Marcas de Maxiscooters => Yamaha => Mecânica => Tópico iniciado por: spbrds em 08 de Janeiro de 2013, 20:43

Título: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: spbrds em 08 de Janeiro de 2013, 20:43
Ora muito boa noite!

Já lá vão quase 2 anos desde que escrevo neste forum, e o meu registo esteve para expirar umas quantas vezes... :-\ o tempo para escrever é curto... :-[

Ainda assim vou ser mauzinho e colocar-vos as minhas dúvidas:

Tenho uma X-MAX 125 de 2010 e aos 18000 e qq coisa km o médio foi à vida... Estive a consultar o manual do modelo de 2009 (que o vendedor incluíu na mota por engano) e consegui retirar a protecção da lampada e o acopolador... o fixador da lampada, pela sensiblidade dos meus dedos é que me parece diferente, e não o consegui tirar.

Pelo que sinto (porque pus a mão por baixo da carenagem, perto da suspensão) aquilo é uma molinha parecida com os focus luminosos de halogeneo que nestes dias estão na moda pelas nossas casas, mas não o consegui remover de maneira alguma... nem para a esquerda nem para a direita nem para trás nem para a frente.

Saquei o manual da mota de 2010 e diz "se necessitar de substituir um farol dianteiro solicite à yamaha a substituição e o alinhamento do feixe". Grande ajuda. Agora eu não quero ir à Yamaha pagar 30€ por uma lampada de 5€. Já alguém tentou esta acrobacia? Como é que eu posso remover a lampada?

Outra coisa, o indicador V-BELT comecou a piscar, alguém me pode dizer em quanto fica, mais ou menos, a substituição da correia do variador ou do filtro da correia, não sei bem...

Obrigado e boa noite

Simão Silva
Título: Re: Dúvidas
Enviado por: interceptor em 08 de Janeiro de 2013, 22:12
Acho que o procedimento é semelhante com todas as lâmpadas. Basicamente tens uma especie de grampo que fixa a lâmpada ao foco interior do farol, o que tens de fazer é carregar nessas duas pontas do grampo para a frente e desviar para um dos lados para soltar a lâmpada.

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.panchogun.com%2FFVWebPhotos%2FFV-Cars-CLK-Bulb-6x100.jpg&hash=cbffa8e2e0dd9a9ff7c5fac1d7ae2b8746a9cf97)
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: spbrds em 08 de Janeiro de 2013, 22:27
Pronto, então estou a fazer tudo bem, em principio... é só faltinha de jeito!

Amanhã tento outra vez e tento também retirar a gaveta do porta luvas para conseguir ver no angulo em que tu tens na foto, porque sem ver, é complicado.

Obrigado.
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: interceptor em 08 de Janeiro de 2013, 22:31
Tens de apalpar... _careta_ eu troquei a minha lâmpada este fim de semana sem olhar para ela. Para facilitar o processo primeiro retira a ficha da lâmpada e depois removes o grampo. Boa sorte _pol_
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: José em 08 de Janeiro de 2013, 22:44
Ora muito boa noite!

Já lá vão quase 2 anos desde que escrevo neste forum, e o meu registo esteve para expirar umas quantas vezes... :-\ o tempo para escrever é curto... :-[

Ainda assim vou ser mauzinho e colocar-vos as minhas dúvidas:

Tenho uma X-MAX 125 de 2010 e aos 18000 e qq coisa km o médio foi à vida... Estive a consultar o manual do modelo de 2009 (que o vendedor incluíu na mota por engano) e consegui retirar a protecção da lampada e o acopolador... o fixador da lampada, pela sensiblidade dos meus dedos é que me parece diferente, e não o consegui tirar.

Pelo que sinto (porque pus a mão por baixo da carenagem, perto da suspensão) aquilo é uma molinha parecida com os focus luminosos de halogeneo que nestes dias estão na moda pelas nossas casas, mas não o consegui remover de maneira alguma... nem para a esquerda nem para a direita nem para trás nem para a frente.

Saquei o manual da mota de 2010 e diz "se necessitar de substituir um farol dianteiro solicite à yamaha a substituição e o alinhamento do feixe". Grande ajuda. Agora eu não quero ir à Yamaha pagar 30€ por uma lampada de 5€. Já alguém tentou esta acrobacia? Como é que eu posso remover a lampada?

Outra coisa, o indicador V-BELT comecou a piscar, alguém me pode dizer em quanto fica, mais ou menos, a substituição da correia do variador ou do filtro da correia, não sei bem...

Obrigado e boa noite

Simão Silva

Eu por acaso já substituí a dos médios, e para ser mais fácil retirei a carenagem central e
depois com um pequeno espelho consegui fazer o trabalho, que mesmo assim não é fácil.
Aos 18 000 começou a pedir a troca da correia e a respetiva revisão, esse serviço ficou +/-
por 130€, só a correia de origem Yamaha fica por 87€, por acaso ainda estava boa... entretanto
guardei a usada.
Cumprs
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: spbrds em 13 de Janeiro de 2013, 22:46
Ora então muito boa noite, novamente.

Aproveitando que a minha pequena terrorista de 20 dias está a dormir venho aqui comunicar-vos que consegui, ante-ontem, finalmente mudar a lampada.

No entanto não o consegui fazer por trás, de frente para o farol, enfiando a mão sem ver. Após por o tlm dentro da mota, tirar fotos, estragar dois dedos a tentar carregar nos arames para os deslocar tornou-se óbvio que tinha que abrir a mota se queria ser eu fazer esta operação.

Passou um vizinho meu, dono de uma CBR 600, e perguntei-lhe se já tinha feito aquela operação na mota dele. Ele disse-me que sim e disponibilizou-se a ajudar-me. Enfiou a mão mota adentro e tentou... tentou... tentou... e não conseguiu... "Acho estranho que no manual diga para ir à marca e que isto seja tão dificil... Isto faz parte da manutenção normal, na minha mota é só tirar as carenagens laterais e já está" disse ele. O meu simpático vizinho olhou-me para o estojo de ferramentas e fez-se aos parafusos. Dado que ele já tem mais experiência nisto que eu, ajudei-o!

Ao desapertar sete parafusos consegui aceder à lampada. O encaixe era como o interceptor dizia, e mostrou, mas o sitio onde as molas encaixavam é tão "encaracolado" que se torna dificil, sem ver, dar a volta ao arame da forma correcta. Para a o colocar já tive que pressionar com a chave inglesa, tal era a força do arame (froxo, estão vocês a pensar... talvez!).

Depois foi só colocar as carenagens, apertar tudo de volta e voilá! Este método, não sendo o mais directo, no meu caso, considero o mais fácil e menos doloroso e frustrante. Os parafusos são mais fáceis de desapertar do que deslocar os arames.

Para quem, algum dia, quiser seguir este procedimento, aqui ficam algumas fotos que tirei para por aqui:

Após retirar a carenagem A (se não estou em erro é a A) desapertei os parefusos assinalados com as bolinhas vermelhas:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg9%2F373%2Fimg20130111175509.jpg&hash=4d9db417f31597692812db7f4b153b7a8d117568)

Depois desapertar os que estão junto ao porta luvas:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg35%2F6379%2Fimg20130111175531.jpg&hash=868f1de11ef9e1a03cc722f4a0427d5e8da75826)

Nesta altura a parte da frente começa a abanar e pode-se desencaixar. Tudo o que é vermelho sai até o pisca. ficando assim:

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg145%2F5694%2Fimg20130111173111.jpg&hash=5ed8749949c7edfc68bdc2e4b79c52234969f834)

Nesta fase temos acesso às optivas (médios máximos e minimos). É a única coisa que aqui existe, parece um carrinho telecomandando, plástico e meia dúzia de lampadas.

O encaixe é desta forma, apesar de não ter conseguido captar o quão apertados eram os encaixes (já estava sozinho nesta fase):

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg442%2F4435%2Fimg20130111173056.jpg&hash=ea9b26c2eaaeb0cb121353762b8f582fccd33dc4)

(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimageshack.us%2Fa%2Fimg705%2F7346%2Fimg20130111173102.jpg&hash=d3e6fae1ee4c40dda20638bd9f994cd0c555e323)

Depois é ir à loja e por 6,85€ passei umas agradáveis 3 horas... A montar a carenagem é necessário ter cuidado com as porcas de uns parafusos que vão descendo com os nossos movimentos e sem nos apercebermos não conseguimos encaixar a carenagem sem saber porquê. é necessário levantar ligeiramente as porcas (ou buchas, dado que são redondas) para elas encaixarem no devido espaço.

Aproveito para agradecer a vossa ajuda e pela foto do interceptor, com a foto dele deu para esclarecer a dúvida sobre a forma do encaixe, mas tive que abrir a mota na mesma.

Obrigado.
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: xecuter em 22 de Novembro de 2014, 02:38
em breve tb vou fazer a mesma operação... pelo que vi no workshop.. o médio até é algo "acessivel" por baixo... os Minimos são facilimos.. esses já estão... agora o máximo é que pelos vistos vai ser mais complicado!!

Interceptor... a luz de Matricula não é simples de tirar?? na Motor7 disseram para me preparar para a luta que não era só tirar o parafuso seistavado... é verdade?

abrc
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: José em 22 de Novembro de 2014, 02:59
em breve tb vou fazer a mesma operação... pelo que vi no workshop.. o médio até é algo "acessivel" por baixo... os Minimos são facilimos.. esses já estão... agora o máximo é que pelos vistos vai ser mais complicado!!

Interceptor... a luz de Matricula não é simples de tirar?? na Motor7 disseram para me preparar para a luta que não era só tirar o parafuso seistavado... é verdade?

abrc

É que a porca onde o parafuso do farolim da matrícula aperta, depois de desapertares todo a porca cai para um sítio de difícil acesso, tem que se tirar a matrícula e um resguardo do  guarda lama, se a porca fosse vulcanizada ao suporte, isto já não acontecia,  _Zang_ _Zang_
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: xecuter em 22 de Novembro de 2014, 15:11
É que a porca onde o parafuso do farolim da matrícula aperta, depois de desapertares todo a porca cai para um sítio de difícil acesso, tem que se tirar a matrícula e um resguardo do  guarda lama, se a porca fosse vulcanizada ao suporte, isto já não acontecia,  _Zang_ _Zang_

GRRRRR

mto mal pensado!!
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: interceptor em 22 de Novembro de 2014, 22:36
Eu já troquei e não me pareceu muito complicado, assim de repente, lembro-me que tinha um parafuso no interior do guarda-lamas mas foi fácil a substituição.
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: Fragoso em 26 de Fevereiro de 2015, 23:05
Ola camaradas, sou novo aqui no forum e na andança das motinhas tambem ainda nao tenho uma grande experiencia.

Confrontei-me ontem com um medio fundido na minha x-max. (Apos ter sido mandado encostar por um policia em moto). Hoje quando fui a uma loja para comprar um medio vi que nao sei qual é o modelo que devo escolher porque ha varios tipos.Alguem me sabe ajudar?
Um abraco.
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: interceptor em 26 de Fevereiro de 2015, 23:35
Usa h7 nos médios e nos máximos. Esta informação está no manual do utilizador da mota.
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: piedade em 27 de Fevereiro de 2015, 09:07
Boas,

Já passei pelo mesmo filme na MAXSYM, como fiz sempre estas operações de substituição de lampadas nos carros lá fui tentar fazer na MAX ... problema os arames não saiam do encaixe nem a lei da bala!! ainda por cima queria substituir as duas lampadas pois a experiência diz que quando uma queima a outra vai logo a seguir (tempo de vida util...)braço
Acabei por ir a oficina fazer a substituição e o procedimento foi como o já aqui descrito desmontar a frente para trocar a lâmpada!  ( só visto a confusão que é para trocar aquilo)
Agora... aproveitei que estava tudo fora para dar um pequeno empeno nas chapas que suportam e onde encaixa a mola de retenção da lampada, retirando assim um pouco de força ao conjunto. Agora quando queimou da segunda vez ja consegui substituir as lampadas em casa e sem ter de desmontar nada.  8)
Abraço
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: Hugo Tavares em 06 de Maio de 2015, 17:48
Boas

Coloco-vos uma duvida, por acaso alguem utiliza esta lampada: H7 Night Vision?
Qual é a opiniao que tem? Nota-se alguma diferença? Vale mesmo a pena?
Pergunto isso porque estou a pensar por esta na minha Xmax. Nao gosto muito da iluminação que tem.
Entre a PCX e a Xmax, gostei mais da Pcx e se conseguisse uma iluminação seria o ideal.

O que pensam?
Abraços 
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: Paulo Silveiro em 06 de Maio de 2015, 17:53
(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fmedia.umadesign.com%2F000073%2Fosram-h7-night-racer-110-pack-2-unid-.jpg&hash=c38a2570e96553d5f37a2a051d0bc5ed5f0e2719)

Boas eu coloquei duas destas, a iluminação melhora substancialmente, a luz é mais clara e reflete melhor os sinais de trânsito e os refletores.
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: Hugo Tavares em 06 de Maio de 2015, 18:02
Onde as compraste?
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: twin-pt em 07 de Maio de 2015, 08:04
Penso que foi na Migtec. Vê no DB dele...
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: Paulo Silveiro em 07 de Maio de 2015, 09:04
Onde as compraste?

Sim foi na Migtec.  _pol_
Título: Re: Xmax 125 - Substituição de lâmpadas
Enviado por: Fragoso em 22 de Dezembro de 2016, 00:36
Boa noite malta,
Depois de uma luta lá consegui mudar o médio da minha X - max.
Problema agora nem tenho médio nem máximo. Estou se com os mínimos.  Terá sido o fusível? (Testei a luz e funcionava...so ao segundo ensaio já não tinha luzes). Terei puxado algum fio a mais?
Qual a vossa experiência?
Obrigado.