Geral => Mecânica => Tópico iniciado por: joaoliveira em 11 de Abril de 2017, 22:04
-
Boas companheiros, quem têm o sistema Start and Stop costuma andar com ele ligado? Quais as vantagens e desvantagens que cada um vê na sua utilização? scooter_
-
Boas,
Eu ao principio andava com ele ligado ( era novidade..)
Agora chateia-me porque cada vez que chego a casa tenho que parar ao portão para o abrir e ela parava logo...fartei-me e agora só quando ando em cidade é que o ligo...
Boas curvas
scooter_ scooter_ scooter_
_scp_ _scp_ _scp_
-
Ando pouco com a pcx mas quase sempre desligado, ao andar na cidade com semáforos a cada 100-150mts parece-me um abuso para o sistema.
-
Usei uma vez ou duas... Não tenho paciência para isso..Gosto de de estar parado e houvir o motor.... De casa ao trabalho só faço uma paragem nas portagens , do trabalho para casa do paro em casa....
Enviado do meu T06 através de Tapatalk
-
Eu pelo meu trajecto ser sempre contra o transito nunca paro, tenho o start stop desligado.
Outra coisa que não me sai da cabeça é que este sistema é capaz de dar mais cabo da bateria para quem faz trajectos curtos de apenas 20km por norma, penso eu _pensador_
-
Boas,
por norma anda sempre desligado. Só o ligo quando paro em semáforos e a espera é prolongada.
Cumprimentos,
-
Dito por um mecanico de confiança, deve-se andar com start/stop desligado porque ao fim de um tempo
o motor de arranque vai a vida e é mais uma despesa que se tem sem necessidade.
Boas curvas scooter_
-
Sempre ligado. Até hoje nunca ouvi falar de nenhuma mota que tenha tido problemas por causa disso. Nem acredito que os milhares e milhares de carros que por aí andam estejam todos a dar o berro. De resto sempre poupa algum combustível, e pela lógica, o motor...
-
Quando tinha a pcx estava sempre desligado
-
Sempre ligado. Até hoje nunca ouvi falar de nenhuma mota que tenha tido problemas por causa disso. Nem acredito que os milhares e milhares de carros que por aí andam estejam todos a dar o berro. De resto sempre poupa algum combustível, e pela lógica, o motor...
Por não ter nada acontecido a ti não quer dizer que nunca aconteceu a outros.
Palavra de mecanicos experientes não duvido e quanto a carros ja fui buscar
motores de arranque para varios carros quando trabalhei numa oficina/peças
para carros com start/stop.
Boas curvas companheiro
-
Tudo teorias, tanto as que dizem que faz mal, como as que dizem o contrário. Na minha motinha tá sempre ligado, que é para isso que ele serve...
-
Quem tem preocupações ecológicas deve usar o start/stop porque evita consumo e emissões. Quem quer arrancar no semáforo "a abrir" pode ser um obstáculo. Não conheço nenhuma contestação técnica ao start/stop
-
Aqui alguma informação que pode tirar duvidas
http://world.honda.com/motorcycle-picturebook/idling-stop/index.html
Abraços
João Barros
-
Efetivamente existem alguns relatos de problemas com a pcx versão antes 2015, por exemplo.
Creio que mais por incorreta utilização que problemas no sistema idle-stop . O sistema desliga o motor mas não a iluminação, paragens sistemáticas nis semáforos ou para uns minutos de conversa com os amigos levava a um desgaste prematuro da bateria.
O modelo 2015 corrigiu o tiro, aumentou a capacidade da bateria, diminui consumo elétrico ao apostar na iluminação led e o sistema só permite que o motor se desligue segundo parâmetros de carga de bateria e temperatura do motor.
A pcx não tem motor de arranque convencional, a unidade faz de alternador ou motor de arranque.
-
Efetivamente existem alguns relatos de problemas com a pcx versão antes 2015, por exemplo.
Creio que mais por incorreta utilização que problemas no sistema idle-stop . O sistema desliga o motor mas não a iluminação, paragens sistemáticas nis semáforos ou para uns minutos de conversa com os amigos levava a um desgaste prematuro da bateria.
O modelo 2015 corrigiu o tiro, aumentou a capacidade da bateria, diminui consumo elétrico ao apostar na iluminação led e o sistema só permite que o motor se desligue segundo parâmetros de carga de bateria e temperatura do motor.
A pcx não tem motor de arranque convencional, a unidade faz de alternador ou motor de arranque.
É isso mesmo ,e quem tem dúvidas que não acredita no que está explicado experimente ,a minha de 2015 sempre com ele ligado nunca tive problemas ,e no forum das PCX nunca dei por alguém se queixar ,Honda é aquela máquina ! :)) :))
-
O sistema start stop não se resume ao motor de arranque.
Até o ponto em que o pistão para no cilindro é otimizado para um arranque rápido e silencioso.
Tenho um familiar que tem um carro com esse sistema com mais de 200.00 km feitos em cidade e... impecável.
Deixem isso ligado, poupem uns cobres, cuidem do ambiente e... esqueçam.
Pergunto-me porque que é que alguém, pelo menos durante a garantia, andaria com isso desligado...
(https://cdn.rideapart.com/wp-content/uploads/2011/04/swingback.jpg)
(https://cdn.rideapart.com/wp-content/uploads/2011/04/starter.jpg)
-
O sistema start stop não se resume ao motor de arranque.
Bela explicação! Tanto no carro como na pcx, utilizo frequentemente. Mas há situações e m que prevejo parar pouco que o desligi, por exemplo à entrada de rotundas ou num semáforo vermelho que eu preveja durar pouco tempo.
-
Efetivamente existem alguns relatos de problemas com a pcx versão antes 2015, por exemplo.
Creio que mais por incorreta utilização que problemas no sistema idle-stop . O sistema desliga o motor mas não a iluminação, paragens sistemáticas nis semáforos ou para uns minutos de conversa com os amigos levava a um desgaste prematuro da bateria.
O modelo 2015 corrigiu o tiro, aumentou a capacidade da bateria, diminui consumo elétrico ao apostar na iluminação led e o sistema só permite que o motor se desligue segundo parâmetros de carga de bateria e temperatura do motor.
A pcx não tem motor de arranque convencional, a unidade faz de alternador ou motor de arranque.
E em relação aos start stop dos outros modelos, tb é não é por arranque convencional?
-
Regra geral anda desligado.
Ás vezes ligo nos semáforos mais demorados.
-
E em relação aos start stop dos outros modelos, tb é não é por arranque convencional?
Companheiro, não sei responder á tua questão.
Dos modelos que testei, a versão Honda parece o mais avançado. O sistema da Piaggio é ligeiramente menos reativo e o da Sym mais bruto.