plásticos. Importante: Estes parafusos nunca vão apertar ''à justa''. Quando começarem a sentir alguma resistência ao apertar, é porque está no ponto ideal. São parafusos de plástico, não tentem apertar o máximo que der, senão vão moer.
(https://s31.postimg.org/jg8eflarf/20160623_172721.jpg)

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18 - Trabalho finalizado!
(https://s31.postimg.org/ite33t397/20160623_172849.jpg)

E assim termina este DIY.
Eu sei que tem demasiados passos, mas preferi pormenorizar para não haver aquela duvida que por vezes acontece de como manusear os plásticos e encaixes.

Espero que seja útil a alguém.


Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: CoutoJr em 24 de Junho de 2016, 00:03
Parabéns! Muito completo e detalhado. Se há tópicos que gosto são de DIY.


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Título: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Nunext84 em 24 de Junho de 2016, 23:15
Excelente tópico! Basta ganhar coragem para me aventurar :)
Onde compraste os mínimos em LED ? Qual a referencia da lâmpada?

Abraço
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: pedro diniz. em 24 de Junho de 2016, 23:25
  Ficou com looke arrojado scooter_ _pol_
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Cat3pt em 25 de Junho de 2016, 00:55
Bem eu não quero aconselhar lâmpadas a ninguém...
Pois a ''marca'' que comprei, devia ser de péssima qualidade dado que uma das lâmpadas desintegrou-se toda. Não sei ainda o que se passou nem como, se sobreaqueceu e derreteu as soldas, se com as vibrações do andar da mota, partiu as soldas, mas a lâmpada direita ficou neste estado:
(https://s31.postimg.org/4snn58tuz/13499494_1235787736440038_2056576340_o.jpg)(https://s31.postimg.org/6o7o7xrkr/20160623_172123.jpg)
Já agora o KIT é este acima, e não recomendo esta ''marca branca''. É um exemplo de um LED de má qualidade. No entanto, neste formato de 5LED há outras marcas que podem ser bem melhores em qualidade.
Há inclusive lâmpadas assim de LED para os mínimos, de marcas como a Philips. Usar LED não tem qualquer perigo, apenas há ''leds bons'' e há ''leds chineses''.
Seja como for, fui a loja trocar por outra marca, e já não parece haver mais problema após um dia inteiro de viagem. Tive apenas um azar na escolha anterior, que por acaso foi usada neste DIY.



Portanto aqui o melhor era o pessoal das PCX mais antigas, que tenham posto LED nos mínimos ou mesmo colegas que têm a NMAX com LED nos mínimos, dizerem qual marca meteram ou qual tipo de LED.

Nota: Não sei se estou a ir contra as regras do fórum mas o meu objetivo não é fazer publicidade especifica a nenhuma marca, apenas dar exemplos
O tipo de lâmpada é de encaixe T10. Nas incandescentes são denominadas de W5W, nas LED como T10.

Dentro das lâmpadas incandescentes tal como as que vêm de origem, W5W, quem quiser procurar um tom mais branco, pode experimentar comprar daquelas em que o vidro é azul... Deixo aqui o exemplo das ditas ''originais'' que estao presentes em praticamente todos os modelos de motas que não tenham minimos LED de origem, e deixo um exemplo das tais ''azuis'' que dão uma cor mais branca. (Na imagem, a A é ''igual às originais'')
(https://s31.postimg.org/mlzxvgfij/LAMPADAS1.png)

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Ou quem quiser colocar LED para garantir uma cor mesmo branca vai deparar-se com imensas opções. Umas dão mais luz, outras menos, uns têm mais ''leds'' outros menos, mas as 2 principais vantagens da lâmpada LED é o menor consumo de energia (consome 1W ou menos, face aos 5W da lampada de origem) e supostamente duram mais tempo. Deixo aqui exemplos diversos de Lampadas LED de mínimos válida para esta mota e quase todas.
(https://s31.postimg.org/phd12bjij/lampadas2.png)

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Qualquer um destes casos funciona na NMAX e em quase todas as motas. Existem mais tipos de lâmpadas, apenas dei alguns exemplos.
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: fapoc em 11 de Setembro de 2017, 13:10
Belo DIY.

Fiz a mesma mod na minha, ficou impec.
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Mastergumble em 19 de Dezembro de 2017, 10:03
Alguma recomendação para as lâmpadas a utilizar, essas que se desintegraram upa upa...
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: mpaneves em 19 de Dezembro de 2017, 10:55
A bateria agradece além senão ir queimando o material envolvente.
Mais bonito e eficaz.
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Ccarvalho em 19 de Dezembro de 2017, 11:29

(https://s31.postimg.org/phd12bjij/lampadas2.png)

########
Qualquer um destes casos funciona na NMAX e em quase todas as motas. Existem mais tipos de lâmpadas, apenas dei alguns exemplos.

Por experiência própria, excetuando as Philips, a vida média dessas lâmpadas led "do chinês" é de uma semana a um mês. Não tarda começam a piscar. Na minha Sw-T só as Philips funcionam como deve ser, podem ser mais caras mas têm uma durabilidade acima da média.
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Mastergumble em 19 de Dezembro de 2017, 12:13
Vou testar umas Osram 2850CW

W5W P Cool White
12,0 V
1,00 W
70 lm
26,8 mm Comp.
10,0 mm Diam.

Amanhã já as recebo e a ver se ainda tenho tempo de as montar, depois dou feedback.
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Ccarvalho em 19 de Dezembro de 2017, 12:26
Vou testar umas Osram 2850CW

W5W P Cool White
12,0 V
1,00 W
70 lm
26,8 mm Comp.
10,0 mm Diam.

Amanhã já as recebo e a ver se ainda tenho tempo de as montar, depois dou feedback.

Essas também são boas, mas as Philips são um pouco mais brilhantes.
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: mpaneves em 19 de Dezembro de 2017, 13:21
Tenho usado essas com vários smd a volta e sem problemas,o meu Nissan tem mais de 10 a seis meses.
Uma andava a piscar era mau contato.
Tenho na matrícula da xciting igual a um ano .
Já existe muita coisa nova e a preços porreiros .
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: fapoc em 20 de Dezembro de 2017, 11:02
Alguma recomendação para as lâmpadas a utilizar, essas que se desintegraram upa upa...

Espero não haver problemas em citar a loja, mas eu comprei estas:
http://www.ledsbylord.com/carro-mota/?p=detalhes_produto&produto=-W5W_10SMD-(5630)-9-32V-Branco-372

Até ver, completamente satisfeito.
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Frutuosocm em 30 de Dezembro de 2017, 00:27
Companheiro,

grande DIY. Muito parabens pelo detalhe. _palmas_

Agora já não tenho desculpa para não fazer o upgrade à minha.  _lol_
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: soeu10 em 02 de Maio de 2018, 14:28
Ora boas,
qual o motivo de nao conseguir ver as fotos?

Quem fez esta modificacao pode por aqui por favor as caracteristicas das lampadas usadas ?

Obrigado :)
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: Prodrive em 10 de Maio de 2018, 13:03
Tambem não consigo ver as fotos.
Que se passa?

Obrigado
Título: Re: [YAMAHA] NMAX - Como trocar os Mínimos (desmontar tampa frontal)
Enviado por: ljdiasc1960 em 04 de Agosto de 2018, 17:26
Tambem não consigo ver as fotos.