Geral => Segurança => Tópico iniciado por: cristina em 11 de Janeiro de 2010, 22:55
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Hoje de manhã quando circulava calmamente no IC19 no meio dos enlatados, resolvi abrir este tópico para reunir informação sobre a forma mais segura de circular entre os carros em vias de 3 faixas de rodagem.
Eu circulo sempre entre a 2ª e a 3ª faixas de rodagem, ou seja entre a faixa do meio e a da esquerda, e os enlatados do IC19 já estão tão habituados que deixam um "corredor" bastante confortavel, mas hoje, e já não e a primeira vez que vejo, circulava com algum ávontade e em minha opinião, demasiada velocidade uma Sym GTS preta, entre a faixa da direita e a do meio.
Eu considero este espaço, entre a faixa central e a da direita mais perigoso, porque é onde há mais mudanças de faixa por parte dos enlatados.
Por outro lado, quando passa uma mota nesse espaço. noto que os enlatados se assustam, e têm tendência para se desviar bruscamente, pondo em perigo quem circula entre a faixa esquerda e a central, e por isso, sempre que me apercebo de que vem mota no outro "corredor", abrando para não circular a par.
E vocês, em qual dos "corredores" circulam habitualmente?
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Sempre que possível entre a faixa mais ha esquerda e a do meio, se o transito estiver parado, e na via mais ha direita sempre que o transito esteja fluido. Exactamente pela mesma razão apontada pela Cristina, os condutores já estão mais habituados a que sejam "comidos" pelas motos nessas faixas....
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Eu faço como tu... também acho mais seguro... até por causa das entradas e das saidas que são à direita...
E de preferência atrás de uma mota...
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... mas hoje, e já não e a primeira vez que vejo, circulava com algum ávontade e em minha opinião, demasiada velocidade uma Sym GTS preta, entre a faixa da direita e a do meio...
"À vontade"? não era eu certamente... _Rolley_
Eu circulo sempre entre a 2ª e a 3ª faixas de rodagem, ou seja entre a faixa do meio e a da esquerda...
Idem... e normalmente mais lento que alguns habitués... _pol_
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Na descida do IC22 quando está cheia de enlatados, ??? normalmente venho sempre pela berma bem como alguns destes que vão para o IC17. Continuo assim pelo viaduto até ao Sr. Roubado e lá mais à frente faixa da direita e na subida da Calçada de Carriche pela faixa do BUS. _Rolley_
Desde que comecei a andar de scooter fui analisando o trânsito e o comportamento dos enlatados, (fiz este trajecto muito tempo dentro dum deles), e, quanto a mim, é a melhor opção e a mais segura. Eles já estão habituados a nós passarmos por ali e vão-se afastando sem reclamações. _palmas_ _pol_
De qualquer das formas, vou sempre de olhos bem abertos para evitar surpresas. _confuso_
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Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique... _convivio_
Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma... _policia_
Bermas? Esqueçam lá isso... _Rolley_
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Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique... _convivio_
Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma... _policia_
Bermas? Esqueçam lá isso... _Rolley_
Pois... por isso é que já optei por andar no meio das latas... normalmente também entre a central e a da esquerda. No entanto já apanhei 2 sustos com um condutor a parar a sua lata e a abrir a porta _confuso_ um foi para ir ao porta-bagagens, ainda pediu desculpa mas eu devia estar de todas as cores com o cagaço ???_ Um outro foi para despejar um cinzeiro _Zang_
Enfim... olhos bem abertos _policia_
Cumps e boas curvas _convivio_
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Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique... _convivio_
Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma... _policia_
Bermas? Esqueçam lá isso... _Rolley_
Epááá!!!
Onde? Já depois do IC19? A que horas foi isso?
Eu passei lá às 08:40 mais ou menos e não estavam lá os "amigos"... e eu vou sempre pela berma...
Mas eu viro às dta para Alfragide...
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Hoje de manhã uma grande tertúlia motard no final do IC19 em Pina Manique... _convivio_
Como não havia máquina do café para pagar cafézinhos... a malta pagava coimas... por circular pela berma... _policia_
Bermas? Esqueçam lá isso... _Rolley_
Não era só a malta... às 09h15 quando apssei estava uma moto da Polícia na Radial de Benfica e um Opel a fazer-lhe companhia. O polícia devia ter pedido alguma informação ao condutor porque estavam os dois fora dos respectivos veículos e o polícia estava a escrever. _lol_.
Em relação à questão da Cristina, faço exactamente como ela popis já vi que é bem melhor e os meus companheiros mais experientes não vão por ali por acaso.
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Eu tb vi. Foi mais ou menos pelas 8.00. Só não sei a que horas acabaram.
Abraços
Luís
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Seria cerca das 9h45 mais coisa menos coisa.
Estavam no IC19 imediatamente antes do entroncamento com a CRIL.
Estava também uma moto da PSP na bifurcação para a Radial de Benfica, a "fiscalizar" um carro.
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Companheiros,
Na minha magra experiência nas duas rodas(cerca de 7.000 km repartidos entre a Virago e a X City que adquiri este ano), já verifiquei que conduzir o mais á direita possivel da faixa pode ser perigoso.
Quando me desloco na minha X City na via rápida já apanhei valentes sustos, pois os automóveis vêm espaço suficiente e ultrapassam 2 aos mesmo tempo !! Claro que o que vai na minha faixa, passa-me uma bela tangente!! Por isso decidi ocupar metade da faixa.
Tenho estado atenta a este pormenor e vejo que muitos companheiros fazem mesmo.
E voçês como conduzem ? Certo ou errado ocupar metade da faixa ?
Fico a aguardar os vossos comentários, até lá:
Maxi saudações !
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Porfiria para conduzires de forma mais segura circula ao meio o IMTT aconselha. Se fizeres testes para tirar a carta de mota essa é uma das perguntas e assim também evitas que te ultrapassem. _pol_ _pol_
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O correcto e por uma questão de segurança é no meio. E no meio é que está a virtude. 8)
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Eu também faço como a Cristina porque acho mais seguro pois os outros condutores tem tendencia para utilizar a direita para sairem. E ando sempre devagar entre os enlatados que todo o cuidado e´pouco. _pol_
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Na minha opinião, Sempre no meio. É mais seguro e no caso de tangentes ainda sobra espaço para te desviares antes de ir a berma. Isto aplica-se na auto-estrada, nacionais e nas cidades, nas cidades ir encostado ao lado direito também se torna muito perigoso se sair algum carro, pessoa ou animal do passeio. já apanhei um pequeno susto com uma simples bola(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/Smileys/akyhne/rolleyes.gif)
Miguel (https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/Smileys/akyhne/Smile-PT.gif)
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Sempre ao meio. De duas rodas seja bicicleta seja mota e sempre ao meio. A segurança nas duas rodas, quer seja em cidade quer fora da cidade um ponto importante é tentar andar sempre á frente dos enlatados. Numa cidade é relativamente fácil com motas até de baixa cilindrada, o mesmo já não acontece na estrada. Acima de tudo apostar em todo o equipamento de segurança possível quer da mota quer do motociclista por fim muita atenção a tudo, pois tenho reparadoo que os enlatados a grande parte das vezes nem nos vêm. Depois vem o lado "bom" das motas, estamos numa fila exemplo : Av.de Berna hora de ponta, vai de furar pelo meio dos enlatados, entretanto abre o sinal e ainda estamos no meio dos enlatados., aí meus amigos. vai de rodar punho, mas como estamos perto normalmente os enlados vêm-nos e até facilitam outros nem por isso, é onde temos que jogar com acelde rador e travão. Óbviamente esta é uma condução que até podemos considerar mais agressiva, que não se pode praticar com chuva por exemplo. No entanto eu comprei a mota presisamente para me deslocar rápido, estac.ionar fácil e se possivel não gastar tanto combustivel, mas isso são outras contas, mas resumindo, enquanto puder ir á frente dos enlatados dá gozo.
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Apesar de nos ensinarem nas Escolas de Condução a circular o mais à direita possível, eu ando sempre a meio da faixa.
Andar muito à direita pode causar-nos grande problemas pois não temos margem de manobra se acontece alguma coisa.
Já para não falar que se nos encostamos muito à direita, os condutores dos enlatados sentem-se encorajados a passarem-nos, mesmo que não seja seguro.
Já basta nas estradas secundárias em que temos de circular mesmo à direita... nas AE nunca!!
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Eu sigo aquilo que a escola de condução me ensinou... circular o mais à direita possível... ou seja por vezes ando à direita outras no meio outras mais à esquerda.
O que interessa é que ande sempre o mais visível possível e que possa me desviar de algum obstáculo sem estar em perigo.
Sempre circular o mais à direita possível. O mais à direita possível sou eu que decido.
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Eu também sou muito verdinho nisto das duas rodas (mas sempre _slb_ eheheh)... no entanto, algumas tangentas, especialmente em AE, já me mostraram que tenho mesmo de ocupar a faixa, ou seja, opto por andar +/- a meio da faixa. De quando em vez lá levo uma ou outra tangente, mas acho que andando a meio se dimimui a probabilidade dos enlatados passarem "a razar".
Cumps e boas curvas _convivio_
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Circular no meio da faixa, podemos em muitas situações apanhar zonas sujas ( Zona de pingo de fluidos dos carros ). Eu prefiro andar pelas zonas dos rodados dos carros pois estão mais limpas pela utilização constante. Para além disso numa travagem de emergência tenho mais facilidade de dar o pequeno desvio final. Se estiver a meio do carro, é mais difícil sair para o lado. De qualquer maneira, fica sempre dependente de uma análise constante ao estado da via e ao tráfego existente.
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Eu tenho ando ao meio da faixa quando vou no AE (Auto Estrada) ou VR (Via Rápida), mas quando estou em estrada normal depende das situações, mas nunca o mais possível à direita, pois para mim ai é o lugar menos seguro, isto porque se vou o mais à direita possível facilito que me ultrapassem mesmo em casos que venha carros de frente, sim porque isso já me aconteceu, e torna-se muito perigoso para nós motards.
Por isso, para mim mais seguro meio da faixa.
Boas curvas.
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Agora quando começar a chover a sério, também começam a surgir as crateras no asfalto, algumas bem perigosas para quem anda em 2 rodas, se formos encostados à direita e surgir uma cratera como é para desviar?
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No meio sempre, é muito mais seguro.
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Eu evito conduzir à direita em cidade, devido a todos os imprevistos que podem aparecer: Carros, pessoas, portas a abrir, bolas, cães, etc.
Conduzo no meio da faixa com bom tempo, e condições normais de trânsito. Evito em curvas (óleos, etc).
Conduzo na "zona do pneu esquerdo do carro" com mau tempo, chuva, trânsito mais denso, etc.
Apesar do no meio poder estar a virtude, também é onde está mais lixo e óleos, pelo que deve ser um lugar onde se circula com muita atenção e cuidado.
No entanto, convém referir que algumas das zonas dos rodados dos carros poderem estar mais desgastadas ou vidradas, tendo uma aderência inferior.
A regra, afinal é... que não há regra. :P
Devemos circular onde, dadas as várias condições, se apresente o resultado de variáveis mais favorável. _pol_
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Eu ando ao meio ligeiramente descaído para a esquerda, já apanhei uns sustos valentes! ???_, e se fosse mais ao meio ou encostado à direita já tinha mossas pelo corpo, pela maneira como os sustos aconteceram!
Outra razão, e tenho tido atenção especial atenção neste aspecto, as tampas do saneamento geralmente estão ao meio da faixa ou mais à direita, mais um susto que apanhei na zona da mantinha, em que a tampa não estava lá! se fosse ao meio acertava em cheio no buraco, desde aí passei a ter especial atenção onde são geralmente colocadas.
SS scooter_
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Eu evito conduzir à direita em cidade, devido a todos os imprevistos que podem aparecer: Carros, pessoas, portas a abrir, bolas, cães, etc.
Conduzo no meio da faixa com bom tempo, e condições normais de trânsito. Evito em curvas (óleos, etc).
Conduzo na "zona do pneu esquerdo do carro" com mau tempo, chuva, trânsito mais denso, etc.
Nem mais, totalemente de acordo, além que já fui obrigado a ir parar a berma, por conduzir a direita. Sim existem condutores de enlatados que fazem da nossa faixa a faixa deles e empurram-nos para a berma!
Nunca vos aconteceu?
É arrepiante, acreditem!
Apesar do no meio poder estar a virtude, também é onde está mais lixo e óleos, pelo que deve ser um lugar onde se circula com muita atenção e cuidado.
No entanto, convém referir que algumas das zonas dos rodados dos carros poderem estar mais desgastadas ou vidradas, tendo uma aderência inferior.
A regra, afinal é... que não há regra. :P
Devemos circular onde, dadas as várias condições, se apresente o resultado de variáveis mais favorável. _pol_
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Circular no meio da faixa, podemos em muitas situações apanhar zonas sujas ( Zona de pingo de fluidos dos carros ). Eu prefiro andar pelas zonas dos rodados dos carros pois estão mais limpas pela utilização constante. Para além disso numa travagem de emergência tenho mais facilidade de dar o pequeno desvio final. Se estiver a meio do carro, é mais difícil sair para o lado. De qualquer maneira, fica sempre dependente de uma análise constante ao estado da via e ao tráfego existente.
Certissimo. á conta disto já me safei por 2 vezes. E tb já vi um companheiro k ía á minha frente e no meio da faixa de rodagem ter apanhado akilo sujo e foi cá um tombo... Tb aki tem o hábito de colocar tampas de esgoto e outras marmeladas de metal no meio da faixa, por isso...
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Efectivamente andar no meio da faixa parece ser o mais seguro, mas estás sujeito a passares por cima das marcas rodoviárias (ditas setas) que na A5 (estrada que faço diáriamente) devem ter uma altura de 1 cm para não se gastarem _polb_ e se metes ali a roda, reza.
Mas para as razias dos enlatados é melhor no meio. Por isso está ao critério do condutor.
O mais importante é irmos na nossa faixa de rodagem. _rir_ Seja esquerda,centro ou direita. Aqui pelo menos somos de todos.
Um abraço
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O código diz: circular o mais à DIREITA POSSÍVEL , o POSSÍVEL sou eu quem decide!!!
Abraço e ... Boas Curvas
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Sempre que possível, conduzo na faixa da direita e dentro da faixa,
ligeiramente à esquerda, para evitar os abusos dos enlatados. Tenho
um veiculo com permissão de circular e devo ocupar o meu espaço, por isso,
ultrapassagem só na faixa da esquerda.
Mais ou menos ASSIM(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg222.imageshack.us%2Fimg222%2F1821%2Ffaixam.jpg&hash=5707f43f29881a242ca902049a60f1f48f9ab3d3) (http://[URL=http://img222.imageshack.us/i/faixam.jpg/)
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Boas!
Eu costumo conduzir mais à esquerda da faixa porque no meu entender é mais seguro pelas seguintes razões:
1º ir mais à direita pode trazer-nos alguns sustos como peões a atravessar de qualquer maneira e feitio a via, enlatados parados e de repente abrem a porta, animais na berma, objectos tombados, etc.
2º ir ao centro apesar de ser mais confortável, já apanhei alguns "arrepios" com a sujidade (óleos) sempre presente no eixo da faixa...
3º conduzir mais à esquerda reduz os perigos em cima descritos, o senão são aqueles que "queimam" a linha do eixo e de repente aparecem-nos de frente. _confuso_
Cumps
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Sempre que possível, conduzo na faixa da direita e dentro da faixa,
ligeiramente à esquerda, para evitar os abusos dos enlatados. Tenho
um veiculo com permissão de circular e devo ocupar o meu espaço, por isso,
ultrapassagem só na faixa da esquerda.
Mais ou menos ASSIM(https://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg222.imageshack.us%2Fimg222%2F1821%2Ffaixam.jpg&hash=5707f43f29881a242ca902049a60f1f48f9ab3d3) (http://[URL=http://img222.imageshack.us/i/faixam.jpg/)
Eu na minha curta experiência ( uns meros 1500km em duas rodas _pol_ ) já me habituei a circular da mesma maneira.
A faixa onde vou é minha quem quiser ultrapassar que mude de faixa... e mai nada _careta_
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Eu sempre, sempre, mas digo e volto a repetir sempre mesmo no meio da estrada..quem quiser passe por cima ou entoa espere..
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Eu vou sempre pela esquerda vou sempre a dar o maximo...lool
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Viva ! vou de moto todos os dias para o trabalho independentemente da condição atmosférica , frequento a ic-19 , fontes pereira de melo , centro de lisboa , etc na ic-19 costumo ir entre o espaço da faixa da esquerda e a do meio , mas também tenho visto motos a andar na berma , pelo que tenho entendido andar na " faixa imaginaria " entre os carros é ilegal , mas pior ainda é andar na berma .
Por costume não trespasso o traço continuo , na av. de berlim , costuma haver um grande traço continuo antes do semáforo e não tem espaço para passar ao lado dentro do traço , mas tenho reparado que muitos motociclistas trespassa o traço inclusive andando alguns mtrs. em contramão.
Tambem tenho reparado que na rotunda marques de pombal , por via dos autocarros e enlatados , alguns motociclistas ultrapassa pela direita , pelo meio , ou por onde for.
Será que as autoridades podem multar /autuar ?, acho que as motos tem algum tolerância , mas nunca se sabe , alguém ja foi multado o sabe de alguem ? pelo menos por pisar ou trespassar um traço continuo ?
Tambem tenho reparado na IC-19 , motos que andam atras dos enlatados como se de um carro se tratasse , eu pergunto , " why " é que se fosse para andar atras dos carro no transito para isso andava de enlatado e não de moto , a moto é suposto furar o transito.
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Viva companheiro, como referes e bem, muitos dos comportamentos que referes acima representam contra-ordenações, mas que na maioria dos casos tendem a ser perdoados pelas autoridades. No entanto, tal não significa que não possam existir situações em que as autoridades intervenham e autuem os condutores dos motociclos que efetuem essas contra-ordenações.
Eu próprio faço algumas, como circular entre as faixas da esquerda e do meio no IC19 e 2ª circular (com os 4 piscas ligados). Ou por vezes percorrer a faixa do Bus, por exemplo.
Mas tenho noção que ao fazê-lo, posso ser autuado.
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eu costumo andar na berma quando por exemplo a autoestrada ( A1 ) está engarrafada
hoje foi um caso desses, havia um acidente, filas.....e eu fui pela berma
julgo que a polícia fecha os olhos a isso tratando-se de motas
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Faltou-me referir que o importante acima de tudo é quando realizas essas contra-ordenações, não te colocares a ti e aos outros utentes da via em situações de perigo.
As autoridades por norma têm bom senso e perdoam, mas se fizeres manobras perigosas aí certamente que não vão perdoar.
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Como disseste e bem é ilegal. Conheço casos de amigos e colegas que já foram multados por fazerem isso. Aliás no Eixo NS (antes da saída de telheiras) está lá sempre policia a controlar quem o faz e já vi muitos motociclistas serem mandados parar.
É tudo uma questão de "simpatia" ou fechar de olhos de quem compete avaliar.
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Se circularem no meio dos carros de forma kamikaze poderá haver alguém que denuncie esse acto à Polícia sendo interceptados nalgum ponto mais à frente.
Havendo respeito e agradecendo de vez em quando aos que se desviam cria uma empatia benéfica para todos.
No Brasil acontece muito isso, encontram barreiras com Polícias armados e pistola em punho à espera dos aceleras.
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Eu circulo por entre faixas na esquerda e centro, quando existem três faixas (2ª circular por exemplo). Em outras situações já circulei/circulo na faixa contrária quando o trânsito está parado num semáforo para assim chegar mais "à frente".
Tenho consciência que algumas destas situações possam constituir uma transgressão, bem como de outras que eventualmente cometa "voluntariamente" e dos riscos que corro, não sou nenhum "santo", mas tento ser o mais ponderado possível.
Sei igualmente que o que para mim poderá ser "um desenrascar no trânsito" poderá não o ser para a autoridade e isso devo-o respeitar no caso de ser "apanhado".
Penso existir uma certa tolerância por parte das autoridades em determinadas situações. Já passei na 2ª circular, por entre carros, em que um deles era um carro da policia e não tive problemas. Já estive parado entre filas ao lado de carros da PSP e continuei a minha vida. E também já circulei atrás de policias que iam de mota e entre o trânsito parado.
Mas por vezes isto tudo, depende do nosso comportamento na via: tenho observado companheiros a velocidades altas por entre os carros ou por vezes andar em contra mão quando basta esperar um minuto ou dois para que o trânsito avance e ocorra uma nova abertura para passar. Por vezes basta "perder" uns minutos...
Andar na berma não o faço, prefiro ir filtrando pelas filas de trânsito. Se não poder continuar, espero... para mim é um risco circular por aí, atendendo à sujidade das mesmas ou o risco de algum enlatado se encostar numa emergência.
Acredito na facilidade/rapidez que as duas rodas me permitem circular em cidades com vias caóticas, mas não sinto que tenha o direito irrevogável em circular como bem entendo.
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[quote author=J
Andar na berma não o faço, prefiro ir filtrando pelas filas de trânsito. Se não poder continuar, espero... para mim é um risco circular por aí, atendendo à sujidade das mesmas ou o risco de algum enlatado se encostar numa emergência.
[/quote]
mas quando o trânsito está todo parado torna-se mais seguro circular pela berma do que entre os carros
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Aqui está uma boa questão.
A primeira vez que apanhei uma hora de ponta no acesso à Ponte 25 de Abril meti-me pelo meio das filas da direita e do meio. Ajudado pelo colete e com os intermitentes ligados para ser mais visível, fui reparando que havia automobilistas que se afastavam para o lado direito da faixa para me facilitarem a passagem. Até que parei com a aventura quando reparei que havia motociclistas que passavam por fora da faixa de rodagem aos roncos, para se fazerem ouvir certamente, fazendo com que instintivamente os automobilistas se desviassem para dentro encurtando os espaços entre as filas, o que tornava perigoso a minha deambulação. Acabei por escolher uma das bichas e fui alternando de fila conforme se abria espaço e a bicha respectiva me parecia mais rápida.
Há tempos estava a ver um vídeo de teste de uma mota em S. Paulo, no Brasil, uma cidade caótica, e reparei que o percurso escolhido pela maioria das motas era entre a segunda e terceira fila. Pareceu-me que os automobilistas mantinham um comportamento homogéneo, dando espaço às duas rodas, permitindo que estas furassem entre o trânsito, numa espécie de bicha dedicada a motas.
Quanto à passagem de traços contínuos, é algo que me faz "espécie". Conduzir uma mota não representa licença para ignorar o Código da Estrada e faltar ao respeito a todos quantos partilham as estradas e ruas, peões e outros motociclistas incluídos. Há quem tenha saltado para as motas porque o clássico "passa por cima!" é menos praticável do que uma tangente bem medidinha e mantenha a mesma atitude agressiva de enlatado, algo que não é muito aconselhável quando o pára-choques é o próprio corpo.
Por isso, também pergunto se existe algum código de comportamento "oficioso" mais ou menos aceite pelos motociclistas.
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[quote author=J
Andar na berma não o faço, prefiro ir filtrando pelas filas de trânsito. Se não poder continuar, espero... para mim é um risco circular por aí, atendendo à sujidade das mesmas ou o risco de algum enlatado se encostar numa emergência.
mas quando o trânsito está todo parado torna-se mais seguro circular pela berma do que entre os carros
Compreendo a opção, no entanto não a pratico/ainda não pratiquei (não sei o dia de amanhã _pol_ )
Dou o meu exemplo:
A sair o túnel do Grilo em direção a Odivelas, por exemplo, já tenho apanhado fila desde do túnel ou até mesmo antes. Circulo sempre entre filas e já têm passado por mim companheiros a descer a serra pela berma.
Essa berma está sempre muito suja. Considero-a um risco. Por vezes à velocidade em que passam... não sei.
Recentemente optei por uma outra postura.
Quando circulo na 2ª circular na fila mais à direita tenho sempre algum cuidado pois já pude observar enlatados que transitam na faixa do meio e que se desviam de outras motas que estão a circular na faixa mais à esquerda. A situação apresenta algum risco, pois podem-se "chegar" para o meu lado quando vou também a passar. Tal como refere o companheiro karloxilva.
O que me leva a outro comportamento que não entendo:
Por vezes e como vou com pendura, logo muito mais devagar, quando posso, "entro na fila" para que algum companheiro que venha atrás passe, no entanto por vezes a pressa é tanta que dou por mim a ver o condutor a passar na faixa mais à direita.
Sei por vezes que não nos podemos encostar logo mas existe tanta gente em duas rodas que... enfim...são outros "vinténs".
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Andar na berma é desaconselhavel... o risco de furar é enorme e o de fazerem desaparecer algum dinheiro da vossa carteira (e em breve pontos da carta) também _Rolley_
O melhor é circular por entre as fila mais a esquerda _pol_ atenção que não convém cair, pois para alem de terem carros à vossa volta, o mais certo é que o seguro não cubra os vossos danos mesmo que não tenham culpa _thumbdown_
A situacao de haver "fila de motos" entre as "filas de carros" é normal a certas horas... geralmente sao os companheiros da motos mais encorpadas ou com mais CCs que tem mais dificuldades em passar entre os carros pois nós só tempos de acelerar e travar _pol_
Se forem mesmo muito devagar e outro companheiro achar que tem possibilidades de passar, porreiro... ele dispensou que tivessem de ter o trabalho de se desviarem para ele passar... no caso de nao, penso que ninguém vai ficar chateado por irem mais ou menos devagar, pois cada moto tem as suas características e ha que compreender _pol_
Por acaso, uma das situações que mais me faz confusão no transito é a pressa de alguns em passar e a resistência que muitos mostram em ser passados... mesmo em AE _anjo_ as pessoas perdem a calma e o civismo por muito pouco e isto é que era um comportamento que era importante corrigir, pois é potencialmente perigosa, isso e as mudanca de faixa feitas sem atencao nem respeito, a entrada em cruzamentos e rotundas sem respeitar as prioridades, etc... basta ver um dos videos da "best of dashcam Europe" ou da "dashcam network" que os acidentes tem sempre as mesmas causas (e voces até podem e devem ver alguns, pois acho que pelo que vejo escrito ainda nao compreenderam que "a besta alguma vezes também somos nós" e que para reterem a informacao que lá fora se guia tão mal ou pior do que cá _pol_
por exemplo:
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Não círculo na berma porque está suja e escorregadia, porque é para onde a polícia olha primeiro ( quando não está lá) e porque sou membro de pleno direito da comunidade pelo que tenho tanto direito a usar a estrada como os outros _careta_.
Em trânsito ocupo o meio de uma faixa, a adequada à minha velocidade, em fila círculo entre as duas últimas da esquerda com reduzida diferença de velocidade em relação aos carros e cuidado ao que fazem ( olhar para os retrovisores deles) e ao traço da estrada de estiver molhado
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começou a carta por pontos
certamente deixarei de andar na berma
ainda hoje no nó de entrada na A1 em Alverca pensei se devia ou não usar a berma, aquilo está sempre congestionado
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Nunca utilizei a berma. Considero a zona mais perigosa.
Ando normalmente no meio da faixa, mas o suficiente deslocado para não pisar a zona de alcatrão cheia de oleo. Tento passar onde passam os pneus dos carros.
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Upa, upa, a berma agora é a doer _martelada_ ( e os separadores centrais também)