Boas.
Bom post e muito bem explicadinho.... apenas uma observação quando não temos a chave dinamométrica poderemos sempre com 1 bom marcador de cor ou outra bem visivel marcar a porca junto ao variador e embraiagem antes de a ter desapertado.pois quando for a altura do aperto temos sempre o ponto de referencia desde o ultimo aperto original.
Hoje fui a uma loja na ideia de comprar uma Chave Dinamométrica de 20 a 100 Nm no mínimo, e quando me pediram 70 aérios _confuso_ foi direta para a prateleira outra vez, é muito caro para ser usada uma vez por ano.
Então pensei no seguinte _pensador_
Como a porca da poli mais pequena precisa de 8,5 a 10,5 Kgf-m ( considerando + ou - 9 Kgf-m dá 88 Nm ) e a maior 5 a 6 Kgf-m ( 56 Nm ) segundo o manual, vou arranjar um tubo de ferro com um metro de comprido que se adapte na chave de aperto normal e depois na ponta coloco os pesos respetivos, pode ser um bidão de 10 litros onde iremos vazar água até ter o peso que precisamos ou arranjar os pesos certos que se guardam apenas para essa função.
1 Kgf-m quer dizer: Um Kilograma Força por metro, ou seja uma chave com um metro de comprido terá de exercer um kilo de força na ponta da chave na horizontal em relação á porca, quando já não descer mais está apertado _pol_
Como alguns manuais só especificam Nm de Torque usa-se a conversão para Kgf-m ou seja 9,807 Nm = 1 Kgf.m, por exemplo 50 Nm : 9.807 = 5 Kgf-m ( 5 Kg por metro de comprimento da chave.
Só compensa o investimento numa chave dinamométrica se for usada muitas vezes, a que custa 70 € é de 20 a 100 Nm chegando a custar muito mais consoante os Nm
Tudo o que escrevi foi em função de pesquisas na Net, não sou engenheiro _Rolley_
Abraço
Grande mecânico.
Quando houver outro evento ja temos o mecânico de serviço
Rodrigues quanto é que custou a chave?
Custa 89,00 € mas ficou em 75,65 € com desconto de 15% onde normalmente compro as ferramentas.
Já ouvi falar por diversas vezes na chave dinanométrica, mas sem dúvida que nunca me passou pela cabeça que o preço andasse nessa ordem de valores. MAs se dizes que o investimento será amortizado, tanto melhor!
Sobre as respostas que te foram dadas pelo teu vizinho, nota-se que está no ramo certo e faz todo o sentido aquilo que te disse!
No Ebay encontram-se umas usadas em bom estado e preco, por exemplo esta foi vendida por 21£:
http://www.ebay.co.uk/itm/151012598521?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1423.l2649
Geralmente as melhores para trabalhar com a mecanica das Maxi sao as com encaixe de 1/2 polegada
Companheiro não consegui ver qual o Torque, _pensador_ da chave, pelo preço deve ser fraquinha, uma chave Micrométrica consegue ser mais cara que uma Dinamométrica, chegam a custar 300 € com torque de apenas 5 a 25 Nm, chegando aos Mil e tal € são usadas para apertos milimétricos de precisão, daí o nome da Chave
A minha é de 1/2 polegada. e veio com adaptador para 3/8 ( oferecido ) _pol_
Não confundam Milimétrica com Dinamométrica _careta_
Abraço
Aqui vai mais info: Draper 30357 Micrometer Adjustment Torque Wrench
Esta é nova, e não parece assim tão fraquinha.
Concordo contigo Cromix, pode haver mais em conta, falta os portes para 1 Kilo, mas se tiveres problemas com a chave como fazes ? devolves sem pagar os portes ?
A marca também conta.
A entrega é gratuita dado que é uma enconmenda superior 25£. Se tiveres problemas com a chave tens as mesmas soluções que tens a comprar numa loja.
Compro imensas coisas do amazon, das que tive problemas, resolveram sem stress. E sem custos extras.
E por 36€, uma chave com qualidade para usar 2 ou 3 vezes ao ano, nova, com garantia. Parece-me bem
Excelente video!!!! E é bom para demonstrar o funcionamento da transmissão para quem nunca viu! _palmas_
Espectáculo..! assim qualquer um consegue mudar a corrente. A engenhoca da chave é uma optima ideia. Agora teho uma duvida. No aperto das porcas, não tem que haver uma força certa..!? desculpem a ignorancia, mas como falavam da chave dinamométrica para aperto, fiquei na duvida se o aperto a olhómetro é o correcto para o funcionamento do sistema
Uma maneira de aplicar a força recomendada para quem não tem chave dinamométrica é fazer um risco, com um marcador, que apanhe a porca e a superfície onde a porca aperta, antes de retirar.
Ao voltar a montar, os dois riscos devem coincidir.
A correia vendida pela Eurocorreias para a GTS (refª 1B01HNA01) tem as medidas de 19,5x10x800 e não as que estão indicadas na página da Eurocorreias. Foi um erro de introdução de dados de quem fez o catálogo ;)
...atenção que o ano e mês de fabrico tem muita importância...Por estes motivos só compro material de origem e menciono sempre o ano de fabrico.
não tolero que me imponham um produto que não pretendoNão toleras tu nem tolera ninguêm e por isso é que te alertei. Pareceu-me que neste caso dizer ou fazer isto:
só compro material de origem e menciono sempre o ano de fabrico.poderia não ser a melhor opção.
Viva Companheiros
Tanta coisa por causa de uma simples correia, ainda não percebi bem o objectivo disso. Bem já vi que cada um tem as suas ideias e isso não as vou discutir, mas entre dar 65 aerios + iva por uma correia normal de marca para a gts e 30 aerios por uma correia reforcada a kevlar (Eurocorreias) eu optei pela 2 e digo-vos estou satisfeito, já foi a revisão dos 12000 km e não implicaram com isso e conheco muitos mais companheiros com a correia dos 30 aerios e só oico falar bem dela.
Cada um é dono da sua carteira mas se pudermos poupar uns euritos porque não.... _palmas_
Falar da correia reforcada a kevlar é a mesma coisa do que falar do filtro de rendimento para a gts, pois o original é de papel e custa cerca de 18 aerios e dá para 6000 a 12000 km consoante onde andarem, o filtro de rendimento custa cerca de 27 aeriso vindo dos chinocas e dá para 100000 km. Qual é a vantagem? EUROS e muitos mais Kms....
Bem cada cabeca a sua sentenca
Boas Curvas scooter_
Boas companheiros
Fui forçado a editar este tópico retirando todas as medidas de torque de aperto das porcas e porquê ?
Porque cada vez ando mais baralhado com os manuais de serviço da Sym que por aí proliferam na Net.
Tenho lido montes deles e alguns divergem nas referências que dizem respeito a medidas e níveis principalmente no que diz respeito á Gts 125 após 2010.
Hoje, aproveitando uma pausa no trabalho e porque se aproximam as férias desmontei a transmissão para verificar o seu estado e verificar os níveis de desgaste com 18.000 kms, parecem poucos mas foram feitos praticamente de verão e com passeios de longas horas seguidas.
Roletes: 18 mm diâmetro x 14 mm, ou seja sem desgaste uma vez que as medidas são as de origem.
No entanto, apesar dos roletes não apresentarem desgaste, a zona metálica do variador onde deslizam os Roletes vai gastando e um dia terá forçosamente de levar um novo.
Veio da transmissão sem aumento da folga normal que já trazia, ou seja ao rodarem a roda no ar com a mão nota-se uma pequena folga ou zona morta dos carretos.
Ferodo da Embreagem com 4,75 mm espessura, sendo a de origem com 5,5 mm, gastou 0,75 mm em 18.000 kms,.. nada mau.
Correia sem sinais de degradação nem frisuras, mantendo a flexibilidade, limpo a caixa e a correia com alguma regularidade, o pó do ferodo da embreagem é como lixa, contribui para o desgaste da correia.
Medidas originais: 19,5 x 9 x 818 mm
Medidas tiradas: 19 x 9 x 818 mm ( comprimento tirado com Curvímetro de precisão, e espessuras com peclise digital )
Houve apenas um pequeno desgaste lateral de 0,5 mm
Mas aqui é que a porca torce o rabo,.. _pensador_
Então não é que pensava comprar uma na Eurocorreias, quando esta estivesse nas lonas, mas no catálogo na linha da Gts 125 tem medidas completamente diferentes; 9 x 9 x 800 _pensador_
Procurando melhor verifiquei que umas linhas mais abaixo estão as mesmas medidas do comprimento mas para a Sym Jet 4 e mais algumas mas de cilindradas de 150, 180 e 200
Se por acaso tivesse comprado a correia mencionada pela Eurocorreias e a montasse ficaria com mais velocidade ponta mas menos força nas subidas sem me aperceber porquê, uma vez que é 18 mm mais curta.
Este caso fez-me recordar quando o Veiga comprou uma da Bando na Eurocorreias e reparou ser mais curta quando a colocou ao lado da original, não sei se recordam mas depois escreveu que as rotações baixaram, a velocidade máxima aumentou mas no arranque teve uma ligeira perda.
Estes factos juntamente com os binários de aperto das porcas com divergências nos manuais fizeram-me chegar á conclusão que quando precisar de peças serão sempre de origem pois tenho a certeza que virão com as medidas exatas.
Quanto ás medidas dos apertos das porcas das Polis já me informei em fonte segura e felizmente não andavam muito longe das que tinha postado no meu tópico, e já fez 6000 kms desde o último aperto sem problemas nenhuns.
No entanto como tinha desmontado tudo voltei a apertar com as medidas corretas.
A partir de agora não vou mencionar mais nenhuma medida a fim de não me responsabilizar por danos causados em terceiros por seguirem as minhas instruções.
Isso é um critério que deixo á responsabilidade de cada um, imaginem que esta fonte que julgo segura, está errada, provocando danos nas montadas dos companheiros por eventualmente seguirem as minhas instruções, seria catastrófico para vocês e naturalmente para mim também.
Desta forma, se por acaso acontecer um imprevisto na minha Gts será da minha inteira responsabilidade sem prejudicar ninguém.
Continuarei a postar filmes e fotos de como se faz, pois gosto de ajudar, mas deixo as medidas á vossa responsabilidade.
Abraço e boas curvas
Amigo Rodriguez, tens toda a razao pois meti eurocorreias e realmente a mota perdeu arranque sou um bom exemplo do que esta exposto. Comprei hoje a original e as me did as de origen para a sym 125 gts ano de janeiro 2010 a dezembro de 2013 referencia 23100-hna-0000 ou 0001 part number 1b01hna01 para nao have duvidas contei um a um e comparei os tacos que cada uma tem exactamente 79 tacos se assim podemos chamar. As medidas que vem no saco original e 803*19.5*28, portanto penso que eurocorreias e mais curta 3mm. Obrigado pell teu esclarecimento que me foi muito until e aqui FICA mais informacao para os restantes. ABRACO
Companheiro Rodrigues então desejo-te boa sorte na compra (sem qq ironia) porque o Importador SYM só vende uma correia para a GTS 125 EVO, independentemente do ano, mês, ou mesmo do facto de ser, ou não ser, de injecção _Rolley_
Ou as correias de origem das EVO são todas iguais... ou se não são, passam a sê-lo... depois da 1ª muda
Bem quanto a correia quando tirei a original (+-9500km já com algumas frisuras)verifiquei que não era de KEVLAR e quando me dirigi a um representante oficial da SYM e me pediram 54€ por outra correia e não era reforçada a KEVLAR, lá fui eu a Eurocorreias buscar a dita cuja. Ao principio notei um ligeiro abaixamento no arranque mas agora está tudo normal
Dando continuidade á questão das correias originais serem diferentes nas medidas vendidas por outras empresas aqui ficam algumas fotos da correia nova de origem, comprada com alguma antecedência pois ainda é cedo para mudar, foi só para prevenir o escoamento do stock.
Estive com algumas na mão sem virem com o selo da Sym, coloquei em cima da original e todas eram mais curtas, inclusive da Bando.
As medidas mencionadas nas fotos vêm ao encontro do que tinha mencionado atrás.
Ficou em 50 € certos, preço para amigos _Rolley_
Acham que compensa colocar outra correia só para poupar um euros ? por mim acho que não.
(https://lh5.googleusercontent.com/-LZ7C6CHKn1s/U7m-nVDe00I/AAAAAAAAA7E/3RngPut2zr0/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+5)
(https://lh3.googleusercontent.com/-v6xniN4L02A/U7m-nU38gFI/AAAAAAAAA6g/MeLoOeS348A/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+1)
(https://lh6.googleusercontent.com/-NdIeSCcizNo/U7m-nQFbLVI/AAAAAAAAA6s/7I1511zVA4I/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+2)
(https://lh4.googleusercontent.com/-5DSUaniTzOA/U7m-nZVZ3uI/AAAAAAAAA60/bne4ZfllxNE/w1044-h587-no/Especifica%25C3%25A7%25C3%25B5es+da+Correia+-+3)
A que é que chamas "de origem"?!!!!!....
Tens montada a 23100-HNA-0000 e compraste a 23100-HNA-0001
A referência não é a mesma...
Boa tarde companheiros,
Em primeiro lugar quero enviar um agradecimento ao companheiro Rodrigues _palmas_ _palmas_ _palmas_ (que deixou de ser 1 _Rolley_ ) por todos estes esclarecimentos e dicas sobre as nossas "meninas" e também vários bricos para elas ( eu já fiz um corta vento, pelas dicas e que irei colocar no post certo ), eu gostava de perguntar se as correias das SYM GTS 125 Evo são todas iguais ou se conforme o ano de cada scooter_ tem correias diferentes, esta pergunta é feita uma vez que ontem estive no Workshop de mecânica e assim que acabar a garantia da minha "menina" quem a vai acariciar sou eu _pol_
Um abraço
O que se passa e que quando tentei adquirir a correia ORIGINAL SYM, e mediante as medidas que trazia qd foi fabricada com ref o numerous de serie escrito na propria correia terminava em 0000, contudo actualmente so e possivel adquirir Como medida unica ( informacao do importador ) com a ref. A terminar em 0001, dizendo que sao exactamente iguais e para todos is modelos 125 gts evo desde Jan 2010 a dez 2013, ironia ou nao!
Comparando visualmente parecem rigorosamente iguais mas nao podem ser !!!! Pois para tirar todas as minhas duvidas dei-me so trabalho de montar a nova, testar, e concluir de imediato que perdido capacidade de arranque, voltei a montar a velha e percebi que a so rolar o punho ja nao fazia poco entre as 5rpm e as 6rpm, portanto rodrigues...gostava que o fabricante esclarecesse estate diferenca, pois contra factos nao ha argumentos...
Rodrigues tu é que disses-te que querias uma igual e que não suportavas que te tentassem impôr o que não era o correcto...ou qq coisa deste gênero...
Acho que o que interessa é que estejas satisfeito...mas as coisas são como são
Vale a pena relembrar aquilo que alguêm te tentou explicar:
Faz sempre diferença. Com os km aprendes a mudar a correia so a olhar para o velocímetro. O meu exemplo se a minha gts as 5.000 rmp começar a bater nos 70 km é hora de trocar. Pois nova ela as 5.000 rmp toca nos 80 km hora
Este Domingo não me apeteceu sair de casa, e como não consigo estar parado, resolvi fazer eu a revisão á transmissão da minha GTS agora com 12.300 kms.
E se bem o pensei, mais depressa o fiz, já tinha mudado a vela, óleo do motor e transmissão e filtro do ar, só faltava mesmo a Transmissão.
Como me borrifei para a garantia, pensei que quanto mais depressa aprender a mexer na GTS, mais prática adquiro para de futuro me sentir mais á vontade na manutenção.
Já o tinha feito em Motas de caixa que tive, mas nunca em Scooter com CVT
Boas! Este vídeo já não está disponível, mas gostaria imenso de o ver! Será possível? Obrigado!
Embora seja habilidoso, não me considero de forma alguma um mecânico de Motas, o vídeo que fiz serve apenas para demonstrar que com alguma habilidade poupamos muito dinheiro nas futuras revisões, e acima de tudo sei o material que ponho.
Como irão ver, é tudo material de origem, com 12300 kms e praticamente sem desgaste.
Abraço
Boas! Este vídeo já não está disponível, mas gostaria imenso de o ver! Será possível? Obrigado!
Boas companheiro
Já podes ver o vídeo na página inicial
Tive um problema com o disco rígido do PC onde estavam armazenados os vídeos e imagens relativos a todos os meus tópicos, felizmente os trabalhos salvo para um disco externo.
Foi numa altura em que estava a fazer uma limpeza no YouTube e Google + e fiquei sem a maioria das imagens e vídeos.
Tive de comprar um programa específico de recuperação de ficheiros e estou a recuperar dentro do possível todos os meus tópicos que ficaram desmembrados
Desculpem o incómodo
Muito bom! Muito obrigado! _palmas_
Só ficaram a faltar os valores das forças dos apertos do variador e embraigem. _pensador_
Descarreguem o manual abaixo em PDF da 250, os apertos são idênticos e podem tirar proveito em muito mais, impossível encontrar um manual completo da 125.
http://www.scooterunderground.ca/knowledge/manuals/documents/SYM_RV250_Service_manual.pdf
Sobre os apertos da Poli e Embreagem vejam a página 101
Abraço
Obrigado! Também já perdi horas à procura e nada de manual de serviço da 125i. Por acaso já tinha este, mas a informação de que os apertos são iguais é preciosa. Estou a pensar mandar vir uns Dr. Pulley de 9g e queria ser eu a montá-los.
Mais uma vez obrigado!
Eu conselho só pá gente que ninguém ouve,....
Limpa a caixa e as Polis do variador com ar comprimido e depois aplica Spray limpa travões nas polis por dentro e por fora, depois passa com um pano limpo e seco.
;) Obrigado pelo conselho!
Desculpa mas editei o meu post enquanto respondias
Já vi.
Sim, comprei um litro de valvulina Comma 85W140 (cerca de 6 euros) e uma seringa de alimentação de 100 cc e já mudei o óleo da transmissão. É muito simples. Li que a transmissão se tornaria mais silenciosa, mas não notei nada, confesso.
Descarreguem o manual abaixo em PDF da 250, os apertos são idênticos e podem tirar proveito em muito mais, impossível encontrar um manual completo da 125.
http://www.scooterunderground.ca/knowledge/manuals/documents/SYM_RV250_Service_manual.pdf
Sobre os apertos da Poli e Embreagem vejam a página 101
Abraço
Queria uma igual em medida, até mencionei que preferia da Dayco que tem as medidas mais aproximadas, se a Bando não tivesse as medidas que pretendia
Sou exigente mas não tanto, não queria dizer que o rótulo teria de ser exatamente igual, nem sei como era o de origem pois a correia já vinha montada.
Pedi à Eurocorreias por email, informações mais pormenorizadas sobre as medidas reais da correia para a Gts sem serem as do catálogo pois poderiam estar erradas, e até hoje ainda estou á espera dessa medidas.
O facto do companheiro jagmonteiro, ter notado diferença no arranque é normal porque a correia á medida que se desgasta vai dando mais arranque e menos velocidade de ponta, e quando coloca a nova nota-se sempre uma ligeira diferença, mas não creio que tivesse havido diferença na medida da correia de origem só pelo facto de mencionar 0001 em vez de 0000, mas sim devido ao desgaste da correia.
O que interessa é que tenho na minha posse uma correia igual _lool_
Se forem possuidores de uma Gts 125i modelo anterior, comprem á vontade com as medidas:
817 x 19,5 x 9 mm
PS: Exijam que desejam tirar medida para confirmar não se deixem levar pelo rótulo.
A referencia 23100-HNA-000 menciona 803-19,5x28 , O companheiro Rodrigues menciona 817x19,5x9mm , a que encontrei da SYM mais perto dos 817 foi estaBoas. Qual foi a correia que mandaste vir e colocaste? Funcionou corretamente?
Boas. Qual foi a correia que mandaste vir e colocaste? Funcionou corretamente?
Eu mandei vir uma correia de outra marca "Teknix Drive Belt OEM 819x19x30 SYM GTS 125 - 200cc", que dizia ser compatível com as nossas scooters, e tive de devolver, pois a medida 819 não estava correta, pois a de origem tem a medida 803.
A que mandei vir, foi montada no mecânico, e notei logo a diferença, pois a mota nem acelerava corretamente. Depois de voltar à oficina, trocaram a correia por uma da marca com 803, e era esse o problema.
Agora um aparte.... Já parti 2 correias destas com andamento normal quase sempre em auto-estrada, quando elas tinham pouco mais de 12000Km. Será que afinal esta é curta/apertada demais e parte?
O vídeo já n ETA disponível PK? Sabem dizer? Foi o YouTube que apagou?