Marcas de Maxiscooters => SYM => Mecânica => Tópico iniciado por: piedade em 12 de Junho de 2019, 22:43
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Olá companheiros,
Venho pedir a vossa ajuda, ideias, experiências passadas, para um problema com a minha Maxsym.
Então é assim:
Após um fim de semana perlongado em que a deixei descansar, na 3ªFeira quando a tentei por a trabalhar... _pensador_ _pensador_ _pensador_
O quadrante liga, consegue-se ouvir a bomba de combustível a fazer o seu ciclo normal de alguns segundos antes de dar ao motor de arranque, no entanto quando pressiono o botão, ouve-se o CLAC CLAC característico do relé do motor de arranque, mas o motor de arranque não dá sinal, nesse mesmo instante a iluminação do quadrante diminui quase até zero, aparentemente os valores de tensão no circuito ficam tão baixos que a própria bomba de combustível faz o reset e inicia novamente o ciclo como se tivesse desligado a chave.
O que verifiquei:
- Bateria - já fiz teste com outra bateria em boas condições (mesmo comportamento);
- Já verifiquei fusíveis (tudo OK);
- Corta corrente debaixo do assento (OK);
- Corta corrente no volante + botão de Start (estão ok, caso contrário acho que o relé do motor de arranque não daria sinal ?!?!);
- Óleo do motor (ok);
- Liq. de refrigeração(ok);
- Motor solto, abri a caixa da correia de transmissão e rodei o conjunto à mão (parece tudo normal);
Alguma dica?
Obrigado
Um Abraço
Piedade
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É muito estranho porque isso é sintomas de bateria, mas se dizes que já experimentas-te com outra é estranho _pensador_ _pensador_
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Motor de arranque preso ou a precisar de escovas?
Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
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Motor de arranque preso ou a precisar de escovas?
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Pois, falta ver isso
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Bem visto, isso pode explicar o baixar da intensidade da luz do painel... o motor recebe corrente mas não roda.
A investigar _pol_
Obrigado
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Boas companheiro quantos kms tem a Maxsym?
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Depois de resolver um verdadeiro puzzle lá consegui chegar ao motor de arranque.
A não ser que tenha mais alguma surpresa reservada o problema era mesmo do motor de arranque preso.
Ja o abri e fiquei sem palavras, escovas ok, sem desgaste de nota no veio ou bronzes mas o interessante foi encontrar os 4 imans (armadura) agarrados ao rotor do motor.... a armadura do motor é fixa na carcaça do motor com cola!!!!! Ups... descolou _martelada_
Ainda vou tentar a reconstrução e depois coloco umas fotos
Obrigado a todos pelas dicas
Um abraço
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Não são essas motas que têm um motor que produz muito calor?
Será que com esse calor a cola foi perdendo propriedades?
Acho que há colas próprias para suportar temperaturas altas.
Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
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Não são essas motas que têm um motor que produz muito calor?
Será que com esse calor a cola foi perdendo propriedades?
Acho que há colas próprias para suportar temperaturas altas.
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É assim, nunca me apercebi de o motor da mota produzir calor em excesso, aliás com o tempo mais frio o ponteiro da temperatura vai frequentemente para o 1º traço e até já fui ao mecânico ver disso não fosse ser alguma avaria.
Agora, na Maxsym400 o motor de arranque está na parte superior do motor da mota, mesmo atrás do cilindro e numa zona, que acho que já não é abrangida pelas camisas de refrigeração do motor. Para ajudar à festa fica num sitio com um amontoado de tubos, sensores etc. que de certeza impedem o ar de passar por lá e refrigerar alguma coisa.
Portanto como o companheiro refere este motor de arranque, nesta motorização especifica, deve "passar as passas do Algarve “e de facto com temperaturas elevadas mesmo as colas especiais vão perdendo gradualmente as características
A cola para esta aplicação não pode ser uma qualquer por causa da, temperatura, os materiais a unir, vibração do motor, ...
De qq forma o trabalho está a avançar e ainda hoje a reconstrução do motor de arranque deve ficar concluída :)
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Não sei como funcionam os motores de arranque nas motas mas, poderá acontecer, que depois do start, o motor de arranque desengate do motor da mota mas continue a rodar durante algum tempo, provocando aquecimento?
Tenho as minhas dúvidas, se isso acontecesse já não deveria ter escovas.
No entanto fica a dúvida para fazer o teste.
Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
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Não sei como funcionam os motores de arranque nas motas mas, poderá acontecer, que depois do start, o motor de arranque desengate do motor da mota mas continue a rodar durante algum tempo, provocando aquecimento?
Tenho as minhas dúvidas, se isso acontecesse já não deveria ter escovas.
No entanto fica a dúvida para fazer o teste.
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Acabei de fechar o menino e fazer um teste rápido, está a funcionar! _lool_ _lool_ _lool_
MA = Motor de arranque
MC = Motor de combustão
O MA logo que o MC começa a funcionar tem de desacoplar do mesmo, se isso não acontecer o motor de arranque não deve sobreviver muito tempo. Quando desmontei não encontrei nada de especial nas escovas e o próprio colector está como novo. O problema era mesmo os ímanes que "caíram" sobre o veio e no processo ainda saltaram uns pedacinhos dos ímanes, mas nada critico.
Sobre o funcionamento, tanto quanto eu sei, nos carros ou pelo menos em alguns modelos o MA é mais complexo. Quando se roda a chave, alimenta-se uma bobina (bobina de chamada) que empurra e engrena o pinhão de ataque do MA no volante do motor sendo por sua vez accionado um contacto eléctrico dentro do MA, que fornece energia á parte motora do MA e este começa a rodar.
No caso deste MA que estive a reparar o veio liga directamente ao MC da mota, ou seja deve de existir algo similar ao sistema auto só que este mecanismo que estabelece o acoplamento entre o MA e o MC, deve estar do lado do MC , suponho que isto seja por questões de espaço.
Bom agora é só arranjar um dia para desmontar a Maxsym outra vez e instalar tudo de novo como deve de ser... (fazer estas coisas no meio da rua não é nada prático) _pensador_
Se tiver tempo vou ainda tentar deixar a mota aquecer bem e com um medidor externo medir a temperatura na carcaça do motor de arranque. A questão do aquecimento, deixou-me curioso.
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Caramba, ficou mesmo com tudo à vista!
Diz lá que (também) não ficaste com inveja de quem tem uma "naked"...
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Caramba, ficou mesmo com tudo à vista!
Diz lá que (também) não ficaste com inveja de quem tem uma "naked"...
Sem duvida muito mais leve 😂😂😂. Mas gosto mais de a ver com tudo no sitio _lol_